Seguidores

sábado, 20 de abril de 2013

ROUBARAM O CANGACEIRO GATO NA BAHIA


Por: Guilherme Machado

Todo malandro tem o seu segundo de vacilo. Aconteceu com o valente e destemido cangaceiro Gato, em Queimadas, na Bahia. Gato foi roubado por um rato covarde e muito frouxo, segundo um ex-delegado de Alagoinhas e Serrinha, em 22-12- 1929. Larápio que rouba larápio, tem 100 anos de perdão... Diz o ditado popular.

Um cidadão chamado Félix Rato, estava em uma festa, dançando, quando observou que o cangaceiro Gato, colocou todo o seu dinheiro dentro de uma latinha, bem junto dos embornais, do fuzil, no canto da sala e estava escuro o local. Pois é, Félix Rato foi dançando e disfarçando e pegou toda a bolada dentro da latinha e saiu da festa, sem que os cangaceiros percebessem o "roubo". Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão. Segundo Nonato Marques, Félix Rato foi, provavelmente o único sujeito que teve coragem de roubar um cabra de lampião. O rato logrou o gato.

De madrugada, por volta das 3 horas, lampião apita e os cangaceiros se colocam em prontidão. Então, Gato notou a falta do dinheiro e fica furioso, onde manobrou o fuzil, fez rapapés, ameaças e só não consumou um tiroteio por intervenção do chefe do bando. Félix Rato já tinha caído fora.

Então, os cangaceiros se retiraram às 03:00 horas da madrugada, todos bêbados. As 09:00 horas da manhã, chegou um trem, com muitos soldados liderados pelo Tenente Geminiano. O trem veio apitando insistentemente, como se quisesse dar a entender, de modo suspeito, aos cangaceiros, que a soldadesca estava ali, para dar tempo a que escapassem, se por acaso ainda lá permanecessem.

Félix Rato, no outro dia pegou toda a sua família e debandou de queimadas, mudando-se para a cidade de Alagoinhas, no Estado da Bahia, município distante 280 km de Queimadas, onde Félix Rato viveu com a sua família, até a morte em 1984, passando dos 80 anos. Feliz e pequeno produtor rural, propriedade comprada com o dinheiro do destemido valente cangaceiro Gato Santilho Barros.

Segundo Maneca Paes, delegado de Aramari e Serrinha "in memorian" que conheceu Félix Rato e afirma o delegado: “Nunca vi sujeito tão covarde e frouxo como Félix Rato. Finalmente o rato comeu o gato.

Observação: Gato foi o cangaceiro mais bravo do bando de Lampião, o homem foi sobrevivente do massacre de canudos.

Guilherme Machado em: Facebook

http\;//blogdomendesemendes.blogspot.com

Confirmado: Cariri Cangaço chega as Alagoas e Sergipe !

Piranhas em Alagoas, Patrimônio da Hunanidade

Depois de Lavras da Mangabeira em Maio, Sousa e Nazarezinho em Junho, agora temos a confirmação da terceira e última grande avant premier do Cariri Cangaço neste 2013. Novamente rompendo as barreiras do Ceará, antes de mesmo de setembro chegar, teremos a Semana do Cangaço; 75 anos da morte de Lampião - Mistérios e Mentiras de Angico, no Cariri Cangaço: Piranhas e Canindé do São Francisco.

A programação completa está sendo construída por uma equipe dos dois municípios, tendo a frente o Conselheiro Cariri Cangaço, Jairo Oliveira e o secretario de Cultura de Piranhas, Luiz Carlos Salatiel, que constará de Conferências, Palestras, Debates, Colóquios, Lançamento de Livros, Vídeos Documentários e muita festa com Xaxado e Forró Pé de Serra.

Jairo Luiz e Luiz Carlos Salatiel

Para Jairo Oliveira, é uma "grande satisfação promover esta grande integração de nosso nordeste, o Cariri Cangaço, um evento de sucesso que nasceu no Ceará, chega a Alagoas e Sergipe com esta força de uma grande construção coletiva e com certeza será um grande evento". Para o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo "voltar ao baixo São Francisco, estar em Piranhas, Poço Redondo e Canindé do São Francisco, onde temos tantos amigos e em dos principais cenários da história de nosso cangaço, ainda por cima promovendo um Cariri Cangaço dentro desta Semana Tradicional, é uma grande alegria, sem tamanho. Só temos que agradecer a todos os parceiros, aos Secretários Salatiel, Francisco Edson, Hélcio, aos senhores Prefeitos dos municípios de Piranhas e Canindé e principalmente a esse grande amigo, profissional dos mais talentosos e para nosso orgulho, Conselheiro do Cariri Cangaço, Jairo Luiz Oliveira, parabéns e em Julho, todos aqui nesta grande festa."

O Cariri Cangaço chega as estados de Alagoas e Sergipe através dos municípios de Piranhas e Canindé do São Francisco, entre os dois municípios o majestoso Rio São Francisco; de um lado Sergipe do outro, Alagoas. Encravados no chamado baixo São Francisco, Piranhas ao lado de Canindé do São Francisco e outros municípios próximos, como Poço Redondo e Olha D'agua do Casado, são cenários importantes e vitais dentro da história do cangaço nordestino. Ali, no vizinho Poço Redondo se localiza o cenário do último ato de Virgulino Lampião: A Grota do Angico.

Um dos pontos alto da Programação do evento em Piranhas e Canindé será a homenagem prestada pelos municípios e pelo Cariri Cangaço a um de seus mais ilustres filhos: Alcino Alves da Costa, o Caipira de Poço Redondo, terra que amou e pela qual se dedicou por toda uma vida.


Agenda Cariri Cangaço

Maio, Lavras da Mangabeira
Junho, Sousa e Nazarezinho
Julho, Piranhas e Canindé do São Francisco, e em Setembro...
Cariri Cangaço 2013!
Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras
Ceará - Brasil

http://cariricangaco-blogspot.com


Apoio Logístico de Primeira


A formação que Lampião teve em casa valeu muito para a sua atuação no cangaço. Com uma tropa de burros, sua família fazia frete de mercadorias. 

Virgulino aprendeu bastante sobre caminhos e viagens longas no trabalho com o pai. Além disso, conheceu muita gente do sertão. E tantos contatos acabariam sendo preciosos mais tarde. A rede de apoio que ele tinha era fantástica, embora não fosse formada só de amigos. 

O historiador cearense Abelardo Montenegro definiu três tipos de coiteiros, como eram chamados aqueles que davam proteção ao bandido: o involuntário, que tinha medo, o vingador, que queria usar os seus serviços, e o comerciante, que visava lucro.

De acordo com o cearense Vera Rocha, para a polícia havia só dois tipos: os ricos, que queriam proteger suas propriedades, o que era considerado compreensível, e os pobres, que o admiravam, o que era inadmissível. Na verdade, ninguém tinha coragem de negar ajuda ao cangaceiro. E todo mundo também morria de medo da polícia.

Em 1932, quando a repressão acirrou, as volantes, tropas andarilhas, transformaram-se num terror."Quem tivesse 16, 17 ou 18 anos tinha que se alistar no cangaço ou na volante, senão ficava à mercê dos dois", costuma dizer Criança, ex-cangaceiro que mora (morava) no litoral paulista.

Os coronéis não tinham esse problema. Lampião chegou a ser amigo do capitão Eronides Carvalho, médico do Exército que se tornaria governador de Sergipe em 1934. O próprio confessou, anos depois, ter arranjado, mais de uma vez, munição para o bando.

Extraído da Revista:
Super Interessante
Ano: 11
Nº. 6
Junho de 1997 


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Cronologia do cangaceiro Antonio Silvino - 1875 - 1944 - Parte II

Por: Frederico Pernambucano de Melo

No dia 3 de Janeiro de 1897, após ter desmoralizado a Manuel Ramos, um desafeto, seu pai, Batistão, homem valente e dado a disputas é morto por uma volante policial mandada formar pelo chefe político do município, coronel Luís Antonio Chaves Campos, ao comando do irmão deste, Manoel Chaves Campos, delegado de polícia, da qual faziam parte ainda o subdelegado José Ramos e filhos, entre os quais Desidério que, com o pai, teria alvejado a Batistão. O delegado morre no tiroteio. Manuel Ramos, sobrinho do subdelegado, é morto por Né Batista no início de Junho.

O cangaceiro Antonio Silvino

A 9 de Junho, já cangaceiro, acompanha seu tio, Silvino Aires Cavalcanti de Albuquerque, na tomada e saque da vila do Teixeira, Paraíba, no intuito de humilhar o subdelegado do lugar, Manuel Dantas Correia de Góis Júnior. O grupo continua em ação nos meses seguintes, agindo, sobretudo contra a família Dantas, inimigo dos Aires e dos Batistas.

CONTINUA...

Fonte:

Diário Oficial
Estado de Pernambuco
Ano IX
Julho de 1995

Material cedido pelo escritor, poeta e pesquisador do cangaço:
Kydelmir Dantas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CAMPUS DA UFERSA CARAÚBAS/RN DEVE SER INAUGURADO NAS PRÓXIMAS SEMANAS


Faltando 20 dias para ocupar as instalações do novo campus, a comunidade acadêmica da Ufersa Caraúbas se prepara para mudança. A maior parte das obras está finalizada como o centro de convivência, o bloco de salas de aula, o bloco de sala de professores e os setores de transporte, almoxarifado e patrimônio. “Estamos aqui finalizando os preparativos para a mudança com o início das aulas no campus no próximo dia 6 de março”, afirmou o reitor da Universidade Federal do Semi-Árido, professor José de Arimatea de Matos, ao vistoriar as obras, acompanhado pelo administrador da instituição, Lucas Filho.

Ainda segundo o reitor, o bloco de laboratórios, que inclui química, física e informática, deve ficar pronto nos próximos dias. Já a biblioteca tem previsão para o final de julho. “Vamos ocupar o nosso espaço parcialmente até que as obras sejam concluídas”, disse o reitor. Na Ufersa Caraúbas ainda estão em construção um segundo bloco de salas de aula e o prédio administrativo, ambos, com previsão para o segundo semestre. Também essa semana outros serviços essenciais vão começar a funcionar como energia elétrica, abastecimento de água e conclusão da instalação da fibra óptica.

O primeiro semestre de 2013 na Ufersa Caraúbas irá começar no dia 6 de maio atendendo cerca de 900 alunos, distribuídos nos cursos de Ciência e Tecnologia, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. O campus da Ufersa do médio oeste representa investimento de R$ 42 milhões. Nos demais campus às aulas também terão início no próximo dia 6.

Fonte: Site da UFERSA

Por MAYKON OLIVEIRA

http://www.caraubashotnews.com.br/2013/04/campus-da-ufersa-caraubasrn-deve-ser.html