Seguidores

domingo, 14 de dezembro de 2025

CONVITES DAS FORMATURAS EM MEDICINA, DA MINHA FILHA MARIA PRYCYLLA PAIVA PEREIRA, E DOS MEUS DOIS FILHOS NETOS (OS CRIEI), ANTHONY D'KARLOS MENDES E PEDRO HENRIQUE DE OLIVEIRA MENDES.

 Por José Mendes Pereira



A batalha foi grande, mas minha filha e meus filhos netos (os criei), chegaram ao final do curso de medicina, no dia 17 deste mês de dezembro de 2025. Em fevereiro, no dia 11 de 2026, serão realizadas as formaturas de todos os três. 

Sintam-se convidados todos os nossos parentes, amigos e leitores deste nosso blog.

Temos ainda minha filha Adryanna Karlla Paiva Pereira de Freitas, que está cursando ainda o 2o. ano de medicina na Facene de Mossoró.

Agradecemos a Deus todo poderoso!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FREDERICO PERNAMBUCANO DE MELLO REVELA O VERDADEIRO AUTOR DA MORTE DE LAMPIÃO.

 Por Academia Pernambucana de Letras

https://www.youtube.com/watch?v=KeDyd5WjKAA

Na próxima segunda-feira, dia 26 de agosto, às 15h, haverá, na sede da Academia Pernambucana de Letras, a apresentação do livro "Apagando o Lampião: Vida e Morte do Rei do Cangaço" (São Paulo, Global Editora, 2018-19, Valor: R$ 60, 00 reais) de autoria do acadêmico Frederico Pernambucano de Mello. Logo em seguida, a obra será lançada, a partir das 17h, com vendas por cartão no local (crédito ou débito). O livro resulta de uma pesquisa detalhada de quinze anos de estudos do escritor e aponta o verdadeiro autor material da morte de Lampião, decorridos oitenta anos de dúvidas acerca do episódio de 1938, na Grota do Angico, Sergipe. “Apoiada em testemunhos diretos, em documentos e até mesmo em perícia balística, a biografia de mais de trezentas páginas e cem imagens de época inovará muito do que se conhece até hoje sobre a vida do maior dos bandoleiros do Brasil”, afirma Frederico Pernambucano de Mello.

Trata-se do décimo segundo livro de Frederico Pernambucano, historiador direcionado pessoalmente pelo escritor Gilberto Freyre – seu ex-chefe na Fundação Joaquim Nabuco durante quinze anos – para o estudo de aspectos à sombra na história do Nordeste profundo. Na obra "Apagando o Lampião: Vida e Morte do Rei do Cangaço", o autor consegue traçar o perfil de uma das figuras mais polêmicas de nossa história regional, não sendo à toa que autores do Sudeste tenham vindo aqui para estudá-la ainda em vida, a exemplo de Mário de Andrade, autor de um “Romanceiro de Lampião”, publicado em São Paulo, em 1932. Para não falar dos jornais The New York Times e Paris-Soir, que lhe acompanharam os passos ao longo dos Anos 1930, sem esquecer a imprensa brasileira em peso, inclusive a do Sudeste.

Frederico descortina a verdade de modo especial sobre:
A) o primeiro conflito cruento em que se envolveu o jovem Virgulino Ferreira, em 1916, em seu berço natal no Pajeú pernambucano;

B) o modo como o comerciante, industrial e exportador Delmiro Gouveia, introdutor da mentalidade capitalista em nossos sertões, influenciou o Virgulino, tropeiro a seu serviço em anos verdes, levando-o, uma vez nas armas, a reformular o cangaço tradicional e a dar vida ao cangaço-empresa que organizou e conduziu por quase vinte anos;

C) as razões que levaram o já então famoso cangaceiro Lampião a deixar momentaneamente os estados ao norte do rio São Francisco e atravessar para a Bahia e Sergipe, em 1928, expandindo seu império e alcançando uma sobrevida de dez anos, sob as bênçãos secretas do governo de Pernambuco;

D) o plano de abandonar o Nordeste no meado de 1938 e se destinar ao oeste de Minas Gerais com todo o bando, onde iria “desempatar” a pesada questão política entre as famílias Borges e Maciel, plano abortado pelo revés do Angico, na madrugada de 28 de julho.
Outro ponto de destaque no livro, é o emprego por Frederico da rica poesia popular sertaneja de época, cantada ou impressa por violeiros e cordelistas celebrados junto ao homem simples da chã da caatinga, das ribeiras e dos pés de serra, em que se reportam as façanhas de amor e de guerra levadas a efeito pelos capitães de cangaço mais notórios; ou na demonstração de como o grande cangaceiro, exímio na costura e no bordado em pano e em couro, pilotando tanto a agulha quanto a sovela ou a máquina Singer de mesa, conduziu a revolução estética que o sertão pôde ver no imaginário do cangaço, a partir do traje da cabroeira; ou ainda na apresentação das várias etapas de vida do maior dos cangaceiros não como fases isoladas, porém unidas, muitas vezes, por motivos ocultos somente agora revelados.

VALOR DO LIVRO: R$ 60, 00 (sessenta reais) DATA: 26 de agosto (segunda-feira). HORÁRIO: 15h.
LOCAL: Academia Pernambucana de Letras (Av. Rui Barbosa, 1596, Graças, Recife-PE. Estacionamento: entrada pela Av. Dr. Malaquias).

http://blogdomendesemendwes.blogspot.com


LAMPIÃO CHEGA AO CARIRI. - CNL 1877

 Por O Cangaço na Literatura

https://www.youtube.com/watch?v=jSgkA5zNkZg

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MUSEU DO SERTÃO EM MOSSORÓ.

 Por General Girão

https://www.youtube.com/watch?v=6JX5s00Y8O0

Valorizando a nossa cultura potiguar, convido-os a conhecer o Museu do Sertão, localizado em Mossoró-RN. Vários artefatos históricos e muita história sobre as raízes da nossa identidade Nordestina. Uma ótima parada. Recomendo!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A HISTÓRIA DO CANGAÇO

 Por Paulo rezzutti

https://www.youtube.com/watch?v=H2cInZLs0vo

Em 1953, os cinemas da França foram invadidos por um grande sucesso. A história falava a respeito de um bando de criminosos que aterrorizam uma terra árida e sem lei, onde os poderosos mandam, até que o amor de uma moça causa um conflito entre eles. Parece a trama de um faroeste, mas não é. Eu estou falando do filme “O Cangaceiro”, que ganhou como melhor filme de aventura no Festival de Cannes de 1953 e é considerado o primeiro filme a lançar o cinema brasileiro lá fora. O cangaço, retratado no filme, foi um fenômeno social do interior do Nordeste que acabou romantizado na cultura popular brasileira, do mesmo jeito que o modo de vida do oeste norte-americano. Mas afinal, o que foi o cangaço? É o que você vai saber neste vídeo. Para ajudar o canal: Pix: canalpaulorezzutti@gmail.com Torne-se membro do Clube do Canal    / @paulorezzuttiescritor   ** INSCREVA-SE NO CANAL: http://goo.gl/vjSyge ** *** PARA COMPRAR MEUS LIVROS E PRODUTOS: https://www.casadosmundos.com.br/cata... +++MINHAS OUTRAS MÍDIAS+++ Twitter:   / paulorezzutti   Instagram:   / paulorezzutti   Facebook:   / prezzutti   #PauloRezzutti #HistoriaNaoContada

http://blogdomendesemendes.blogspot.com