Seguidores

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

REVISTA "REGIÃO" DE CRATO/CE.

A vingança do Tenente Antônio 

Reportagem de Osvaldo Alves
Jornalista Osvaldo Alves de Souza
Dizendo chamar-se legitimamente Antônio Manuel Filho, o tenente Antônio de Amélia, famoso por haver vingado a morte de um sócio, matando três cabras de Lampião, recebeu o repórter na sua Fazenda Piau, a cinco quilômetros da cidade de Ouricuri. Naquela visita fizemo-nos acompanhar do Dr. Edilton Luna, Promotor de Justiça de Bodocó e do jornalista Francisco Rocha, correspondente de "Região" no estado de Pernambuco.

A historia do tenente Antônio é longa e cheia de lances perigosos. Nascido em Alagoas, na cidade de Mata Grande, AL pertenceu a Policia pernambucana, na época de Lampião. Hoje é tranquilo fazendeiro em Ouricuri, somente molestado pela insistente curiosidade de algum repórter da revista Região, pois fomos os únicos, até agora, a localizar, no seu retiro, o valente oficial reformado da Policia pernambucana, muitos anos depois de sua arriscada aventura.

Trajando calça escura e camisa branca, óculos de grau a ponta do nariz, foi assim que encontramos Antônio de Amélia no alpendre da Casa Grande da Fazenda Piau. Inicialmente meio arredio, mas logo se derramou em cordialidade e falou com toda franqueza contando sua historia, suas proezas, suas aventuras, finalmente o desfecho com a morte de quatro elementos do grupo de Lampião. Foi bate-papo longo, aqui e acolá entremeado de risos do nosso entrevistado, quando recordava um episódio cômico ocorrido em meio a mais terrível expectativa, nas horas de maior perigo.

Corisco sangra Mizael e desfecha-lhe dois tiros na cabeça.

Primeiro veio a noticia: mataram Antônio Mizael. Corisco - Conta-nos o Tenente Antônio - Tocaiou o meu sócio Mizael. Ele tinha uma propriedade - O sitio Catinga. Deu feira em Inhapi, e depois foi empreitar umas terras para plantação de feijão.

Em lá chegando deparou com Corisco, cabra do grupo de Lampião. Com a ajuda de outros três bandidos Corisco amarrou o meu sócio, em seguida sangraram-no e depois deu dois tiros na cabeça. Recebi telegrama em Caruaru comunicando o fato.

Meio tonto com a noticia fui a Inhapi e comuniquei ao Prefeito Antônio Mota que iria fazer uma tragédia com a morte de Mizael. Só Deus evitaria de matar um dos cangaceiros. Mizael será vingado, custe o que custar. E preparei o plano.

Familiares do Tenente eram amigos de Lampião. 

Após um cafezinho servido as visitas, Antônio de Amélia prossegue no seu relato: "Estando, certo dia, em uma firma comercial, em Inhapi, em companhia do meu amigo corretor Pedro Paulo, expliquei para ele o meu desgosto por ter sabido da grande amizade de pessoas de minha família com Lampião e seus cangaceiros. Sendo eu da família, prefiro ir embora a ver acontecer alguma coisa desagradável com eles. A uma perguntas de Antônio Paulo, que o maior relacionamento de Lampião era com o meu parente Sebastião. Soube até que ele tem um rifle do bandido para consertar, além de um cantil que eles mandaram fazer de zinco e tem ainda umas cartucheiras enfeitadas de metal, também para conserto.

 O encontro com Sebastião

Sem mencionar o sobrenome de Sebastião, Antônio de Amélia conta as providências tomadas na articulação de seu plano para vingar a morte do sócio Mizael. Protestando, de inicio, suas ligações com o grupo de Lampião, Sebastião findou concordando com Antônio de Amélia. No momento travou-se este dialogo, entre os dois:
- Sebastião, vamos liquidar esses cabras?
- Não, porque ninguém pode. Eles são muito desconfiados e valentes como cobras venenosas.
- Confie no meu plano. Garanto que dará certo.
- Estou até esperando por alguns deles, para entregar umas encomendas.
 A longa espera 

Atendendo a uma sugestão de Sebastião, Antônio de Amélia conta que, em companhia de pessoa indicada por Sebastião, se dirigiu para o local não muito distante do sitio onde o seu parente teria encontro com os cabras de Virgolino. Ali aguardaria as noticias de Sebastião ou a ordem para se apresentar na casa onde estavam os bandidos. Antônio de Amélia conta que, durante oito horas, escondido no mato, ficou a espera de Sebastião, que só apareceu as dez da noite, esclarecendo que teve que realizar algumas compras em Inhapi e, de volta, demorou numa festinha de casamento.

- Pensei - disse Antônio de Amélia - que você tivesse denunciado o plano e nós é que iriamos morrer: A seguir Sebastião meio pessimista quanto ao bom resultado do plano do seu parente:

- Não vai dar jeito para vocês, apesar de Lampião não ter vindo com os cabras que já estão aqui. Quem veio comandando os cangaceiros foi Luiz Pedro, agora, tem muita gente. Estão distante daqui, uma légua.

Fingiram haver morto um soldado para gozar da confiança dos cangaceiros. 

Distante uma légua do sitio onde se encontravam Antônio de Amélia, seu primo Sebastião e Antônio Tiago, compadre do primeiro e amigo para enfrentar as mais difíceis situações, estava acampado um dos grupos do famoso bandoleiro do Pajeú. Foi neste local, conta Antônio de Amélia, que Sebastião, conhecido do grupo, pois para eles trabalhava em serviço de consertos de armas, costura de embornais e outras atividades de sua profissão, apresentou-me a mim e ao compadre Antônio Tiago: - Aqui é gente minha - esclareceu na hora da apresentação, adiantando: - Eles mataram um soldado e estão refugiados na Casa de João Aires. A policia os anda perseguindo, embora não saiba onde eles se encontram.

A historia da "morte" do soldado, ardilosamente criada por Antônio de Amélia, foi o bastante para que os estranhos passassem a gozar da simpatia e confiança do grupo. Para eles, cabras de Lampião era herói quem assassinasse um soldado e duas vezes herói quem matasse um oficial.

Integrados ao grupo, Antônio e seus companheiros passaram a dar os últimos retoques no plano. Pelo menos já haviam conseguido penetrar no bando, o que muito facilitaria a execução de tudo quanto imaginaram perpetrar para vingar a morte do sócio Mizael. Naquele mesmo dia, a sombra das árvores, comeram, beberam e dançaram, homem com homem.

Antônio de Amélia é o 4º à direita.

Interessante observação nos fez o Tenente Antônio de Amélia, a nos explicasse que mesmo sendo em pequeno grupo, os cabras de Lampião jamais dormiram todos agrupados num mesmo local. Na hora de dormir se espalhavam a fim de garantir uma reação no caso de serem surpreendidos por uma visita desagradável dos volantes policiais.

Encontro com Lampião. 

Reunidos ao grupo chefiado por Luiz Pedro, prossegue Antônio de Amélia na sua narração - Fomos a Fazenda de Pedro Ferreira, um amigo de Lampião.

Ali recebidos com muito queijo e carne seca de bode. Neste local os cabras demoraram pouco tempo. Daí seguiram ao encontro do chefe. A apresentação da mais nova aquisição do bando foi feita por Luiz Pedro.

- É gente de Sebastião - explicou o apresentador sob o olhar meio desconfiado de Lampião. Dada a grande confiança que gozava Sebastião junto a Lampião e seus cabras, os visitantes logo puderam ficar a vontade.

Grupo se divide para confundir as volantes 

Contou-nos Antônio de Amélia: Todos os elementos do grupo estavam reunidos. Lampião, tendo ao seu lado a companheira inseparável Maria Bonita, começou a distribuir ordens. Precisava demorar, por muito tempo, naquele acampamento, para repouso, depois de longas caminhadas e reiterados encontros com as volantes policiais e de ataques a indefesas cidades nordestinas. Chamando Suspeita, um dos seus fiéis comandados, ordenou que fosse a cidade de Mata Grande. E prosseguiu o Rei do cangaço:
- Receba umas encomendas de Sebastião e depois, da Mata Grande mate Alfredo Curim, Zé Horácio da Ipueira e faça 6 ou 7 mortes na família dos Bentos que é para ficarmos aqui despreocupados. De lá viaje para onde quiser, que passe fora uns 15 dias a um mês. 

Alegando Suspeita, que os cangaceiros do seu grupo precisavam arrumar certas coisas, Lampião autorizou que retirasse elementos de outros grupos. Foi aí que Fortaleza, que era do grupo de Luiz Pedro, Medalha, que sempre acompanhava o chefe, e Limoeiro, que pertencia a outro, passaram a compor o pessoal de Suspeita para o cumprimento daquelas ordens. Ao mesmo grupo nos incorporamos. Isto é, eu, Sebastião e Antônio Tiago. Mais tarde, quando estávamos de passagem pelo município de Santana, Zeca, irmão de Sebastião e Alfredo, seu primo, se reuniram a nós, após as necessárias apresentações.

Em diferentes direções outros grupos saíram.

Seguindo as ordens do capitão Virgolino, diversos grupos seguiram em diferentes direções, com o mesmo objetivo de desviar a atenção das volantes e facilitar a permanência de Lampião, naquele local: Um deles, disse-nos Antônio de Amélia, se dirigiu a Matinha de Agua Branca, terra da famosa baronesa, cujas joias foram roubadas por Lampião, no inicio de sua carreira.

Cangaceiros deram para desconfiar.

Acampados no meio da mata, Suspeita e sua gente aproveitaram a presença de Zeca, primo de Sebastião, que era bom rabequista, para, ao lado de uma fogueira, dançarem e beberem durante toda a noite.

Antônio de Amélia prossegue na sua narração: Aproveitando os cabras entretidos na dança, chamei Sebastião e disse para ele: vamos ter um pouquinho de cuidado com os cabras. Parece que eles estão um pouquinho desconfiados. Chamei depois o meu compadre Antônio Tiago e combinamos: 
- O primeiro tiro será dado por mim em "Fortaleza". Compadre Antônio cuida de "Limoeiro" e Sebastião de "Suspeita".
Aguardaremos, com cuidado a melhor oportunidade. Neste momento pude observar que Suspeita e Fortaleza se isolaram do grupo e, todos equipados, se dirigiam a um riacho nas proximidades do lugar de nosso acampamento.

Foi aí que Sebastião se dirigiu até o local onde os dois se achavam e perguntou:
- O que está havendo com você, Suspeita, que está triste e capiongo? 
Ao que Suspeita exclamou:
- Nada não, companheiro. Quem anda nessa vida precisa ter todo cuidado. Precisa confiar desconfiando. 
Sebastião retrucou:
- Então está desconfiando de mim que tudo tenho feito por vocês e gosto de você e do Capitão? Neste caso não mande mais me chamar para coisa nenhuma. E saiu para perto da fogueira. 
Diante da reação de Sebastião tudo voltou ao normal no acampamento, mesmo porque advertir, - disse Antônio de Amélia - para cessar a dança e o barulho da rabeca, pois dada a pequena distancia daquele local para a estrada, poderiam ser surpreendidos por alguma volante.


Tentativa frustrada.

Prosseguindo na entrevista, comenta Antônio de Amélia: todos reunidos ao pé da fogueira contavam anedotas ou relembravam fatos pitorescos ocorridos em outras ocasiões. Medalha levanta-se e se encontra a um pé de catingueira, enquanto Fortaleza se ampara em um toco escorou o embornal e ficou voltado para o fogo. Limoeiro, ao lado de Antônio Tiago, ouvia as historias que outros contavam. Foi neste momento que, ao me aproximar cautelosamente de Fortaleza, baixei o mosquetão em cima dele mas pinou a bala. Foi quando procurei despistar colocando rápido o rifle as costas e fui passando debaixo dos galhos das árvores. 

Nisto gritou Limoeiro:
 - O que foi? 
- Foi o galho que pegou aqui na mira do rifle. 
Passando o episódio, frustrada a primeira tentativa de liquidar os bandidos, pude distanciar-me um pouco e sacudi a bala fora, colocando outra na agulha. Antes, justifiquei o caso afirmando inexperiência no uso de armas daquele tipo.

A hora da vingança.

O momento da vingança chegou: disse o tenente Antônio, de volta após mudada a bala que falhou e colocada outra na agulha, desci o mosquetão e o primeiro tiro pegou na cara do bandido Fortaleza, que enterrou os pés e caiu em seguida por sobre os paus. Dei o segundo tiro que o atingiu no ombro. Nisto ouvi disparo: Era compadre Antônio Tiago havia atirado em Limoeiro, enquanto numa sequência rápida, Sebastião pegou Suspeita pelo meio.

Alfredo ataca Medalha e saíram aos trancos e barrancos numa luta corporal danada. Corri para lá e encontrei suspeita com Sebastião imprensado na ribanceira do riacho tentando puxar o punhal que, por ser grande demais, não dava para arrancar da cintura. Sebastião então grita para mim: chegue se não este cabra me mata. Bati com a boca do mosquetão no pé do ouvido do cabra que o sangue acompanhou. Nisso Sebastião pode dominar Suspeita e joga-lo no chão. Quis usar novamente o mosquetão, mas Sebastião gritou: 
Não atire que você pode errar e me atingir, e mesmo o bandido já está morrendo.
Em seguida corremos para o lugar onde António Tiago e Limoeiro se engalfinhavam numa luta de gigantes. Eram dois negros enrolados numa luta feroz.

Nisso Sebastião pegou nos cabelos de Limoeiro e exclamou: foi este bandido que sangrou o o finado Mizael. Fui mandado, disse Limoeiro.
- Pelo amor de Deus não me sangrem. Atirem na minha cabeça, mas não me sangrem. 
Um tiro reboou na mata. Caia morto o terceiro bandido. Estava vingada a morte do amigo de Antônio de Amélia. Partimos para o lugar onde Alfredo, pegado com medalha, tentava mata-lo. Alfredo é desses cabras vermelhos de cabelo ruim que quando pegam um não soltam. Ao nos ver disse:  
- Decá uma faca. Deixem eu matar este peste. 
Não permiti que matasse, explicando que deveria levá-lo para ser entregue as autoridades.

O diálogo entre Sebastião e Medalha

Outro episodio que nunca foi citado nos livros e reportagens sobre o rei do cangaço foi o que passamos a enfocar: já amarrado, pés e mãos, Medalha exclamou para Sebastião a que passou a tratar de Tião: 
- Como é que você faz dessas... chamar seus parceiros para vir matar a gente?
Ao que Tião responde: 
- Vocês estão acostumados a matar com facilidade, nós também podemos matar vocês na facilidade.
- Eu não sou homem para ser preso, me atirem na cabeça... me sangrem que eu fico satisfeito.
- Você está preso e garantido, explicou Tião.
No meio da luta uma segunda vingança

Praticamente encerrado o impasse entre matar ou prender, entra em cena novamente Alfredo, de arma em punho. Com revolver colocado por cima dos ombros de Tião, desfechou um tiro certeiro na cabeça de medalha. Tombou o quarto bandido. É o próprio Tenente Antônio de Amélia, explica a interferência de Alfredo no caso Medalha: 

No meio da luta o velho Félix, pai de Alfredo, ao se aproximar do local do acampamento foi atingido por uma bala no peito esquerdo e foi fulminado na hora. O filho, como um louco, viu o pai cair morto e não teve outra alternativa a não ser a de matar, com a pistola de Limoeiro, mais um bandido do grupo sinistro de Lampião.
Exposição macabra dos bandoleiros e no caixão Félix Alves, 
pai de Alfredo.



 O enterro coletivo dos quatro cangaceiros no cemitério de Mata Grande.
Noite Ilustrada, Edição 319 de 12 de outubro de 1935. Página 10
 Cortesia do scanner: Robério Santos

Créditos: Roberto de Carvalho 
Transcrição Antonio Moraes para o Blog do Sanharol 
Correções e adição de imagens: Lampião Aceso

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Adendo Lampião Aceso

A literatura nos diz que este grupo foi orientado pelo tenente Joaquim "Grande", mas em nenhum momento este ou outro oficial é citado por Antônio de Amélia. De acordo com a legenda das duas primeiras fotografias o fato ocorreu entre 18 e 19 de setembro de 1935 em Mata Grande Alagoas.

http://lampiaoaceso.blogspot.com/search/label/Cangaceiro%20Fortaleza

http://BLOGDOMENDESEMENDES.BLOGSPOT.COM

UM ESTADO E SEUS CAPÍTULOS TOTALMENTE SITUADOS NA SAGA

Lampião na Paraíba – Notas para a História” é a mais nova e impecável contribuição de Sérgio Dantas

O livro ‘Lampião na Paraíba – Notas para a História’ não foi concebido com a intenção de se tornar uma obra revolucionária. O objetivo do autor foi apenas elaborar um registro perene e confiável sobre a atuação do célebre cangaceiro em terras paraibanas. Com 363 páginas e cerca de 90 fotografias de personagens envolvidas na trama - e lugares onde os episódios ocorreram -, o trabalho certamente será de grande utilidade aos estudiosos de hoje e de amanhã.

Dividido em 19 capítulos, com amplas referências e notas explicativas, tenta-se recontar, entre outros, os seguintes episódios:

“A invasão a Jericó; fazendas Dois Riachos e Curralinho; o fogo da fazenda Tabuleiro; os primeiros ferimentos sofridos por Lampião; as lutas com Clementino Furtado, o ‘Quelé’; combate em Lagoa do Vieira; Sousa: histórico do assalto e breve discussão sobre as possíveis razões políticas para a invasão da cidade; a expulsão dos cangaceiros do município de Princesa; combates em Pau Ferrado, Areias de Pelo Sinal, Cachoeira de Minas e Tataíra; o cangaceiro Meia Noite; Os ataques às fazendas do coronel José Pereira Lima; morte de Luiz Leão e seus comparsas em Piancó; confronto em Serrote Preto; Suassuna e Costa Rego; a criação do segundo batalhão de polícia; Tenório e a morte de Levino Ferreira; ataque a Santa Inês; combates nos sítios Gavião e São Bento; chacina nos sítios Caboré e Alagoa do Serrote; Lagoa do Cruz; assassinatos de João Cirino Nunes e Aristides Ramalho; Mortes no sítio Cipó; fuga de paraibanos da fronteira para o Ceará; confronto em Barreiros; invasão ao povoado Monte Horebe; combates em Conceição; sequestro do coronel Zuza Lacerda; o assalto de Sabino a Triunfo(PE) e Cajazeiras (PB); mortes dos soldados contratados Raimundo e Chiquito em Princesa; Luiz do Triângulo; ataques a Belém do Rio do Peixe e Barra do Juá; Pilões, Canto do Feijão e os assassinatos de Raimundo Luiz e Eliziário; sítios Vaquejador e Caiçara; Quelé e João Costa no Rio Grande do Norte; combates com a polícia da Paraíba em solo cearense; o caso Chico Pereira sob uma nova ótica; Virgínio Fortunato na Paraíba: São Sebastião do Umbuzeiro e sítios Balança, Angico e Riacho Fundo; sítio Rejeitado: as nuances sobre a morte do cangaceiro Virgínio”.

A obra certamente não abrangerá o relato de todas as façanhas protagonizadas pelo célebre cangaceiro no estado da Paraíba. Muito se perdeu com o passar dos anos. Os historiadores de ontem, em sua maioria, não tiveram grande interesse em dissecar os episódios por ele protagonizados no território do estado.
A presente obra busca resgatar o que não se dissipou totalmente na bruma do tempo.

LAMPIÃO NA PARAÍBA – NOTAS PARA A HISTÓRIA, Polyprint, 2018, 363 pgs. Disponível em outubro de 2018.

 Aguardemos!

Sobre o autor: Sérgio Augusto de Souza Dantas é magistrado em Natal. Publicou os livros Lampião e o Rio Grande do Norte – A História da Grande Jornada (2005)Antônio Silvino – O Cangaceiro, O Homem, O Mito (2006)Lampião Entre a Espada e a Lei (2008) e Corisco – A Sombra de Lampião (2015).

Adquirra-o através deste e-mail: franpelima@bol.com.br

SAUDADE NÃO RESOLVE

Clerisvaldo B. Chagas, 28 de novembro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.016

SANTANA. ESTÁDIO ARNON DE MELLO. (FOTO: LIVRO 230).
Não é fácil sustentar um time de futebol em lugar nenhum do Brasil. E se o time é profissional as dificuldades aumentam para os rincões que não dispõem de recursos avultados. A despesa é geral com alimentação, equipe médica, remédios, bolas, ternos, salários e taxas de tudo. Mas na vida o andar é desafio e sempre aparecem os heróis que dão o sangue para colocar o time em campo. Apesar da saudade de um representante santanense no Campeonato Alagoano de Futebol, não tem quem não entenda a falta de recursos suficiente para a empreitada. O Ipanema não é um time municipal. É um clube particular e de estádio também privativo e sem poder evoluir.
Duas tentativas de construção de um estádio municipal em Santana do Ipanema chegaram a ser iniciadas. Depois dos rebuliços da terra, tudo voltou à estaca zero como coisa impossível de ser realizada. Assim, nem o Ipanema consegue evoluir por falta de recursos, nem o Ipiranga – seu tradicional adversário – se mexe. Apesar da paixão futebolística a esses dois times, chegou a hora de alternativas que atendam o sangue esportista santanense. Não se pode apenas viver do passado e permanecer refém de A ou B. Santana com seus 50.000 habitantes precisa de um estádio municipal, construído com verbas sejam de onde for. Um estádio moderno a altura do seu povo privado dos grandes espetáculos da bola e prisioneiros da monotonia dos domingos.
Nesse caso, logo surgiriam, sem dúvida nenhuma, novas agremiações, novas ideias e novos poderes que pudessem representar o município: Ipiranga, Ipanema, São Pedro, Santanense, Iparanga ou outra sigla qualquer que devolvesse a felicidade sertaneja que se alarga de orelha a orelha. O Dr. Isnaldo Bulhões, novamente prefeito da terra, poderia iniciar esta nova fase que ele antes idealizou e ficou apenas na maqueta.  Estádio é coisa perene que eterniza seus benfeitores. Santana precisa de pelo menos um representante no Campeonato Alagoano, na série de elite. Entretanto, é sabido que tudo passaria pelas mãos da Prefeitura. E por que prefeito e vereadores não podem mover essa alegoria em benefício da terra de Senhora Sant’Ana?
     O GRITO FOI LANÇADO.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A FLOR QUE AFLORA NO MANDACARU

*Rangel Alves da Costa

Olhai os lírios do campo com suas belezas nascidas da simplicidade, mas olhai principalmente para nossa sertaneja flor do mandacaru e sua beleza tão frágil e tão transitória.
Olhai os jardins da vida com seus pássaros e madrigais, com seus aromas e perfumes, suas cores e suas belezas, mas olhai também para a flor do mandacaru com sua seiva de tão curta existência.
Olhai o que possa maravilhar o olhar, o que possa encantar a visão, mas não se esqueça de olhar o nascer e o existir da doce e meiga flor do mandacaru. E nela talvez aviste o significado da vida.
E você, que é tão prepotente, tão vaidosa, tão egoísta, que usa de tanta desfaçatez nas suas relações com os outros, veja só o que acontece com a beleza exuberante da flor do mandacaru.
Nasceu ontem ao entardecer, já estava brotada nos braços abertos do mandacaru e ontem foi gestada como flor sem igual: coisa mais linda, coisa mais bela, a natureza em perfeição maior!
Mas hoje, já logo ao amanhecer, começou a perder o seu viço, as suas cores, o seu encanto. A flor do mandacaru simplesmente definha. Desde o entardecer de ontem ao alvorecer de hoje, aquela lindeza toda em algum lugar do sertão.
A lua e os seres da noite se ajoelharam perante sua majestade. O brilho da lua caía como dourado nas suas pétalas esbranquiçadas e nas suas hastes amarelo-avermelhadas. Uma verdadeira paixão noturna.
Contudo, bastou que o sol aparecesse para que a flor do mandacaru começasse a morrer. Sim, dura apenas uma noite a linda flor do mandacaru. Sim, de pouca existência é a bela flor do mandacaru.


Algo assim parecido com o que temos como vida. Ao nascer, imagina-se uma eternidade, em existência sem fim, mas para de repente ter o mesmo destino da flor do mandacaru. Nascer, fulgurar e expirar.
Então repito: você, que é tão prepotente, tão vaidosa, tão egoísta, que usa de tanta desfaçatez nas suas relações com os outros, possui menos tempo de vida que a flor do mandacaru.
Por maior beleza que tenha ou imagine ter, sempre será uma flor qualquer perto da flor do mandacaru. E para não existir no momento seguinte. Significa dizer que o seu o brilho e seu resplendor não dura mais, na existência, que a flor do mandacaru.
Por ser a vida transitória demais, aonde tudo vem e tudo passa, sequer os seus instantes são devidamente aproveitados. Por isso cuidado. Cuidado em querer ser mais espinho que flor. Cuidado em não querer ser além daquilo que é.
Muitas vezes, a beleza é apenas um espelho de fingimento. Muitas vezes, a escultura corporal é apenas uma curva ao precipício. Muitas vezes, o encanto repassado por onde passa, é apenas um silvo de cobra de bote armado.
A grande diferença está no fato de que a flor do mandacaru morre para nascer outra flor no mesmo lugar. E quando a flor humana morre, não há nada que a faça renascer. Apenas morre sem adeus e nos escombros do esquecimento terá seu destino.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM



1 - Na qualidade de Presidente da ASCRIM, conforme me faculta a alínea “a”, do § único do Art. 36, Albergado no Art. 35: item 1, inciso I, item 2 inciso II, item 1 da alínea “d” do inciso III , item 7 da alínea “e” do inciso III, combinados com o parágrafo único, todosdo Estatuto da ASCRIM,
RESOLVO:
a)Comunicar que os senhores associados:

EXPEDITO DE ASSIS SILVA.
FRANCI DANTAS.
JOSÉ ERIBERTO MONTEIRO
MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO.
compõem a COMISSÃO ELEITORAL 2018-CEA/2018 da ASCRIM, para condução do PROCESSO ELEITORAL ASCRIM/2018, na forma estatutária, conforme estabelece o REGULAMENTO GERAL DAS ELEIÇÕES DA ASCRIM-REGEA, portanto em funcionamento oficial a partir desta data, consoante expediente ASCRIM/PRESIDENCIA – ATO PRESIDENCIAL Nº 03/2018, de 09 de novembro de 2018, cumprido os prazos regulamentares preceituadonos itens 4 e 5 alínea “a” PARÁGRAFO ÚNICO do art. 36 DO ESTATUTO.

 b) informar que assuntos pertinentes ao PROCESSO ELEITORAL/2018 DA ASCRIM, devem ser direcionados para a supramencionada CEA/2018, ATRAVÉS DO EMAILcea-2018@hotmail.com

TERMOS EM QUE SE EXPEDE E CUMPRA-SE, REVOGANDO-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

MOSSORÓ(RN), 13 DE NOVEMBRO DE 2018,

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM-


Enviado pela ASCRIM

htpt://blogdomendesemendes.blogspot.com

DONINA

Por Hérlon Fernandes Gomes
Hoje, no aniversário de Brejo Santo, compartilho com vocês do primeiro capítulo de Quem Matou Chico Chicote? Uma novela sobre o "Império do bacamarte" (ou seria um romance?), que explora o episódio do Fogo das Guaribas, ocorrido em 1927. Boa leitura.

CAPÍTULO I - INFÂNCIA 

Donina pôs a mão no peito para segurar a dor daquela visão. Sentia que ia desfalecer. Manuelzão vinha às pressas com seu filho nos braços, Chico, de doze anos. Acompanhavam-nos um séquito de mais uns seis homens, todos envolvidos na escavação de uma cacimba ali nas proximidades. A senhora pôde observar, também, que Domingos, o moleque de mandados e de recados, trazia arrastada pela estrada uma cobra morta. - Uma cascavel, Donina. A traiçoeira tava entocada num pé de juá. Pegou o menino. Só ouvimos o grito. Mas ele tá vivo!

A mãe, aflita, nada conseguia verbalizar. Em sua cabeça só aparecia a figura de Araci, uma velha índia mestiça, grande curandeira daquelas bandas, tantas vezes lhe socorrera em situações difíceis. - Mandem buscar Dona Araci, já! Minha Nossa Senhora! Coloquem o menino na cama. O garoto estava mais para outro mundo do que para este. Uma febre alta fervia seu corpo. Donina lembrava que há menos de um ano uma cobra igual dera fim a um cavalo da fazenda... O pensamento fazia-a intensificar os argumentos de suas orações, para todos os nomes de 

O marido chegou esbaforido. Tinha sido informado do acidente. Encarou o desespero da mulher, tentou exprimir um olhar de confiança, embora soubesse que só um milagre salvaria o filho. Em um discurso mental, repreendia o filho. Que menino mais atentado! Poderia estar na escola, como os irmãos! Incutiu de se meter com as coisas dessa cacimba. Não fazia dois meses que quase havia morrido naquela peraltice de tirar mel de um enxame... Agora de novo... Se tivesse lhe dado ouvidos... Jovino percorria a estrada em trote largo. O patrão lhe entregou o melhor cavalo. De longe pôde divisar Araci a varrer o terreiro. A velha fez um olhar de insatisfação ao receber aquele portador, pois lhe adivinhava que precisava deixar sua tapera e a calma da sua solidão. Mas era o dever chamando.


Arrumou um pequeno matulão com seus saquinhos de ervas e vidros com suas poções misteriosas e, por último, sua memória centenária lembrou que precisava cumprir uma diligência no meio do caminho, em busca da cura. Era um preparo difícil, ela não tinha mais idade para rituais dessa espécie...Pediu para que o desconfiado capataz a suspendesse na garupa do burro. Recomendou prudência com a velocidade, pois suas juntas enferrujadas de artrite poderiam não suportar. Um sacrifício desses, só sendo pra Donina. A caridosa senhora lhe compensava com justeza as rezas que fazia nos seus filhos.

Em determinada parte do caminho, ordenou que o rapaz parasse o cavalo e a arriasse nas proximidades de um brejo, onde se empoçava a água de um riacho. O encarregado sem indagar, cumpriu o pedido da velha. No seu vagar, a senhora levantou a barra do vestido até pouco acima dos joelhos e entrou na água lamacenta. Permaneceu em silêncio por cerca de cinco minutos. Jovino, em busca de entender o que acontecia, benzia-se sem parar. Dona Araci era cheia de magia, respeitada e temida naquelas bandas. Ou se salvavam por suas rezam, ou se perdiam nas suas pragas. Que tipo de oração era aquela? Surpreendeu-se ao ver as pernas da rezadeira, ao sair da água, apinhada de prastadas negras, que a ela destacava uma a uma, deixando fios de sangue nos cambitos engelhados. Eram sanguessugas.

- São suficientes. Vou precisar de pelo menos uma dúzia dessas para limpar o sangue do garoto. Se houver tempo...Os horrendos bichos foram depositados dentro de uma cabaça com água. - Se apresse e me ajude, Jovino.

Desde quando foi avisada do que havia sucedido ao menino, sabia que era caso difícil, mas não poderia dizer impossível. Às vezes os santos, com a intervenção das coisas sagradas podiam conseguir uma segunda chance, um milagre, uma saída. Era o jeito ouvir o que tinham a dizer os espíritos da mata. Achegou-se perto da cama, tomou o pulso do menino, sentiu a temperatura de seu corpo: crepitava em febre e respirava imperceptivelmente. O veneno já lhe arroxeava a brancura da pele. Era preciso agir rapidamente. Avaliara a necessidade de se fazer umas 


Juntou um molho de galhos de pinhão roxo, fez o sinal da cruz e passou a encampar uma batalha invisível sobre o corpo desnudo de Chico, interrompida por suores intensos e um eterno balbuciar de palavras, nomes sagrados de um linguajar ininteligível. Abriu os olhos, acendeu um boró, e passou a dispor as sanguessugas em uma simetria misteriosa no corpo do infante. Aquele veneno maldito e peçonhento misturava-se ao sangue do menino, misteriosamente forte, afinal, a cobra não sobrevivera ao próprio bote. Estranho tudo aquilo. O menino tinha um sangue valente. Seu destino se desenhava trágico... A índia sentiu os velhos espíritos da mata lhe segredarem coisas horríveis: um mar de sangue... Após horas e horas de transe e dezenas de folhas de pinhão murchas espalhadas pelo chão, a última sanguessuga despregou-se morta do corpo de Chico.

Exausta e cambaleante, a centenária apoiou-se no braço de Donina e vaticinou: - Seu menino tem uma luta difícil a travar pelo resto da vida. Ele tem um destino... Agora esse veneno temperou-lhe o gênio. Há certas coisas na vida que não podemos evitar. Entregue-o às bênçãos de uma Santa Maria para que não lhe falte luz. Queime essas folhas secas de arruda, deixe essas janelas abertas. Amanhã ele estará bom novamente. A mãe pouco prestou atenção àquele mistério. Bastava-se lhe a tranquilidade daquela promessa, de que ele estaria bem.

O menino acordou fraco, mas sem febre. A primeira pergunta que fez foi sobre se já tinham terminado de cavar a cacimba. O pai riu, Donina passou a recomendar que o filho caçula, depois daquele livramento, tivesse uma rotina de vida igual a dos quatros irmãos, de escola e catecismo. Chico prometeu cumprir o pedido materno, todavia, duas semanas depois, seus pais receberam a visita do professor Mino Krebs, preocupado com a saúde do menino, afinal, há dias os irmãos Manuel, Joaquim e João informavam que o irmão não comparecia porque estaria doente.

A inesperada visita acabou delatando as mentiras de Chico e lhe rendeu uma surra do pai. Afinal, descobriu-se que o filho faltava às aulas, para jogar pião e empinar pipa com as crianças, em um campo de várzea, onde todos tinham como única preocupação a brincadeira. Para comprar o silêncio dos irmãos, prometia-lhes piões e pipas que arrebataria nas competições às quais se destacava como exímio ganhador.

Diante desse cenário, após se aconselhar-se com o Padre Abath, Donina convenceu Francisco que o filho deveria ser educado em um ambiente mais rígido de disciplina e, a contragosto do menino, mandaram-no ao Seminário do Crato, cerca de vinte léguas de casa.


Seminário Episcopal do Crato, 13 de Abril de 1894

Ilustríssimo Senhor Capitão Francisco Pereira de Lucena,

Por meio desta missiva que segue com o portador, venho explicar os motivos que levaram a direção a afastar o menino Francisco, seu filho, do quadro de alunos desta casa de venerandas e ilustres tradições.

Com efeito, a vocação sacerdotal é um chamado, do qual o seu filho não aparenta aptidão. Ontem, tive de intervir energicamente contra uma contenda envolvendo seu filho que, após discussões frívolas com o também interno Horácio Teixeira, se armou de um punhal, passando a investir contra a integridade física do outro garoto, não consumando seu intento porque me pus entre os adversários.

Este lugar é um ambiente em que a paz deve ser regra de ouro, firme nos ensinamentos do Pai, motivo pelo qual tenho a desagradável incumbência de informá-lo sobre a expulsão do discente Francisco Pereira de Lucena, por conduta incompatível com os preceitos deste Seminário.

Deus abençoe a V.M. e a toda sua família.

Dom Quintino Rodrigues de Oliveira

De volta ao lar, o menino Chicote sentiu que poderia respirar novamente, longe daquele ambiente sufocante de paredes altas e silêncio mórbido, cheio de rotinas enfadonhas e atividades que não lhe rendiam nenhum prazer. Nascera para correr livre, para montar seu cavalo. Estava livre. Prometera a si mesmo, pela milésima vez, que se comportaria; tentaria segurar seus impulsos de raiva e altivez que lhe renderam por último aquele desgosto dado ao pai. No lombo de Furacão, percorreu as terras da família avaliando os descuidos que sua ausência, de poucos meses, trouxe. O velho pai tinha era é de ter consciência que ele era muito mais útil ali, para executar com zelo os comandos que precisavam ser feitos.

O velho Francisco, entretanto, respeitado pela comunidade inteira por sua patente de capitão, temia aquele espírito indomável e beligerante do filho, em sempre querer impor as próprias vontades a tudo. É bem verdade que o rapazinho não era preguiçoso. Realmente nascera para os negócios. Encaminhara o menino ao Seminário por insistência de Donina, apegada à crença de que a fé nos ensinamentos cristãos abrandassem aquele temperamento inconsequente.

Continua...
Hérlon Fernandes Gomes
Pesquisador e escritor
Brejo Santo, Ceará

https://cariricangaco.blogspot.com/2018/08/quem-matou-chico-chicote-porherlon.html?m=1&fbclid=IwAR27CxC_4LGT9_TytP9Dx9aPJem53VLYp5FednTJl-3v9eY8HJ8eog9iJ2Q

http://blogdomendesemdnes.blogspot.com