Seguidores

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

100 Anos de Luiz Gonzaga_MFLG_Campina Grande-PB

100 anos do Rei do Baião

Local: Museu Fonográfico Luiz Gonzaga
Av. Presidente Costa e Silva nº 1304 - Bairro Cruzeiro
Campina Grande - PB
Data: 13 de dezembro de 2012
19h - Missa campal
20:30 - Programação especial: shows com artistas regionais
Entrada - 1 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados à Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Agradecemos a divulgação, 
José Nobre de Medeiros
Diretor fundador - Campina Grande - PB
22 de Novembro de 2012

Enviado pelo escritor, poeta e pesquisador do cangaço:
Kydelmir Dantas
MOSSORÓ - RN - Fone: (0xx - 84) - 3323 2307


http://mjcnovo.blogspot.com.br/

Sousa Neto novo Secretário de Cultura de Barro

Por: Manoel Severo
Prefeito de Barro, Marquinélio; Manoel Severo e Sousa Neto



Ainda em 2010, por ocasião da segunda edição do Cariri Cangaço conhecemos Sousa Neto. Na verdade em função das muitas atividades e agenda sempre cheia durante o desenvolvimento do evento, não pudemos estreitar mais a recente amizade. Só lembro quando o Sousa Neto me falou no Hall da Universidade do Cariri - URCA: "Severo ano que vem vamos levar o Cariri Cangaço para o município de Barro".

O tempo passou e me vejo novamente ao lado de Sousa Neto no maravilhoso "Centenário de Maria Bonita" promovido pelo amigo João de Sousa Lima em Paulo Afonso. Desta vez o tempo acabou sendo meu aliado e ali consegui enfim, conhecer um pouco mais esse espetacular pesquisador, estudioso, homem de realizações : Sousa Neto. Ali definimos de forma efetiva que o Cariri Cangaço ganharia mais um anfitrião: O município de Barro.


Manoel Severo, Sousa Neto e José Cícero em uma das reuniões preparativas para o Cariri Cangaço 2011.

Chegou o ano de 2011 e ao lado de companheiros como Sousa Neto, José Cícero e Bosco André, fomos fechando a agenda do Cariri Cangaço em Barro, Aurora e Missão Velha. O evento se aproximava e a ansiedade de mais esse parceiro era muito grande. Em setembro de 2011 o município de Barro recebia o segundo dia de Cariri Cangaço. Tendo a frente o prefeito Marquinélio e o amigo Sousa Neto, vivemos uma tarde inesquecível com um dos maiores públicos do Cariri Cangaço. Barro iniciava com chave de ouro sua participação no Cariri Cangaço, e ainda vivenciávamos o lançamento do aguardado livro de Sousa Neto sobre a vida do Major Zé Inácio de Barro.


Sousa Neto e Bosco André em visita a Fazenda do Major Zé Inácio em Barro

Agora, no "apagar das luzes" de 2012, recebemos a grata informação de  que foi definido o novo quadro de secretários municipais do Município de Barro e qual não foi a nossa grande satisfação quando o senhor prefeito eleito de Barro escolheu para Secretário de Cultura e Turismo da cidade o grande pesquisador e escritor Sousa Neto.

Receba nosso abraço de parabéns querido amigo, conte conosco sempre, vamos em frente!

"Estamos prontos para o Cariri Cangaço 2013. O novo Prefeito me escolheu para secretário de Cultura e Turismo, portanto de minha parte já estamos acertados rs rs rs pode contar com o Barro nos anos vindouros. Um grande abraço!"

Sousa Neto.

http://cariricangaco.blogspot.com

Chico Pereira

Por: Rubens Antonio
Rubens Antonio

Quem é o terrivel cangaceiro parahybano

PARAHYBA, dezembro ( Agencia Brasileira) – Tem sempre algo interessante o estudo da psychologia dos bandidos. Não nos propomos a fazel–o aqui, comtudo queremos hoje destacar a personalidade extranha do cangaceiro Chico Pereira, agora em fóco com o cerco que a policia parahybana lhe poz em Páo Ferrado, nas proximidades da cidade de Pombal, no alto sertão.


Chico Pereira é um admirador dos heroes do Far West americano. Usa chapéo de abas largas, pistola á cinta, pesadas cartucheiras, lenço vermelho ao pescoço, tudo de mistura com o muito nortista punhal e bordadas alpercatas.

Monta admiravelmente e gosta das situações difficeis, parecendo até haver escolhido a vida do cangaço pelo prazer dos arriscados desportos.

Pertence a conhecida familia sertaneja. E’ um typo insinuante e galanteador, possuindo mesmo alguma instrucção.

Ha tres annos passados, num assomo de desmedida bravura, assaltou em pleno dia a grande cidade de Souza, levando centenas de contos em dinheiro, joias e mercadorias.

Passaram–se os tempos e já ninguem se lembrava de Chico Pereira.

A semana passada, porém, o delegado de Pombal, tenente Manoel Benicio, teve denuncia de que o famoso campeador da caatinga estava homisiado bem perto da cidade, no lugar Páo Ferrado, acompanhado apenas por Manoel Mendes, seu companheiro de crimes. Era mais uma demonstração de sua doentia paixão pela lucta.

Commandados por aquelle official, nossos milicianos fizeram o cerco da casa onde elles se encontravam. Ambos dormiam. Despertados pela fuzilaria reagiram logo vigorosamente.

O cerco foi se apertando, pouco a pouco.

Depois... depois... os bandidos se eclypsaram...

O delegado explica o occorrido. Infelicidade. Da policia, está claro.

Dois soldados se encontravam proximo a uma das portas da casa assediada. Em dado momento um delles tombou fulminado com certeira bala no coração. O outro se manteve no arriscado posto por algum tempo. Seu fuzil (fuzil Mauser), dos mais modernos, “mentiu fogo” e, para não ter a mesma sorte de seu companheiro, o soldado recuou.

Chico Pereira e seu collega de aventuras aproveitaram a opportunidade.

Assim réza o communicado official...

Esse Chico Pereira parece que já trabalha em fita de série...

Ps... Foto de Chico Pereira colorida por Rubens Antonio. 

Enviado pelo professor e pesquisador do cangaço:
Rubens Antonio 

http://cangaconabahia.blogspot.com.br/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um site que merece todo o nosso respeito!


Escolas e Turismo Cultural. A todos que possam se interessar.