Seguidores

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

A MORTE DA CANGACEIRA ENEDINA | O CANGAÇO NA LITERATURA | #223

 Por O Cangaço na Literatura
https://www.youtube.com/watch?v=XyCO3uaEriU&ab_channel=OCanga%C3%A7onaLiteratura

Texto sobre Márcia https://www.facebook.com/570852839/po... Quer saber um pouco mais sobre Zé de Julião e Enedina? Assiste nosso programa.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


CANGACEIRA "MARIA DE PANCADA" - DEPOIMENTO.

Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=mnmCrvI00pk

Depoimento da cangaceira "Maria Jovina" (Maria Adelaide de Jesus) cedido ao extinto Jornal carioca "A Noite", cuja matéria foi publicada em sua edição de 14 de novembro de 1938. Deixem seus comentários, críticas e sugestões, afinal são elas que servirão para analisarmos e melhorarmos cada vez mais nossos trabalhos. Valeu Cabroeira! Geraldo Antônio de Souza Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FANTASMAS DO CANGAÇO | O CANGAÇO NA LITERATURA #182

 Por O Cangaço na Literatura

https://www.youtube.com/watch?v=MPJDfFgjQ3o&ab_channel=OCanga%C3%A7onaLiteratura

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A NOVELA DO CANAL

Clerisvaldo B. Chagas, 25/26 de janeiro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.648

Muito boa a notícia de continuidade da grande obra hídrica de Alagoas, o Canal do Sertão. Estamos nos arrastando ainda pelos municípios sertanejos quando na realidade o previsto é para se chegar até Arapiraca, vencendo 250 km de Canal. O próximo trecho previsto deverá vencer os municípios de São José da Tapera, Olho d’Água das Flores e Monteirópolis. Para sair do Sertão e entrar no Agreste, ainda falta muita obra. Ao encerrar o trecho acima que nem começou, ficará faltando ainda Jacaré dos Homens, Batalha e Jaramataia. Pelo menos dentro totalmente do Sertão já estará de bom tamanho. Jaramataia representa a divisória entre Sertão e Agreste e que pelo visto vai demorar e muito para receber o benefício da sua passagem por ali.

CANAL DO SERTÃO (CRÉDITO: SEINFRA, ALCOM/ARQUIVO).

A novela parece interminável. Morre o burro e o dono do burro e esse canal não sai do Sertão. Mas não se pode negar o serviço de engenharia brasileira no projeto. Rasgar a terra para fazer um canal deste porte é como se estivesse fazendo um rio novo brotar nas terras sofridas do Nordeste. Túneis, pontes e outros babados são coisas de uma das mais avançadas engenharias do mundo, isso não se pode negar. Porém, o aproveitamento das suas águas, o que foi feito até agora com elas. O resultado concreto do uso do canal, chega com timidez e não dá nenhuma firmeza ao povo sertanejo. Uma obra desse porte era para sair satisfações todos os dias. Muitas vezes o silêncio é tão grande que parece não existir canal algum. E você o que acha?

Como dizia o pro. Ivan Fernandes (Geografia de Alagoas-anos 60) a região da Bacia Leiteira, Batalha, foi artificialmente “transformada num sertão agrestado”.  Timidamente ou imperioso o Canal do Sertão ao passar por ali, poderá trazer uma transformação espetacular com boa administração das águas e planejamento no agronegócio. Tudo sobre o Canal do Sertão é grandioso, bem como será a região beneficiada com pés no chão e tino futurista. E por ali onde o rio Ipanema reina absoluto, verá suas águas despejadas no São Francisco de volta pelas calhas do Canal. Torcer, meu camarada, torcer para que tudo dê certo. Queremos um Sertão próspero, rico e feliz. Nossos netos muito agradecerão.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/01/anovela-do-canal-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GPEC - GRUPO PARAIBANO DE ESTUDOS DO CANGAÇO COMPLETA 10 ANOS

 

Há exatos 10 anos em 25/01/2012, era criado o GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço, aos poucos o grupo foi abraçado por amigos abnegados pesquisadores e escritores empenhados em repassar o conhecimento histórico, participando de eventos pelo Nordeste a exemplo do Cariri Cangaço o maior evento nacional quiçá internacional do gênero. Agradeço a todos os meus amigos por ajudar a seguirmos em frente. Muito obrigado:

- João Bezerra da Nóbrega (In memorian)

- Jorge Remígio

- Jair Tavares

- Emmanuel Arruda

- Catarina Venâncio

- Lúcia Holanda

- Ivanildo Silveira

- Bismarck Martins

- Luiz Firmo

- Quirino Silva

- Célia Maria

- Francisco Pereira

- Roberto Sávio

- Kiko Monteiro

- Alan dos Santos

- Luiz Ruben

- José Tavares

Grande abraço a todos ; Narciso Dias - Presidente

NOTA CARIRI CANGAÇO

É com muita satisfação que nos unimos ao sentimento de júbilo pelo aniversário de 10 anos do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço, uma das mais sérias instituições de estudo e aprofundamento da temática cangaço, sempre lúcido e responsável, o GPEC a partir de seus ilustres membros formam uma trincheira importante e vital para a perpetuação da memória do cangaço.

 https://cariricangaco.blogspot.com/2022/01/gpec-grupo-paraibano-de-estudos-do.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SÍTIO QUINTOS, O CANGACEIRO ANTÔNIO SILVINO PASSOU POR AQUI (CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO LUGAR)

Por Hellyo Viturino
https://www.youtube.com/watch?v=ZdiQIEP0XMw&ab_channel=HellyoViturino

Augustinho é um antigo morador e herdeiro no Sítio Quintos município de Equador RN, fala sobre as coisas antigas, passagem de cangaceiros e outras coisas contadas pelos mais velhos. O Sítio Quintos fica em Equador, divisa Com Parelhas no RN.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO: MASSILON COMANDA SAQUE EM UMARIZAL

Por Fatos na História

https://www.youtube.com/watch?v=zjhzEespI3M&ab_channel=FatosnaHist%C3%B3ria

A data era 11 de maio de 1927. Aos primeiros raios do sol, um grupo de cangaceiros aproximava-se sorrateiramente do pequeno vilarejo de Gavião (hoje Umarizal). O bando era formado por cerca de vinte homens, e o seu chefe era nada menos que o famoso cangaceiro Massilon Benevides Leite, que no dia anterior havia atacado a cidade de Apodi, e um mês depois, estaria integrado ao bando de Lampião no famoso ataque à cidade de Mossoró...

Referências: ."Há 91 anos Umarizal foi saqueada por um bando de cangaceiros", por Rivanildo Alexandrino .Lampião Aceso Fotos: Lampião Aceso / Tok de História / Mossoró Hoje

https://youtu.be/zjhzEespI3M

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

" R I A C H O DA C R U Z ".

 Por Luís Bento

Riacho da Cruz, antiga estrada " Vila Bela- Cariri ". Sítio Baião - JATI Ce. (Foto -Luis Bento).

Ultrapassando os limites de fronteiras: Ceará e Pernambuco no ano de 1922, passava no então Macapá atual JATI-CE, com destino a vizinha cidade de São José do Belmonte-Pe, uma volante policial sobre o comando de Peregrino Albuquerque Montenegro, Tenente Montenegro, com o objetivo de saciar sua sede e o desejo de alcançar os seus instintos, em busca de alcançar qualquer informação a cerca de Sebastião Pereira da Silva o cangaceiro Senhor Pereira e seus asseclas. Muito embora o cangaceiro não se encontrava mais na região.

Retornando ao Ceará, talvez insatisfeito por não conseguir seus objetivos em terras pernambucanas, começa a práticar desacatos e saques já em terra cearense.

Jardelina Maria da Conceição popularmente conhecida como Dona Maroca, foi uma vítima das atrocidades de Montenegro e seus comandados. Sua residência foi saqueada por essa volante no sítio "Riacho da Cruz "Sítio Baião em JATI-Ce no então Macapá.

Por LUÍS BENTO

JATI 25/01/22.

https://www.facebook.com/groups/1995309800758536

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUE FOTO É ESTA ?

 Por Sálvio Siqueira


Infelizmente os jornais escritos, veículos de comunicação de maior extensão nos idos tempos do cangaço, usavam de falcatruas e outras ideias, afim de 'vender' seu produto. Na prisão do chefe cangaceiro Antônio Silvino, Manoel Batista de Moraes, não foi diferente. Após ter sido baleado na altura do tórax, parte posterior e lateral direita, o "Rifle de Ouro", chega a decisão de que chegou o momento de sair de cena...

Jornal do Recife

Procurando a casa de um 'amigo', coiteiro, ele manda que o mesmo vá chamar a força policial para que ele se entregue.O comandante dessa força, na época, era o Alferes Theófhanes Ferraz Torres, prisão essa que lhe deu a promoção para Tenente. Fazendo parte da tropa, além dos Praças, o sargento José Alvino, o qual sua família tinha sido vítima das ações do bando do cangaceiro, queria terminar o 'serviço' naquele instante, porém, contam os pesquisadores, que fora impedido pelo Alferes.
Matéria de capa do "Jornal do Recife", ODYSSÉA DE UM BANDIDO - A PRISÃO DE ANTÔNIO SILVINO - "o destemido Theófhanes e seus companheiros de armas".

Muitas fotografias foram tiradas e recortadas por outros, mudando sua forma íntegra, com propósito que sabemos bem quais...Os registros das capturas fotográficas que veremos abaixo, mostram a realidade e a não realidade de como foi 'criado' certos 'furos jornalísticos'. Há, na maioria das informações sobre esse registro, citações de que seja o Grupo de Cangaceiros de Antônio Silvino...
mostraremos que não, que são seus capturadores, inclusive os dois comandantes, O Alferes e o sargento, ladeando o grupo...Em conversas com alguns amigos e amigas, comentários que fiz em determinada matéria, sobre a realidade da foto, quase que retiram meu couro...mas eu tinha a foto no inteiro, eu sabia o que estava dizendo, porém, na ocasião, resolvi ficar calado, prevendo fazer uma matéria sobre ela... E chegou o momento. É chegada a hora...
Então, quando citarem o recorte dessa foto, não mais dirão que trata-se do grupo de cangaceiros de Antônio Silvino e sim da Força Policial que o prendeu. Mistério desvendado... 
O 'erro' inicia-se em uma foto do periódico "O Malho", quando o mesmo posta a foto citada, só que 'recortada'. Ou já a obtiveram com o recorte ou fora feito por ele. a parti de então, haja citações controversas sobre a dita imagem. O periódico citado, citando a foto, ou melhor, quem na foto encontra-se, suas imagens, escreve em seu rodapé, o nome do Alferes Theófhanes, que encontra-se de um lado, e do sargento Alvino do outro. No entanto, não notamos a 'presença' desses dois personagens no registro. Ha não ser em 'quadros' na dita matéria.
A partir daí, começa minha pesquisa. Vários e vários foram os dias e noites, a 'visitar' sites, sítios e blogs a procura de desvendar o 'porquê', ou os porquês... tinha que haver algo. Por fim a encontro... Vejam meus amigos(as), que na maioria das vezes, vemos apenas quatro pessoas em pé e três agachadas, quando na verdade são seis pessoas em pé e três agachadas. Do lado esquerdo de quem olha a foto, encontra-se Theófhanes Tores, o Alferes, e, na outra extremidade, o sargento José Alvino... A terceira pessoa, muito se parece com o chefe cangaceiro, com uma arma, se trata-se dele, com certeza, foi apenas para posar para a captura... isso se tratar-se de Manoel Batista.

Sálvio Siqueira 
Ofício das Espinguardas
Foto Jornal do Recife
http://cariricangaco.blogspot.com/2015/12/que-foto-e-esta-por-salvio-siqueira.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ARSENIO ALVES DE SOUZA - ALGUNS DADOS AGREGADOS

 Por Rubens Antonio

Quando tenente
comandando volante
Quando major

Foto original com dedicatória a uma irmã deste, manuscrita pelo mesmo, atrás, datada de 1949.
.
Imagem em miniatura em porcelana, que era utilizada por outra irmã deste, em um pendente de ouro.
.
Um dos filhos de Arsenio, aos 2 anos de idade, em 1935.
Fernando Carlos
.
Do Almanaque da Polícia Militar do Estado da Bahia, ano 1954
.
No livro de assentamentos do Cemitério do Campo Santo, em Salvador, inscrito em 29 de dezembro de 1955:
.

.Localização do ossuário.

.
.
.
Doação de imagens ao Museu Histórico Nacional.

.
.
.
.
.

http://cangaconabahia.blogspot.com/2017/11/arsenio-alves-de-souza-alguns-dados.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com