Seguidores

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

JOSÉ MENDES PEREIRA

Eu em Brasília. em 1977, na participação de um simpósio sindical. 


RESTAURANDO FOTOS...

Por Randel Protásio

Meu nome é Randel Protásio, e desde criança sempre tive uma curiosidade fascinante pela história do cangaço, especialmente sobre a vida de Lampião em seus anos mais jovens. Atualmente, trabalho com criação e restauração de fotos, e tive a oportunidade de resgatar várias imagens de Lampião, Maria Bonita e outros cangaceiros. É interessante destacar que uma das imagens restauradas de Maria Bonita ganhou destaque no portal R7 da Rede Record.




Estou empolgado para compartilhar esse fascínio com vocês através de algumas fotos restauradas e um vídeo que criei. O vídeo, no estilo "cinemático", retrata um breve trecho da vida de Lampião quando era mais jovem, circulando com uma carroça nas áridas paisagens da caatinga nas proximidades de Vila Bela, hoje conhecida como Serra Talhada. Espero sinceramente que todos apreciem esse mergulho na história do cangaço por meio da minha perspectiva e esforços de restauração.

história do cangaço Sertão Cangaço Cangaço na Bahia Cangaço Cangaçonerd Cangaço Paraiba #cangaço #Lampião #mariabonita 

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

Clique no link e veja todas as fotos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUÍS CAMPOS - CORDELISTA E POETA.

 Por José Mendes Pereira


Certo dia, me encontrei com Luís Campos no centro da cidade de Mossoró. Ele já andava meio adoentado e com aspecto de cansado. Falou-me que, a gente só irá saber quantos amigos tem, quando cair doente. É possível que apareça algum, mas não será tão fácil como se espera.  

Luís Campos me disse que: quando estava feliz, sem dores, sem precisar de ninguém e sem nenhum problema de saúde, sua casa era cheia de amigos. Mas assim que ele adoeceu, desapareceram quase todos. 

"Deduzo eu, que os amigos foram embora, com medo que o famoso poeta Luís Campos  precisasse deles". Mas Luís Campos não chamou por nenhum dos seus amigos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PEDRO DO CORDEL - PEDRO MOTTA POPOFF

 Por José Mendes Pereira

Aqui é Pedro Motta Popoff com a sua mamãe Carla Motta Popoff.

Amigos leitores do cangaço e da cultura brasileira, vejam bem a diferença do cantor, teatrólogo, pesquisador do cangaço, seguidor de Luiz Gonzaga e cordelista da cidade Bauru, no Estado de São Paulo, Pedro Motta Popoff, com 12 anos de idade,  para Pedro Motta Popoff dos dias de hoje.


Pedro Motta Popoff nasceu na região Sudeste, mas é apaixonado pelo nosso Nordeste. Admira com muito amor, os nordestinos. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ADERBAL NOGUEIRA PUBLICARÁ VÍDEO HOJE SOBRE LUIZ DE CAZUA.

Por Aderbal Nogueira.

Para quem acompanha meu canal no YouTube "aderbal nogueira cangaço" hoje as 19 horas postarei um vídeo inédito com Luiz Cazuza.

No vídeo ele fala dos Cangaceiros Moreno e do corpo do cangaceiro Juriti, morto em combate que chega a Serra Talhada.
Com sua maneira engraçada e linguajar bem sertanejo ele conta essas duas histórias.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=10232744233254828&set=a.10201628255614834

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORTE DO PAI DE LAMPIÃO NOS JORNAIS

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=oZrQ9PyLC5E&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Terceiro vídeo da série com os pesquisadores Jairo Luiz e Wescley Dutra, sobre vários assuntos ligados ao cangaço, entre os quais Angico. Para participar da Expedição Rota do Cangaço entre em contato pelo e-mail: narotadocangaco@gmail.com Seja membro deste canal e ganhe benefícios:    / @aderbalnogueiracangaco   Parcerias:

http://narotadocangaco@gmail.com

blogdomendesemendes.blogspot.com

CEMITÉRIO DE NAZARÉ DO PICO (FLORESTA - PERNAMBUCO).

Por Cangaçologia.
https://www.youtube.com/watch?v=-WtjTJxStsY&ab_channel=Canga%C3%A7ologia
 
Local onde estão sepultados alguns dos maiores inimigos e perseguidores de Lampião e bando. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. Forte abraço... Cabroeira! Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios:    / @cangacologia  

https://www.youtube.com/watch?v=-WtjTJxStsY&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO PORTUGUÊS.

Por Helton Araújo

Francelino José Nunes, vulgo Português foi um chefe de subgrupo de Lampião, apontado por muitas como um cangaceiro covarde, Português foi um dos mais experientes chefes de bando, ficando em torno de 8 anos no cangaço. Em 1936 ele comentou um crime que seria o resultado de sua morte, mesmo após se entregar à polícia em 1938, após a morte de Lampião.

Quer saber todo enredo que resultou na morte do cangaceiro Português?
Clica no link abaixo e assista o vídeo
👇

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2358166527725611%2C2357621957780068%2C2357933471082250%2C2357237877818476%2C2356769624531968&notif_id=1705698349142454&notif_t=group_highlights&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A MEDICINA POPULAR SERTANEJA CUROU O CANGACEIRO NOVO TEMPO

Manoel Belarmino

Aqueles tempos, na década de 30 do século passado, quem morava nos sertões do São Francisco não sabia o que era encontrar um médico. Médico era coisa rara na região. Nem enfermeiro, nem agente de saúde. Não existia nenhuma politica governamental de saúde que chegasse a esses sertões.
O homem e a mulher sertaneja cuidaram de buscar nos conhecimentos herdados dos negros e dos povos originais as saídas para o enfrentamento às doenças, aos males. Os remédios caseiros tinham como fonte os minerais, a flora e a fauna da caatinga.
Os sertanejos conhecem cada planta, cada bicho da caatinga e cada rocha. Conhecem as plantas, os bichos e os minerais pelo nome. E sabem para que servem. São remédios e são alimentos.
Em cada comunidade antiga, ali se encontrava um rezador, um curador, um benzedor. Quem, que viveu ainda no fim do século passado, não conheceu um curador se cobra? Quem naquele tempo não conheceu um rezador de combate a incêndio? Aqueles homens de reza forte tinham poderes sobrenaturais que dominavam os animais, o vento e o fogo. Também, os homens das rezas fortes tinham o poder de se tornarem invisíveis, se "invurtavam".
Muitos cangaceiros e cangaceiras do tempo do Cangaço de Lampião, quando ficavam doentes eram tratados e curados pela medicina popular da caatinga. Como exemplo, podemos citar, entre tamtos casos: a estadia do terrível Zé Baiano na casa de seu Luiz Pereira e Dona Maria Rosa no Salgadinho, em Paulo Afonso; e o caso de Novo Tempo que foi curado dos tiros, que deixou quase morto, através de Tonho Nicácio, no Alto Bonito, em Poço Redondo.
Quando Zé Baiano ficou muito doente com um grande tumor que o impedia de andar, o cangaceiro ficou ali na casa do coiteiro por mais de duas semanas sendo cuidado e tratado com ervas e meizinhas da caatinga. Quando ficou bom, deixou a casa do coiteiro levando Lídia. E o outro caso de cura


Quando o cangaceiro Novo Tempo escapou do combate entre o bando de Lampião e a volante Zé Rufino na Lajinha, na Lagoa de Domingo João, em Canindé de São Francisco, foi parar nas terras da Fazenda Paus Pretos de Antônio Cacheiro. Novo Tempo foi atingido por alguns tiros nos braços e em outras partes do corpo. Foi varado à bala. Saiu da área do tiroteio e chegou aos Paus Pretos mais morto que vivo.
Novo Tempo foi avistado por um auxiliar do coiteiro Zé Vaqueiro, o Francelino de Poço Redondo, filho de Manoel França, quando se aproximava da sede da Fazenda Paus Pretos. Zé Vaqueiro era vaqueiro ali. Para se livrar de Novo Tempo, o vaqueiro resolveu acabar de matar o já quase morto cangaceiro. E assim o fez com um tiro no ouvido do cangaceiro. Mas o cangaceiro é duro de matar ou duro de morrer. Enquanto Zé Vaqueiro saiu do local para pegar algumas ferramentas para enterrar o corpo de Novo Tempo, o cangaceiro foge se arrastando e vai parar nas proximidades do Riacho Novo, o mesmo riacho que recebe as água do Riacho Quartavo. E ali fica escondido "quase morto", mas teimando em viver. Quando o Zé Vaqueiro retorna já na boca da noite não encontra o corpo do Novo Tempo. O morto havia desaparecido. Procura, procura, e nada do corpo. Sumiu misteriosamente. Zé Vaqueiro já estava nas proximidades da Fazenda Alto Bonito de Antônio Soares (Tonho Nicácio).
No outro dia de manhã, as filhas de Tonho Nicácio foram caçar lenhas nas proximidades do Riacho Novo. Aí ali escutaram alguns gemidos. Correram para avisar ao pai. Tonho Nicácio, já desconfiado que poderia ser algum cangaceiro ou volante ferido foi ao local indicado pelas filhas e encontrou o cangaceiro Novo Tempo numa situação de mais morto que vivo. Era um cabra cangaceiro conhecido, um filho de Poço Redondo, irmão da cangaceira Sila e dos cangaceiros Mergulhão e Marinheiro.
Antônio Nicácio, que também era pai da cangaceira Áurea, e dos Soares do Maranduba, acolheu em sua casa o cangaceiro Novo Tempo. E ali, com urgência, fez.todo o tratamento do cabra com as meizinhas das plantas medicinais da caatinga. Tudo foi feito, conforme a medicina caatingueira e as rezas fortes do homem sertanejo na casa de Antonio Soares. Casca de paus da caatinga, sangue cru de pinto caipira, lambedores, banhos.
Depois de duas semanas de tratamento, internado na casa do mateiro e vaqueiro Antônio Soares(Tonho Nicácio), Novo Tempo já estava recuperado e em condições de retornar ao bando. E assim o fez. Quando chegou no coito, onde estava o seu grupo liderado por Zé Sereno, foi uma festa. Todos ficaram surpresos e felizes.
Quando Novo Tempo contou tudo o que lhe ocorreu e falou sobre a traição do coiteiro Zé Vaqueiro, os seus parentes cangaceiros e o chefe do grupo Zé Sereno decidiram vingar. E assim o fizeram mandando o coiteiro traidor nas Pias das Panelas, nas margens do Riacho do Quartavo. O corpo do Zé Vaqueiro ficou ali estendido, morto, rasgado a punhal. Insepulto.
Novo Tempo escapou de um tiroteio que o deixou varado a balas, escapou da traição do coiteiro Zé Vaqueiro que o quis matar com um tiro disparado no ouvido, foi curado pelos remédios caseiros de Tonho Nicácio e escapou, no fim do Cangaço, do fogo de Angico.
Novo Tempo morreu de velho em Minas Gerais.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2358166527725611%2C2357621957780068%2C2357933471082250%2C2357237877818476%2C2356769624531968&notif_id=1705698349142454&notif_t=group_highlights&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CONHEÇA A ESCULTURA DE UM GIGANTE QUE ESCONDE VÁRIAS CÂMARAS SECRETAS

Por Isabela Moreira

 (Foto: Flickr/Antonio Scaramuzzino)

(Foto: Flickr/Antonio Scaramuzzino)

Na Villa Demidoff, na cidade de Florença, na Itália, se encontra uma escultura deslumbrante na forma de um homem. Trata-se, na verdade, do deus Apenino. Com 10 metros de altura, a obra do artista Giambologna é uma espécie de símbolo que representa a magnitude da cordilheira dos Apeninos, que se estende ao longo da costa leste e da parte central da Itália.

A escultura encanta por possuir vários segredos. Em seu interior é possível encontrar toda uma nova existência com escadas, grutas e formações rochosas incríveis. Confira algumas fotos abaixo:

gigante (Foto: Andreas Angelidakis)

(Foto: Andreas Angelidakis)

gigante2 (Foto: Andreas Angelidakis)

(Foto: Andreas Angelidakis)

gigante 3 (Foto: Andreas Angelidakis)

(Foto: Andreas Angelidakis)

gigante (Foto: Andreas Angelidakis)

(Foto: Andreas Angelidakis)

gigante (Foto: Andreas Angelidakis)

(Foto: Andreas Angelidakis)

gigante (Foto: Andreas Angelidakis)

 (Foto: Andreas Angelidakis)


https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2015/10/conheca-escultura-de-um-gigante-que-esconde-varias-camaras-secretas.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RELEITURA "OBRIGATÓRIA"!

Por Wasterland Ferreira Leite

35 anos de leituras, releituras, apontamentos, estudos e pesquisas sistemáticas sobre o ciclo histórico do Cangaço e os assuntos correlacionados.

Avançando....sempre!!

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1404076166874558&set=a.136776593604528

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOS ARQUIVOS DE CAUINHA... FREI DAMIÃO EM CEARÁ-MIRIM

Por José Mendes Pereira

Registro de 1982, por ocasião da visita do missionário franciscano FREI DAMIÃO DE BOZANNO, para benção na residência de D. Isabel Marques. (Além de Frei Damião, identificada na foto, D. Joana Marques, mãe de Isabel).

No facebook, página do pesquisador Edvaldo Morais.

ADENDO:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2014/08/frei-damiao-nao-aceitava-maos-de-fieis.html

https://www.facebook.com/photo/?fbid=10211541054557968&set=gm.2973722732759008&idorvanity=618732371591401

http://blogdomendesemendes.blogspot.com