Seguidores

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA

https://www.youtube.com/watch?v=S4twtECfeHA

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FREI DAMIÃO

https://www.youtube.com/watch?v=ZGkF_k0NhXA

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CRUZEIRO

Clerisvaldo B. Chagas, 16 de fevereiro de 2018
                                      Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.844

Estamos em torno dos 41 anos do fechamento da revista de circulação nacional, O Cruzeiro. Foi uma revista de grandes reportagens e alto padrão lançada no Rio de Janeiro em 10 de novembro de 1928 e perdurou até 1975. Era editada pelos Diários Associados, de Assis Chateaubriand. Em 1960 recebeu novo designeditorial que ficou conhecido como “bossa nova”. A revista O Cruzeiro foi a principal revista ilustrada brasileira. Com inovações gráficas, publicações de grandes reportagens com ênfase ao fotojornalismo, estabeleceu linguagem nova na imprensa do Brasil. Reportagens de grande repercussão surgiram em parceria com a dupla repórter-fotográfico, sendo a mais famosa a formada por David Nasser e Jean Manzonque, anos 40 e 50.

Primeira capa da revista O Cruzeiro, em 1928. (Arquivo).

O Cruzeiro falava dos astros de Hollywood, cinema, esportes e saúde e ainda divertia com charges, culinária e moda. Foram feitas reportagens como Lampião, Floro Novais, entrevistas com cangaceiros e cangaceiras e cobertura do suicídio de Getúlio. Chegou a atingir uma tiragem de 720.000 exemplares, quando a maior fora 80.000. Dizem que nos anos 60, O Cruzeiro entrou em declínio por má gestão, sem o uso de suas fórmulas e o surgimento de novas publicações como as revistas Manchete e Fatos e Fotos. O ano de 1975 marcou a consagração da televisão e o declínio dos Diários Associados. Claro que todo veículo de comunicação tem sua tendência, sendo assim também com esta revista.
Nos anos 60, apesar de gostamos de gibis, como Tarzan, Kid Colt, O Fantasma e outros, aguardávamos também O Cruzeiro, para olharmos na última página, a charge do Amigo da Onça. As revistas chegavam para Dona Maria, esposa do alfaiate, Seu Quinca, à Rua Nilo Peçanha (Rua da Cadeia Velha). Dava gosto receber tantas revistas cheirosas das gráficas brasileiras. Muitas vezes quando as revistas chegavam, já estávamos aguardando na casa de Dona Maria, que era uma pessoa paciente e agradável.
A polêmica da estátua em homenagem ao jumento e seu tangedor, em Santana do Ipanema, foi mote desta revista em longa reportagem falando dos dois lados da questão, entre o prefeito da época e o vereador Everaldo Noya.
Que lembranças da qualidade em comunicações!


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROPRIÁ RECEBE O CARIRI CANGAÇO !


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1582319175185999&set=gm.1536977016385723&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RIACHO JACARÉ: A DOR E O SOFRIMENTO

*Rangel Alves da Costa

Ontem, através da amiga Daniela Alves, recebi uma mensagem estarrecedora sobre a situação atual do nosso tão querido Riacho Jacaré. Com a mensagem, fotografias que comprovavam a alarmante situação de descaso, de abandono e degradação.
Em escrito melancólico, dizia Daniela: “Nosso Rio Jacaré está morto, está cheio de lixo. É uma tristeza perceber que o riacho de nossa infância acabou destruído desse jeito. Já tomei banho nas suas águas e muito me dói avistá-lo agora assim desse jeito. Os governantes nada fazem, mas a população precisa tomar consciência dessa situação. O povo de Poço Redondo precisa chamar para si a responsabilidade pela vida e, infelizmente, também pela morte do Jacaré. Nosso rio ficou assim também por culpa do povo, que ao invés de proteger, de limpar, de exigir cuidados por partes dos governantes, prefere fazer dali um lixão”.
Plena razão nas observações de Daniela. O Jacaré é o rio que escorre na veia-vida de Poço Redondo. Através de seu leito, de suas águas e de suas margens, toda uma povoação foi gestada. Foi de um poço aberto no seu leito que a povoação ganhou nome. Poço Redondo nasceu, criou-se e caminha pelas suas margens. Nada seria possível sem as suas águas.
Em tempos passados, quando seu leito era aberto e entremeado de pedras grandes e suas margens eram tomadas de árvores e plantas, bastava que chovesse forte nas cabeceiras para que as cheias se tornassem motivos de festas. Depois de duas águas - a primeira trazendo restos e imundícies e a segunda já varrendo o restante das impurezas -, a terceira água era para os banhos, para os “batins”, para as festas dos olhares e corações cheios de encantamento.
Ali, ao redor das pedras grandes, as lavadeiras antigas, a gadama enganando a sede, os couros sendo curtidos e as sujeiras logo levadas nas águas muitas. Quem, no passado, não se enchia de alegria quando no meio da noite as cheias chegavam em grandioso espetáculo? E um mundão de gente acorrendo às suas margens para presenciar aquelas águas ecoando mistérios e alegrias. Uma festa da natureza.


Mas o que fizeram com você, oh meu rio? Com o passar dos anos, as pedras grandes foram quebradas e transformadas granito e blocos de construção, seu leito foi transmudado em chiqueiros, sua vegetação ciliar foi dizimada, seu coração tornado lixões. Muitos até temem caminhar por onde antes era vida em flor, muitas vezes ressequida, mas com a certeza de que logo tudo novamente transbordaria.
Hoje, e infelizmente, apenas a tristeza e o lamento. As poucas águas que chegam ficam represadas e, na junção de lixo e outras imundícies, logo transformadas em focos doentios e perigosos demais para a saúde da população que vive nas suas proximidades. Além disso - até fato difícil de acreditar -, pessoas se acham no direito de passar arames de lado a outro, tomando posse daquilo que, moribundo ou já sem vida, ainda é da população de Poço Redondo.
O Jacaré é o rio de Poço Redondo, é o nosso rio, e não podemos deixar que a desvalia tome conta de tudo. Cada habitante de Poço Redondo deveria ir até suas margens, caminhar pelo que resta do seu leito, e sentir de perto o que fizeram com sua veia-vida, com o rio de sua história. E talvez, redimindo-se pelo descaso, pelo abandono e esquecimento, juntar forças para o seu renascimento. Fazer sozinho, fazer junto com o outro, bater à porta dos poderes.
Lembro-me agora de um poema de Fernando Pessoa falando que o rio que passa pela sua aldeia não é o maior nem o mais grandioso dos rios, mas é o mais belo rio, pois é o rio que passa pela sua aldeia. E o Jacaré é o rio que passa pela minha aldeia. Por isso precisamos urgentemente fazer algo para que seja renascido, pois é o mais belo rio. É o rio que passa pela minha aldeia.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ZEFINHA QUE FOI LEVADA PELO CASAL DE CANGACEIROS CORISCO E DADÁ


Por Robério Santos

Robério Santos do canal O Cangaço na Literatura localiza familiares de Josefa Herondina de Almeida, conhecida pela garota Zefinha que foi levada de Coronel João Sá (Antiga Bebedouro) em 1940, pelo casal de cangaceiros Corisco e Dadá. 


Na foto, o sobrinho neto de Zefinha, o advogado Leandro Góis, morador de Itabaiana-SE.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A VOLTA DO REI DO CANGAÇO INDO PARA BRIGHTON NA INGLATERRA. ROMANCE CANGACEIRO TAMBÉM PRA INGLÊS VER.


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1421746761270492&set=a.164002517044929.29512.100003055456025&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

1962. PRIMEIRA VAQUEJADA DE POMBAL/PB, NA LOCALIDADE JARDIM ROGÉRIO.

Por Verneck Abrantes de Sousa


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AS PUNIÇÕES AO PADRE CÍCERO



Os milhares de romeiros que visitam a cidade de Juazeiro do Norte todos os anos consideram o padre Cícero Romão Batista, popularmente chamado de “Padim Ciço” como Santo e ignoram os fatos históricos oficiais.

A Igreja Católica além  de não reconhecer “os milagres de juazeiro” aplicou ao o religioso uma série de punições no período de 1889 a 1926, dentre elas a proibição de celebrar missas, expulsão de Juazeiro, excomunhão e retirada do uso de ordens.

Confiram a seguir as punições aplicadas ao Padre Cícero: 

04/11/1889 - Inconformado com notícias sobre os milagres, o bispo dom Joaquim proíbe o Padre Cícero de fazer qualquer manifestação sobre o assunto.

6/8/1892 - Dom Joaquim suspende o Padre Cícero de confessar, pregar e administrar sacramentos. Foi a primeira pena grave imposta a ele como desdobramento das investigações dos fenômenos ocorridos a partir de 1º de março 1889, denominados popularmente de Milagres da Hóstia.

13/4/1896 - Dom Joaquim aumenta a punição e o proíbe de celebrar missa.

10/2/1897 - O Santo Ofício proíbe a permanência de Padre Cícero em Juazeiro, sob pena de excomunhão. Em 29 de junho de 1897 ele sai do povoado e vai para Salgueiro.

22/6/1898 - Após cinco interrogatórios os cardeais do Santo Ofício absolvem o Padre Cícero das censuras, mas ele permanece com a proibição de pregar, confessar e dirigir as almas e é aconselhando a procurar outra diocese.

5/9/1898 - Ele consegue autorização e, com muita alegria, celebra missa em Roma. Cardeais concederam também permissão para celebrar durante a viagem de volta ao Brasil.

15/11/1898 - Padre Cícero se apresenta a dom Joaquim em Fortaleza e lhe informa que fora absolvido em Roma. Mas o bispo não permite que ele celebre em Juazeiro.

12/7/1916 - O Santo Ofício declara o Padre Cícero incurso na excomunhãolata e sententiate. Temerosos pela saúde dele, o padre não tomou conhecimento da pena.

23/2/1921 - O Santo Ofício absolve o Padre Cícero das censuras e da excomunhão, mas não concedeu o direito de celebrar, podendo o Padre Cícero receber os sacramentos como simples leigo. Há nova recomendação de deixar Juazeiro.

3/6/1926 - O Padre Cícero decide ficar em Juazeiro. Dom Quintino, acatando determinação do Santo Ofício, o suspende novamente, retirando-lhe o uso de ordens. Foi esta a última e definitiva punição.

http://www.blogdealtaneira.com.br/2012/03/punicoes-ao-padre-cicero.html

blograngel-sertao.blogspot.com.br

FREI DAMIÃO EM TAPEROÁ-PB NO ANO DE 1969(INCRÍVEL)

https://www.youtube.com/watch?v=Fro6J-n_NpY

Publicado em 2 de set de 2013
INSCREVER-SE 2 MILSubscribe Subscribed Unsubscribe
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com