Seguidores

domingo, 28 de agosto de 2022

LIVRO

    Por José Mendes Pereira


Recentemente o escritor e pesquisador do cangaço Guilherme Machado lançou o seu trabalho sobre o mundo dos cangaceiros com o título "LAMPIÃO E SEUS PRINCIPAIS ALIADOS". 

O livro está recheado com mais de 50 biografias de cangaceiros que atuaram juntamente com o capitão Lampião. 

Eu já recebi o meu e não só recebi, como já o li. Além das biografias, tem fotos de cangaceiros que eu nem imaginava que existiam. São 150 páginas. Excelente narração. Conheça a boa narração que fez o autor. 

Pesquisador Geraldo Júnior

Prefaciado pelo pesquisador do cangaço Geraldo Antônio de Souza Júnior. Tem também a participação do pesquisador Robério Santos escritor e jornalista. Duas feras no que diz respeito aos estudos cangaceiros.

Jornalista Robério Santos

Não deixa de adquiri-lo. Faça o seu pedido com urgência, porque, você sabe muito bem, livros escritos sobre cangaços, são arrebatados pelos leitores e pelos colecionadores. Então cuida logo de adquirir o seu! 

Pesquisador Guilherme Machado

Adquira-o através deste e-mail: 

guilhermemachado60@hotmail.com
Ou dê um pulinho lá em Cajazeiras:

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

LIVRO

   Por José Mendes Pereira

Você leitor, e eu, vamos participar do casamento de José Ferreira da Silva (Santos) com a dona Maria Sulena da Purificação (Maria Lopes) pais dos irmãos Virgolino Ferreira da Silva, Antonio Ferreira da Silva, Levino Ferreira da Silva e Ezequiel Ferreira Silva.

Vamos chegar devagarinho! Pés às alturas, como se nós estivéssemos flutuando em um picadeiro de circo, silêncio total, sem pigarrearmos em momento algum, para vermos o que irá acontecer durante esta união familiar. Não se preocupe, os irmãos Ferreiras não estão aqui entre nós, eles ainda irão nascer, primeiro Antonio Ferreira, depois Levino Ferreira, depois Virgolino Ferreira e por último (dos homens) Ezequiel Ferreira da Silva.

O casamento destes famosos e futuros pais de 4 cangaceiros você irá adquirir toda história no livro: "Lampião a Raposa das Caatingas", do escritor e pesquisador do cangaço José Bezerra Lima Irmão - a partir da página 70.

Esta maravilhosa obra você irá encontrá-la através deste e-mail: franpelima@bol.com.br, com Francisco Pereira Lima, o professor Pereira, lá de Cajazeiras no Estado da Paraíba.

A maior obra já escrita até hoje sobre cangaço, e sobre a família Ferreira, do afamado Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/.../lampiao...

Fotos:

1 - Livro: "Lampião a Raposa das Caatingas";

2 - José Ferreira da Silva e Maria Sulena da Purificação os pais de Lampião;

3 - O autor do livro José Bezerra Lima Irmão.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

   

Saiu a 2ª tiragem da Biografia de Maria Bonita....para adquirir: 75-988074138

https://www.facebook.com/groups/1893861520873829

http://blogdomendesemendes.blogspot,com

UMA ANTIGA FILMAGEM QUE MOSTRA A CASA DE LAMPIÃO NO POÇO DO NEGRO. (FLORESTA/PE).

Por Cangaçologia 

https://www.youtube.com/watch?v=FWHYmacLBWU&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

A filmagem que foi realizada em 1969 são recortes do projeto da jornalista e pesquisadora Marilourdes Ferraz, com roteiro dos jornalistas Carlos Garcia e Marilourdes Ferraz e com a participação dos Jornalistas Duda Guennes, que trabalhava e residia em Portugal (era pernambucano) e o premiado cinegrafista Rucker Vieira.

o documentário foi sobre o ex-comandante geral das Forças Volantes, o Nazareno Manoel Flor e o Ciclo do Cangaço, realizado pela Empetur (Empresa Pernambucana de Turismo/PE) e TV Universitária/PE, com o apoio da Prefeitura de Floresta. (Fabiano Ferraz).

Foi para essa casa que Lampião e sua família se mudaram pouco tempo após ter início os primeiros confrontos entre ele e seus irmãos e Zé Saturnino, dono das Fazendas Maniçoba e Pedreira (Serra Vermelha).

A antiga casa localizada na Fazenda Poço do Negro nas proximidades do antigo povoado de Nazaré, pertence ao município pernambucano de Serra Talhada, embora Nazaré pertença ao município de Floresta, nesse mesmo estado.

Essa é uma das poucas, talvez a única, filmagem que restou da antiga casa da família Ferreira na Fazenda Poço do Negro. Um local que ficou marcado na história do cangaço por ter sido cenário de vários acontecimentos envolvendo Lampião e sua família.
Algum tempo depois Zé Ferreira, pai de Lampião, decide se mudar para o estado de Alagoas, onde perderia sua esposa, dona Maria Lopes (Maria Jacoza) e sua própria vida através da Força Policial Volante alagoana comandada então sargento Zé Lucena (José Lucena de Albuquerque Maranhão). A morte dos pais foi o estopim que motivou a entrada definitiva de Lampião e seus irmão no cangaço e o Nordeste passou a presenciar uma modalidade de cangaço ainda mais violento, mais sanguinário, como nunca visto antes na história. Foram quase duas décadas de saques, mortes e destruições promovidas por Lampião e seus aliados.

Mas essa já é uma outra história... Assistam o vídeo e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. Forte abraço... Cabroeira! Atenciosamente:
Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTREVISTA COM A IRMÃ DE MARIA BONITA

 Por Kinko Peregrine

https://www.youtube.com/watch?v=3Ue84fGzSdg&ab_channel=KinkoPelegrine

O jornalista Renato Riella encontrou Dona Amália hospedada em Salvador, na casa de um cidadão por nome de José Augusto, então candidato a deputado estadual. Ela havia chegado a esta casa quando, em um dia de 1970, este aspirante a um cargo político visitou um pequeno povoado denominado Riacho, na região próxima a cidade de Paulo Afonso, Bahia, em plena campanha eleitoral.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VOLANTE DE MANOEL NETO CASTIGA COITEIRO AMIGO DE LAMPIÃO

 Lampião, o Rei do Cangaço, juntamente com seu bando de cangaceiros, caminhava por um lugar deserto quando se depararam com o fazendeiro lavrador Simplício Pereira Maranhão, e o pediram para servir de guia até a fazenda Canafístula, no que foi prontamente atendido, porém, para o azar do fazendeiro, ele foi visto por Manoel Neto e seus comandados da Volante Policial Nazarena, dando início assim ao seu sofrimento.

Fonte: Lampião Segredos e Confidências do Tempo do Cangaço - Antonio Amaury Corrêa de Araujo.

Relacionados: Sertão Nordestino, Lampião e Maria Bonita, Grota de Angico, Contos do cangaço no sertão, cangaço Lampiônico, Cangaceiros de Lampião, cabras de Lampião, História Nordestina, Literatura do Sertão Brasileiro, Crime de castração, história do eunuco, lampião a raposa das caatingas, o governador do sertão, lampião mata inocente, crimes de Lampião, lampião herói ou bandido, Volantes Policiais no cangaço, volante policial Nazarenos, Volante Zé Rufino, Volante Mané Neto, Padre Cícero, Rota do cangaço, cangaceiro Corisco, cangaceiro Moreno, Cangaceiro Zé Baiano, cangaceiro Gato, histórias e contos, filmes completos, canais de cangaço, A morte do cangaceiro Corisco.

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões.

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações.

Vejam também:


UM FORTE ABRAÇO!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - RECANTO DE LÍDIA

Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=vhjomuuHpOY&t=468s&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

O pesquisador João de Sousa Lima narra como Lídia conheceu o cangaceiro Zé Baiano e também sobre algumas casas da Família Pereira que ficam na mesma região do Povoado Salgadinho. Link desse vídeo: https://youtu.be/vhjomuuHpOY

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O DEPOIMENTO DO CANGACEIRO LUA BRANCA E O FIM DE CHUMBINHO

 Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=iPzP8eTW9f0&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

DICAS DE LIVROS https://ler-para-melhor-viver.webnode... https://jflavioneres-nph-livraria.fre... ✔✔✔Lampião e Maria Bonita: Uma história de amor entre balas https://amzn.to/35cf7Oo ✔✔✔Lampião. Herói ou Bandido? https://amzn.to/31gQj6O ✔✔✔Lampião, as mulheres e o Cangaço https://amzn.to/31dFtOL ✔✔✔O Cabeleira: 155 https://amzn.to/2H0jTXu ✔✔✔Assim Morreu Lampião https://amzn.to/2IHhCAP ✔✔✔A história de lampião contada através dos cordéis https://amzn.to/3lWeAXB ✔✔✔O covil do diabo https://amzn.to/3k9jaBx ✔✔✔De olho em lampião https://amzn.to/37i9ukG ✔✔✔Benjamin Abrahão: Entre anjos e cangaceiros https://amzn.to/3lOxu2K ✔✔✔Um repórter do futuro no bando de Lampião https://amzn.to/2IFptim ✔✔✔O governador do Sertão https://amzn.to/31gcwlv ✔✔✔Apagando Lampião – Vida e morte do rei do cangaço https://amzn.to/3lVgiZf ✔✔✔Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço https://amzn.to/3jc56FY ✔✔✔Cangaços https://amzn.to/2H2xQnM ✔✔✔A história de lampião contada através dos cordéis https://amzn.to/36VCBIC 😊👀CONHEÇA O CANAL ROSINHA VIDA MINHA ACESSANDO O LINK ABAIXO: https://www.youtube.com/channel/UCE32... 😊👀CONHEÇA O CANAL DO Pr. FLÁVIO NERES ACESSANDO O LINK ABAIXO: https://www.youtube.com/channel/UCuM7...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A PRISÃO DOS MISSIONÁRIOS AMERICANOS

Por Beto Rueda

No dia 29 de novembro de 1930, Lampião estava descansando na casa grande da fazenda Riacho Verde do amigo José Malta, ao lado de Mata Grande, quando trouxeram a sua presença alguns sujeitos branquelos, de fala enrolada, que foram aprisionados pelos cangaceiros a meia légua da cidade. Eram missionários americanos. Havia também uma mulher. O líder era o missionário Virgil Frank Smith. Estavam acompanhados do professor de matemática Maurício Wanderley. Lampião perguntou ao missionário como era o seu nome e o que fazia. Como o americano não se expressava bem em português, o professor Maurício explicou: - O nome dele é Virgílio, capitão. É um religioso americano e está ensinando o caminho certo ao povo.

-Então somos colegas - disse Lampião. Porque eu também estou corrigindo os erros dessa gente. Diga a ele o que é que eu faço com mulher de vestido curto e cabelo cortado... E diga também que eu quero onze contos para soltá-los.

Os missionários entregaram tudo o que tinham - umas cédulas e umas moedas. Lampião devolveu as moedas:

-Toma isso que eu não sou cego para aceitar moedas de vintem. Tratem de arranjar o resto do dinheiro.

Os missionários não tinham mais dinheiro. Mas quem disse que estavam preocupados? Diziam-se felizes por terem a oportunidade de pregar o evangelho para aquelas criaturas, que também eram filhos de Deus. Começaram a ler trechos da bíblia em voz alta e cantar hinos de louvor. Lampião impacientou-se:

-Meninos, soltem esses cabras e mandem embora que eu não aguento mais essa "zuada"!! Para rezar precisa gritar tanto? Será que eles pensam que Deus é surdo???

Fonte:

IRMÃO, José Bezerra Lima. Lampião, a raposa das caatingas. Salvador: JM Gráfica e Editora, 2014. 369p.

 https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=1982954605246807&notif_id=1661540389227194&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A PRISÃO DO ÚLTIMO CANGACEIRO DO BANDO DE LAMPIÃO

Por Cangaço Eterno
https://www.youtube.com/watch?v=YHjYqX4qIro&ab_channel=Canga%C3%A7oEterno

Fala pessoal saiu o novo vídeo do canal Cangaço Eterno no YouTube. Neste apresentamos embasado no JORNAL A NOITE de agosto de 1940 a prisão daquele que seria um último cangaceiro a ser detido.

Para assistir e conhecer essa baita história basta clicar no link que está aí abaixo

Neste episódio apresento a prisão daquele que segundo o jornal O Globo de Agosto de 1940 era o último CANGACEIRO a ser preso.

Uma matéria interessante que mostra as últimas páginas da sangrenta história
CANGACEIRA...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com