Seguidores

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

OLHARES E RETRATOS

Por *Rangel Alves da Costa

Como os olhos avistam os retratos que amam? Como os olhares enfrentam as saudades emolduradas em fotografias? Como os olhos reagem ao sentirem que também estão sendo olhados por quem sorri na fotografia?

Como os olhares se esforçam para não embaçar, de lágrimas e aflições, os vidros amarelados por cima dos retratos antigos na parede? Como os olhos permanecem após os reencontros, palavras silenciosas e diálogos do coração? Como conhecer a relação amorosa e angustiante entre os olhares e os retratos?

Não é fácil gostar, amar, aprender a conviver, fazer do convívio até uma necessidade, e depois ter de dar adeus. E, além do eterno sentir, também a presença avistada nos álbuns, nos porta-retratos, nos retratos na parede. Então vem um desejo incontido de ouvir a voz, de abraçar, de beijar, de dizer como é bom sentir a sua presença. Mas...

Mas nada mais é possível, senão fazer da lembrança uma forma de jamais se distanciar, senão fazer da recordação um doloroso convívio, senão fazer da saudade a proximidade máxima que se possa ter. Queria tudo reviver, queria novamente compartilhar, dizer de mais amor, dizer tudo aquilo que o tempo não permitiu, mas só tem o retrato diante si.

Um retrato na parede não é somente um retrato na parede. Assim também com aquelas velhas fotografias nos álbuns, porta-retratos e penteadeiras. Mesmo a pessoa fotografada estando presente, ainda assim muito do retratado acaba despertando sentimentos que vão além das alegrias. O próprio tempo, e com ele a idade, faz com que os retratos espelhem outras vivências, faces e feições, que as cicatrizes insistem em modificar.


A criança alegre, sorridente, de cabelo bem penteado, e agora uma face enrugada e de olhar profundamente tristonho. Uma família reunida, todos bem vestidos, em pose diplomática, mas então se percebe o quanto dali já não existe mais. E não existe pelos adeuses inesperados, pelas dolorosas despedidas, pelos caminhos trilhados ao além. Depois de tanto e de tantas ausências, avistar uma fotografia assim não é todo olhar que suporta. Os rios, as enxurradas, os oceanos infindos.

Uma casa e suas paredes. Um álbum e suas memórias. Um velho baú e seus escondidos. Um olhar que se modifica a cada encontro assim. A saudade é sentida, a lembrança revivida, mas a pessoa caminha de canto a outro sem o chamado à dor. Contudo, basta que olhe para o retrato antigo, em preto e branco, emoldurado, ou mesmo colorido e mais recente, e tudo se põe num limite insuportável. Não quer sofrer, mas não pode se afastar do retrato. Não quer chorar, mas o retrato lhe estende um lenço.

Mas nem toda pessoa emerge sentimento perante uma fotografia. Os retratos nada significam perante aqueles que não dignificam as presenças. Não sente saudade aquele que pouco se importou com o convívio, que não amou, que não cultivou a semente maior de ser um ser noutro ser. Será preciso sensibilidade, reconhecimento da importância, como se fosse uma parte de si que ali também está retratada. E não deixa de assim ser. O amor enraíza na alma. E para a eternidade ainda se colhe desse fruto imorredouro.

Minhas fotografias estão na parede e no coração. Meus olhos jamais se cansam de avistá-las, e também de sofrer e chorar. Não nego o sofrimento que sofro, o padecimento que padeço, a aflição que me invade. Não apenas sentimento ou sensibilidade, mas, e muito mais, a certeza de que também ali estou. Ou de que ali também sou eu. E disso não posso duvidar. Os meus olhos de agora serão, mais tarde, amanhã ou depois, outros olhares que para aquela mesma parede se voltarão.
E para a minha fotografia!

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com/

IDEB: ESCOLA MUNICIPAL DE POMBAL ATINGE MELHOR MÉDIA NA PARAÍBA


A educação da cidade de Pombal vem se destacando a cada avaliação do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Em 2013 já tinha atingido o terceiro lugar na Paraíba com média 6,0.
Em 2015 em que o resultado foi publicado agora em 2016, Pombal ficou em segundo lugar no Estado com 6,2.


O destaque ficou para a Escola Municipal Matilde de Castro Bandeira com a média 7,5. Essa Escola já havia se destacado em avaliações anteriores.

Secretária Vanusa Bandeira - http://www.maringa98fm.com.br/noticias/com

Segundo a Secretária Municipal de Educação Vanusa Bandeira, a Escola Matilde de Castro “Tem um dom especial de trabalhar com o lúdico e com a integração de toda comunidade escolar, sem deixar para traz as demais Escolas da Rede Municipal, que também vêm só ascendo a cada avaliação”.

Em 2016 Pombal teve boas notícias também na Educação, atingindo o primeiro lugar na Paraíba no IOEB – Índice de Oportunidades da Educação Básica.

Prefeita de Pombal Pollyanna Dutra - www.paraiba.com.br

Para a prefeita Pollyanna Dutra (PT) “A educação de Pombal começou a melhor quando na nossa primeira gestão tivemos a coragem de tocar na ferida e avaliar em seminários cada indicador. Então, percebemos um índice de reprovação absurdo que chegou até 18%. De lá para cá tudo vem melhorando e eu estou muito feliz! Parabéns a todos e especialmente aos professores e aos nossos alunos. Agora podemos chamar Pombal de Cidade Educadora”.

Assessoria 


https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/1572fb7b698a79d2

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

ASCRIM/PRESIDENCIA – CONFIRMAÇÃO REUNIÃO DA COMISSÃO DO I FOPHPM – PUBLICAÇÃO OPÚSCULO - OFÍCIO Nº 262/2016.


MOSSORÓ(RN), 14.09.2016,

PREZADO COORDENADOR DA COMISSÃO DO I FOPHPM, WILSON BEZERRA DE MOURA,

PREZADOS INTEGRANTES DA COMISSÃO DO I FOPHPM: 

BENEDITO VASCONCELOS MENDES, ELDER HERONILDES DA SILVA, FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO, GERALDO MAIA DO NASCIMENTO, JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO, LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA, MILTON MARQUES MEDEIROS, RICARDO LOPES E TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO.

PREZADA DIRETORA DE ASSUNTOS ARTÍSTICOS DA ASCRIM, MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO,

COMUNICO QUE ESTAREI, NA QUALIDADE DE PRESIDENTE EXECUTIVO E MEMBRO DA COPHPM, PRESENTE A REUNIÃO DA COMISSÃO DO I FOPHPM QUE ACONTECERÁ AMANHÃ(15.09.2016-QUINTA-FEIRA), AS 10HS, CONFORME CONVOCAÇÃO FEITA ATRAVÉS DO EXPEDIENTE ASCRIM OFÍCIO Nº 261/2016, E ANUNCIADO NO DIA 01.09.2016,DATA EM QUE ACONTECEU O DEBATE MENCIONADO NO EXPEDIENTE OFÍCIO Nº 257/2016, DE 01.09.2016.

POR TRATAR-SE DE REUNIÃO PARA ENCAMINHAMENTO DA PLAQUETA DO I FOPHPM, À COMISSÃO DE PUBLICAÇÕES LITERÁRIAS DA ASCRIM, INCLUSIVE COM SELO LITERÁRIO DA ASCRIM, CONTO COM A VALIOSA E INDISPENSÁVEL PRESENÇA DOS QUE PUDEREM HONRAR-NOS COMPARECENDO.

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE DA ASCRIM-

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

C O M U N I C A D O I M P O R T A N T E!

Por Benedito Vasconcelos Mendes

Foi alterado o dia do II Seminário Internacional  Encontro das Américas nas instalações do Museu do Sertão, em Mossoró, bem como, a data da próxima visita ao referido museu. Ao invés do dia 27 de novembro (domingo ), a visita e as atividades culturais do  seminário serão no dia 7 de dezembro (quarta-feira) de 2016. Portanto, a data para a próxima visita ao Museu do Sertão foi mudada para o dia 07-12-2016.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS DO ESCRITOR ANTONIO VILELA DE SOUZA


NOVO LIVRO CONTA A SAGA DA VALENTE SERRINHA DO CATIMBAU
Adquira logo o seu, antes que os colecionadores venham invadir a estante do autor.

Peça-o através deste e-mail: 

incrivelmundo@hotmail.com


O livro "DOMINGUINHOS O NENÉM DE GARANHUNS" de autoria do professor Antonio Vilela de Souza, profundo conhecedor sobre a vida e trajetória artística de DOMINGUINHOS, conterrâneo ilustre de GARANHUNS, no Estado de Pernambuco.

Adquira logo o seu através deste e-mail:
incrivelmundo@hotmail.com
R$ 35,00 Reais (incluso frete)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JARARACA MERECE UM TÍTULO DE CIDADÃO MOSSOROENSE

Por O Jabá

Um título de cidadão mossoroense seria bem merecido, haja visto os milagres feitos pelo cangaceiro ao povo de nossa cidade. Vivo, cometeu maldades, hoje é o santo milagroso de Mossoró.

Vendo sua cova visitada por milhares de pessoas que choram e afirmam terem sido curadas pelo o cangaceiro Jararaca, O JABÁ conclui que o cangaceiro agora é santo!


Quando vivo só fez o mal, matou, estuprou, saqueou ao lado de Lampião. Foi preso em Mossoró e, morto cruelmente, agora só faz o bem. 


Ele não é o Twitter, mas tem inúmeros seguidores, e é admirado e cultuado em Mossoró. Dessa formam O JABÁ sai na frente e lança a ideia aos nossos bravos vereadores para que homenageiem esse Santo Cangaceiro com um justíssimo título póstumo de cidadão mossoroense.


Seria uma grande homenagem com direito a monumento em "Praça Pública" com seu nome, para homenagear esse santo do cangaço que tanto faz (religiosamente) pela nossa população. Fica a ideia do O JABÁ para a Câmara Municipal. 

O material acima (recorte de jornal) foi doado a mim pelo pesquisador e ex-membro (mas continua sendo sócio) da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço Francisco das Chagas Nascimento. 

Fonte: 
Jornal: O JABÁ
Ano: VII
Número: 90 
Mês: Novembro de 2010
Mossoró-Rn

O CANGACEIRO JARARACA E SUAS GARGALHADAS NA CADEIA PÚBLICA DE MOSSORÓ 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Não se sabe se isto aconteceu mesmo, ou se foi apenas uma maneira do cangaceiro Jararaca tentar amenizar os seus sofrimentos diante da polícia militar de Mossoró. 

Leia o que disse o escritor "Xico Sá" sobre o que escreveu o jornalista Lauro da Escóssia, na entrevista que fez com José Leite de Santana, o cangaceiro Jararaca, lá de Buíque, no Estado de Pernambuco, quando estava preso na Cadeia Pública de Mossoró. 

"Mesmo com um rombo de bala no peito (na foto você, leitor, ver claramente o estrago feito por uma bala no peito) conseguiu gargalhar durante uma entrevista na cadeia. 
         
O cabra de Lampião dizia que era por causa das lembranças divertidas do cangaço. Entre as memórias que ouviu do preso, Lauro da Escóssia descreve o dia em que Lampião teria invadido a festa de casamento de um inimigo e, com seu próprio punhal, sangrado o noivo. Já a noiva teria sido estuprada na caatinga pelos cabras do bando.

Segundo o relato de Jararaca Virgulino também ordenou que os convidados de um baile tirassem as roupas e dançassem um xaxado completamente nus".

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RELATOS DO CANGAÇO

Por José Mendes Pereira
O ex-cangaceiro Antenor José de Lima (Foto) vulgo "Beija Flor"

Leitores deste blog, muitas histórias sobre o cangaço são verídicas, e enquanto outras são meio amarrotadas pelas mentiras soltadas por quem foi entrevistado. 

Esta que estou repassando para o leitor é uma entrevista que foi feita com o ex-cangaceiro Beija Flor pela Revista "O Cruzeiro", no dia 18 de agosto de 1962. Lembrando ao leitor que eu não estou portando como tenha sido verdade o que ele afirmou, apenas apresentando aos leitores para tomarem conhecimento, vez que esta, eu, nunca tinha ouvido falar. Vejam o que narrou o ex-cangaceiro Beija-flor à Revista "O Cruzeiro":


"- Lampião sabia que estava perto de morrer. Uma tarde, chamou seus "cabras" de maior confiança e mandou matar seu filhinho de menos de um mês de idade. Não queria deixar nenhum descendente no Mundo - era o que dizia. Fomos todos, um de cada vez ao berço do menino e ninguém teve coragem de matá-lo. O "bichinho" sacudia as pernas e os braços. Cheguei a levantar o punhal, mas, na hora de sangrá-lo, êle sorriu para mim. Lampião irado, ordenou a Maria Bonita que executasse o filho. Ela respondeu: "Você que o fêz, você que o mate!" E Lampião, sem pestanejar, foi ao berço, jogou o menino para o alto e espetou-o no punhal. Deu o punhal para a gente lamber: "Vejam como é doce..." Ninguém aprovou isso, mas o filho era dêle..."

O ex cangaceiro Antenor José de Lima (Foto) vulgo "Beija Flor" falou à revista O CRUZEIRO, 18 de Agosto de 1962, reportagem de Guaracy Oliveira. Foi mantida a grafia da época.

Adendo: http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Que filho? Que berço? Em plena caatinga um berço para criança? 

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1698795913777201&set=gm.1606356416331179&type=3&theater

Pedro Ralph Silva Melo (Administrador)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIROS

Material do acervo do pesquisador Pedro R. Silva Melo
O ex cangaceiro Antonio dos Santos (Foto) vulgo "Volta Seca" falou a revista O CRUZEIRO, 19 de Outubro de 1968.

Relatos do Cangaço

— O bando era grande, e Lampião dividia em três grupos. Retaguarda, vanguarda e meio. Corisco e Labareda eram os subchefes. Lampião ia sempre na frente. Ele não tinha confiança de mandar ninguém pra frente. Labareda no meio e Corisco atrás. Quando encontrava os macacos, o tiroteio começava e eles pensavam que só era aquele grupo.

Os outros dois cercavam pela retaguarda e acabava com eles. Quando fazia preso, Lampião perguntava pra eles se estavam com fome e com sede. Eles diziam que sim, e Lampião dizia: "—Vai comer, vai beber e depois morrer—"

Pedro Ralph Silva Melo (Administrador)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FOTO RARA DA EX-CANGACEIRA DADÁ ESPOSA DO EX-CANGACEIRO CORISCO


Indaiá, bom dia querida.

Segue uma foto de dona Dadá em 1990, quando foi homenageada pelo Olodum. É uma foto rara, você a tem?


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1178735195498015&set=p.1178735195498015&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VOCÊS ACREDITAM NA EXISTÊNCIA DE BOTIJAS? NÃO? LEIAM O ARTIGO A SEGUIR E CONHEÇAM UM ENTRE OS INÚMEROS CASOS DE LOCALIZAÇÕES DE BOTIJAS. CONFIRAM A HISTÓRIA.

Por Geraldo Júnior

Homem revela que encontrou alma três vezes, arrancou botija e ajudou espírito a sair do purgatório.

O agricultor Osvaldo Brasiliano, natural da cidade de Cajazeiras revelou nesta sexta-feira (22), que há uns seis anos atrás viu uma ‘alma’ por três vezes. De acordo com o idoso, a visita foi para lhe dar uma botija (tesouro enterrado), que estava enterrada no sítio Serrote Branco dos Cartaxos
Segundo o agricultor a alma pediu que ele arrancasse a botija, pois estava sofrendo muito. Osvaldo contou que resistiu por duas vezes, mas na terceira resolveu criar coragem e ir em busca do ‘prêmio’ do além.

Ele revelou que num dia de sexta-feira, após às 06:00 horas da noite se preparou e foi ao local indicado.

“Quase não arranco por que apareceu marmota de todo jeito, urubu, cachorro, gente atirando pedra. Foi difícil”.

Osvaldo Brasiliano informou que a botija, que estava dentro de um pote era dinheiro, mas as cédulas já estavam estragadas. “Tinha umas pratas, mas não era de ouro”.

De acordo com o agricultor, a alma já havia lhe avisado que não tinha dinheiro, mas precisava que alguém arrancasse o pote para que ela se salvasse. “Ela disse: ‘Jesus me deu permissão para você me ajudar’”.

O cajazeirense informou que levou duas velas bentas, fez um sinal da cruz e retirou o pote do local, e somente depois as coisas se acalmaram. 
“A alma também estava lá, mas depois sumiu”.

De acordo com o sertanejo, a mesma alma lhe disse que havia outra botija no local, onde estava cheia de ouro, mas não retornou para autorizá-lo a arrancar.

“Ela vem aí corre uma frieza na gente porque temos muito medo de alma. Quem ver uma alma de noite tem medo”. Disse Osvaldo.

O agricultor contou também, que a alma estava no purgatório e a botija enterrada lhe impedia de evoluir. “Quem enterra dinheiro fica penando. 

Procurei um padre e ele que me ensinou a levar as velas bentas”.

Fonte: Diário do Sertão.
Obs: A fotografia é meramente ilustrativa.
Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=636712033159363&set=gm.1311454312201017&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogdpot.com