Seguidores

domingo, 22 de abril de 2018

MAIS UM ACHADO!



Faca jardineira feita por José Pereira, um dos ferreiros conhecidos de Lampião. 40 cm.




https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A NOVA ESTRADA DE CURRALINHO (ESTRADA HISTÓRICA ANTÔNIO CONSELHEIRO)

*Rangel Alves da Costa

A chegada do Cariri Cangaço a Poço Redondo, bem como a disposição da Prefeitura Municipal, através do prefeito Júnior Chagas, em construir as estruturas essenciais e realizar as obras necessárias conforme as exigências da grandiosidade do evento, certamente que permitirão uma verdadeira transformação na realidade local, principalmente nos seus aspectos históricos, turísticos e culturais.
A partir do mês de junho Poço Redondo será outro, muito diferente, mais bonito, mais renovado, com alegria, esperança e florescimento da autoestima em sua população. Nos dias do evento então (14 a 17, de quinta à noite a domingo pela manhã) o povo sertanejo e os visitantes terão diante de si tudo aquilo (ou quase tudo, pois será um trabalho de continuidade) que a municipalidade merece na preservação de suas riquezas históricas e culturais, acentuando ainda mais a importância e a valorização deste chão tão sagrado de Alcino.
A celebração do chão sagrado de Alcino permitirá que o sertanejo, bem como os visitantes, sinta que Poço Redondo, enfim, abre os seus braços e o coração para mostrar toda a sua beleza. O que se mantinha escondido já não estará mais, o que se conhecia apenas por ouvir dizer já terá se tornado revelação. Quantos de Poço Redondo conhecem sua história, sua cultura, suas potencialidades? Quantos visitantes sabem que Poço Redondo possui dentro de si um patrimônio tão grandioso? Todos conhecerão.
Todos conhecerão e a partir de junho, com a realização do Cariri Cangaço, o município se tornará um destino turístico dos mais convidativos, gerando emprego e renda para a população. E mais: as obras realizadas pela administração municipal na cidade, arredores e povoações, permanecerão como acervo de toda a população. Significa dizer que as obras realizadas para o evento se tornarão patrimônio da municipalidade.
Dentre tais obras, assume primordial importância as intervenções que serão feitas ao longo de toda a Estrada de Curralinho e mesmo na povoação ribeirinha. Já não será apenas Estrada de Curralinho, e sim Estrada Histórica Antônio Conselheiro. Já não será um caminho nu e que apenas leva de um canto a outro. Nos catorze quilômetros que separam a cidade da beira do rio, toda a história ali presente passará a ser mostrada à população local e visitantes como um belo e convidativo cartão postal.


A mudança no nome será mais que justa. Foi o missionário Antônio Conselheiro, junto com seus seguidores, que por volta de 1874 abriu aquela primeira vereda em direção às margens do Velho Chico. E chegando ao alto da nascente povoação, logo cuidou de restaurar uma pequena capelinha existente, dando o nome de Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Então, o velho e profético missionário merece ser agora reconhecido pelos seus passos sertanejos de outrora, abrindo na mata o mesmo percurso até hoje utilizado.
Mas a estrada é histórica não apenas pela caminhada de Antônio Conselheiro. No seu percurso de catorze quilômetros, tudo – e absolutamente tudo – é história. E para mostrar apenas alguns aspectos desta riqueza, ao longo da estrada serão construídos nada menos que seis marcos, com bases e placas. A demarcação já foi feita, todas as providências já foram tomadas, e na próxima semana as obras já serão iniciadas.
Além do marco inaugural no início da estrada, bases e placas serão colocadas no Cururipe (local da morte do cangaceiro Canário), na Cruz dos Soldados (local da emboscada e morte dos soldados Tonho Vicente e Sisi pelos cangaceiros comandados por Corisco), nas Pedras da Bastiana (local onde, em 1961, o corpo sem vida de Zé de Julião foi encontrado), nos arredores da Fazenda Camarões (local onde o vaqueiro Antônio Canela foi morto pelo subgrupo do cangaceiro Mané Moreno), e no alto da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como Igreja de Antônio Conselheiro.
Além de tais construções, toda a estrada será devidamente sinalizada, com informações do percurso, dados históricos e outros elementos para a compreensão do contexto local. João de Virgílio, o famoso ribeirinho que todos os dias fazia, por duas vezes, a pé e descalço, o percurso entre a beira do rio e a cidade, carregando até sacos nas costas, e que faleceu fazendo a sua viagem de todo dia, também será recordado.
Como dito, tais obras não serão apenas para o evento Cariri Cangaço. Servirão, sim, para engradecer o evento e mostrar as potencialidades históricas de Poço Redondo, mas permanecerão como fundamental acervo de toda a municipalidade. E todas estas obras estão sendo realizadas pela administração municipal a partir do planejamento elaborado pela Comissão Organizadora, objetivando, pois, o despertar desse novo tempo da história local.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DISCURSO DO PROFESSOR BENEDITO VASCONCELOS MENDES, PROFERIDO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, EM NATAL, QUANDO RECEBEU O TÍTULO DE CIDADÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ( 19 de abril de 2018 )


Benedito Vasconcelos Mendes

Hoje estou tendo a felicidade de receber o mais precioso galardão que uma pessoa pode almejar, o título de Cidadão do Estado do Rio Grande do Norte, que me dará o direito de ser considerado filho legal desta terra.

                                           
Como brasileiro, sou natural da minha Sobral, onde nasci; Cidadão de Mossoró, cidade que escolhi para trabalhar; Cidadão do Estado do Piauí, onde morei e agora Cidadão Norte-rio-grandense, o mais esperado e desejado prêmio, que, para fazer jus, esperei durante 48 anos, participando ativamente da vida social e cultural deste Estado.                                                             
Neste momento sublime para mim, estou tomado por indescritível alegria, semelhante aquela experimentada por um filho adulto ao tomar conhecimento de sua maternidade. Estou sentindo a fantástica sensação de aceitação, a benfazeja emoção da legitimidade, a agradável recompensa do reconhecimento. Estou recebendo a certidão de maternidade, embora eu nunca tenha me sentindo órfão do Rio Grande do Norte, que sempre foi minha terra do coração, cujos feitos de seus filhos me envaidecem... terra que eu quero bem. É prazeroso e emocionante o recebimento do atestado de legitimidade, pois de hoje em diante posso dizer, com orgulho de filho, eu sou potiguar! 

A quem devo tamanha honraria? Primeiro, ao destino traçado por Deus, que me fez vir morar na terra dos mártires, na terra dos heróis, na terra dos pioneiros. Que me fez vir para o solo sagrado das letras e da cultura. Vim do Ceará para o chão Potiguar, berço dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, que foram torturados e mortos a mando dos calvinistas holandeses em 1645, quando várias dezenas de católicos foram perversamente assassinados, dentre eles os Presbíteros André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro e o camponês Mateus Moreira, que foram canonizados pelo Papa Francisco, no dia 15 de outubro de 2017. Os Protomártires brasileiros perderam suas vidas, mas não negaram sua fé na Igreja Católica, como admiravelmente demonstrou o Santo Camponês Mateus Moreira, que, antes de ter seu coração arrancado pelas costas, exclamou “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”, demonstrando sua fé inabalável na doutrina de sua Igreja.                                               
Vim para a terra dos heróis, onde nasceram Filipi Camarão, Clara Camarão e os Heróis da Resistência de Mossoró, liderados pelo destemido Prefeito Rodolfo Fernandes, que, valentemente, defenderam de armas em punho e de cabeça erguida, arriscando a própria vida, a cidade de Mossoró da sanha sangrenta de Lampião e de seu perigoso bando de cangaceiros.

Vim para o berço dos pioneiros, que libertaram os escravos cinco anos antes da assinatura da Lei Áurea. Vim para o chão sagrado de Celina Guimarães, a primeira mulher a conquistar o direito de votar em toda a América Latina. Vim para o torrão natal de Nísia Floresta, a precursora do feminismo no Brasil e na América Latina. 

Vim para o solo iluminado das letras e da cultura, para a pátria de Câmara Cascudo, folclorista orgulho da humanidade. Letras e cultura potiguares tão bem cuidadas pela nossa famosa e querida Academia Norte-rio-grandense de Letras, dirigida há 34 anos com muita dedicação pelo destacado escritor, poeta e líder cultural Diógenes da Cunha Lima.                                                           
Vim para o País de Mossoró, o País de Vingt-Un Rosado, onde ele criou universidades, museus, bibliotecas e escreveu livros... muitos livros. Aprendi com ele a gostar das letras, da ciência e da cultura. Foi meu maior amigo e meu exemplo de vida.                                                           
O dedo de Deus me direcionou para o lugar onde nasceu e viveu o Padre João Maria, o santo do povo potiguar, para que eu pudesse receber de pertinho sua proteção, no próprio solo que ele pisou e fez morada.                                   
Cheguei no território Potiguar no dia 14 de janeiro de 1970, com apenas 24 anos de idade. Hoje, após 48 anos residindo nesta terra, constato que passei muito mais tempo morando no Rio Grande do Norte do que no Ceará de onde vim.

Minhas senhoras e meus senhores, por dever de justiça, desejo agradecer ao dinâmico e vitorioso Deputado Getúlio Rêgo, por ter me indicado aos demais deputados  desta colenda Assembleia Legislativa para receber este honroso e nobre título de Cidadão do Estado do Rio Grande do Norte. Desejo externar, também, minha gratidão a cada deputado em particular, que depois de analisar meu passado, meus méritos morais, éticos e culturais, decidiu dar seu voto, depositando, assim, sua confiança de que irei sempre honrar esta cidadania e continuar trabalhando em prol do desenvolvimento deste Estado.                                   
Deputado Getúlio Rêgo, Vossa Excelência, que ao longo de nove mandatos de Deputado Estadual, com 36 anos de ininterrupta e dedicada vida parlamentar, indicou apenas cinco nomes para receber a cidadania potiguar, demonstrando, assim, ser muito criterioso em suas escolhas, receba os meus efusivos agradecimentos e a minha elevada honra de ter sido indicado por Vossa Excelência. Quero aqui também fazer um agradecimento especial ao estimado e distinto confrade Diógenes da Cunha Lima, orgulho das letras e da cultura potiguares, que forneceu meu currículo e outros dados sobre minha pessoa ao digníssimo Deputado Getúlio Rêgo.                                                               
Nesta data tão relevante para mim, quero agradecer a Deus por esta dádiva com a qual Ele hoje me presenteia, fazendo-me filho legal do meu querido Rio Grande do Norte. Agradeço à presença do meu maior patrimônio, que são meus familiares e amigos. O meu muito obrigado aos confrades da Academia Norte-rio-grandense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, aos confrades das Academias de Letras e de outras instituições culturais de Mossoró e região, que vieram abrilhantar esta solenidade. Meus sinceros agradecimentos aos amigos e familiares de Natal e de outras cidades, que estão aqui para prestigiar esta homenagem. Muito obrigado aos conterrâneos de Mossoró, que deixaram seus afazeres e vieram à Natal me aplaudir.

Muito obrigado a todos!

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O PARAMÉDICO MILTON SILVEIRA

Por José Mendes Pereira 
Milton Silveira - Fonte: www.azougue.org

O paramédico Milton Silveira desde muito jovem que era considerado o médico dos pobres, e eu me lembro quando ainda era menino, lá na minha casa, no Sítio São Francisco (Barrinha), o meu pai Pedro Nél Pereira que sempre teve muito respeito e admiração pela sua pessoa, e quando um dos seus filhos adoecia, a diligência era vir até Mossoró, a pé, de carroça, a cavalo, ou de bicicleta, para que o filho consultasse o paramédico. 

Pedro Nél e Antonia Mendes 7 anos de saudades

"-Eu vou à Mossoró, dona Toinha (era assim que o meu pai chamava a minha mãe, sua esposa), vou até ao consultório do compadre Milton Silveira, procurar recursos em prol da saúde da minha criança".

E todas as consultas feitas e medicamentos indicados por ele a um de nós, nunca deram errados, sempre o final era trazendo de volta a saúde de quem estava doente. 

Da esquerda para direita - Alcides Belo, Josafá Inácio, Jomar Rego e Milton Silveira – 1973 - fonte: www.azougue.org

Mas o Milton Silveira não só era paramédico dos filhos de Pedro Nél,  e sim, de todos que residiam naquelas comunidades, como: Sítio São Francisco, Curral de Bairro, Angicos, Sítio Mururé, Tabuleiro Grande, Melancias..., não procuravam médicos, a fé do combate à doença de um filho, esposa, parente e aderente, o primeiro a ser consultado era o Milton Silveira, que a partir dali, não seria necessário procurar mais nenhum esculápio.
  
Milton Silveira, Alcimar Torquato e Manoel Mário - www.azougue.org

Lembro-me que o meu filho mais velho José Mendes Pereira Filho quando estava com 2 anos de idade, e em um passeio que fizemos ao sítio São Francisco do meu pai, devido o calor forte no campo, ele teve uma pneumonia que quase despediu-se do mundo, deixando-o sem andar, e meu pai com a fé que tinha no paramédico Milton Silveira (digo tinha, porque o meu pai já faleceu), levou-o ao seu consultório, e meses depois, ele estava totalmente curado e voltou a andar.

Da esquerda para direita: Milton Silveira, Silvio Mendes, Silveira Neto, Edmilson Lucena, Dix-Huit Rosado, Regi Campelo – 1986 – www.azougue.org

Todos aqueles pais de famílias que um dia levaram seus filhos ao consultório do paramédico Milton Silveira, ou até mesmo esposa..., viram o bom resultado e o cuidado que ele tinha pelos que necessitavam de saúde.

Milton Silveira foi sinônimo de saúde, era educadíssimo e prestativo aos que lhe procuram em busca de soluções de vida. Não era necessário chegar em seu consultório na dúvida que não seria bem recebido, porque o seu Milton recebia as pessoas como se fossem uma parte da sua família. Vai com Deus, Milton Silveira!


http://blogcarlossantos.com.br/morre-em-natal-o-ex-vereador-milton-silveira/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOTA DE PESAR!


Por Lindomarcos Faustino

Recebo com muita tristeza a notícia da partida do querido amigo Milton Silveira. Homem íntegro que muito ajudou a cidade de Mossoró assim como a muitos Mossoroenses, grande enfermeiro e que deu à Mossoró o privilegio de tê-lo como Vereador por 5 mandatos!! Agora fica para todos nós seu exemplo de grande servidor e seus ensinamentos.

AOS FAMILIARES NOSSA SOLIDARIEDADE DO RELEMBRANDO MOSSORÓ.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1524750314317435&set=gm.1604470576303033&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOSUÉ DE CASTRO.

Por Medeiros Braga

JOSUÉ DE CASTRO - Eu tinha uma conta a acertar com o médico e sociólogo Josué de Castro e o fiz. A minha moeda em paga seria em versos de cordel. Esta se achava bem valorizada, vez que o grande mestre encontrava-se esquecido e os seus feitos mais ainda. Eis, portanto a minha quitação.

Vou falar de um brasileiro
Da maior dignidade,
Que as causas conhecendo
Da voraz mortalidade
Ante a fome insana, bruta,
Externou por toda luta
Sua sensibilidade.

Navegar irei sem remos
Por esse mar turbulento,
Trazer Josué de Castro,
Mostrar com todo provento
Ao povão desinformado
Esse tesouro deixado
Em profundo esquecimento.

Seu pai veio da Paraíba
 De Cabaceiras, pivete,
Fugindo assim da maldosa
Seca de setenta e sete,
Para escapar do seu mal
Procurou o litoral
Que de chuva se derrete.

De Manoel e de Josefa
Apolônio, era ele filho,
Nasceu em mil, novecentos
E oito, seguindo um trilho,
Em um cinco de setembro
A família mais um membro
Ganharia pra seu brilho.

Dona Josefa que era
Por profissão professora
Deixou nas primeiras letras
Sua mente promissora,
Teve assim, saber fecundo
Para entender esse mundo
De prática destruidora.

Josué continuou
A sua grande lição
No Ginásio Pernambucano
E no Carneiro Leão
Por esse tempo, em essência,
Era uma referência
Que havia na educação.

Daí ingressou em cursos
De estudo superior,
Colou grau em medicina,
Teve láureas de doutor,
Muita coisa foi na vida
Mas sua luta aguerrida
Foi como pesquisador.

Ele as causas conhecendo
Da família que emigrou
Começou a estudar
E tão bem interpretou
A seca, a fome, a miséria
Que eram pura pilhéria
Pra quem sempre dominou.

Josué de Castro esteve
Sempre com os retirantes,
Conheceu mangues, mocambos,
Suas mazelas reinantes,
Pôde entender, evidente,
Da paga insuficiente,
 As causas determinantes.

Descobriu que a fome era
Uma catástrofe social,
Que não era consequência
De ocorrência natural:
Étnica, física, climática,
Mas, uma herança, na prática
Do sistema colonial.

Todo ser que é humano
Também é um lutador,
Seus ideais humanistas
Têm viés transformador...
Solidário em sua meta
Ele foi como o poeta
Que do povo sente a dor.

Preocupado com o
Bem-estar da humanidade,
Sempre estava a estudar
A fome, a desigualdade,
As doenças cruciantes
E os índices alarmantes
Que há da mortalidade.

Recife à época com seus
Duzentos mil habitantes
Tinha uma burguesia
Das ideias imigrantes
De insensatez e torpeza
Da “belle époque” francesa
Já com muitos imitantes.

Assim, tinha a burguesia
Outra preocupação,
Esnobar sua luxúria,
Sustentar a tradição,
Para isso se teria
Que manter no dia a dia
O sistema de extorsão.

Mesmo com suas pesquisas
De campo sempre reais
Não fugia das questões
Sociais e culturais,
Buscava bem mais saber
Pra poder fortalecer
Os seus próprios ideais.

Da classe trabalhadora
Descobriu que a maioria
Vivia sempre com fome,
Com fome sempre morria,
Porque ele em seu tormento
Não consome o alimento
Necessário em caloria.

Não consome os alimentos
Para a recomposição
Das perdas das energias
Que se vão na produção;
Se ele menos consome
Vai encontrar pela fome
A mortal desnutrição.

Todo operário precisa
Consumir, diariamente,
Proteína, vitamina,
E caloria, evidente,
Se não come na medida
Todo dia, perde a vida
Por fome, seguidamente.

Vitamina e proteína
São sessenta e cinco gramas,
E mais três mil e quinhentas
Calorias, que são chamas;
Pra se ter vida saudável
Esta trinca admirável
Está em todos programas.

Estão esses elementos
Na carne e nos vegetais,
Nas verduras, frutas, massas,
Que são sempre naturais,
A quantidade a rigor
Vai depender do teor
De cada um dos florais.

Antes de mostrar a fome
Que há pelo mundo inteiro
Expôs ele a que havia
Com o povo brasileiro,
E do ponto da ciência
Descreveu com sapiência
O seu mapa verdadeiro.

Tendo por base a análise
Do sistema alimentar
Expôs no MAPA DA FOME
As regiões a contar:
Amazônia, Centro-Oeste,
O Sul e mais o Nordeste,
Duas partes a se dar.

O Nordeste Açucareiro
E o Sertão Nordestino,
Cinco regiões da fome
Para estudo com bom tino,
Cada qual de Sul a Norte
Com sua causa de morte,
Com seu funesto destino.

********************
 ********************
Escreveu diversas obras
 Sem do tema desviar,
 A Geografia da Fome
Posta em primeiro lugar,
Também, vital, de renome,
A Geopolítica da Fome
 Com questão a elucidar.

A Geopolítica da Fome
Foi seu livro condoreiro,
Mostrava com tal ciência
A fome lá no estrangeiro.
 Com o livro feito um astrGrassou Josué de Castro
 Prestigio no mundo inteiro.

Josué de Castro ainda,
Das obras de importância,
Escreveu a instigante
 Geografia da Abundância,
Qual declaração de guerra
 Fez “Sete Palmos de Terra
 E um Caixão” de sustância.

Eram os canavieiros
Mortos, em redes levados,
E em valas coletivas
Eram vestidos jogados,
Mas com luta, por pressão,
Uma cova e um caixão
Afinal, são conquistados.

Dizia Josué de Castro
Do seu vasto refletir:
Dois terços eis sem comer
Podem até se insurgir,
Feito rival nesse enredo
O outro terço com medo
Já não consegue dormir.

Vivendo ali em Recife
 E lembrando dos lampejos
 Escreveu com sentimento
 O “Homens e Caranguejos”,
 E levou sem um engano
 Ao leitor americano
 Pra conhecer seus ensejos.

Alertou para a existência
 Da fome oculta aclamada,
 De uma gente tão pobre
 Viver subalimentada,
Proteína, vitamina,
Sais minerais, pra chacina
 No tempo ser confirmada.

Mas, sempre a mostrar os tipos
 E as causas da fome, enfim,
As perdas das energias,
A reposição ruim.
 Isso no cotidiano,
 No trabalho, o ser humano
 Vai se consumindo, assim.

Essas são algumas das 80 estrofes sobre o grande Josué de Castro. Há muitas informações científicas e políticas pela frente.
O seu comentário sobre Josué de Castro e\ou o cordel é muito importante.
Medeiros Braga


EIS MEU ÚLTIMO TRABALHO NESTA TARDE PESSOENSE DE 21 DE ABRIL DE 2018


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguaino José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CASARÃO LINDO E BEM PRESERVADO!


Segundo Rivanildo Alexandrino este casarão é na cidade de Umarizal, e 
por aqui já passou mais de 150 anos de história... "Ela foi visitada" em 1927 pelo bando de Virgolino Ferreira da Silva o rei Lampião.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1688186747929942&set=a.642023152546312.1073741832.100002158993561&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CINE TEATRO SÃO LUIZ ABRE AS PORTAS PARA O CARIRI CANGAÇO



O majestoso Cine Teatro São Luiz, abre suas portas para o Cariri Cangaço Fortaleza e para "Onde Nascem os Bravos" um filme de Daniell Abrew, com Camilo Vidal, Aldanísio Paiva e grande elenco... Imperdível !!! Bate papo com o Diretor e ainda Jonasluis de Icapui, Regis Frota e Aderbal Nogueira

Dia 28 de abril - Sábado.
PONTUALMENTE ÀS 19h30min ENTRADA FRANCA


https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROGRAMAÇÃO FORTALEZA 2018


PROGRAMAÇÃO CARIRI CANGAÇO FORTALEZA 2018

QUINTA-FEIRA 
Dia 26 de Abril de 2018 

19h – Noite Solene de Abertura 
Assembléia Legislativa do Estado do Ceará
Av. Desembargador Moreira 2807, Dionísio Torres
Auditório Murilo Aguiar

Exposição O Cangaço em Papel Mache
ARCHIMEDES MARQUES
Aracaju-SE

Feira de Cordéis, Xilogravuras e Literatura do Cangaço

19h20min – Formação da Mesa de Autoridades
19h30min – Hino Nacional

19h30min – Apresentação do Cariri Cangaço
Por Conselheiro
IVANILDO SILVEIRA 
Natal-RN

19h45min - Fala das Autoridades

20h20min - Entrega de Comendas
MINISTRO UBIRATAN DINIZ AGUIAR
REITOR ROBERTO CLÁUDIO FROTA BEZERRA
FRANCISCO REGIS FROTA ARAUJO
VALDETÁRIO ANDRADE MONTEIRO
PAULO QUEZADO

Por Conselheiros 
JULIANA PEREIRA E ÂNGELO OSMIRO

20h50min - Cariri Cangaço, 
Onde a Verdadeira Alma Nordestina se Encontra 
MANOEL SEVERO BARBOSA

21h15min - As Crianças de Alma Nordestina e o 
Futuro da Cultura do Brasil de Raiz 
CECÍLIA DO ACORDEON
PEDRO MOTA POPOFF
DEISIELLY DO ACORDEON
PEDRO LUCAS FEITOSA
ERICA DO ACORDEON
FRANCINE MARIA


SEXTA-FEIRA
Dia 27 de Abril de 2018

8h30min - Casa José de Alencar
Av. Washington Soares, 6055
Universidade Federal do Ceará
9h - "O Menino do Cordel e do Baião"
PEDRO MOTA POPOFF
Bauru-SP

9h10min - Comenda Alcino Alves Costa da SBEC
BENEDITO VASCONCELOS
Mossoró-RN
Homenageados
NELI CONCEIÇÃO
WESCLEY RODRIGUES
NARCISO DIAS

9h15min - Diploma de Amigo do Cariri Cangaço
FREDERICO PONTES
UFC-Casa José de Alencar
INGRID REBOUÇAS

9h20min - Lampião na Historiografia de Sergipe
Volume II
ARCHIMEDES MARQUES
Aracaju-SE

9h40min - O Coronelismo e sua Capilaridade Histórica 
FÁTIMA PINHO
Juazeiro do Norte-CE 

10h10min - Homenagem a Joaryvar Macedo
 "O Império do Bacamarte"
ROSALBA MACEDO
HELIO SANTOS
Fortaleza-CE

10h30min - Izaias Arruda x Paulinos: Novas informações 
sobre os desfechos das lutas
JOÃO TAVARES CALIXTO JUNIOR
Juazeiro do Norte-CE

11h10min - Fontes para a Historia do Ceará Colonial
PROFESSOR FRANCISCO PINHEIRO
Fortaleza-CE

ALMOÇO
Apresentação Cultural
QUIRINO SILVA E CÉLIA MARIA
João Pessoa-PB

14h15min - A Dura Vida no Sertão Brasileiro
RITA PINHEIRO, A Garimpeira da Cultura
Salvador-BA

14h30min - Lampião Decurião:Mito e Mistério
PAULO QUEZADO
Fortaleza-CE

15h10min - Apresentação do Aplicativo "Lampião-Herói ou Vilão"
RÚBIA LOSSIO
RENATA KALINA DE PAULO ALVES MACEDO
HÉRLON RIBEIRO PARENTE CORTEZ
Universidade Leão Sampaio - Juazeiro do Norte-CE

16h00min - Lançamento de "Documentos para a 
Historia de Missão Velha"
Os Coronéis das Terras dos Terésios
JOÃO BOSCO ANDRÉ
Missão Velha-CE

16h40min - Lançamento de "Pequenos Assombros"
BRUNO PAULINO
Quixeramobim-CE

COFFE BREAK COM APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA
POETA GERALDO AMÂNCIO
ALDANISIO PAIVA
MAESTRO RAFAEL BRITO
IAN FERMON DE MORAES QUEIROZ

NOITE LIVRE

SÁBADO
Dia 28 de Abril de 2018

MANHÃ LIVRE

14h15min – Academia Cearense de Letras
Palácio da Luz - Rua do Rosário, 01 Centro

14h30min - Academia Maria Ester de Leitura e Escrita
RECEPÇÃO e APRESENTAÇÃO

14h45min - Formação da Mesa 

14h50min - Entrega de Diploma a Personalidades
LUITGARDE OLIVEIRA CAVALCANTI BARROS
REGINA PAMPLONA FIÚZA
JONAS LUIS DA SILVA, DE ICAPUÍ
ANTONIO VICENTE ALENCAR
Por Conselheiros
JORGE REMÍGIO, ARQUIMEDES E ELANE MARQUES

15h00min - Entrega de Diplomas Honra ao Mérito
FÁTIMA LEMOS
RÔMULO ALEXANDRE
NENENZINHA MANGUEIRA
Por
PAULO VANDERLEI E NOADIA COSTA

15h10min - Entrega de Diplomas da Academia Lavrense de Letras
CRISTINA COUTO

15h20min - Conferência "Padre Cícero Romão Batista"
LUITGARDE OLIVEIRA CAVALCANTI BARROS
Rio de Janeiro-RJ
MESA
BARROS ALVES
Fortaleza-CE
URBANO SILVA
Caruaru-PE
DANIEL WALKER
Juazeiro do Norte-CE

16h20min - Lançamento de "A Raposa do Pajeú"
Capitão Simplício Pereira da Silva
HELVÉCIO NEVES FEITOSA
Fortaleza-CE
VENÍCIO FEITOSA NEVES
Parambu-CE

16h50min - O Império dos Rifles
BIBI SARAIVA
Exu-PE

17h20min - Lançamento do Livro
 "A Tragédia de Princesa:O caso Dr. Ildefonso Augusto de Lacerda Leite"
CRISTINA COUTO
Lavras da Mangabeira-CE

17h40min - Poesia e Lançamento e Entrega de Diploma
Fideralina - A Matriarca de Ferro
POETA GERALDO AMÂNCIO

18h00min - Café com Arte
A Poesia e a Música de Alma Nordestina
FRANCINE MARIA
Ibiapina-CE
CECILIA DO ACORDEON
Redenção-CE
DEISIELLY DO ACORDEON
Ocara-CE
ERICKA DO ACORDEON
Sousa-PB

19h00min – Cine Teatro São Luiz
Praça do Ferreira, Centro

19h30min -  Roda de Conversa com o Diretor
DANIELL ABREW
FRANCISCO REGIS FROTA ARAUJO
ADERBAL NOGUEIRA
JONAS LUIS DA SILVA, DE ICAPUÍ

20h00min - Exibição do Filme
"Onde Nascem os Bravos"
DANIELL ABREW
Fortaleza-CE

DOMINGO
Dia 29 de Abril de 2018

9h – Visita ao Memorial de Luiz Gonzaga
MARCELO LEAL
Fortaleza-CE

IMPORTANTE
Toda Programação totalmente grátis, inclusive a exibição no Cine São Luiz. Lembramos também que não é necessário inscrição prévia.





Cariri Cangaço Fortaleza 2018
Realização
INSTITUTO CARIRI DO BRASIL
Co-realização
ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS
ACADEMIA LAVRENSE DE LETRAS

Apoio
SBEC- SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DO CANGAÇO
GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DO CEARÁ
OAB - ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - CEARÁ
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ
CINE TEATRO SÃO LUIZ
CASA JOSÉ DE ALENCAR - UFC
ICC - INSTITUTO CULTURAL DO CARIRI
SOCIEDADE CEARENSE DE GEOGRAFIA E HISTORIA
GPEC-GRUPO PARAIBANO DE ESTUDOS DO CANGAÇO
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PAJEÚ
LASER VÍDEO

Patrocínio
COLÉGIO MARIA ESTER
COLÉGIO DOM QUINTINO
CÂMARA BRASIL-PORTUGAL
Mídia e Redes Sociais
GRUPO LAMPIÃO CANGAÇO E NORDESTE
GRUPO OFICIO DAS ESPINGARDAS
COMUNIDADE O CANGAÇO
GRUPO HISTORIOGRAFIA DO CANGAÇO
GRUPO DE ESTUDOS CANGACEIROS
O CANGAÇO NA LITERATURA
GRUPO SERTÃO NORDESTINO
PROGRAMA RAÍZES DO SERTÃO

https://cariricangaco.blogspot.com.br/2018/04/programacao-fortaleza-2018.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com