Seguidores

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

SERRA DAS PIAS

 Clerisvaldo B. Chagas, 25 de outubro de 2024

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.135



Estar aí estampada nos jornais o tombamento de uma carreta na serra das Pias, em Palmeira dos índios. E não é para meter medo em ninguém, mas subir, principalmente, descer a serra das Pias como passageiro pode ser um tormento de apreensão que tem fim apenas quando se vence o declive. Já tivemos muitos receios em nossas viagens de ônibus, rumo a Arco Verde, para encerrarmos os nossos estudos. Muitas vezes descemos a serra das Pias pelas madrugadas, com motoristas de ônibus da Empresa Jotude, pé em baixo, meu amigo. Como diz o sertanejo, “coração no pé da goela”, perante tamanha danação, imprudência e falta de tudo. Muitos inocentes viam dormindo, mas quem estava cordado... Só Deus sabe a apreensão.

A serra das Pias faz parte de uma cadeia de montanhas que formam os contrafortes do planalto da Borborema, particularmente do Planalto de Garanhuns.  Sua rodovia liga a cidade de Palmeira dos Índios, imediatamente a cidade de Bom Conselho. No geral, liga o Sul do Brasil ao Recife. Por ali transitam inúmeras cargas dos mais diferentes produtos em caminhões e carretas. Quando dentro do estado Arapiraca – Palmeira, os veículos ganham tempo transitando via Igaci e que agora será duplicada. Portanto, a serra das Pias é importantíssima via de integração nacional, não se nega, porém, precisa muito de modernização que ofereça muito mais segurança para os usuários comuns e para os imprudentes. Interessante é o sopé da serra no entroncamento de Palmeira. Forma-se um aglomerado de postos de gasolina, churrascarias e lanchonetes que em dados momentos é tanto veículo que até parece uma festa.

Que pena, uma das mais perigosas serras do Brasil, ainda continuar praticamente como foi construída. Nada de duplicação, nada de ponto de escape nas curvas assassinas e engordamento de estatística de acidentes como esse agora do tombamento de uma carreta e seu paradeiro nas águas de um açude, onde submergiu a cabina. Subir e desce a serra das Pias em carro grande é fazer brincadeira de roleta-russa. O cabra não se conforma com o aclive funério e acelera feito doido querendo ser o finado Ailton Sena.

Ali vivi meus sustos.

Não quero retornar.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OCEANOS

 Clerisvaldo B. Chagas, 24 de outubro de 2024

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.134


 

Vamos pular do Sertão para os oceanos, cabra véi, onde o vaqueiro troca os bois pelo navio. Podemos classificar o relevo dos oceanos da seguinte maneira:

Plataforma Continental, Talude Continental, Bacia ou Planície Abissal, Cordilheiras Oceânicas Ilhas Oceânicas e Fossas Oceânicas.

·       Plataforma Continental – Planície oceânica que vai do continente entre 70 a 1000 km mar adentro. Possui em torno de 200 metros de profundidade.

·       Talude Continental – Declividade após a Plataforma Continental que vai em torno de 3.000 a 5.000 metros de profundidade.

·       Planície ou bacia Abissal – bacia sedimentar com mais de 5.000 metros de profundidade e que vai até as encostas das Cordilheiras Oceânicas.

·       Cordilheiras Oceânicas ou Dorsais Oceânicas -  Elevações ao longo dos oceanos cujo comprimento total vai até 84.000 Km e uma largura com cerca de 1.000 Km.

·        Ilhas Oceânicas – que se formam no piso do oceano e terminam na superfície.

·       Fossas oceânicas – Depressões alongadas e estreitas com grandes inclinações a partir de áreas de placas tectônicas.

Essa classificação às vezes muda palavras ou frases, porém, a essência é esta.

E se por uma parte parece fantástico, por outro também assusta. Mas não era o que pensava o professor Silvio Bulhões, filho de Corisco e Dadá que já fora marinheiro. Queria após a vida, suas cinzas no mar. Admirava muito sua grandeza e queria juntar-se a ela.

As grandes riquezas minerais estão na Plataforma Continental, como o petróleo, por exemplo, lugar de grandes ambições mundiais pelo seu conteúdo.

Quem tiver seus navios que vá navegar.

Prefiro o cavalo furando nossas caatingas nordestinas.

 


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

𝑨𝑺 𝑺𝑼𝑹𝑷𝑬𝑹𝑻𝑰𝑪̧𝑶̃𝑬𝑺 𝑫𝑶 𝑪𝑨𝑵𝑮𝑨𝑪𝑬𝑰𝑹𝑶, 𝑬 𝑫𝑬 𝑳𝑨𝑴𝑷𝑬𝑨̃𝑶

Acervo do Jaozin Jaaozinn 

• Cangaceiro não comia tapioca;

• Não sentava numa pedra que serviu para amolar as facas;

• Só passam por baixo de uma árvore no seu lado direito;

• Não saltam por cima de muro;

• Não passam pelas barreiras de frente e sim de lado, levantando primeiro a perna direita;

• Os cangaceiros não trocam de roupa, evitam tomar banho. Corta-se as "orações fortes". Dizem que Virgolino foi pego por ter dormido em um leito seco de um riacho, e porque chovia;

• Não bebem água de bruços, nem na palma da mão. Quando faltava cabaça ou recipiente para beber água, é o chapéu que faz a vez do recipiente para beber água. Quando bebem, sempre jogam um pouco nas costas;

• Limpam cuidadosamente os anéis que roubam e depois assopram para atrair sorte e dinheiro;

• Quando são atacados de surpresa, cortam as cordas das redes que levam consigo ao fugir. Deixar uma suspensa é prenúncio de morte;

• Quando estão reunidos em uma casa, instalam suas redes de maneira que fiquem na mesma direção que as vigas;

• Não dormem com os pés voltados para uma igreja;

• Não utilizam objetos que tenham relação com o mar, nem os confeccionados com chifres de animais;

• Não se barbeiam na sexta-feira. A segunda-feira é consagrada às almas e terça-feira é fonte de perigo;

• Quando deixam o seu acampamento, os cangaceiros nunca se esquecem de depositar uma pequena quantidade de sal no solo, para evitar perseguições;

• As vésperas de uma mudança, evitam relações sexuais;

• Antes de se relacionar, retirava seus escapulários, patuás com orações costuradas por dentro e qualquer tipo de amuleto que protegem-no do mal, para que não abrisse o corpo durante o rito sexual;

• Depois de manter uma relação sexual, não deve viajar durante três dias.

De fato, é de se assustar, estranhar ou até achar interessante essas maneiras supersticiosas que muitos tinham. Nem todos seguiam esses ritos, é claro, da mesma forma que não podemos afirmar que nenhum realmente seguia, mas querendo ou não, existiam essas atitudes curiosas que boa parte deles tinham; tanto de se protegerem espiritualmente quanto de saberem se a polícia estava próxima ou não.

𝐹𝑂𝑁𝑇𝐸𝑆: 𝐿𝑎𝑚𝑝𝑖𝑎̃𝑜, 𝐶𝑎𝑛𝑔𝑎𝑐̧𝑜 𝑒 𝑁𝑜𝑟𝑑𝑒𝑠𝑡𝑒 - 𝐴𝑔𝑙𝑎𝑒 𝐿𝑖𝑚𝑎 𝑑𝑒 𝑂𝑙𝑖𝑣𝑒𝑖𝑟𝑎; 𝑂 𝐼𝑛𝑐𝑟𝑖́𝑣𝑒𝑙 𝑀𝑢𝑛𝑑𝑜 𝑑𝑜 𝐶𝑎𝑛𝑔𝑎𝑐̧𝑜 - 𝐴𝑛𝑡𝑜𝑛𝑖𝑜 𝑉𝑖𝑙𝑒𝑙𝑎 𝑑𝑒 𝑆𝑜𝑢𝑧𝑎.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FREI DAMIÃO NÃO ACEITAVA MÃOS DE FIÉIS SOBRE SUA CABEÇA.

  Por José Mendes Pereira

(Repostei para corrigir um erro meu. Não consegui abrir a página anterior para fazer a correção).

A foto pertence ao acervo do Raimundo Nunes

Durante a minha vida adulta, levei duas grandes porradas fortes, mas me orgulho, porque, todas as duas pessoas que me bateram verbalmente, são gentes grandes, gentes famosas, que cada uma delas, tem o seu lugar registrado na fama. 

Um deles, é o famoso escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima, reconhecido no Brasil inteiro pelos seus belos trabalhos sobre o cangaço, e que foi quem mais encontrou peças do xadrez cangaceiro, que sempre será visto agora, e no futuro (assim disse o cineastra Aderbal Nogueira), com os seus valiosos trabalhos sobre o cangaço. 

Cineasta Aderbal Nogueira

Mas o escritor João de Sousa Lima teve razão. Ele tinha o direito de cobrar o seu nome  no seu trabalho. Um equívoco meu, pois não o coloquei. Em nenhum momento fiquei chateado com a sua cobrança, cuja tinha direito de sobra de me cobrar.

João de Sousa Lima é autor de vários livros sobre o tema cangaço.

Escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima.

E o outro que foi e é considerado famoso e santo, é Frei Damião, pelo seu amado trabalho religioso, e um dos que, sem dúvida, permanece junto de Jesus. Todo Nordeste o tem como santo, muito embora ainda não foi canonizado, mas um dia será.

https://www.youtube.com/watch?v=CE1wBGm0T48&ab_channel=CANALDOBOC%C3%83O-JavierMalavasi
.
Lembro-me que na década de 70, em uma das suas missões em Mossoró, à noite, no lago da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no grande Alto da Conceição, a fila de fiéis era enorme, e quando chegou a minha vez de ser abençoado pelo frei Damião, coloquei a minha mão sobre a sua cabeça. De repente com a sua mão, frei Damião tirou a minha mão que estava sobre a sua cabeça, dizendo-me:

www.panormaio.com

 "-Não ponha a sua mão sobre a minha cabeça!". 

Eu estranhei aquela atitude do religioso, vez que ele era e é considerado um verdadeiro santo entre os homens do nordeste brasileiro e de outras regiões do chão do Brasil.

Mas, posteriormente, não sei se era verdade, falaram-me que ele tinha sido advertido por um médico que tratava da sua escoliose, que não deixasse ninguém colocar a mão sobre a sua cabeça, porque aumentava mais ainda o problema. 

De fato! Uma, duas mãos sobre um corpo, não afeta. Mas milhares de mãos, mesmo uma de cada vez, na sequência, tem que pesar, e isso faz com que prejudique mais ainda o corpo que tem escoliose. Também não levei a sério, vez que ele era o religioso mais famoso do nosso chão querido que é Brasil.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FAMÍLIA PEREIRA DA SILVA

 Por Paulo Dias Pereira

MARLY PEREIRA DE SÁ, MINHA PRIMA EM QUINTO GRAU.

FILHA DE POMPÍLIO PEREIRA DE SÁ, PRIMO EM QUARTO GRAU DE MINHA MÃE MARIA LUIZA PEREIRA DIAS.

NETA DE CÍCERO PEREIRA MARANHÃO (CÍCERO LERO) PRIMO EM TERCEIRO GRAU DO MEU AVÔ MANOEL ANTONIO PEREIRA DA SILVA.

BISNETA DE AURELIANO DE SÁ MARANHÃO, PRIMO EM SEGUNDO GRAU DO MEU BISAVÔ ANTONIO PEREIRA DA SILVA.


TRINETA DE MANOELA MARIA DAS VIRGENS, PRIMA LEGÍTIMA DO MEU TRISAVÔ VALDEVINO PEREIRA DA SILVA.

TETRANETA DE FRANCISCO PEREIRA DA SILVA, IRMÃO DO MEU TETRAVÔ ANTONIO PEREIRA DA SILVA.

PENTANETA DO CASAL TRONCO DE TODA FAMÍLIA PEREIRA DO PAJEÚ JOSÉ PEREIRA DA SILVA (CAPITÃO ZEZINHO) E JACINTHA OSSÉRIA DE SANTO ANTONIO, DA FAZENDA CARNAÚBA, MUNICIPIO DE SÃO JOSÉ DE BELMONTE-PE, MEUS PENTA VÓS:
MARLY PEREIRA, TAMBÉM MINHA PRIMA EM QUINTO GRAU POR PARTE DE SUA BISAVÓ PATERNA, JANUÁRIA PEREIRA DA SILVA, ESTA SENDO PRIMA EM SEGUNDO GRAU DO MEU BISAVÔ ANTONIO PEREIRA DA SILVA.

NESSA LINHAGEM, SEU TRISAVÔ ANDRELINO PEREIRA DA SILVA (O BARÃO DO PAJEÚ) PRIMO LEGÍTIMO DO MEU TRISVAVÔ ANTONIO PEREIRA DA SILVA, E PRIMO LEGÍTIMO DE MANOEL AMARIA DAS VIRGENS, TRISAVÓ DE MARLY. OS PAIS SÃO IRMÃOS, FRANCISCO PEREIRA DA SILVA, MANOEL PEREIRA DA SILVA E ANTONIO PEREIRA DA SILVA, MEU TETRAVÔ. FILHOS DE JOSÉ PEREIRA DA SILVA (CAPITÃO ZEZINHO) E JACINTHA OSSÉRIA DE SANTO ANTONIO:

AINDA MINHA PRIMA EM QUINTO GRAU, ATRAVÉS DE SUA OUTRA TRISAVÓ PATERNA, POR NOME DE MARIA OSSÉRIA DE SANTO ANTONIO, ESTA IRMÃ DE SUA OUTRA TRISAVÓ MARIA MANOELA DAS VIRGENS:

(OBS: SEU TRISAVÔ ANDRELINO PEREIRA DA SILVA, CASOU-SE COM DUAS IRMÃS, PRIMAS LEGÍTIMAS E PRIMAS DELE. MARIA MANOELA DAS VIRGENS E MARIA OSSÉRIA DE SANTO ANTONIO).

MARLY PEREIRA DE SÁ, TAMBÉM MINHA PRIMA EM QUINTO GRAU, ATRAVÉS DE SUA MÃE INEZ PEREIRA DA SILVA E SÁ (PRIMA TERCEIRA DO ESPOSO POMPÍLIO PEREIRA DE SÁ, OS BISAVÔS ERAM IRMÃOS, JOAQUIM PEREIRA DA SILVA TINTÃO E ANDRELINO PEREIRA DA SILVA (BARÃO DO PAJEÚ).

SEU AVÔ CÍCERO PEREIRA DA SILVA (CÍCERO BARRACA) PRIMO EM TERCEIRO GRAU DO MEU AVÔ MANOEL ANTONIO PEREIRA DA SILVA.

BISNETA DE ANTONIO ALEXANDRE PEREIRA DA SILVA (TONHO BARRACA), PRIMO EM SEGUNDO GRAU DO MEU BISAVÔ ANTONIO PEREIRA DA SILVA.

TRINETA DE MANOEL PEREIRA DE SÁ, PRIMO LEGÍTIMO DO MEU TRISAVÔ VALDEVINO PEREIRA DA SILVA.

NESTA LINHAGEM, SEU TETRAVÔ JOÃO PEREIRA DA SILVA (PAI DE , MANOEL PEREIRA DE SÁ) É OUTRO IRMÃO DO MEU TETRAVÔ ANTONIO PEREIRA DA SILVA.

JOÃO PEREIRA DA SILVA, OUTRO FILHO DO CASAL JOSÉ PEREIRA DA SILVA (CAPITÃO ZEZINHO) E JACINTHA OSSÉRIA DE SANTO ANTONIO, PENTAVÓS DE MARLY E MEUS PENTAVÓS:

MARLY TAMBÉM MINHA PRIMA EM QUINTO GRAU POR PARTE DE SUA OUTRA TRISAVÔ MATERNA, CONSTÂNCIA PEREIRA, ESTA FILHA DE ALEXANDRE PEREIRA DA SILVA, OUTRO IRMÃO DO MEU TETRAVÔ ANTONIO PEREIRA DA SILVA:

A BISAVÓ MATERNA DE MARLY PEREIRA, POR NOME DE ISABEL PEREIRA DA SILVA (BELA) SENDO PRIMA EM SEGUNDO GRAU DO MEU BISAVÔ ANTONIO PEREIRA DA SILVA. ISABEL PEREIRA DA SILVA (BELA), FILHA DE JOAQUIM PEREIRA DA SILVA TINTÃO, TRISAVÔ DE MARLY E IRMÃO DO OUTRO TRISAVÔ, ANDRELINO PEREIRA (O BARÃO):

POMPÍLIO PEREIRA DE SÁ, PAI DE MARLY, SENDO MEU PRIMO EM QUINTO GRAU, POIS SUA MÃE .

FRANCISCA LINDA DE SÁ, PRIMA EM QUARTO GRAU DE MINHA MÃE MARIA LUIZA PEREIRA DIAS.

A AVÓ DE POMPÍLIO POR NOME DE MARIA LINDA DE BARROS, PRIMA PRIMA EM TERCEIRO GRAU DO MEU AVÔ MANOEL ANTONIO PEREIRA DA SILVA.

O BISAVÔ DE POMPÍLIO, MANOEL PEREIRA DE SÁ MARANHÃO, PRIMO EM SEGUNDO GRAU DO MEU BISAVÔ ANTONIO PEREIRA DA SILVA.

(OBS- MANOEL PEREIRA DE SÁ MARANHÃO, FILHO DE MARIA MANOELA DAS VIRGENS, TRISAVÓ DE MARLY PEREIRA, E NESSA LINHAGEM, SENDO TETRAVÓ DE MARLY PEREIRA).

INEZ PEREIRA DA SILVA E SÁ, MÃE DE MARLY, SENDO MINHA PRIMA EM QUINTO GRAU, POIS SEU PAI CÍCERO PEREIRA DA SILVA (CÍCERO BARRACA) PRIMO EM QUARTO GRAU DE MINHA MÃE MARIA LUIZA PEREIRA DIAS.

A AVÓ DE INEZ PEREIRA, POR NOME DE ISABEL PEREIRA DA SILVA (BELA), PRIMA EM TERCEIRO GRAU DO MEU AVÔ MANOEL ANTONIO PEREIRA DA SILVA.

A BISAVÓ DE INEZ PEREIRA, POR NOME DE MARIA JOSÉ PEREIRA DA SILVA, PRIMA EM SEGUNDO GRAU DO MEU BISAVÔ ANTONIO PEREIRA DA SILVA.

(OBS- MARIA JOSÉ PEREIRA DA SILVA, SENDO FILHA DE JOSEFA PEREIRA DA SILVA, TRISAVÓ DE MARLY PEREIRA, E NESSA LINHAGEM SENDO TETRAVÓ DE MARLY PEREIRA).

(ESSA RICA FONTE FOI COLHIDA NA GENEALOGIA DE PERNAMBUCO).

https://www.facebook.com/friends/suggestions/?profile_id=100005182261234

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BAR DOS DOIDOS

Por: José Mendes Pereira

Apenas como ilustração - https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/bar-desenho

Quando se fala no antigo "Bar dos Doidos" que funcionou em Mossoró e era localizado à Rua Coronel Gurgel com o cruzamento da Rua Felipe Camarão, muita gente pensa que lá só tinham doidos, malucos, mas na verdade não existiam pessoas doentes mentais, ao contrário, lá tinha gente da sociedade que eram os donos, dois irmãos, seu Ovídio e seu Nosim como eram chamados, e ambos, tios dos empresários Porcino Costa e do Anibal Fernandes Porto proprietário da Anibaltec, que funciona à Rua Lopes Trovão, centro; da Loja Balanças e Complementos, situada à Avenida Alberto Maranhão, sendo também proprietário de uma filial em Natal.

Este nome, isto é "Bar dos Doidos" surgiu porque os proprietários nunca colocaram portas, e como não fechavam nem para dormirem, os seus fregueses nomearam-no de "Bar dos Doidos".

Seu Nosim e seu Ovídio eu os conheci muito. Nesse tempo, na década de setenta, eu ainda morava na Instituição Casa de Menores Mário Negócio, na Almirante Barroso, no bairro Pereiros, e sempre, à noite, quando eu vinha do Ginásio Municipal de Mossoró, eu fazia uma paradinha para merendar.

Algumas pessoas não gostavam muito do seu Ovídio, porque alegavam que ele era um pouco ignorante, mas era gente fina, e que a sua ignorância era talvez, devido o stress, de passar noite sim, noite não acordado, já que o prédio não tinha nenhuma porta, e eles reversavam entre si; uma noite ficava seu Nosim responsável pelo funcionamento do bar, a noite seguinte seu Ovídio era quem ficava para acompanhar o bom funcionamento do bar.

Posteriormente, os irmãos estabeleceram o serviço de bar na Avenida Presidente Dutra, onde hoje funciona um posto de gasolina.

Minhas simples histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com