Seguidores

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

BAR DOS DOIDOS

Por: José Mendes Pereira

Apenas como ilustração - https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/bar-desenho

Quando se fala no antigo "Bar dos Doidos" que funcionou em Mossoró e era localizado à Rua Coronel Gurgel com o cruzamento da Rua Felipe Camarão, muita gente pensa que lá só tinham doidos, malucos, mas na verdade não existiam pessoas doentes mentais, ao contrário, lá tinha gente da sociedade que eram os donos, dois irmãos, seu Ovídio e seu Nosim como eram chamados, e ambos, tios dos empresários Porcino Costa e do Anibal Fernandes Porto proprietário da Anibaltec, que funciona à Rua Lopes Trovão, centro; da Loja Balanças e Complementos, situada à Avenida Alberto Maranhão, sendo também proprietário de uma filial em Natal.

Este nome, isto é "Bar dos Doidos" surgiu porque os proprietários nunca colocaram portas, e como não fechavam nem para dormirem, os seus fregueses nomearam-no de "Bar dos Doidos".

Seu Nosim e seu Ovídio eu os conheci muito. Nesse tempo, na década de setenta, eu ainda morava na Instituição Casa de Menores Mário Negócio, na Almirante Barroso, no bairro Pereiros, e sempre, à noite, quando eu vinha do Ginásio Municipal de Mossoró, eu fazia uma paradinha para merendar.

Algumas pessoas não gostavam muito do seu Ovídio, porque alegavam que ele era um pouco ignorante, mas era gente fina, e que a sua ignorância era talvez, devido o stress, de passar noite sim, noite não acordado, já que o prédio não tinha nenhuma porta, e eles reversavam entre si; uma noite ficava seu Nosim responsável pelo funcionamento do bar, a noite seguinte seu Ovídio era quem ficava para acompanhar o bom funcionamento do bar.

Posteriormente, os irmãos estabeleceram o serviço de bar na Avenida Presidente Dutra, onde hoje funciona um posto de gasolina.

Minhas simples histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário