Seguidores

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

C O N V I T E.

Fixação da cruz do Cangaceiro Negro João Calangro.

Dia - 6 de janeiro de 2024

às 9 horas.

Local- Barragem Hamilton Timóteo Filho, reservatório de Jati.

Em atendimento ao ofício n° 003, de 22 de abril de 1922. Enviado por Luís Bento de Sousa, Diretor de Cultura de Jati-CE, a este ministério, solicitando a liberação para a fixação da cruz do Cangaceiro " Negro João Calangro ", renascente do grupo cangaceiro de Antônio Quelé de Carvalho em 27 de novembro de 1910, abatido pelos companheiros bem antes a era lampiônica, que si encontra sob-messas as águas da barragem.

" Negro João Calangro, preverso Cangaceiro de Antônio Quelé, assassinado no dia 27 de novembro de 1910 por companheiros seus, nas proximidades de Jati então Macapá entre a ladeira do pacífico e o sítio Oítis. Sua cruz hoje sob-messas às águas da barragem. Cuja morte se ocupou " O rebate ", Juazeiro de, 4-12-1910 ".

Obs: Não se deve confundir João Calangro, natural de Milagres, onde era conhecido por João de senhorinha. seu verdadeiro nome porém era João de Sousa Calangro, com o preverso Negro João Calangro renascente do grupo cangaceiro de Antônio Quelé de Carvalho.

Venha fazer parte desse encontro marcante do cangaço. Você é nosso convidado especial.

Luís Bento

Diretor de Cultura.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1436411643790216&set=pcb.1436411787123535

 http>//blogdomendesemendes.blogspot.com

VOLTA SECA

O então Capitão João Bezerra no Rio recebendo do jornalista Melchiades da Rocha os objetos encontrados com Lampião no grota de Angicos,e cedidos pelo interventor alagoano Osman Loureiro para serem expostos no Rio de Janeiro.

Melchiades os trouxe do Nordeste e João Bezerra veio buscá-los para entregá-los ao Instituto Histórico de Alagoas.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


CANGAÇO: LAMPIÃO E "OS PODEROSOS"

 Por Fatos Reais na História


https://www.youtube.com/shorts/fl88eCHDkdA

http:/blogdomendesemendes.blogspot.com

CANTOR HAVAIANO ISRAEL KAMAKAWIWO'OLE

 Por Mundo Galático

Às 3 da madrugada de 1988, o cantor havaiano Israel Kamakawiwo'ole ligou para um estúdio local e disse que precisava gravar algo, recebendo um prazo de 15 minutos para chegar. Israel pesava 226 kg e tiveram que rapidamente encontrar uma cadeira de aço para ele sentar. 

Então, em um único take, Kamakawiwo'ole gravou a versão icônica de "Somewhere Over The Rainbow" (Em algum Lugar Além do Arco-Íris), usando apenas a voz e o ukulele (pequeno instrumento de corda), que logo estaria entre as músicas mais tocadas e usadas como trilha sonora em todo o mundo. 

Mesmo após a sua morte em 1997, com apenas 38 anos, sua música e vida simples, mas inspiradora, continuaram a ressoar por todo o mundo. Um vídeo simples, que mostra Israel tranquilamente dedilhando seu ukelele e cantando a música na beira da praia, já chegou à 1 bilhão e 200 milhões de visualizações no YouTube. 

Descendente de nativos havaianos e nascido em Honolulu (Capital do Havaí, onde nasceu também Barack Obama), Israel nunca renegou ou esqueceu suas origens, sempre defendendo os direitos dos povos indígenas do Havaí.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=893575922330205&set=a.626360805718386

http://blogdomendesemendes.blogspot.com