Seguidores

domingo, 1 de julho de 2018

LAUDO MÉDICO SOBRE O APARELHO VISUAL DE LAMPIÃO, EXAMINADO POR LEGISTA, LOGO APÓS A MORTE DO MESMO.


Por Dr. Neves Pinto

Considerações do oftalmologista Dr. Neves Pinto sobre os OLHOS de LAMPIÃO.

Fonte: Jornal de Alagoas..edição ...5-agosto—1938...

O Dr. Neves Pinto nos enviou-nos hontem a seguinte carta:

Ilmº Sr. Director do Jornal de Alagoas . Saúde...!

Tendo saído truncado as informações que prestei em meu consultório a um dos repórteres desse conceituado jornal, sobre a DOENÇA NO OLHOS DE LAMPIÃO, julguei necessárias as linhas que se seguem, para que fiquem bem focalizado do ponto de vista científico, o meu diagnóstico.

Confesso que ao ver a CABEÇA do celebre bandido, como oculista e, pelo facto de ser do domínio público que VIRGULINO FERREIRA era cego de um dos olhos devido a uma “belida“, tive a curiosidade de examinar de modo mais detido o aparelho visual. 

Ora, entre nós o leigo chama de “belida“ a toda mancha de olho , até mesmo a “catarata“, denominando-o “pterígio“ a outras neoformações oculares de “belida de carne“.

Encontrei, effectivamente no OLHO DIREITO do famoso bandido, UMA MANCHA BRANCA tomando quase toda a superfície da córnea na qual pude facilmente reconhecer o que em linguagem ophtalmológica se denomina de LEUCOMA ADHERENTE CENTRAL que é na maioria das vezes a consequência das úlcera perfurantes de córnea...

Em vista da extensão das lesões córneo-irianas poderia assegurar que o caso era INCURÁVEL...

No olho esquerdo encontrei, também, uma MANCHA BRANCA, que na realidade não deveria existir anteriormente, pois se tratava de cristalino luxado na camada anterior. Essa luxação cristaliniano deve ter sido provocada pelo choque das balas que atingiram a cabeça ou violentos traumatismos posteriores.

Quanto ao motivo de LAMPEÃO usar ÓCULOS ESCUROS, o que também me perguntou o aludido repórter, poderia ser por vaidade para esconder o defeito de seu olho direito ou mais provavelmente para se defender da “Photophobia“ (medo da luz) que é um dos sintomas mais frequente das moléstias oculares, agudas ou chronicas.

Sem outro assunpto , agradeço-lhe de antemão a publicação dessas linhas e, me subscrevo com estima.

Do patrício e admirador.
Dr. Neves Pinto .
Maceió, 04 de agosto de 1938.

OBS: Após esse brilhante parecer médico/ofalmologico, tire suas conclusões sobre tudo que já se se escreveu sobre esse importante assunto.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=871245833077392&set=gm.848665065342439&type=3&theater&ifg=1

http://bogdomendesemendes.blogspot.com

A GUERRA NORDESTINA QUE ACABOU NA PRIVADA

*Rangel Alves da Costa

Coronel Tibúrcio se fez desafeto do Coronel Mirinaldo. Nos sertões nordestinos sempre acontecia assim: as vinditas de sangue tinham início com as intrigas entre as portentosas famílias e se tornavam em verdadeiros rios de sangue.
Quando os jagunços tocaiaram e mataram o Coronel Mirinaldo, então o Coronel Tibúrcio foi acusado de ser o mandante. Mas não sendo o real mandante, sempre há uma acusação familiar que serve como mote às sangrias sem fim.
Mas a guerra começou mesmo quando o Coronel Tibúrcio foi cravejado de bala enquanto cochilava na varanda de seu casarão. Mesmo ladeado de seguranças, de jagunços e matadores, a guerra sempre alcança uma brecha para matar.
Bastou o Coronel Tibúrcio ser morto e logo um filho do Coronel Mirinaldo foi emboscado e varado de balas. E não demorou muito para um sobrinho do mesmo falecido coronel ser baleado num dia de feira.
Em seguida, apenas um dia após, dois familiares do Coronel Tibúrcio foram mortos em sequência. Era uma desvalia de vida danada. Um viver que não valia absolutamente nada diante dos ódios vingativos de parte a parte. Matar apenas como brincadeira.
Daí em diante, de lado a lado as mortes passaram a ser rotina naquela povoação. Logo esta foi dividida como num campo de guerra e quem era da família ou mesmo parente dos coronéis não podiam, sob hipótese alguma, passar para o outro lado de determinada área da cidade.
Ainda assim as mortes não cessaram. E não cessaram por que as estradas, os quintais, até mesmo outras localidades, eram buscadas para os intentos desenfreados da maldade. Sendo da família ou parente, mesmo que distante, ninguém estava seguro em lugar algum.


Por fim, quando já não havia mais parente nenhum pra morrer, as duas matriarcas marcaram um duelo ao pôr do sol sertanejo. Ninguém jamais poderia imaginar que isso pudesse acontecer, que aquela terrível guerra entre famílias pudesse chegar à culminância de envolver até duas velhas matriarcas.
De um lado, Dona Tribúzia, viúva do Coronel Mirinaldo e matriarca da família, e do outro Dona Cassuça, viúva do Coronel Tibúrcio e igualmente matriarca familiar. Então elas seguiram, armadas até os dentes, rumo à lavagem da honra familiar, ou do que dela restava.
A cidade toda acorreu ao local do duelo, mas se postando aos escondidos, bem ao longe. A refrega foi marcada bem defronte a igreja matriz. Pensou-se noutro local, mas a importância era tamanha que logo se atinou ser o sino da igreja o ordenador do início da refrega.
O Vigário Querêncio, assim que soube do confronto, bandeou-se pelo meio do mundo que ninguém nunca mais soube de seu paradeiro. Dizem que corria tanto que os pés batiam na bunda. Tanto corria como gritava que Deus lançasse fogo e enxofre naquele mundo de perversos e desalmados.
Mas o duelo aconteceu. Cinco metros separando as duas viúvas. Assim que o sino tocou anunciando o início, nenhum tiro foi ouvido, mas a desavença foi resolvida ali mesmo. Dizem que na hora “h” deu uma caganeira tão grande nas duas que ninguém podia dizer se uma corria mais que a outra.
O povo gritava “atira, atira”. Mas atirar como, se o que se buscava salvar naquela hora era a própria vida ameaçada pelo desarranjo? A caganeira foi tão forte que a corrida desesperada das duas foi deixando um rastro deplorável e fedido pelas ruas.
Dizem até que ouviram alguns tiros, ou algo semelhante. Mas certamente não saídos da boca dos rifles. E a guerra, quem diria, acabou na privada. Aliás, de onde jamais deveria ter saído.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM CONVITE C MUSICA AGE 011.2018 - ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES ASCRIM

1481522002230_PastedImage

O LINK, ANEXO, QUE PODE SER ABERTO NO ONE DRIVE, CONTÉM O CONVITE DE MESMO TEOR DO EMAIL ABAIXO. NÃO CONSEGUIMOS CONVERTE EM PDF, POIS FICOU MUITO PESADO COM O ÁUDIO DE MÚSICA INTERPRETADA POR MARIA GORETTI ALVES DE ARAUJO, DIRETORA DE ASSUNTOS ARTISTICOS DA ASCRIM.

PARA SABER MAIS DETALHES DO EVENTO BASTA LER O EDITAL AGE-011/2018, JÁ ENVIADO ANTES.

DE QUALQUER FORMA, O CONVITE ESTÁ FEITO.

CONTAMOS COM  V. HONRADA PRESENÇÃ E DA SUA EXCELENTÍSSIMA FAMILIA.

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO 
- PRESIDENTE DA ASCRIM -


De: ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES ASCRIM <asescritm@hotmail.com>
Enviado: domingo, 1 de julho de 2018 16:01
Para: SILVA NETO; ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES ASCRIM
Assunto: ASCRIM CONVITE C MUSICA AGE 011.2018
 



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEMÓRIA MORREU, AOS 102 ANOS, O SARGENTO PMPIONÓRIO, QUE COMBATEU O CANGAÇO NOSERTÃO BAIANO

 Enterro do policial que comandou patrulhas contra o grupo de Lampião foi neste sábado (30).

Morreu na madrugada deste sábado (30), em Paulo Afonso, Norte do estado da Bahia, o sargento da Polícia Militar reformado Gerson Pionório Freire, que havia completado 102 anos de idade e que teve a vida marcada pelo combate ao cangaço no sertão da Bahia. O enterro do sargento Pionório como era conhecido, ocorreu naquela cidade, hoje à tarde.

A Polícia Militar divulgou nota de pesar, ressaltando o trabalho do militar que fez parte de inúmeras volantes, patrulhas organizadas para percorrer a caatinga na perseguição aos cangaceiros.

A nota divulgada pela assessoria de comunicação diz que “o Sgt PM Ref Pionório angariou, durante sua trajetória profissional, a admiração e o respeito dos superiores, pares e subordinados pela dedicação explícita à causa da segurança pública”

Recentemente, ele teve sua história contada em um vídeo intitulado “Memórias da PMBA”, iniciativa da Corporação para resgatar e valorizar personagens e feitos memoráveis da Polícia Militar da Bahia: o documentário “O Policial Militar de 100 anos”, sempre obtém relevante sucesso onde é exibido.



“A Polícia Militar da Bahia rende todas as homenagens e o mais sincero reconhecimento ao exemplo de profissional e homem honrado que o Sgt PM Ref Pionório foi e continuará a ser através do seu legado como exemplo aos nossos milhares de profissionais”, conclui a nota.

 Fonte: Blog Val Bahia

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2018/07/memoria.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOITE DE LANÇAMENTOS E FESTA NO SEGUNDO DIA DE CARIRI CANGAÇO POÇO REDONDO 2018

Por Manoel Severo

Mais uma grande festa para a segunda noite de Cariri Cangaço Poço Redondo 2018 na Arena principal da Praça de Eventos, centro da capital do cangaço em Sergipe. Com o comando do prefeito municipal Junior Chagas e do Curador do Cariri Cangaço Manoel Severo, a noite teve inicio com a apresentação de vários grupos culturais com destaque para a Grupo Cultural e Quadrilha Junina do vizinho município baiano de Pedro Alexandre, além de feira de artesanato e comidas típicas, em área exclusiva contígua ao evento. 

A arte o talento do Grupo Cultural de Pedro Alexandre na 
segunda noite em Poço Redondo

Logo após a apresentação do Grupo Cultural de Pedro Alexandre foi a vez do Ceará preencher o palco sergipano; a "pimentinha do forró" e mascote do Cariri Cangaço, Cecília do Acordeon; brindou a multidão presente com mais de uma hora de show com o mais autêntico forró pé de serra e composições imortalizadas pelo rei do baião Luiz Gonzaga. A abertura do evento contou ainda com a participação solo da artistamirim Iasmim Almeida, filha do pesquisador e escritor pernambucano Júnior Almeida e o encerramento da festa ficou a cargo do grande sanfoneiro Sávio do Acordeon.

Cecília do Acordeon, Manoel Severo e Pedro Lucas Feitosa
 Por mais de uma hora Cecília do Acordeon brindou aos presentes 
com o autêntico forró pé de serra
 
Iasmin Almeida: "Ave Maria sertaneja à capela"
Grande show de encerramento com Sávio do Acordeon

Durante as saudações aos presentes, o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, dedicou a noite do segundo dia de Cariri Cangaço Poço Redondo 2018 à memória do pesquisador e escritor José Romero de Araujo Cardoso, "recebemos agora a pouco, através de nossa Conselheira Juliana Pereira a triste notícia do falecimento de nosso amigo, grande e talentoso pesquisador e escritor Romero Cardoso; dessa forma com o coração cheio de pesar, dedicamos essa noite à memória do amigo de sempre, Romero, para o qual pedimos um minuto de silencio".
jjj
Manoel Severo e a lembrança de José Romero Araujo
 Prefeito Junior Chagas e Manoel Severo na abertura da segunda noite em Poço Redondo
 Junior Chagas, vereador Alex, de Pedro Alexandre e Manoel Severo

Elane Marques, Junior Chagas, Manoel Severo e Ingrid Rebouças
p?
Os convidados do Cariri Cangaço Poço Redondo 2018 que estiveram presentes à Arena da Praça de Eventos em sua segunda noite tiveram a oportunidade de participar da espetacular feira de artesanato e comidas típicas, apresentações culturais e o mais autêntico forró pé de serra com artistas da região e convidados. A noite marcaria também o lançamento e relançamento de obras do escritores Archimedes Marques, Leonardo Ferraz Gominho, Robério Santos, Júnior Almeida e ainda a escritora de Poço Redondo, Gláucia Pâmela. 

Antes mesmo das apresentações dos livros em lançamento, o Conselheiro Cariri Cangaço, pesquisador e escritor de Aracaju, Archimedes Marques presenteou ao município de Poço Redondo através de seu gestor maior, prefeito Junior Chagas, com uma estatueta representando um pequeno cangaceiro. A arte de Archimedes é marcada pela excelência em papel machê, o artista representa sempre personagens do mundo do sertão, notadamente do mundo do cangaço. "Para nós é uma grande honra poder presentear ao prefeito Junior Chagas com esse pequeno cangaceirinho, fruto de nosso esforço em retratar esses personagens do cangaço em papel machê" revela Archimedes Marques.

 Pesquisador e artista plástico Archimedes Marques presenteia Junior Chagas 
com uma de suas obras em papel machê.
 Manoel Severo, Prefeito Junior Chagas, Elane e Archimedes Marques

A "Garimpeira da Cultura", baiana Rita Pinheiro fez a apresentação do livro de poesias da escritora e poeta poço-redondense, Gláucia Pâmela, que em seguida agradeceu a grande oportunidade de lançar seu livro na segunda noite de Cariri Cangaço Poço Redondo. O primeiro lançamento de obras com a temática cangaço ficou a cargo de uma das revelações da nova geração de pesquisadores, o pernambucano de Capoeiras, Junior Almeida com o seu "Lampião e Outros Fatos  no Agreste Pernambucano"
pp
Com uma narrativa envolvente e linguagem fácil, Junior Almeida nos traz episódios por demais conhecidos e outros nunca antes comentados, nos transportando para esse mesmo agreste de Pernambuco do inicio do século passado e Águas Belas, Serrinha do Catimbau, São Bento do Uma, Caetés, Bom Conselho, Pau Ferro, Angelim, entre outras, se tornam cenários vivos da presente obra que revela essa passagem de Virgulino e se torna imprescindível para entendermos esse episódio e os caminhos e descaminhos do rei dos cangaceiros. 
uu
Manoel Severo e Gláucia Pâmela
Conselheiro Cariri Cangaço, pesquisador e escritor Junior Almeida em noite de lançamento no Cariri Cangaço Poço Redondo 2018

Dando prosseguimento aos lançamentos da noite o Conselheiro Cariri Cangaço, pesquisador e escritor sergipano, Archimedes Marques protagonizou o lançamento de sua mais nova obra, em seu segundo volume: Lampião e o Cangaço na Historiografia de Sergipe. A obra traz um conjunto considerável de informações, muitas inéditas; sobre a presença de Virgulino e o do cangaço no estado de Sergipe.

"Neste segundo volume passeamos sobre a estada, a passagem, a vida das cangaceiras naqueles inóspitos tempos, suas dores e seus amores nas guerras do cangaço e também após esse tempo para aquelas sobreviventes. A história de Carira, seus arruaceiros, seus bandoleiros, seus pistoleiros, os cangaceiros e policiais que por ali atuaram, também é minuciada e melhor estudada com a participação inequívoca de historiadores locais de renome que remontam esse tempo. Laranjeiras, a histórica e linda Laranjeiras dos amores e horrores, não poderia ficar de fora, pois além de tudo, há a grande possibilidade de Lampião ali ter pisado, até mais de uma vez, para tratamento do seu olho junto ao médico Dr. Antônio Militão de Bragança. Nesse sentido a história, a ficção e as suposições se misturam para melhor compreensão do leitor."Ressalta o autor.
lll
Rossi Mágne, Archimedes Marques e Manoel Severo
o
O décimo segundo livro do pesquisador e escritor Robério Santos; sergipano de Itabaiana; nos traz a origem e a saga do cangaceiro Volta Seca. "As Quatro Vidas de Volta Seca", fruto de cerca de 10 anos de intensa pesquisa desse que já se configura como umas das mais talentosas revelações da nova geração de pesquisadores foi uma das vedetes da segunda noite de Cariri Cangaço Poço Redondo 2018. 

Volta Seca, nascido no Saco Torto, transformou sua vida numa saga épica ao entrar para o bando de Lampião. A obra espetacularmente bem escrita e todo ilustrado nos traz um recorte da vida de um dos mais polêmicos personagens do segundo ciclo da cangaço lampiônico. Robério Santos; membro da Academia Itabaianense de Letras; além de pesquisador e escritor é também jornalista, professor, fotógrafo,arquivista e Youtuber, onde comanda seu festejado canal "O Cangaço na Literatura" um dos parceiros institucionais do Cariri Cangaço. 
ppp
Robério Santos ao lado de Manoel Severo no lançamento de "Volta Seca" no 
Cariri Cangaço Poço Redondo 2018
Robério Santos e Antônio Vilela
kkk
Intercalado com shows culturais, a noite de lançamentos teve seu encerramento com o pesquisador e escritor Leonardo Ferraz Gominho da cidade pernambucana de Floresta. Leonardo Gominho, autor de obras clássicas como "Floresta: uma terra, um povo" e "A Rebelião da Serra Negra - a Praieira do Sertão", apresentou sua mais nova obra, "A Revolução Praieira no Sertão", livro que já se configura em seu lançamento como imprescindível para compor as bibliotecas mais exigentes do país.

Para o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, "testemunhamos hoje uma noite mais que especial quando unimos nesta maravilhosa Arena Cariri Cangaço Poço Redondo 2018, cinco preciosos lançamentos , quatro desses, de renomados pesquisadores da temática cangaço e do sertão. Unir talentos da estatura de um Leonardo Ferraz Gominho, Junior Almeida, Robério Santos e Archimedes Marques, nos enche de orgulho e satisfação, com os lançamentos da noite de hoje o Cariri Cangaço em seus nove anos de realizações completa exatos 72 livros lançados, o que para nós é um grande marco." 
mmm
O florestano Leonardo Ferraz Gominho e a Revolução Praieira no Sertão
Manoel Severo e Leonardo Ferraz Gominho



NOTA DE PESAR: O Curador do Cariri Cangaço; Manoel Severo Barbosa, em nome do Conselho Alcino Alves Costa;  dedicou a segunda noite de Cariri Cangaço em Poço Redondo à memória do grande pesquisador, escritor, professor Mestre José Romero de Araújo Cardoso, paraibano de Pombal, radicado em Mossoró, falecido no inicio desta mesma noite, 15 de junho de 2018. Na oportunidade foi observado um minuto de silêncio por todos os presentes.



Arena Cariri Cangaço Renova Festa 
Poço Redondo 2018 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
  
 
 
 
 
  
 
 
 
  
 
 
  
  
 
 
  
 
 

http://cariricangaco.blogspot.com/2018/06/noite-de-lancamentos-e-festa-no-segundo.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com