Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

CANGAÇO: EPOPEIA DE GUARIBAS

 


No município de Porteiras, sul do Ceará aconteceu uma das maiores tragédias do movimento do cangaço.
Circulou informação que o afamado Cangaceiro Lampião estava de coito na sede da fazenda Guaribas de propriedade de Francisco Pereira Lucena, vulgo Chico Chicote.
Se destacaram no combate ao movimento cangaceiro as chamas Forças Volantes, compostas de policiais e também civis encorporados.
Certo momento uma volante composta de 150 soldados da Paraíba, Pernambuco e Ceará, diante da informação que circulava resolveu atacar a sede da fazenda de Chico Chicote.
Foram 32 horas de combate.
Dentro da residência se encontravam 4 homens e 2 mulheres da família do Chico.
As mulheres colaboraram colocando panos molhados para esfriar os canos dos rifles e os homens da família sustentaram o fogo.
Resultado: 37 pessoas mortas, 27 policiais e 10 civis.
 
De dentro da residência foram 2 mortos com mais 8 civis da fazenda Guaribas.
 Nas fotos reveladoras se destaca o coqueiro resistente todo furado de bala. 
 
Extraído do blog: "Luz de Fifó
 

CURIOSIDADES SOBRE VIDA E MORTE DE LAMPIÃO

 Por Renata e História

https://www.youtube.com/watch?v=4ZYN1UHvcY0&ab_channel=Renataehist%C3%B3ria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PRIMEIRO DIA DE LAMPIÃO NA BAHIA

Por Na Rota do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=X4C6baIV_EE&ab_channel=NaRotaDoCanga%C3%A7o

Em 21 de agosto de 1928 Lampião cruzou a fronteira do São Francisco e adentrou na Bahia para homiziar-se durante algum tempo no sertão. Lampião aportou na Bahia com o propósito de dar um tempo, recompor forças, restaurar o seu bando e planejar novas investidas longe das fronteiras pernambucanas que a polícia se apressou em controlar temendo o retorno do Capitão Virgulino. http://bit.ly/link-convite-grupo-what...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A HISTÓRIA DE FREI DAMIÃO 05/11/1998

 Por Almeida Júnior Locutor

https://www.youtube.com/watch?v=slO996EeacI&ab_channel=AlmeidaJuniorLocutor

UMA LINDA HISTÓRIA DE AMOR E FÉ. CONHEÇA A HISTÓRIA DE FREI DAMIÃO. Deixe seu like e compartilhe se gostou, inscreva-se no canal e ative o sininho de notificações para não perder nenhum vídeo. INSTAGRAM: https://instagram.com/almeidajuniorlo... FACEBOOK: https://www.facebook.com/almeidajunio... TWITTER: https://twitter.com/AJ_locutor E-MAIL COMERCIAL: studioajcanal@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CARIRI CANGAÇO COM A MAIOR PARTICIPAÇÃO POPULAR DE TODOS OS TEMPOS, O MAIOR EVENTO JÁ OCORRIDO EM POÇO REDONDO. 2018

 Por Rangel Alves da Costa

O CARIRI CANGAÇO COM A MAIOR PARTICIPAÇÃO POPULAR DE TODOS OS TEMPOS, O MAIOR EVENTO JÁ OCORRIDO EM POÇO REDONDO. 2018, saudade dá! Na noite do dia 14 de junho de 2018, a Praça de Eventos de Poço Redondo foi completamente tomada pela população local e de cidades vizinhas, e no intuito de prestigiar o início de um evento grandioso e inesquecível: CARIRI CANGAÇO POÇO REDONDO 2018. Até os dias atuais, jamais outro evento reuniu tanta gente, tanta participação popular. 

Era uma recepção festiva para pesquisadores, estudiosos, turistas e visitantes, mas foi o povo sertanejo que compareceu em massa para participar, aplaudir e festejar. Foi um Cariri Cangaço do povo e para o povo. Quem sabe um dia, mais adiante, teremos essa lindeza toda novamente no Solo Sagrado de Alcino!

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=1986676008208000&notif_id=1661887151436087&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ONDE VOCÊ MORA?

 Clerisvaldo B. Chagas, 10 de setembro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.759


    Onde você mora? Numa cidade plana como Arapiraca, Pão de Açúcar e Ouro Branco ou numa cidade ladeirosa como Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios?

Costumamos classificar o relevo em Montanhas, Planaltos, Planícies e Depressões.

Quando a montanha aparece isolada, chama-se morro, monte, serrote... Quando a montanha se apresenta unida a várias outras, recebe a denominação de serra. Várias serras, formam um maciço (maciço de Santana do Ipanema, maciço de Mata grande). Quando as serras estão dispostas numa sequência, denomina-se CordilheiraA pujança da serra depende do tempo da sua formação.

planalto constitui extenso terreno tabular, sem nenhuma reentrância ou saliência. Geralmente está em altitude superior a 200 metros. Pode ser de levantamento ou de erosão. O primeiro é originário de um soerguimento da área, o segundo do desgaste dos picos das montanhas.

As planícies correspondem a áreas relativamente baixasgeralmente formadas pelo processo de sedimentação.

As depressões são relevos mais baixos em relação às superfícies próximas a que chamamos depressão relativa. E também pode ser em relação ao nível do mar, a que chamamos depressão absoluta.

Na verdade, as pessoas comuns nem se dão conta em que tipo de relevo procura fazer sua morada. O rico escolhe o lugar onde fazer sua casa, o pobre não tem escolha, mora onde surgir a oportunidade. Assim os humanos vão habitando o morro, a chapada, o planalto, o litoral, o terreno pantanoso, a colina e até o leito de rios e riachos secos.

Os lugares mais procurados para moradia são as planícies, onde o homem procura e pratica os tipos de trabalho para sua sobrevivência. Mas não faltam a busca pelo trabalho e mesmo pela morada no cimo e nas faldas das montanhas, porque em todos os lugares da Terra tem alguma coisa para ser explorada pelo terráqueo; desde as minas subterrâneas de minérios, à exploração de madeira de lei em regiões montanhosas. Quantos turistas procuram lugares de relevos diferentes dos que vivem para deleite dos olhares no conjunto harmonioso que Deus fez!

Estudar é conhecer. O conhecimento liberta!

CIDADE DE RELEVO PLANO: PÃO DE AÇÚCAR (FOTO: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SEMINÁRIOS CARIRI CANGAÇO - GRANDE VISIBILIDADE CULTURAL À DISPOSIÇÃO DA LITERATURA, DO CORDEL E DO ARTESANATO

 Por Célia Maria

Célia Maria, multiartista, pesquisadora, cordelista e o Estandarte do Cariri Cangaço


Podemos observar nos encontros promovidos pelo Cariri Cangaço um verdadeiro compartilhamento da história através de seus Seminários. Além da fraternidade que se verifica entre seus participantes, permite-se, sem restrição, o debate de temas ligados à cultura e às artes inerentes ao cangaço, promovendo assim o resgate dos verdadeiros valores da cultura nordestina e em Piranhas não foi diferente.

É facultada aos escritores, historiadores e pesquisadores de diversas áreas culturais, uma abertura especial para lançamento e exposição de suas obras junto à mídia e à comunidade, além da exibição e comercialização de produtos artesanais ligados ao cangaço, manufaturados genuínos de cada região.

Novidades literárias que expressam a verdadeira história que permeou a vivência de nossos antepassados, principalmente no início do século XX, com as peripécias de Lampião, ou ainda assuntos diversos, de relevância ao nosso conhecimento, dentro e fora do tema cangaço. 

Não é a toa que o vasto acervo existente sobre o fenômeno social “Cangaço” no Nordeste, que ora circula pelas bibliotecas de todo o mundo, teve uma grande parcela de suas obras lançadas e gabaritadas através dos seminários Cariri Cangaço, que desde o ano de 2009 chancelou o lançamento de mais de 80 obras literárias:  fabulosa para a preservação cultural do nosso povo e, sobretudo, para o desenvolvimento da nossa educação.  

Célia Maria; pesquisadora, cordelista, artesã, multiartista - João Pessoa- Paraíba
O Cariri Cangaço Piranhas aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho de 2022 na cidade ribeirinha de Piranhas, baixo São Francisco, no estado de Alagoas, nordeste do Brasil.

NOTA CARIRI CANGAÇO: Célia Maria, nossa embaixadora do Cariri Cangaço, membro do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço, forma ao lado do Capitão Quirino, Conselheiro Cariri Cangaço, um dos casais mais queridos de nossa confraria. De um talento incomum para a literatura de cordel, dança e artesanato, é a responsavel pela criação e confecção do Estandarte do Cariri Cangaço, peça indispensável que solenemente se apresenta em todas as nossas edições a partir de nossa festa de 10 anos.

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/09/seminarios-cariri-cangaco-grande.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com