Seguidores

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

VELOCIDADE " O CARRASCO DA FAZENDA PATOS "

 Por Cangaço Eterno

https://www.youtube.com/watch?v=OjE-XvZj3LQ&ab_channel=Canga%C3%A7oEterno

Conheçam mais sobre o cangaceiro Pedro Pau-Ferro o Velocidade.

Vídeo novo para vocês.

Conheça um pouco mais sobre a vida do cangaceiro Pedro Pau-Ferro o Velocidade, homem cruel que ficou conhecido por ter sido o carrasco dos seis membros da família Ventura que tombaram sob as ordens de Corisco no episódio conhecido como " Chacina da Fazenda Patos "... Pessoal peço que se inscrevam nesses dois canais que estarei deixando o link abaixo. " Cangaço Nordestino " canal novo que tem uma garotada da nova geração mostrando serviço. E o " Nas Trilhas do Nordeste " do amigo Kalyfa Barros, onde ele mostra suas viagens de moto por várias cidades do Nordeste, sempre contando suas histórias. Se querem livros sobre o cangaço e outras temáticas de qualidade, sigam a página do amigo Dede Livros, lá vocês podem encontrar produtos de qualidade com um excelente preço. 

Cangaço Nordestino https://youtube.com/channel/UCnJLkf-e... Nas Trilhas do Nordeste https://youtube.com/channel/UClkZALD5... Página no Instagram de Dede Livros https://instagram.com/dedelivros?utm_... #cangaço #lampião #cangaceiro

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AMIGOS MEUS.

Por Aderbal Nogueira

Dois amigos com o qual aprendo muito sobre a história do cangaço, Ivanildo Silveira e Sergio Dantas.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

      

O ASSASSINATO DE NÉ PEREIRA

  Por Valdir Nogueira

Após o assassinato do tio, Manoel Pereira da Silva Jacobina o Padre Pereira, Manoel Pereira da Silva (conhecido como Né Dadu, Né Pereira ou Né Sinhô), tomou pra si o intuito de realizar as vinganças contra a família Carvalho. Assim, formou um bando de cangaceiros que ocasionalmente atacava as fazendas Umburana, Piranhas e Varzea do Ú, propriedades dos Carvalhos. Por ser protegido pelo seu padrinho, Coronel Antônio Andrelino Pereira, Né Pereira sofreu dura perseguição da polícia pernambucana que mandou para a região diversos oficias para apaziguar a famosa questão nordestina. 

Em 16 de outubro de 1916, na Fazenda Serrinha, em Serra Talhada (PE), Né Pereira foi assassinado enquanto dormia por um de seus cabras, de nome Zé Grande (Palmeira), que havia sido peitado pela família Carvalho. Movido por vingança, seu irmão mais novo, Sebastião Pereira e Silva (Sinhô Pereira), acompanhado do primo Luiz Padre, formaram um bando de cangaceiros que durante 05 anos (1917/1922) reinaram no cangaço nordestino até que foram embora do Nordeste.

Valdir Nogueira (do livro ENTRE REZAS E BACAMARTES)

Conselheiro Cariri Cangaço - São José de Belmonte-PE

https://cariricangaco.blogspot.com/2021/11/o-assassinato-de-ne-pereira-por-valdir.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A SAGA DE SINHÔ PEREIRA E LUIZ PADRE E O TRÁGICO FIM DO MAJOR ZÉ INÁCIO DO BARRO.

Por Cangaçologia
https://www.youtube.com/watch?v=rmXqh0eqFjA&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

A epopéia de Sinhô Pereira e Luiz Padre pós-cangaço e o fim trágico do Major Zé Inácio do Barro - Ceará. Um depoimento importantíssimo que coletamos do escritor e pesquisador Sousa Neto (Barro - Ceará), considerado um dos grandes especialistas ao que se refere aos estudos e pesquisas sobre o cangaceirismo no estado do Ceará e em especial aquele ocorrido na região de Barro (Ceará), sua terra natal. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. Forte abraço... Cabroeira! Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A VINGANÇA DE SINHÔ PEREIRA E LUIZ PADRE

Por Nas Pegadas da História
https://www.youtube.com/watch?v=eNzGY7bQLNQ&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

POR QUE REPETIÇÃO DE APELIDOS DOS CANGACEIROS NO CANGAÇO?

Por Heitor Araújo 

A repetição de vulgo ( apelido ) no meio do cangaço era uma prática comum, tática essa criada para atrapalhar a polícia ( Força Volante ) a descobrir se de fato determinado cangaceiro havia morrido. Esse método usado pelos cangaceiros ajudou também a mistificar alguns desses homens, que acabavam ficando com fama de ter o corpo fechado.

Porém está artimanha usada no período do fenômeno social, hoje nos trás imensas dificuldades no campo do estudo, ainda mais para aqueles que não se aprofundam no tema.

Quantos textos ou vídeos vemos por aí onde os criadores trocam " as bolas " e misturaram a história de cada personagem ?

Inúmerar quem foi cada cangaceiro do mesmo vulgo não é uma tarefa fácil, pois temos de levar em conta que tivemos diferentes períodos no cangaço, inúmeros bandos, muitos personagens tombaram ou sumiram de cena sem ganhar notoriedade.

Exemplo : falam em 7 cangaceiros com o vulgo Gavião, porém no campo de pesquisa já se sabe que existiram bem mais.

Na imagem abaixo podemos ver 4 CANGACEIROS, sendo na primeira fileira ( de cima para baixo ) estão os cangaceiros de vulgo Cobra Verde, na segunda fileira estão os de vulgo Vila Nova, além deles existiram outros. Esses homens atuaram sob comando de Lampião em décadas diferentes.

Pois bem, agora cabe a nós buscarmos documentos, cruzar informações e de uma forma mais sensata o possível tentar inúmerar uma ordem, exata talvez não seja mas nossa luta é para chegar o mais próximo o possível.

Fotos : Revista O Malho / Via Blog Lampião Aceso

https://www.facebook.com/photo/?fbid=103787778798266&set=gm.416313203489507

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O QUE ESSES CANGACEIROS FIZERAM EM COMUM ?

Os três que aparecem na foto abaixo, traíram seus companheiros de cangaço em busca de algum perdão das autoridades para deixar tal vida.

Para alguns " espertos " para outros traidores. Qual sua opinião sobre tais atos cometidos por esses criminosos ?

1 - Mamede ( Esperança ll ) : Em março de 1933 usando de traição atirou pelas costas no cangaceiro Cocada, logo em seguida o degolou ainda com vida e se entregou as autoridades.

Esperança foi incorporarado na volante do tenente Santinho ( Ladislau Reis ) onde atuou como corneteiro.

2 - João Correia dos Santos ( Barreira ) : Em Setembro de 1938 saiu em missão com os irmãos Atividade e Velocidade, em um momento planejado que Atividade se destrai ele o mata a tiros, atentou também contra a vida de Velocidade que conseguiu fugir.

Depois se entregou as autoridades levando consigo a cabeça de Atividade.

Barreira teria atendido um pedido de seu pai para deixar tal vida, ele ainda disse que matou Atividade pois o chefe Português mandou eles atentarem contra a vida de alguns de seus familiares.

3 - Teodomiro dos Santos ( Penedinho ) : Também em Setembro de 1938 o cangaceiro Penedinho matou e degolou seu chefe Canário, ambos seguiam viagem em fulga, quando Penedinho apunhalou Canário pelas costas enquanto o mesmo enchia uma cabaça de água. Cortou a cabeça do indivíduo como prova e foi se entregar as autoridades.

Por Helton Araújo

Edição : Helton Araújo

Fontes Consultadas : João de Sousa Lima

Blog Tok de História ( Rostand Medeiros )

Noádia Costa ( Via Blog do Mendes )

Fotos : Benjamin Abrahão

Acervo Antônio Amaury Corrêa de Araújo

Via João de Sousa Lima

https://www.facebook.com/photo/?fbid=106859681824409&set=gm.418796916574469

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUTO!

 Por Joselito Rodrigues

Eis funcionário da Telemar, Francisco Canindé faleceu ontem e passa a se chamar saudade eterna Que Deus de o conforto a toda a família enlutada.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=368600625040663&set=gm.3189036174701838

http://blogdomendesemendes.blogspot.com