Seguidores

terça-feira, 16 de abril de 2024

O PEIXÃO

 Clerisvaldo B. Chagas, 15 de abril de 2024

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.034



Não, não é uma mulher boa. Trata-se de um peixão verdadeiro capturado por pescadores santanenses. Isso Aconteceu no riacho periódico, afluente do rio Ipanema, João Gomes.  Desconhecido fora do território da “Rainha do Sertão”, o riacho João Gomes, ganhou recentemente uma barragem, no trecho alto João Gomes, cujas pessoas  denominarem a barragem ou açude de REPRESA, talvez porque o nome repercute com mais ênfase nos ouvidos alagoanos. Não se podem negar os benefícios da Represa para o meio ambiente, para a agropecuária local, para os gastos domésticos e também para os pescadores da área que estão se juntando para uma associação.

Além disso, o benefício da ponte é inconteste tanto para zona rural quanto para a sede do município, inclusive, para a cidade de Senador Rui Palmeira, que também tem trânsito de atalho por ali na grande região rural de Olho d’Água do Amaro.

Voltando, porém ao peixão, os pescadores capturaram, fotografaram e publicaram a foto de um Pirarucu da Represa do riacho João Gomes. A espécie originária do rio Amazonas pesou 50 quilos, segundo os pescadores e tinha em torno de dois metros de comprimento. Foi manchete nos sites de Santana e em outros do estado. O Pirarucu é o maior peixe de água doce do Brasil, mas que terá colocado um simples filhote em águas nordestinas tão longínquas do seu habitat? Não sabemos. Mas a prova de que tendo os cuidados técnicos guiados pelos especialistas, podem resultar num povoamento profícuo para qualquer espécie aquática que se queira produzir nas águas sertanejas da Represa santanense.

Para se chegar a Represa, sando da cidade de Santana do Ipanema, o caminho é pelo Bairro Domingos Acácio, Bairro antigo Floresta cruzando toda a extensão da Rua Joel Marque e entrando para a direita no final da rua. Segue pelas fraldas da serra Aguda até encontrar o que procura. Assim foi lembrado na história o riacho da infância do saudoso escritor Oscar Silva, que dizia que “o riacho estava esquecido de todos os geógrafos do Brasil”.

Os banhistas que se cuidem para não baterem de frente com o pai do Pirarucu nas águas da Represa.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O DESTINO DE MARIA LOPPES MÃE DE LAMPIÃO

 Por Kinko Peregrine

https://www.youtube.com/watch?v=-83B0uayWQE&ab_channel=KinkoPelegrine

Reza a historiografia de José Ferreira ter sido um apaixonado por sua mulher muito antes de terem se casado. Para ver seu amor, José sempre passava na casa dos pais dela, como desculpa, e pedia água. Ela, claro, sabia disso e era quem corria em levar água para ele. Sabendo que Maria estava havia ficado noiva do rapaz chamado Venâncio Barbosa Nogueira alcunhado de Venâncio da Mutuca. Não tendo outra solução em vista, a ‘sede’ de José acaba e ele deixa de passar no terreiro da casa, e pedir água de Manoel Pedro, pai de Maria... Além de ser um cabra honesto, José Ferreira estava arriado os quatro pneus mas o de suporte pela cabocla do Pajeú. Não pensou duas vezes. Prontifica-se no mesmo instante em assumir ela e a gravidez. Sem se importar com o futuro. O que importava realmente, o que era importante naquele momento, era estar ao lado daquela mulher que balançou seu coração.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO: PADRE MANOEL FIRMINO E A SAGA DE LAMPIÃO

 Por Fatos na História

https://www.youtube.com/watch?v=lTfsmk9My9U&ab_channel=FatosnaHist%C3%B3ria-Canga%C3%A7oeNordeste

"...o padre Manoel Firmino Pinheiro foi pároco da histórica São José do Belmonte, PE entre 1914 e 1916, que nesta época pertencia a diocese de Floresta, teria sido o padrinho de Crisma do menino Virgolino em 1912. Pouco mais de duas décadas depois, este sacerdote teria nova participação quando o cangaceiro..."

Referências: "Padre Manoel Firmino - Dois momentos deste sacerdote na saga lampiônica" - Blog Lampião Aceso Imagens: Lampião Aceso

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

DEFENSORES DE PATU - RN.

 Por Guilherme Machado

Defensores da cidade de Patu(RN), Junho de 1927.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO PISOU AQUI - CANAL CANGAÇO EM FOCO

 Por Cangaço em Foco

https://www.youtube.com/watch?v=2E5_8NY11Ks&ab_channel=CANGA%C3%87OEMFOCO

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ROBERTO CARLOS EM SANTA BÁRBARA D'OESTE

Por - O Rei Roberto Carlos de fãs para fãs.

No dia 29 de julho de 1970, Roberto Carlos enfrentou um contratempo com seu automóvel, um Jaguar E-Type, em Santa Bárbara D'Oeste. O veículo sofreu um problema na mangueira superior do radiador, obrigando Roberto a parar imediatamente na Avenida Monte Castelo, próximo ao primeiro posto de gasolina. Enquanto aguardava a indicação de um mecânico, ele e sua esposa Nice refugiaram-se em um bar local, saboreando um lanche, mais precisamente um sanduíche de mortadela, quando foram abordados por Isaias Hermínio Romano, proprietário da "Auto Peças Romaninho". Romano convidou o casal para aguardar na sua residência, situada acima da loja, a fim de evitar o assédio dos fãs saísse do controle.

Durante esse período, o carro foi encaminhado para a oficina de Valdomiro Satti, localizada na Rua João Lino, 627. Em meio a essas circunstâncias, Roberto Carlos aproveitou para realizar um pequeno show particular na casa de Romaninho, encantando os presentes com duas canções, sendo uma delas "Os velhinhos".

Vale destacar a habilidade de Valdomiro Satti, apelidado de "Meia-noite", responsável pelo reparo do carro. O Jaguar E-Type, um modelo excepcionalmente raro no Brasil devido às restrições de importação da época, apresentava um design avançado e mecânica complexa, o que frequentemente desafiava sua manutenção.

No dia 7 de setembro de 2023, foi verificado que o Sr. Valdomiro Satti, aos 78 anos, mantinha operacional sua oficina de radiadores localizada na cidade. Ele compartilhou conosco, com evidente satisfação, vários aspectos do incidente. Contudo, de forma inesperada, o Sr. Satti faleceu no dia subsequente, 8 de setembro de 2023.

Por estar profundamente envolvido na tarefa de consertar rapidamente o carro do Rei, o Sr. Valdomiro, infelizmente, não foi capturado na única fotografia desse inusitado do a acontecimento.

A passagem por Santa Bárbara D'Oeste era um destino frequente para Roberto Carlos, especialmente para chegar em Piracicaba, onde ele alugava e depois adquiriu uma propriedade. Naquela época, a rodovia SP-304 ainda não existia, tornando a passagem pela cidade uma necessidade para os viajantes com destino a Piracicaba.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=418847637542803&set=a.274963078597927

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MOMENTOS ANTES DA EXIBIÇÃO DO FILME/DOCUMENTÁRIO "ACORDO COM LAMPIÃO? SÓ NA BOCA DO FUZIL!"...

Por Geraldo Antônio de Souza Júnior

... com o publicitário e cineasta Márcio Pitliuk (Esquerda), o renomado jornalista e escritor paraibano José Neumane Pinto, eu, Ligia Uchiyama e o nosso amigo jornalista e escritor Moacir Assunção. Moacir Assunção que foi um dos produtores do filme/documentário que foi inspirado em sua obra "OS HOMENS QUE MATARAM O FACÍNORA".

 https://www.facebook.com/photo/?fbid=2702326053264607&set=a.110305082466730

http://blogdomendesemendes.blogspot.com