Seguidores

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Lampião e outras histórias - Qual o mais valente?

Por Doizinho Quental

Tivemos notícia de um cangaceiro chamado Zé Pinheiro, considerado um homem cruel e malvado.

Este facínora fez parte da fatídica sedição de Juazeiro do Norte CE, contra o presidente Franco Rabelo, onde praticou crimes deploráveis. Segundo alguns autores, a sua perversidade era tão grande que chegava às raias do sadismo. Ele era do tempo de uma escola macabra. “Já disse alguém que o coração humano é como a terra: se se  planta trigo, temos o pão que é vida; também se plantarmos a cicuta, temos  o veneno, que é a morte”. Pois bem, no coração de malfeitores como este, só poderia existir estupidez e atrocidade, visto que a escola daquele tempo era ensinada através do bacamarte.

 Por volta de 1914, vivia este assassino cometendo as maiores atrocidades de que se tem notícia nos arredores de Juazeiro do Norte CE. Todavia, um dia chegou a sua vez de prestar contas do milho que a cabra comeu. Passando por Quixadá, onde existia uma família de seus inimigos, pagou com a mesma moeda; foi trucidado e retalhado ainda vivo, contudo, a pantera, nem por um minuto sequer, pediu clemência aos seus algozes. Morreu trincando os dentes como uma fera esfaimada.

 Na época que Antônio Pinheiro andava pelas terras do Padre Cícero, vivia outro famigerado cangaceiro de nome Antônio Godê. Este sim era considerado intimorato, destemido. Zé Pinheiro tinha mais fama de ser cruel, perverso, carrasco.

Antônio Godê soube que o outro andava contando bravatas nas bodegas da região. Não podia tomar umas e outras que saía destratando, dizendo-se o homem mais valente da região.

Temendo perder a fama, Antônio Godê quis provar maior bravura. Procurou Zé e quando o encontrou, disse:

- Ô Zé, meu bichim, venha cá!

– Pra quê?

- Num si incomode não, é pru mode nóis fazê uma brincadêra.

 Pegou a camisa do adversário, juntou com a sua e deu um nó cego. O outro sem entender nada, interrogou:

- Quê qué dizer isso? 

– Isso qué dizê qui nóis vamo si acabá na faca, agora!

- Quê é isso Ontôi, tu tará doido!?

- Doido tá é o cão qui agora nos juntô. Si voismicê é home, puxe a faca e vamo si lascar na pexerada!!!

Zé se desculpou dizendo-se amigo dele e não quis brigar. Então, Godê passou a faca na cara dele, para desmoralizar, deu algumas pancadas no seu buxo  e disse:

- Eu num ti mato mundiça, pruquê caba frôxo cuma tu, um home cuma eu exempra é assim, cuma eu fiz agora. Mais óia: laiga meu nome de mão, deixa de paleio cum minha vida., sinão, eu arranco o teu coração pelas costa. Tu cuida qui eu sô o Quirino, qui si o pade Cíço num chega, tu tinha cumido a língua dele cum cachaça?

Depois, com a folha da faca e com um golpe só, cortou o nó que os ligava mas, entenda bem, do lado da camisa do outro, para desmoralizar ainda mais, ficando com o nó pendurado por fora da sua camisa.

www.kantabrasil.com.br/Lampiao.../Lampião%20e%20outras%20Históri...
 
Clique nos links abaixo para você ler os artigos que já saíram da página principal:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2013/12/documentario-os-nove-de-angico.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2013/12/obra-de-marcena-recebe-reconhecimento.html
 http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2013/12/obra-de-marcena-recebe-reconhecimento.html
 http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2013/12/uma-mumia-egipcia-quase-vai-para-o-lixo.html

Morreu Ronald Biggs, autor do assalto ao trem pagador


O ladrão mais conhecido do grupo que assaltou o trem pagador Glasgow-Londres, o britânico Ronald Biggs, morreu nesta quarta-feira, aos 84 anos, após vários derrames cerebrais, e pouco depois do 50º aniversário do famoso roubo. 

Biggs, que já não conseguia falar e estava recebendo atendimento médico, depois de ter sofrido vários derrames cerebrais nos últimos anos, faleceu nas primeiras horas desta quarta-feira, segundo a imprensa. Sua morte foi confirmada pelo ministério da Justiça. 

Pouco antes do 50º aniversário do assalto, Ronald Biggs havia declarado: "Se querem me perguntar se lamento ter participado do golpe, minha resposta é não". No entanto, dizia se arrepender dos golpes infligidos contra o condutor do trem, Jack Mills, que nunca se recuperou e morreu anos depois. 

A AFP não conseguiu entrar em contato com Michael Biggs, o filho que Ronald Biggs teve com uma brasileira, mas em sua secretária eletrônica ele avisava: "Por motivos óbvios, não atenderei muitas ligações no dia de hoje". 

Na madrugada do dia 8 de agosto de 1963, o condutor de um trem pagador que realizava o percurso entre a cidade escocesa de Glasgow e a estação londrina de Euston parou em um ponto isolado na altura de Ledburn, a noroeste de Londres. Um sinal vermelho na via havia ordenado que parasse, mas era uma armadilha. 

Os assaltantes agrediram o condutor, desengancharam a locomotiva e os dois primeiros vagões e, em seguida, descarregaram 120 sacos que continham 2,5 toneladas de dinheiro em espécie. Tudo isso sem que os funcionários que estavam nos outros vagões percebessem o golpe. Soma do saque: o equivalente a 54 milhões de euros atuais (75 milhões de dólares). 

Biggs foi detido um mês mais tarde e condenado a 30 anos de prisão, mas em 1965 conseguiu escapar da prisão londrina de Wandsworth ao escalar o muro e fugir posteriormente em um furgão. 

Após uma fuga que o conduziu à Bélgica, França e até mesmo à Austrália, Biggs se exilou no Brasil, onde conseguiu fugir da polícia graças a documentos falsos e a várias cirurgias estéticas. 

No entanto, doente e arruinado, decidiu retornar ao Reino Unido em 2001 para cumprir sua pena. Biggs, que foi colocado em liberdade em 2009 por motivos de saúde, viveu posteriormente em um asilo no norte de Londres. 

Ao fim de sua vida, obrigado a se deslocar em uma cadeira de rodas e a se comunicar através de um cartaz concebido especialmente para ele, no qual figuravam principalmente as letras do alfabeto, Ronald Biggs não havia perdido em nada seu ar provocador. Assim, fez um gesto obsceno aos jornalistas durante o funeral do cérebro do assalto do trem Glasgow-Londres, Bruce Reynolds, que faleceu no fim de fevereiro. 

O ex-chefe da polícia metropolitana de Londres Robert Mark estimou que Biggs "agregou um bem-vindo e pouco comum toque de humor à história do crime", segundo o obituário publicado pelo jornal britânico The Guardian. 

Por acaso, a BBC já planejava transmitir dois novos filmes sobre o roubo nesta quarta e quinta-feira. 

Peter Rayner, que trabalhava para a companhia ferroviária britânica British Rail, criticou no passado a simpatia suscitada por Biggs. No entanto, disse pensar na família do falecido após sua morte. 

"Embora tenha criticado - e siga criticando - os grandes assaltantes de trem e o fato de os tratarem como se fossem heróis, em particular levando-se em conta a morte de Jack Mills, transmito minha solidariedade a sua família", afirmou.


http://www.swissinfo.ch/por/internacional_afp/Morreu_Ronald_Biggs,_autor_do_assalto_ao_trem_pagador.html?cid=37567412



Enviado pelo pesquisador Neto Silva
http://blogdomendesemendes.blogspot.com