Seguidores

sábado, 4 de novembro de 2023

É NOS TEUS OLHOS QUE ME VEJO

 


https://www.facebook.com/veridianodiasclemente.clemente

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ÉRAMOS APAIXONADOS...

 Por José G. Diniz


Éramos apaixonados e adolescentes

Mas já trocávamos beijos e carícias

Nossos corações não sentiam malícias

Os atos eram respeitosos e decentes

O amor embriagava nossas mentes

Abraços simples, mas frases mansas

Bem distante das outras crianças

Mas sem pensar em sentir maldades

Ficou comigo o que causou saudades

Deixei com ela o resto das lembranças.


https://www.facebook.com/josegomesd

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

REVENDO - NO DIA 12 DE DEZEMBRO DE 2020, OS CANGACEIRÓLOGOS RECEBERAM ESTA NOTÍCIA - MORRE ESCRITOR SABINO BASSETTI.

  Por José Mendes Pereira


Segundo o cangaceirólogo Volta Seca que publicou no seu grupo "Lampião, Cangaço e Nordeste" faleceu o nosso amigo e escritor JOSÉ SABINO BASSETTE, que morava na cidade de Salto, no Estado de São Paulo.

Diz ainda Volta Seca: Agora há pouco, recebi a mensagem abaixo, de sua filha Denise, no seguinte teor: -  

Bom dia! Meu pai acabou de falecer.

AMIGOS:

Sabino Bassetti e Geraldo Júnior

Sabino e Dr. ivanildo Silveira

Dr. Atnônio Amaury, Aderbal Nogueira e Sabino Bassetti

UM "IMORTAL" CANGACEIRO

Por Geraldo Antônio de Souza Júnior

O escritor e pesquisador José Sabino Bassetti durante a cerimônia de posse na Academia Saltense de Letras

O MERECIDO RECONHECIMENTO PELA DEDICAÇÃO DE GRANDE PARTE DA VIDA AOS ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O CANGAÇO. 

Nesse último dia 02 de dezembro de 2017 na cidade de Salto, interior de São Paulo, o amigo escritor e pesquisador do cangaço, José Sabino Bassetti tomou posse da cadeira número 23 denominada “Euclides da Cunha” na Academia Saltense de Letras. A posse reuniu autoridades e personalidades locais que foram prestigiar a posse do mais novo “imortal” da Academia Saltense de Letras.

Autor de trabalhos sérios e relevantes sobre o cangaço nordestino, José Sabino Bassetti tem dedicado parte de sua vida às pesquisas e estudos sobre o tema em questão. Entre seus trabalhos está o aclamado “Lampião – Sua morte passada a limpo”, que atualmente é uma das referências ao que diz respeito aos acontecimentos que antecederam e envolveram a morte do maior cangaceiro de todos os tempos e parte de seu bando. 


Enfim... Quero parabenizar o meu amigo e camarada José Sabino Bassetti pela merecida posse e à Academia Saltense de Letras, nas pessoas de seus representantes, pelo reconhecimento ao trabalho realizado pelo veterano escritor e pesquisador. Essa nomeação nada mais é que a prova concreta de que o tema cangaço desconhece fronteiras e que os estudos em torno de seu universo podem ser realizados por qualquer pessoa que venha a se interessar a estudá-lo, com responsabilidade e seriedade, diga-se de passagem.

Não me restando dúvida alguma que a presença do novo imortal na honrosa entidade será de grande valia e extensiva para a cidade de Salto/SP e para todos que se interessam e estudam o fenômeno cangaceiro.

Deixo minhas congratulações.

Geraldo Antônio de Souza Júnior

https://cangacologia.blogspot.com.br/2017/12/um-imortal-cangaceiro.html?spref=fb

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1533913930143909&set=gm.1533607990181473

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SARGENTO ANICETO O HOMEM QUE ESTAVA PRESENTE NA MORTE DE LAMPIÃO

Por Beto Rueda

Aniceto Rodrigues dos Santos, filho de Anastácio Rodrigues dos Santos e Maria Carolina dos Santos. Natural de Santa Maria da Boa Vista, Pernambuco, em 24 de fevereiro de 1907.

Entrou para polícia alagoana em 09 de novembro de 1932. Foi destacado para servir no segundo batalhão da polícia militar na cidade de Santana do Ipanema (AL) em setembro de 1936.

Em 16 de fevereiro de 1937 foi promovido ao posto de cabo. No dia 08 de fevereiro de 1938 foi promovido a terceiro sargento.

Fazia parte da tropa comandada pelo tenente João Bezerra no dia 28 de julho de 1938 no cerco ao grupo de Lampião no coito da grota de Angico em Sergipe. No ataque morreram Lampião, Maria Bonita, nove cangaceiros e o volante, soldado Adrião Pedro de Souza.

Por sua efetiva participação no combate, além da recompensa, foi promovido em 04 de agosto de 1938 ao posto de aspirante por ato de bravura.

Em 19 de agosto de 1944 foi excluido da polícia como desertor, coincidindo com a acusação de assassinato da sua primeira esposa, Iraci Brito, em Piranhas (AL). Cinco anos depois, no dia 17 de novembro de 1949, foi reintegrado as fileiras da polícia com o mesmo posto de aspirante. Um ano mais tarde, em 26 de abril de 1950, subiu ao posto de segundo tenente. Tempos depois, pela hierarquia, primeiro tenente, capitão e major. Foi para reserva como tenente coronel, em 1957.

Aniceto foi delegado em várias cidades do interior alagoano e foi casado em segundas núpcias com a senhora Iolanda Rodrigues. Tiveram dois filhos.

Morreu assassinado aos 52 anos de idade em 12 de maio de 1959 na localidade de Mundaú Mirim(hoje Santana do Mundaú), distrito de União dos Palmares (AL), por motivos políticos. Na época era delegado na cidade de Pão de Açucar, no mesmo Estado.

REFERÊNCIAS:

ASSUNÇÃO, Moacir. Os homens que mataram o facínora. Rio de Janeiro: Record, 2007.

BASSETTI, José Sabino; MEGALE, Carlos César de Miranda. Lampião, sua morte passada a limpo. Capivari: Editora EME, 2011.

ARAÚJO, Antônio Amaury Corrêa de. Assim morreu Lampião. São Paulo: Traço, 2013.

IMAGEM:

Lápide de Aniceto no Cemitério Público Nossa Senhora da Piedade, em Santana do Mundaú (AL): Cortesia do pesquisador José Vanderlei da Silva Patrício - Currais Novos(RN).

https://www.facebook.com/

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

EX-CANGACEIROS JUNTOS...

Os ex-cangaceiros Ângelo Roque da Costa, vulgo Labareda e Benício Alves dos Santos, vulgo Saracura. Foram companheiros de cangaço, sendo Ângelo Roque, chefe de Saracura em seu subgrupo. 0Benício, o Saracura por sinal, era o " cabra " mais valente de Ângelo Roque, tendo seus feitos reconhecidos até mesmo pelo lendário José Osório de Farias, o Zé Rufino, considerado por muitos como o maior matador de cangaceiros de todos os tempos.

Mais de uma década depois os ex-bandoleiros das caatingas estão novamente reunidos, dessa vez o chapéu de aba quebrada e roupa de couro, tradicionais vestimentas da época do cangaço, dão lugar a trajes alinhados sociais.

Nesse registro fotográfico, vemos os ex-cangaceiros passando a vista no livro " Psicopatas Explosivos " do autor José de Lima Nunes de Oliveira.

Esse fato ocorreu em abril de 1952, no então Instituto Nina Rodrigues.

Fonte e Foto : Jornal Última Hora / Edição de 24 de abril de 1952

Edição Arquivo Digital Helton Araújo

 https://www.facebook.com/photo/?fbid=347746081069100&set=gm.861707892283367&idorvanity=414354543685373

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA ESCADARIA ATÉ À PORTA DO CÉU?


… sim, existe na China e tem 999 degraus!

Uma das montanhas mais bonitas do Mundo, a montanha Tianmen é conhecida pelo seu arco, apelidado como portão do céu. Desde o centro de Zhangjiajie, na província de Hunan, até ao topo da montanha Tianmen os turistas podem ir de teleférico, autocarro ou subir os 999 degraus da escadaria.

Numa viagem alucinante ao longo de 7 km entre o centro da cidade de Zhangjiajie até o pico, no Jardim Suspenso, no maior teleférico entre montanhas altas do mundo é possível desfrutar da vista sobre os principais atrativos da montanha.

Quem prefere evitar o longo trajeto de teleférico, podem fazer a viagem de autocarro através da Estrada do Céu, uma estrada apertada com 99 curvas -pois 9 é o número que simboliza a fronteira entre o humano e o divino – que se estende por 11 km, ao longo da montanha.

No cume da montanha encontramos a Porta do céu, um arco natural a 131 metros de altura, bem no final da longa escadaria de 999 degraus, conhecida como Stairway to Heaven.

A montanha era um lugar comum até ao século III, quando um lado do penhasco caiu, criando o arco conhecido como portal para o céu. A crença de que a criação do arco da montanha é um mistério divino fortalece a reputação de Tianmen como montanha sagrada.

A montanha de Tianmen tornou-se conhecida mundialmente depois que um grupo de pilotos decidiram cruzar o seu arco de avião, em 1999, para entrar no Livro do Guinness, como primeiro avião a atravessar uma montanha.

Já quero!!

#PortãoDoCéu #StairwayToHeaven #Tianmen

https://www.facebook.com/photo/?fbid=7513727218656821&set=gm.1098264511350518&idorvanity=502331627610479

http;//blogdomendesemendes.blogspot.com

CRUZ QUE DEMARCA O LOCAL DA MORTE DE ZÉ NOGUEIRA QUE FOI MORTO POR ANTÔNIO FERREIRA, IRMÃO DE LAMPIÃO NO ANO DE 1926.

Por Geraldo Júnior

A cruz fica localizada nas terras da Fazenda Serra Vermelha no município pernambucano de Serra Talhada e que hoje pertence ao senhor João Nogueira, neto de Zé Nogueira.

Fica o registro!

Geraldo Antônio De Souza Júnior

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

JOSÉ ALVES DE BARROS O "ZÉ SATURNINO": PRIMEIRO INIMIGO DE LAMPIÃO.

Filho de Saturnino Alves de Barros, dono da fazenda Pedreira no município de Serra Talhada-PE, que fazia divisa com o sítio "Passagem das Pedras" que pertencia a Zé Ferreira, pai de Lampião. O conflito entre Zé Saturnino e os irmãos Ferreira (Virgolino, Antônio e Livino) tomou proporções gigantescas e culminou em muito derram4mento de s4angue no sertão nordestino e contribuiu para o surgimento do maior cangaceiro de toda a história, Lampião.

OBS.: A imagem foi editada através de IA, mas sem proporcionar significativas alterações.

By cangaçologia (Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal Cangaçologia).

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VELÓRIO DE JOSÉ OSÓRIO DE FARIAS, O ZÉ RUFINO.

Velório de José Osório de Farias, o Zé de Rufina ( nome de sau mãe ) e nas hostes do cangaço popularmente conhecido como Zé Rufino.

Nascido em 20 de Fevereiro de 1906 na cidade de Belmonte, no estado de Pernambuco, esse ex-sanfoneiro se tornaria um dos maiores perseguidores de cangaceiros da história.

Zé Rufino faleceu em 20 de Fevereiro ( data de seu aniversário ) de 1969, em Jeremoabo, no estado da Bahia, aos 63 anos de idade, vitimado por um infarto.

" As fotos dão mais vida à história "

Foto : Acervo familiar

EDIÇÃO : ARQUIVO DIGITAL HELTON ARAÚJO

Qual sua opinião sobre Zé Rufino ?

 https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5

http://blogdomendesemendes.blogsot.com