Seguidores

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

NOTA DE PESAR!

 Por Relembrando Mossoró

O Relembrando Mossoró com muita tristeza vem comunicar o falecimento do amigo DEDÉ MORAIS, antigo morador da Rua Joaquim Nabuco, bairro Alto da Conceição. Foi um grande professor, que Deus possa receber sua alma e confortar o coração de seus familiares.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=287586670009049&set=gm.4508740799209315

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO

 Por O Cangaço na Literatura

https://www.youtube.com/watch?v=7dliKRETvto

Enfim, entrevistamos o Mito Frederico Pernambucano de Mello e soubemos coisas incríveis sobre o cangaço, muita novidade! Link da matéria sobre Volta Seca http://blogdomendesemendes.blogspot.c...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NO TEMPO DO CANGAÇO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=DQ0U7cZpToE

No tempo do cangaço Vários fragmentos de depoimentos gravados ao longo de duas décadas com remanescentes da época do cangaço. A maioria dos depoimentos foram gravados na década de 90. Link desse vídeo: https://youtu.be/DQ0U7cZpToE

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HÁ 75 ANOS, O BRASIL ASSISTIA AO FIM DO CANGAÇO - JORNAL FUTURA - CANAL FUTURA

Por Canal Futura

https://www.youtube.com/watch?v=RzLdmX3DSbc

Há 75 anos, o Brasil assistia ao final do cangaço: era fim de maio de 1940, quando Cristino Gomes da Silva Cleto, o mitológico cangaceiro Corisco, foi metralhado numa emboscada na fazenda Cavacos, em Brotas de Macaúba, na Bahia, pelo tenente José Rufino, um dos maiores caçadores de cangaceiros da história. Àquela altura, dois anos após a morte de Lampião, Corisco era o último cangaceiro em atividade, apesar de ter ficado com um braço deficiente por causa de tiros. Era o fim de um ciclo sangrento que durou cerca de um século e que teve seu ápice no tempo de Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MENDES E O NORDESTE NU

Clerisvaldo B. Chagas, 23 de dezembro de 2019

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.233

Nesta véspera de NATAL, quero agradecer aos nossos leitores do Brasil, Estados Unidos, Portugal, Rússia, Alemanha, França, Cingapura, Reino Unido, Dinamarca, Espanha e outros mais. Tudo isso graças à parceria entre o nosso blog: (clerisvaldobchagas.blogspot.com) e o (blogdomendesemendes), Alagoas com Rio Grande do Norte. As crônicas de Clerisvaldo chegaram para preencher o vazio entre publicações de livros do autor. São escritos que abordam todos os temas do mundo, com ênfase no solo alagoano e nordestino. O blog do Mendes, mais focado no antigo relicário cangaceiro, publica também os cenários periféricos do cangaço e expõe todo o Nordeste, principalmente os sertões, sem terno, sem gravata, sem cueca, completamente despido.

José Mendes Pereira que nasceu no sítio Barrinha, em Mossoró, é filho de Pedro Nél Pereira e de Antônia Mendes Pereira. Com seus estudos, pesquisas e determinação, atuou no mundo gráfico, tornou-se professor e criou o blog atual, dedicando-se ao universo do cangaço. O seu blog, pouco a pouco atingiu uma dimensão colossal ultrapassando fronteiras, firmando-se como indispensável aos que pesquisam o Sertão do Nordeste na Sociologia, História, Geografia e nas Artes. Mas nem somente de cangaço vive o blogdomendesemendes. Imprensado entre os cangaceiros estão os escritos ecléticos de Clerisvaldo B. Chagas e de Rangel Alves da Costa. 

Escritor Rangel Alves da Costa

São crônicas normais e longas que permitem o lazer aos “cangaceirólogos” e ao planeta. O sergipano Rangel é um escritor versátil, sensível, seguro e poético que sabe exatamente onde cabe cada uma das suas palavras escritas. Um mestre escritor.

Assim as crônicas são ornadas pelas pesquisas e artigos de José Mendes Pereira e, às vezes, cintilam “O Nordeste Nu”. O miolo, porém, destes escritos é mais para parabenizar o Mendes por mais um ano de vitória no repto da sua vida prestando relevantes serviços ao mundo da Cultura. Seu hercúleo esforço para fabricar o “pão e entregá-lo ainda quente na madrugada” é tarefa mesmo para os maiores titãs da Mitologia e do Cangaço. E na valorização das suas publicações diárias, responde o próprio Nordeste riquíssimo em ditados populares: “Rapadura é doce, mas não é mole não”. FELIZ NATAL PARA O GLOBO E PARA NÓS.

MENDES x RANGEL (CRÉDITO: BLOG DO MENDES).

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/

 

REGISTRO DO CANGAÇO.

 Por Getúlio Moura

Tenente Arlindo Rocha nasceu em 23 de março de 1883, no Sitio Campinhos (Salgueiro/PE).

Em 1924, Arlindo Rocha articula uma emboscada contra o subgrupo de Antônio Padre, ocorrendo uma troca de tiros, no episódio que ficou conhecido como o “ Fogo de Pilões”, que culminou nas mortes de Antônio Padre e Gavião.

Arlindo Rocha participou da Batalha de Serra Grande, considerada a mais importante vitória de Lampião sob as forças volantes.

Na referida batalha, o tenente foi alvejado por um disparo na boca que lhe trouxe problemas, sendo assim, chamado pelos cangaceiros pelo apelido de “Queixo de Prata”.

Arlindo faleceu em 7 de outubro de 1956.

https://www.facebook.com/photo?fbid=6867518089956246&set=gm.965290860741537

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

ESSA NOTÍCIA SAIU NO JORNAL DE PERNAMBUCO EM 1936, FALANDO SOBRE AS FILMAGENS DE BENJAMIN ABRAÃO, NO NOTÍCIA ABRAÃO, QUANDO FOI FICAR COM OS CANGACEIROS.

 Do acervo do pesquisador Deivid Júnior.

https://www.facebook.com/groups/508711929732768/?multi_permalinks=965572247380065%2C965628124041144%2C965024807434809%2C963891037548186%2C962953040975319&notif_id=1639771815458668&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FAZENDA PATOS - TAPERA DOS GILOS - QUEIMADAS - OS MAIORES MASSACRES DO CANGAÇO.

Por Manoel Severo

Contos do Cangaço é um grupo literário de entretenimento e engrandecimento cultural, que objetiva a divulgação, o conhecimento e a apreciação da história do Cangaço como fenômeno social nordestino, com todas suas características, acontecimentos e personagens, na forma como ocorreu. Não objetivamos a crítica, a polêmica nem o conflito de opiniões, o passado não se muda, nem devemos julga-lo com os olhos de hoje ou compará-lo ao contexto atual. Postagens e comentários devem seguir esta linha, manifestações desagradáveis, incultas, ofensivas e que incitam o conflito e a desarmonia não condizem com o espírito e o objetivo do grupo. A diversidade de opiniões, visões e entendimento sobre o Cangaço deve ser respeitada, sem necessariamente ter que ser combatida, contraditada e conflitada, pois isso não resolve, nem muda a opinião alheia. Opiniões devem ser feitas em postagens próprias, e não por críticas em postagens de outros, em prol do respeito mútuo e melhor andamento do grupo. Favor não misturar, comparar ou envolver o Cangaço com política, não tem nada a ver, é incompatível, o Cangaço não levantou ou defendeu bandeiras políticas.

https://www.youtube.com/watch?v=R_SZdebcs5M

http://blogdomendesemendes.blogspot.com