Seguidores

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Filho de Zé Saturnino -João Saturnino

Por: Aderbal Nogueira

Filho de Zé Saturnino primeiro inimigo de Lampião " João Saturnino " narra como se deu a inimizade de seu pai com Lampião segundo a versão de seu pai.


http://www.youtube.com/watch?v=V1LTJx9zDS8

Facebook: Aderbal Nogueira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Você conhece este lugar?

Repassando...Vale a pena...Guardado por Leões e Sentinelas.

Protegido por torres e muralhas ...


Um lago suspenso no teto do castelo?


Protegido por  cavaleiros Medievais.


Obras de arte espalhadas por todo jardim:


Continua...

Enviado pelo professor universitário: 
José Romero Araújo Cardoso


http://blogdomendesemendes.blogspot.com



BELA AURORA DO RECIFE



EXPOSIÇÃO WILTON DE SOUZA
05 Março a 26 de Maio 2013
Centro Cultural Correios - Recife - PE
Contamos com vossas presença

Um abraço
Wilton de Souza

Enviado pelo escritor, poeta e pesquisador do cangaço:
Kydelmir Dantas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

EM 2013 SERÁ PRODUZIDO UM FILME SOBRE LAMPIÃO E ELE JÁ TEM INTÉRPRETE


Paulo Goulart Filho vai viver Virgulino Ferreira da Silva

O cinema nacional está a todo vapor com as produções sobre os grandes nomes da nossa história. Agora chegou a vez de Virgulino Ferreira da Silva, o cangaceiro Lampião. O ator Paulo Goulart Filho confirmou que será o protagonista, em entrevista ao Programa do Jô. A idéia é que as filmagens aconteçam no primeiro semestre de 2013, no Ceará, na Paraíba, em Pernambuco e Sergipe.

O filme será dirigido por Bruno Azevedo e ele já disse que sua intenção é mostrar um lado mais humano de Lampião e não ser uma cinebiografia, porém em momento algum há interesse em glorificar a imagem do cangaceiro.

“Queremos mostrar que talvez o outro lado deste personagem possa ser mais interessante do que o lado sanguinário, assassino e saqueador que conhecemos. Mostraremos um lado sobre Lampião que poucas pessoas conhecem. Trata-se de uma mega produção, não uma biografia, e, sim, um filme de ficção baseado em fatos reais, com muitos efeitos especiais, um super elenco e uma forma diferente de fazer cinema no Brasil, contribuindo, significativamente, para a construção de uma nova identidade cultural do cinema nacional”, destaca Azevedo em entrevista ao jornal Gazeta do Oeste.

Sobre a confirmação de Goulart, o diretor disse que ainda quer mais nomes populares:

“Lampião será interpretado por Paulo Goulart Filho. São muitos os atores e convidados e também atrizes. Temos um universo quase que infindo para explorarmos novos personagens e compor um time fantástico de elenco. mas o carro chefe do filme é formado por três personagens, Lampião, Maria Bonita e Corisco, nesta ordem convidamos Paulo Goulart Filho, Alice Braga e Rodrigo Santoro, porém, a única confirmação certa que temos até agora é de Paulo Goulart. Alice e Rodrigo estão aguardando a definição de suas agendas para que saibamos se haverá ou não possibilidade de filmarmos com eles, já que pretendemos iniciar nossa produção logo após o carnaval de 2013. Porém, participações de um elenco de primeira eu posso garantir a todos, além, é claro, de alguns atores e atrizes que ainda não são famosos perante o conhecimento do público, e que estão sendo escolhidos em cada uma das cidades por onde iremos filmar. Assim, não só valorizamos o talento de artistas regionais, como também deixamos o filme com uma identidade mais realista e com a cara do nordeste brasileiro”.

Sobre o fato de produzir um filme sobre um “vilão” que ficou marcado como um personagem macabro da história do Nordeste, ele rebate:

“Há relatos de que Lampião tirava dos ricos e dava aos pobres. Cometeu, sim, muitas atrocidades, porém, em pesquisa recente, foi perguntado para muitas pessoas no Nordeste: Lampião, herói ou bandido? 94% das respostas foram: herói! Portanto, é difícil classificar a característica exata de um personagem como este. O que queremos mostrar no filme é um perfil de anti-herói, mas que, ainda assim, tem seu carisma, seu respeito, seu senso de justiça. Lá fora, nas produções hollywoodianas, isso funciona muito bem, com heróis que fazem justiça com as próprias mãos e agem contra o sistema corrupto em prol dos mais necessitados. Claro que não queremos incentivar ninguém a fazer justiça com as próprias mãos, ainda mais da maneira como Lampião fazia. O que queremos é mostrar que existem lados desconhecidos deste personagem. Sua relação com seus amigos do bando, o código de ética e respeito, a paixão por Maria Bonita, a cumplicidade de todos, o código de fidelidade, sua vaidade com as roupas, perfumes, penteados, etc”.

O lançamento está previsto para o fim de 2013 ou começo de 2014.

Fonte: Cinema com Rapadura
http://www.nacaonordestina.org
Facebook do Aderbal Nogueira


 http://blogdomendesemendes.blogspot.com



jornal da Feira de São Cristóvão - centenário de LG









Enviado pelo escritor, poeta e pesquisador do cangaço:
Kydelmir Dantas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

É PATUENSE O AUTOR DO PRIMEIRO CORDEL PUBLICADO NO BRASIL

Por: José Ozildo dos Santos
[EU.jpg]

A Literatura de Cordel está relacionada ao romanceiro popular. Originária do cancioneiro da Península Ibérica, no Nordeste brasileiro ela encontrou um ambiente sociocultural propício, rapidamente difundiu-se e tomou forma própria. E ao patuense Silvino Pirauá de Lima cabe a primazia de ter sido o autor do primeiro folheto de cordel publicado no Brasil. Autor de ‘História do Capitão do Navio’ e ‘Peleja da Alma’, nasceu na Vila de Patos, em idos de 1848. Filho de agricultores, teve uma infância pobre e distante da escola. No entanto, possuidor de uma grande vivacidade, cedo aprendeu a versejar.

Silvino Pirauá de Lima

Tocador de viola admirável e repentista exímio, considerado o mais notável de todos os discípulos do famoso repentista Francisco Romano, da Serra do Teixeira, de quem era grande amigo, Silvino Pirauá foi depois de seu mestre, o maior cantador do Nordeste. Venceu inúmeros cantadores e jamais foi vencido. Glosador e poeta popular, viveu a primeira fase de sua vida, cantando pelas feiras livres do sertão paraibano, tendo ainda sido o introdutor da regra da ‘deixa’, que obriga o adversário a compor rimando com o último verso deixado pelo contendor.

Poeta andarilho, Silvino Pirauá vivia exclusivamente de sua arte e rimava para arranjar o pão. Em companhia de seu discípulo Josué Romano, anualmente percorria os Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco, cantando nas feiras do interior. Em 1898, fugindo dos efeitos maléficos de uma grande estiagem, que assolava o sertão paraibano, deixou definitivamente a Vila de Patos e transferiu-se para Recife, onde fixou residência num bairro pobre e passou a exercer seu ofício, cantando nas feiras e praças da capital pernambucana. Foi nessa época, que levado por dificuldades econômicas, iniciou a publicação de seus versos, tornando-se o percussor do romanceiro popular.

Um dos mais tristes fatos da vida desse notável poeta-cantador, foi narrado por Sebastião Nunes Batista, em sua‘Antologia da Literatura de Cordel’. Homem pobre - a exemplo da maioria dos cantadores nordestinos - falecendo sua esposa,“valeu-se da ‘cantoria’ para custear-lhe o enterro”.
  
Foi na capital pernambucana, que Silvino Pirauá consagrou-se como poeta e cantador de viola. E, formando parceria com José Galdino da Silva Duda e posteriormente com o cantador pernambucano Antônio Batista Guedes (seu discípulo), percorreu as mais importantes feiras do interior nordestino, cantando e vendendo folhetos, difundindo a Literatura de Cordel.

Possuidor de uma memória prodigiosa, Silvino Pirauá tinha conhecimentos rudimentares de Geografia, História Universal e Sagrada. Cognado por seus colegas como ‘o poeta enciclopédico’, celebres são suas ‘descrições’ sobre a Paraíba e o Amazonas. Em meados de 1913, encontrava-se cantando em Bezerros, no interior de Pernambuco, quando contraiu varíola e prematuramente faleceu, aos 65 anos de idade. Escreveu e publicou inúmeros folhetos, entre os quais, os mais conhecidos são: ‘Verdadeira Peleja de Francisco Romano e Inácio da Catingueira’, ‘A Vingança do Sultão’, ‘As Três Moças que Quiseram Casar com um só Moço’, ‘História do Capitão do Navio’, ‘História de Zezinho e Mariquinha’, ‘Desafio de Zé Duda com Silvino Pirauá’, ‘Descrição da Paraíba’, ‘E Tudo Vem a Ser Nada’, ‘Descrição do Amazonas’, ‘História de Crispim e Raimundo’ e ‘Peleja da Alma’.

Os romances de Pirauá, que, ao longo dos tempos vinha sendo “reeditados e consumidos pelo homem do campo”, hoje, juntamente com a obra de Leandro Gomes de Barros e outros expoentes da Literatura de Cordel, a exemplo de Patativa do Assaré, são objetos de estudos nos meios universitários. Embora não lhe caiba a maior glória de nosso romanceiro popular, Silvino Pirauá é lembrado na história de nossa Literatura de Cordel, por seu pioneirismo. Poeta original, em sua produção, abordou os mais variados temas, dando uma grande contribuição à Literatura Popular Nordestina. Lamentavelmente, é um nome ignorado na cidade, que lhe serviu como berço.
  
Publicado na revista Patos de Todos Nós, edição de outubro de 2005

Extraído do blog: 

http://www.construindoahistoria.com


Crato promete inovar no Cariri Cangaço 2013

Por: Manoel Severo
 Dane de Jade e Manoel Severo

Crato confirmado como um dos grandes anfitriões do Cariri Cangaço em 2013. Aconteceu na tarde do último dia 22, sexta-feira, reunião de trabalho entre a organização do Cariri Cangaço e representante do município de Crato. O encontro, na sede da secretaria de cultura teve a participação do Curador do evento, Manoel Severo, da Secretária de Cultura Dane de Jade e de um dos produtores do Cariri Cangaço, Pedro Barbosa.

A pauta variada ressaltou a programação oficial no município de Crato; berço e sede do evento desde sua primeira edição; e ainda uma programação assessória para todos os dias do Cariri Cangaço. Manoel Severo confirmou o interesse de Crato em assumir uma “Programação Assessória, o que em muito enriquecerá o evento, disso não temos dúvidas, e contando com o talento e a competência da equipe comandada por Dane de Jade é certeza de sucesso, o que nos deixa muito felizes. Na verdade o Cariri Cangaço tem caráter itinerante, um dia em cada cidade, mas Crato vai marcar esta edição com uma programação diferenciada”.

Dane de Jade confirmou a presença de Crato no Cariri Cangaço e adiantou “nosso desejo é, além da Programação Oficial do evento, promovermos a semana inteira de atividades, ainda não sabemos, mas certamente será no campo das artes cênicas: Teatro, Cinema, enfim, procurando mostrar o que se tem feito nestes segmentos com o viés da temática do cangaço”.

O Crato é um dos anfitriões do Cariri Cangaço, juntamente com os municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro, Porteiras e mais recentemente, Lavras da Mangabeira. O evento oficial acontece entre os dias 17 a 22 de setembro e com avant premier marcada para os dias 18 e 19 de maio em Lavras da Mangabeira.

http://cariricangaco.blogspot.com

Anathália Cristina Queiroga Pereira


Hoje está completando 9 meses que Anathália Cristina Queiroga Pereira foi para casa do Senhor Deus, para permanecer eternamente ao lado do nosso irmão Jesus Cristo. Se existe uma outra vida além, morrer não é o fim.


Clique nos links abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012/05/direito-que-anathalia-cristina-queiroga.html
http://nossoparanarn.blogspot.com.br/2012/05/anathalia-queiroga-estudante-do-curso.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012/11/ultimo-dia-da-semana-dedicada-anathalia.html