Seguidores

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

CANGACEIRO DESCONHECIDO.

 Por Paulo George

1938 – 9 de Novembro, Jornal de Alagoas perguntava: “- Quem era o bandido que não foi identificado no sucesso de Angico, quando a força policial sob o comando geral do capitão João Bezerra, no feliz reencontro de “Angico”, fulminou o facínora “Lampeão” e os mais temíveis de seus asseclas, um dos cangaceiros não fora identificado?

Surgiram até comentários em torno do bandido desconhecido, pensando algumas pessoas que se tratasse de um aventureiro que houvesse se incorporado ao grupo sanguinário do “Rei do Cangaço”. 

Assim, por muito tempo ficou constituindo uma interrogação a identidade do mesmo. Entretanto, agora, chegam ao nosso conhecimento informações a respeito do famigerado desconhecido, enfim sua identificação. Luiz de Tereza.

Fonte: facebook - Página: Paulo George‎ Cangaço Paraiba – publicado no: 

ttp://blogdomendesemendes.blogspot.com

EXTRA! EXTRA! SANTANA DO IPANEMA.

 Clerisvaldo B. Chagas, 25/26 de outubro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.600

Vivendo um Boom de progresso, Alagoas vem mais uma vez anunciar alvissaras ao povo alagoano. Com tantas AL já realizadas ou anunciadas, principalmente em nosso Sertão, como a duplicação Arapiraca – Delmiro Gouveia, via- Batalha, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado. Ficamos alegres com essa duplicação, porém, tínhamos dúvidas se o trânsito pela BR-316, via- Palmeira dos índios, tradicional rota dos santanenses a Maceió, não ficaria esvaziado! Uma rota tranquila, tradicional e segura. Como adivinhando nossos pensamentos, eis que o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, anuncia a duplicação da BR-316, trecho Maceió – Pilar. Isso proporcionará maior segurança ao trecho mais movimentado de Alagoas, na planície litorânea, incluindo as onze curvas perigosas de Satuba, no vale do rio Mundaú.

Mas para vibração do povo do Sertanejo e que habita toda a extensão da BR-316, o ministro afirma que a duplicação continuará em direção à cidade de Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema.... A primeira estrada asfaltada de Alagoas, Palmeira-Maceió, continua estreita e sempre precisou de uma duplicação. Já o trecho Palmeira do Índios- Santana do Ipanema, Carié, Inajá (PE), é uma estrada larga, boa e segura. E se agora entra nos planos imediatos do ministro da Infraestrutura, melhor ainda. Isso poderá beneficiar municípios como Atalaia, Maribondo, Belém, Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas, Cacimbinhas, Dois Riachos, Santana do Ipanema e, se houver prolongamento, ainda Canapi até a fronteira com Pernambuco. Isso fora municípios atingidos indiretamente, com acessos, a exemplos de Minador do Negrão, Poço dos Trincheiras, Maravilha e Ouro Branco.

Bem que diz o sertanejo: “quando terminam as terras de Nosso Senhor, começam as de Nossa Senhora”. Com essa nova estrutura muitos e muitos outros empreendimentos acontecerão no trecho e nos municípios citados, permitindo um desenvolvimento contínuo e jamais visto por essas bandas. O transeunte viaja sem medo algum pela BR-316, de dia ou de noite, achando-a mais segura do que pelas ALs que levam a Arapiraca, por causa dos longos trechos desabitados entre cidades. De qualquer maneira, não devemos contar com o ovo dentro da galinha. Aguardar, aguardar que políticos têm conversas que o cão duvida.

 TRECHO URBANO DA BR-316 EM S. DO IPANEMA (FOTO: ÂNGELO RODRIGES)


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CORISCO REVOLTADO MATA 6 PESSOAS DA FAZENDA PATOS.

 Por Juarez Conrado.

1938 - 3 de Agosto, revoltado com o assassinato dos seus chefes Lampião e Maria Bonita, o cangaceiro Corisco matou 6 pessoas na Fazenda Patos, em Piranhas, no Estado de Alagoas, inclusive o seu coiteiro Domingos Ventura, responsabilizando-o pela a entrega às volantes policiais, quando estes chacinaram 11 cangaceiros, em Angico, na madrugada de 28 de Julho deste ano. 

Fonte: Livro: Lampião assaltos e morte em Sergipe.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MITO E HISTÓRIA DO REI DO CANGAÇO CHEGAM A HUNGRIA

 Por: Istvan Major

Istiván Major e Fádina Lacerda

Senhores do Cariri Cangaço,


participar deste Seminário sobre Lampião, é muito importante para mim, me faz necessário conhecer o Mito e História do rei do Cangaço, para que assim eu possa escrever artigos para revistas do meu país - Hungria, e levar ao conhecimento do meu povo, este que foi um marco na paisagem social e política do Nordeste Brasileiro.

Agradeço a boa acolhida.

Prof. Dr. István Major PhD
UECE 

Nota Cariri Cangaço: O professor doutor István Major ao lado de sua esposa, Fádina Lacerda, estará conosco na Avant Premier do Cariri Cangaço em Lavras da Mangabeira neste próximo sábado, dia 18 de maio.

http://cariricangaco.blogspot.com

QUEM É O CARA?

 Por: Ivanildo Alves da Silveira

Manoel Severo, Dr. Napoleão e Ivanildo Silveira

Chegamos a uma conclusão

Amigos que opinaram ou que aguardavam o resultado de nossa investigação. Após realizar uma pesquisa, acho que encontrei a solução para o nome  do cangaceiro, o qual nós queremos identificar, na foto postada,  semana passada.


Após o celebre Benjamin Abrahão realizar as filmagens com o bando de Lampião no ano de 1936, o mesmo fez uma série de reportagens para um grande jornal de circulação no nordeste, no caso o "Diário de Pernambuco ".
Em uma dessas matérias ( vide, logo abaixo), datada de 27 de dezembro de 1936,  o mesmo fez a identificação do "cangaceiro" (inclusive, conviveu com ele), como sendo o "Marreca " que na foto publicada no jornal, posa ao lado do famoso "Jurity".


Uma outra foto dos dois cabras em boa resolução para melhor comparação.

Jurity e o cangaceiro Marreca

A  matéria completa.


Quanto à cangaceira que aparece na foto, me inclino a achar que se trata da "Inacinha", companheira do famigerado cangaceiro "Gato".

Marreca

Inacinha

Abraço a todos, e respeito quem pensa de forma diferente, portanto estamos disponíveis para o debate se necessário.

Rostand Medeiros, João de Sousa Lima e Juliana Pereira

Obs.: Na pesquisa desse foto, agradecemos ao amigo Rostand, pelo envio do material.


Ivanildo Alves  da Silveira

Colecionador do cangaço

Membro do Cariri Cangaço e da SBEC

Natal/RN

http://lampiaoaceso.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

APÓS O COMBATE DE ANGICO

Por Dr. Ivanildo  Alves da Silveira

Da esquerda para esquerda - Manoel Severo, Dr. Napoleão e Dr. ivanildo Alves Silveira

1938 – Depois do combate de Angico, segundo Balão, quando cedeu entrevista à Revista Realidade/1973, os facínoras: Cruzeiro, Amoroso, Zé de Vera, foram mortos pela volante do Sargento Zé Luiz. 

Clique no link.

Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2009/08/cangaceiro-balao-sensacional-entrevista.html

http://blogdomendesemendes,blogspot.com

28 DE JULHO DE 1938 MORRE SOLDADO DA VOLANTE QUE ASSASSINOU LAMPIÃO, MARIA BONITA E MAIS NOVE CANGACEIROS.

 Por Antonio Vilela

1938 - 28 de Julho foi assassinado o soldado da volante que assassinou Virgolino Ferreira da Silva, o Adrião Pedro de Souza. - Fonte: livro "A Outra Face do Cangaço". Autor Antonio Vilela de Souza.


http:blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO FAZ REUNIÃO COM OS SEUS COMPARSAS PARA DIZER O QUE ESTAVA TRAMANDO.

1938 - Na noite do dia 27 de julho, Lampião chamou o bando e disse-lhe: “- Olha, eu vou embora amanhã cedo. Quem quiser ir comigo vai, quem não quiser, fica. Eu não posso mais ficar aqui. Já estou na iminência de matar até meus amigos. Para Pernambuco nem se fala que eu tenho inimigo até demais. Mas em Minas e Goiás eu não tenho”. 

ADENDO:

"Existe um vídeo do pesquisador do cangaço e cineasta Aderbal Nogueira, que fala sobre isso, e quem conta é Manoel Dantas Loyola, o ex-cangaceiro Candeeiro". José Mendes Pereira.

Fonte: vídeo da laser vídeo do cineasta Aderbal Nogueira. 

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRAS FUMARAM SOBRE UMA PEDRA NA GROTA DO ANGICO.

 Por Leandro Cardoso Fernandes

1938 - 27 de Julho, à noite, Maria, Sila e Dulce sentaram-se no alto de uma pedra para fumarem. Maria botou para fora a raiva que estava de Lampião e as três conversaram bastante, inclusive sobre o que aconteceria se fossem presas. Maria dizendo que se fosse presa por uma volante baiana não teria muitos problemas, pois tinha primos que sentaram praça. Cila, por sua vez, disse que preferia as volantes de Sergipe. Em determinado momento, Cila chama a atenção das amigas para uma luz que acendia e apagava ao longe. “-Não será luz de pilha (lanterna)”, perguntou?. Maria, que era a mais experiente, não deu bola e disse que era vagalume. Ledo engano. Era a tropa que avançava. 

Fonte: http://cangaco.com/2012/07/20/o-ultimo-combate-de-lampiao 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENCONTRADO SUPOSTO FILHO DE LAMPIÃO

  Por Antônio Galdino

Escritor descobre em Chorrochó-BA mais um filho de Lampião. Em suas pesquisas, o escritor João de Souza Lima encontrou, "José Alves dos Santos ainda encontra-se vivo e residindo em Chorrochó, nas mesmas terras onde seus pais o criaram".

Folha Sertaneja - Paulo Afonso - BA -27/11/2008 

 Segue texto de João de Souza Lima

Os caminhos trilhados buscam os fatos inéditos, seguindo uma infindável legião de admiradores e estudiosos ávidos a alcançarem os novos achados. Em busca deles tenho me dedicado a longos dez anos de uma extensa pesquisa. Nessa caminhada na busca de informações sobre a história de Lampião, neste longo trajeto, um dos fatos mais marcantes foi a descoberta de um filho de Lampião e Maria Bonita. Das quatro gestações da cangaceira, sabíamos apenas sobre Expedita Ferreira da Silva, ainda viva e residindo em Aracaju. Quando comecei a escrever o livro: “A Trajetória Guerreira de Maria Bonita, A Rainha do Cangaço”, sempre que perguntava aos meus entrevistados detalhes sobre os gêmeos Arlindo e Ananias, irmãos de Maria Bonita, ou obtinha o silêncio por resposta ou escutava um curto e desafiador resmungar: “Ananias não é irmão de Maria Bonita não!”. Tive que me desdobrar para conseguir alguém que me explicasse mais abertamente essa afirmativa. Durante dias busquei os informes dos familiares e amigos que conviveram com Maria Bonita nos conturbados dias do cangaço. Um dos primos de Maria, um senhor chamado Manuel Maria dos Santos, apelidado por “Seu Nequinho”, um ex-barqueiro acostumado atravessar, junto com o pai, os cangaceiros que cruzavam o milenar Rio São Francisco, foi o primeiro a confidenciar: “Ananias é filho de Lampião e Maria Bonita! Aqui todo mundo sempre soube desse segredo. Agora, na época de Lampião, quem era doido de andar com uma conversa dessa?!” Seu Nequinho ainda indicou mais algumas fontes que poderiam atestar o que ele estava dizendo e fui buscar a comprovação. Dentre as pessoas que fizeram seus relatos (e os tenho todos filmados para futuras comprovações) pode-se encontrar Servina Oliveira de Sá (prima de Maria Bonita), Eribaldo Ferreira Oliveira (sobrinho de Maria Bonita), os irmãos Osvaldo, Olindina e Maria Martins de Sá (primos de Maria Bonita), Firmino Martins de Sá (foi casado com a prima e melhor amiga de Maria Bonita: Maria Rodrigues de Sá). Estes são alguns dos que confirmaram a história que se segue: Dona Maria Joaquina Conceição Oliveira, “Dona Déa”, mãe da Rainha do Cangaço, estava grávida e por coincidência Maria Bonita havia engravidado quase que na mesma época. Por questão de aproximadamente dois dias, as duas mulheres viram nascer seus rebentos. Mãe e filha gerando vidas e fazendo crescer sua descendência. Pelas dificuldades impostas pela luta travada nas caatingas, onde cangaceiro vivia permanentemente em fuga, lutando contra as perseguições da polícia, filho era um entrave, levando perigo aos componentes do grupo e sofrendo as conseqüências da vida atribulada. Os filhos nascidos no cangaço, sempre iam cair nos braços de alguma autoridade política ou religiosa e às vezes enviados aos simples catingueiros, quando dotados da extrema confiança do cangaceiro. Duro castigo para as mães que tinham que ver seus filhos serem criados por outras pessoas. Maria Bonita dera à luz. Lampião arquitetou deixar o filho com a sogra, para que ela criasse as crianças como se fossem gêmeas e assim aconteceu. O filho de Dona Déa ganhou o nome de Arlindo Gomes de Oliveira e o filho de Lampião e Maria Bonita foi batizado como Ananias Gomes Oliveira. Ananias ainda esta vivo, residindo em São Paulo. Arlindo faleceu recentemente. Era fácil observar as diferenças entre os irmãos: Arlindo era baixo e claro, Ananias é alto e moreno, ganhando por sua cor escura, o apelido de “Pretão”. Dos depoimentos que se tem registro daquela época, o mais contundente é o deixado por José Mutti, major reformado do exército, que foi casado com Antonia Oliveira (irmã de Maria Bonita) e que escreveu o livro: Reminiscências de um ex-comandante de volante, que retrata com detalhes sobre a descoberta desse segredo, vejam a parte do capitulo que trata do mistério: “... ao chegar nos Picos do Tará, encontrei meus sogros arranchados numa frondosa quixabeira. Mandei construir dois quartos pra eles. encontrei duas crianças de dois anos cada. Tendo perguntado de quem eram filhos, dona Déa disse-me que eram mabaços (gêmeos) e eram seus filhos. As crianças eram completamente diferentes. O Arlindo sim, era parecido com a família, mais o Ananias era trigueiro (moreno escuro), não podia ser do mesmo casal José Filipe e Déa. Deu-me o estalo de “Vieira” será o Ananias, filho de Lampião e Maria?. Comecei a perseguir a sogra: ”Dona Déa, diga-me quem é o pai de Ananias, o Ananias não é filho da senhora e do José Filipe. Se a senhora disser de quem é filho o pretão (apelido do Ananias) eu guardo segredo até a morte. “Tanto persegui minha sogra para saber quem era o pai de Pretão, que um dia ela me disseO Pretão é filho do homem” (a família de Maria Bonita tratava Lampião de “O HOMEM”), fiquei satisfeito e não falei mais no assunto”.Ai está desvendado mais um dos mistérios do cangaço e para registro histórico, vale salientar que Ananias concordou fazer o exame de DNA, sendo coletado sangue de dona Mocinha (irmã de lampião), de Arlindo (o irmão que se diz gêmeo) e do irmão Ozéas Gomes. O desfecho está sendo aguardado porque vem sendo movido por meios judiciais uma vez que Expedita e Vera Ferreira (filha e neta de Lampião e Maria Bonita) se negaram a fazer os exames.Outro caso que foi bastante difundido foi o de João Peitudo, outro suposto filho dos Reis do Cangaço, mais um que tentou em vão se aproximar da família e não obteve resultados.Continuando no campo da pesquisa histórica, vasculhando as fontes que trazem alguma ligação com o cangaço, acabo de descobrir outro filho de Lampião, na cidade de Chorrochó, Bahia. Ele é da família dos famosos “Engrácias”, as primeiras pessoas que mantiveram contato com Lampião quando ele entrou no estado da Bahia, tendo vários membros dessa família seguido os cangaceiros. Alguns se tornaram famosos, como: Cirilo de Engrácia, Antônio de Engrácia, Zé Sereno, Zé Baiano, Arvoredo e Corisco.Da família dos “Engrácias” um dos grandes coiteiros de Lampião nessa região foi João Ramos de Souza, conhecido por todos como Joãozinho. Entre as filhas desse coiteiro Lampião se engraçou da jovem Helena e com ela teve um caso, poucos dias depois a menina-moça apareceu grávida e O Rei do Cangaço para resguardar a honra da jovem e não desmoralizar a família que tanto lhe dava guarida, tomou uma rápida e sábia decisão: Pagou uma alta quantia a um rapaz, Simão Alves dos Santos, para que ele casasse com Helena e assumisse a paternidade do filho do cangaceiro. Simão topou o acordo e assim foi feito, nascendo a criança no dia 13 de agosto de 1930, sendo batizada com o nome de José Alves dos Santos. O parto foi realizado por dona Lídia, mãe do cangaceiro Zé Sereno. Durante muito tempo as conversas sobre esse caso foram mantidas em segredo, temendo a população que Lampião fosse sabedor que a conversa havia se espalhado.

Quando Lampião morreu e o cangaço se extinguiu as brincadeiras começaram a surgir e os amigos de José Alves sempre o perturbavam relacionando-o como filho de Lampião. Os comentários tornaram-se freqüentes e as pessoas de mais idade sempre tocavam no assunto. José Alves dos Santos ainda encontra-se vivo e residindo em Chorrochó, nas mesmas terras onde seus pais o criaram. Estive recentemente com ele quando realizei extensa entrevista e ele concordou em fazer um exame de DNA para realmente comprovar o que os fatos indicam. Os testes estão em andamento e só o tempo dirá se ele é realmente mais um filho gerado nas caatingas do Sertão Nordestino, mais um rebento descendente de Lampião, mais um fruto evidenciado de um farto capítulo da nossa história recente, a história do Cangaço, capítulo ainda tão latente, tão presente nos carrascais do Sertão.

http://dqdnews.blogspot.com/2008/12/encontrado-suposto-filho-de-lampio.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com