Seguidores

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Serra Talhada Recebe a Primeira Visita do Cariri Cangaço para 2022

 

Depois de quase dois anos separados fisicamente em função da pandemia do novo corona vírus, a imensa familia Cariri Cangaço de todo o Brasil prepara-se para se encontrar. Serra Talhada será o cenário da primeira reunião de trabalho para a consolidação da Agenda Cariri Cangaço 2022.

Para Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço; "observando todas as recomendações das autoridades sanitárias e governamentais, e zelando pela segurança e saúde de nossos queridos amigos, o Cariri Cangaço tem a grande honra de aportar nesta terça, dia 14 de dezembro de 2021, em uma das cidades mais emblemáticas e tradicionais do querido estado de Pernambuco, a acolhedora Serra Talhada; berço dos dois principais protagonista da saga do cangaço; Sebastião Pereira - Sinhô Pereira e Virgulino Ferreira da Silva - Lampião. Chegamos a Serra Talhada com no mínimo dez anos de atraso, mas chegamos, e isso nos enche de satisfação, alegria e entusiasmo, para essas primeiras reuniões de trabalho, visitas e articulações, para a construção do grande Cariri Cangaço 2022, sob a batuta de Luiz Ferraz Filho".

Para Luiz Ferra Filho; presidente da Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Serra Talhada 2022, "a expectativa para recebermos o Cariri Cangaço é enorme, Vamos fazer um evento aqui em Serra Talhada com muita satisfação e entusiasmo. Nossa maior preocupação é recepcionar todos bem e surgir uma nova geração de jovens pesquisadores, escritores e historiadores do tema. Se o Cariri Cangaço de Serra Talhada der frutos com o surgimento de novos livros, novos lugares e maior engajamento de jovens já estaremos satisfeitos."

Sinhô Pereira, sentado e Luiz Padre
Virgulino Ferreira da Silva - Lampião

Serra Talhada, antiga Vila Bela, berço de dois dos principais protagonistas da saga do cangaço; Sinhô Pereira e Virgulino Ferreira da Silva-Lampião, se prepara para receber a agenda do Cariri Cangaço 2022.

Serra Talhada; antiga Vila Bela; fica a 415 km da capital pernambucana, Recife. A cidade é a segunda mais importante do Sertão de Pernambuco e o principal município da Mesorregião do sertão pernambucano, consolidada como cidade polo nas áreas da saúde, educação e comercio, se destaca também como um dos principais destinos turísticos das rotas históricas do cangaço.  A cidade teve seu início em meados do século XVIII, com a chegada do capitão-mor da esquadra portuguesa, Agostinho Nunes de Magalhães, que arrendou a sesmaria à Casa da Torre, às margens do Rio Pajeú e no sopé da Serra Talhada, instalou a fazenda de criar gado, que denominou Fazenda da Serra Talhada, numa alusão direta à serra que lhe emprestava o nome.

Serra Talhada em destaque no mapa do estado de Pernambuco

A posição privilegiada dos currais de Agostinho Nunes, nos caminhos que levavam ao Ceará, Paraíba e Bahia, logo passaram a ser ponto de encontro de vaqueiros e peões que transportavam seu gado para estes estados, e  assim, despretensiosamente começa a formar-se um ajuntamento de feirantes, negociando principalmente animais, dentre outros bens. Isto aconteceu por volta de 1789/1790, na mesma época em que era erigida uma capela para a fazenda sob bênçãos de Nossa Senhora da Penha. Nascia aí também a vocação mercantilista do município. A feira de Serra Talhada hoje tem aproximadamente 220 anos, sendo que desde a primeira vez que aconteceu (segunda-feira), continua até hoje sendo realizada neste mesmo dia da semana.

Com o comércio surgido pelo ajuntamento dos vaqueiros, peões e tropeiros, a fazenda começa a tomar ares de povoado e logo se transforma em Villa Bella, nome adotado quando de sua emancipação de Flores, até então cabeça de comarca, em 6 de Maio de 1851. A partir dessa data passa a ter um intendente, o Coronel da Guarda Nacional Manoel Pereira da Silva Comendador da Ordem da Rosa e de Cristo neto do fidalgo da Casa da Torre José Carlos Rodrigues e sua esposa Ana Joana Pereira da Cunha, fundadores das históricas Fazendas Sabonete, Carnaúba, patriarcas da poderosa Pereira.


Andrelino Pereira da Silva, Barão do Pajeú


Em 1893 é instalada a primeira Câmara Municipal de Serra Talhada e eleito seu primeiro prefeito, Andrelino Pereira da Silva, o Barão do Pajeú. Somente em 1939, por um decreto do então governador Agamenon Magalhães, Villa Bella recebe de volta seu nome de origem e passa a chamar-se Serra Talhada – “Terra de cabras Macho”.

Para o pesquisador e escritor de São José de Belmonte, Valdir Nogueira; conselheiro Cariri Cangaço; "o Cariri Cangaço chega em grande estilo a Serra Talhada. O cuidado com o qual estamos; sob a batuta de Luiz Ferraz Filho; juntamente com destacadas personalidades de Serra Talhada, e o Conselho do Cariri Cangaço construindo esse evento, unido à tradição e a força da cidade, berço das tradicionais famílias Pereira e Carvalho, além de Virgulino Ferreira nos dão a certeza de um evento que marcara época." 

Para o pesquisador e escritor Louro Teles, de Calumbi, conselheiro Cariri Cangaço, "chegamos a Serra Talhada para reverenciar não só a cidade, mas toda a força do Pajeú, que é enorme. O Conselho do Cariri Cangaço estará ao lado do organizadores do evento colaborando no que for possível, sem dúvidas teremos em Serra Talhada uma das maiores edições de nosso Cariri Cangaço.



A agenda de trabalho do Cariri Cangaço Serra Talhada 2022, inicia nesta terça-feira, dia 14 de dezembro de 2021, no final da tarde, quando Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, chega a Serra Talhada e se reúne com Luiz Ferraz Filho e personalidades de Serra Talhada e de outros municípios do Pajeú. Na quarta teremos uma agenda de intensa de visitas técnicas, institucionais e de articulação e a noite teremos a solenidade de Posse da Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Serra Talhada.


AGENDA DE TRABALHO

Cariri Cangaço Serra Talhada 2022


Terça-feira (14/12/2021) 

18h -Chegada no Felipe Hotel

19:30h - Visita à Praça Sérgio Magalhães, centro da cidade de Serra Talhada 

20:00h - Encontro com Personalidades da pesquisa e estudo do cangaço no Shopping Serra Talhada 


Quarta-feira (15/12) 

Saída do Felipe Hotel

07:00h - Visita a cidade de Calumbi para encontro com Louro Teles e autoridades locais 

08:00h - Visita de Trabalho à Serra Grande 

09:00h - Visita de Trabalho ao Sítio Passagem das Pedras, Fazenda Pedreira, Fazenda São Miguel, Serra Vermelha, etc. 

12:00h - Entrevista em Radio e TV Local

14:00h - Visita ao Museu do Cangaço e Casa da Cultura. 

15:00h - Visita às localidades da Fazenda Carnaúba, Passagem do Meio, Bom Nome, Pitombeira, Belém e o distrito de Bernardo Vieira. 

19:30h - Encontro com escritores e pesquisadores locais e também autoridades representativas do município de Serra Talhada.

Apresentação do Cariri Cangaço

Posse da Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Serra Talhada 2022


Edição: Redação Cariri Cangaço

Imagem: Serra Talhada Views /  

Informações Históricas: Wikipédia


http://cariricangaco.blogspot.com/2021/12/serra-talhada-recebe-primeira-visita-do.html


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOTA DE PESAR : Morre Jânio Soares

 

João de Sousa Lima, Jânio Soares e Manoel Severo

NOTA DE PESAR

É com imenso pesar que o Conselho Alcino Alves Costa, do Cariri Cangaço, em nome de seu Conselheiro João de Sousa Lima, comunica o falecimento na madrugada desta segunda, dia 13 de dezembro de 2021,  de Jânio Soares, Secretário de Cultura e Esportes de Paulo Afonso, aos 62 anos após um infarto. Janinho era um grande entusiasta do Cariri Cangaço e deixa um legado de seriedade e espirito público.

http://cariricangaco.blogspot.com/2021/12/nota-de-pesar-morre-janio-soares.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

José Praxedes dos Santos, o vaqueiro de Luiz Gonzaga (o Rei do Baião).

Por João Álcimo 

https://www.youtube.com/watch?v=BAEKLX09x5I

Entrevista realizada pelo Prof. João Álcimo Viana ao Sr. José Praxedes dos Santos, em junho/2018, no Parque Aza Branca, em Exu/PE.

http:blogdomendesemendes.blogspot.com

Vaqueiro Zé da Lavra escapa da surra do cangaceiro Ângelo Roque

Por Aderbal Nogueira 

https://www.youtube.com/watch?v=trNeJb0hjwI

Quer ajudar nosso canal? Nossa chave Pix é o e-mail: narotadocangaco@gmail.com O vaqueiro Zé da Lavra fala ao pesquisador João de Sousa Lima sobre o encontro com os cangaceiros do bando de Lampião e de como escapou da surra do cangaceiro Ângelo Roque, o Labareda. Link desse vídeo: https://youtu.be/trNeJb0hjwI

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HORÁCIO NOVAES E O FOGO DA FAZENDA TAPERA.

 Por Cabgaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=0XDeIkysZkI

A história de Horácio Novaes e toda a trama que resultou no massacre da família Gilo da Fazenda Tapera no município pernambucano de Floresta no dia 28 de agosto de 1926. Através dos depoimentos de dois grandes conhecedores e estudiosos do assunto, vocês conhecerão detalhes a respeito dessa fatídica história que terminou com o massacre de vários membros da família Gilo e pessoas próximas, provocadas pela sede de vingança de Horácio Novaes que por sua vez usou Lampião e seu bando para colocar em prática a sua desforra contra a família Gilo. Simplesmente imperdível! Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GRANDE JORGE BRAZ!

 Por José Mendes Pereira


Diz que a vida é uma vela acesa. Será? Ou não? Parece que é. Ontem recebi a triste notícia da sua partida. Lembro-me muito bem quando você chegou lá na Casa de Menores Mário Négócio, juntamente com doma Maria de Lourdes sua mamãe, e o João Augusto seu irmão, um pouco mais velho do que você. 

João Augusto Braz irmão do Jorge.

Talvez você tinha de 7 a 8 anos. Vivermos juntos naquela escola que tanto nos apoiou, dando-nos estudos e tudo que nós precisávamos, isto é, roupas, alimentos etc. Na Casa, vivemos juntos por alguns anos, além da Editora Comercial que ali a gente aprendeu tudo sobre gráfica. Eu na linotrype e/ou confeccionando chapas manuais, e você na impressora fazendo as impressões.

A última vez que você esteve na minha casinhola foi acompanhado do também adepto da Casa de Menores e da Editora Comercial, o Antonio Galdino da Costa. 

Antônio Galdino da Costa

Vá com Deus, mano Jorge Braz! Lá na Casa do SENHOR ELE ESTÁ DE BRAÇOS ABERTOS PARA TE RECEBER. Um dia, com certeza, nós nos encontraremos. Não sei se a estrada que eu irei será a mesma que você foi, mas o caminho, sem dúvida, será o mesmo. Adeus!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com