Seguidores

terça-feira, 7 de junho de 2011

Dez minutos de frente com o historiógrafo Rostand Medeiros

           
            Ontem, dia 07 de Junho, tive o prazer de conhecer pessoalmente o historiógrafo Rostand Medeiros, em Natal, em um dos órgãos do Exército Brasileiro (SIP), localizado no bairro Ribeira, na Rua Almino Afonso nº. 12.


Rostand Medeiros

            Um dia anterior, havíamos conversado por telefone sobre os nossos estudos do cangaço, quando no momento eu o comuniquei que no dia seguinte estaria em Natal (ministério do exército), para resolver problemas no órgão citado acima, sobre documentos funerários do meu pai, que havia falecido no dia 10 de maio deste ano, sendo ele tenente por merecimento da reserva do exército brasileiro.

            Assim que cheguei à repartição, comuniquei ao historiógrafo que eu já me encontrava lá, e não demorou muito, ele chegou; e lá fui gentilmente presenteado com um livro, lançado no mês de maio deste, com o título “JOÃO RUFINO – UM VISIONÁRIO DE FÉ”.


Sessenta minutos de frente com o escritor Paulo Medeiros Gastão

              Na ocasião, recebi um outro volume, para ser entregue ao escritor Paulo Medeiros Gastão, coisa que eu fiz assim que cheguei em Mossoró.    
           
            Como eu não sabia onde ele residia, fui obrigado ligar para o amigo Francisco das Chagas do Nascimento, tesoureiro da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço de Mossoró, um dos seus amigos, e ele me informou onde era a residência do escritor.

 
Francisco das Chagas do Nascimento
          
            Fui encaminhado até ao seu luxuoso apartamento, através do segurança, e lá tive o prazer de conhecê-lo, pois apesar de morarmos na mesma cidade, eu ainda não o conhecia.

           Fui muito bem recebido pelo o escritor, e que durante a conversa falou sobre o cangaço, sobre Triunfo, a sua cidade natal, sobre os cangaceiros como:

Jararaca,


Asa Branca


 a Sila.


Falou sobre o talento do músico Kiko Monteiro,


da amizade que mantém com o Manoel Severo,


 da competência do escritor Aderbal Nogueira,


 do amigo Alcindo Alves da Costa,


do Frederico Pernambucano de Melo,

Aderbal Nogueira e Sílvio Bulhões

da  generosidade do filho de Corisco e Dadá, o Sílvio Bulhões, e de tantos outros  mais; inclusive falou sobre os seus planos e projetos, que não é necessário citá-los, pois isto pertence ao escritor.
           
            Realmente foi uma grande aula sobre cangaço e suas amizades.
          
           Tenho a dizer que este encontro com dois grandes talentosos, muito me deixou orgulhoso, pois venho do campo, e me sinto realizado em participar da amizade destas personalidades.

           Como a legião de escritores e pesquisadores é muito grande, mas tenho certeza que eu ainda hei de conhecer uma porção deles, ou talvez todos, quem sabe.

Sobre Rostand Medeiros

           É pesquisador na área de História, com artigos publicados nos jornais Tribuna do Norte, Novo Jornal e na revista cultural Preá.
          
           Autor do livro "João Rufino-Um Visionário de Fé" (2011), sobre a biografia do criador do Grupo Santa Clara/3 Corações a maior empresa de torrefação de café do Brasil.
          
           Coautor do livro "Os Cavaleiros dos Céus" - "A Saga do Voo de Ferrarin e Del Prete" (2009), apoiado pela Embaixada da Itália no Brasil, Força Aérea Brasileira e Universidade Potiguar.
           
           Consultor do SEBRAE no projeto “Território Sertão do Apodi – Nas Pegadas de Lampião”.
          
           Membro do IGRN (Instituto de Genealogia do RN) e SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço).
           
           Técnico em Turismo, atua há mais de 15 anos na área. Fundador da SEPARN – Sociedade para Pesquisa e Desenvolvimento Ambiental do Rio Grande do Norte, entidade que atuou em parceria com o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis na preservação do patrimônio espeleológico do RN.
Observação Independente:

As  maiores invenções criadas pela
humanidade, sem dúvida, foi o computador
e a internet. Mas eles ainda estão nos laboratórios
dos engenheiros que estudam isto, pois não passam
de  simples protótipos. Falta muito para que
os estudiosos deixem a internet e o
computador sem falhas, para que
você possa exclamar com
firmeza:

Que fantástica
invenção! 

José Mendes Pereira

Scan: Revista Manchete nº 1321, 23 de agosto de 1977.

Por: Ivanildo Alves da Silveira





Um abraço a todos, façam seus comentários.

IVANILDO ALVES DA SILVEIRA

Colecionador do cangaçoMembro da SBEC
Natal/RN

 

Transcrito do blog: "Lampião Aceso"