Seguidores

domingo, 26 de junho de 2016

HÁ OITENTA E NOVE ANOS LAMPIÃO E SEU BANDO CHEGAVAM À CIDADE DE LIMOEIRO DO NORTE, NO ESTADO DO CEARÁ.

Por Geraldo Júnior

15 de junho de 1927, nessa data, Lampião juntamente com seu grupo de cangaceiros em fuga, entrava pacificamente na pacata cidade cearense de Limoeiro do Norte, no estado do Ceará, dois dias após ter sofrido uma desmoralizante derrota, ao tentar invadir a grande e fortalecida cidade de Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte.

ADENDO - blogdomendesemendes

Segundo alguns historiadores o grupo de facínoras que pertencia à "Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia., de propriedade do afamado e sanguinário capitão Lampião, era composto por 53 homens. 

Em Mossoró foi abatido o cangaceiro Colchete, e no dia seguinte, foi capturado José Leite de Santana, o cangaceiro Jararaca, que era chefe de um bando de delinquentes pertencente à empresa citada acima. 

Ainda informam alguns historiadores que, o bando ao chegar na cidade de Limoeiro do Norte, a maior parte dos marginais abandonou o grupo, inclusive Massilon Leite e seu irmão Pinga Fogo.

Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior
Grupo: O Cangaço
Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=597133903783843&set=gm.1243733885639727&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

ENSAIO CONTRA VERSÕES ROMANESCAS - CEL. JOSÉ PEREIRA (DA PARAÍBA): ATUAÇÃO FRENTE AO CANGAÇO E OUTRAS NARRATIVAS

Autor: Roberto Sávio de Carvalho Soares













Enviado pelo professor, escritor e pesquisador do cangaço José Romero de Araújo Cardoso José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CERTIDÃO DE BATISMO DE MARIA GOMES DE OLIVEIRA “MARIA BONITA”.


Qualquer um que desejar escrever sobre a biografia da célebre Maria Bonita deverá atualizar a sua data de seu nascimento que é 17 de janeiro de 1910, data constante em sua Certidão de Batismo e não 08 de março de 1911, conforme acreditávamos até então.

Lembrando aos amigos (as) que essa Certidão de Batismo foi localizada pelo pesquisador Voldi Nogueira (Paulo Afonso/BA), sendo este o único documento existente que comprova a real data de nascimento de Maria Gomes de Oliveira “Maria Bonita”.

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo O Cangaço)

Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=602167569947143&set=gm.1251276204885495&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FACETAS DE LAMPIÂO


Muitas pessoas ainda hoje pensam que Lampião era um bandido pobre, talvez por não conhecerem sua verve de comerciante e empreendedor. Quando rapazinho negociava nas feiras das cidades próximas de onde morava. Era sim, filho de uma família da classe dos humildes proprietários rurais, situada entre os ricos donos de terras, fazendeiros poderosos e de uma massa de lavradores sem-terra. Mas não eram pobres de "marré deci". Os pais dele não eram pessoas miseráveis e tampouco passavam fome. “Tomou de conta” da pequena criação de seu pai e depois participando da condução de mercadorias, em um pequeno empreendimento da família, que o pai ao adquirir mulas para transporte, trabalhava transportando gêneros variados para os comerciantes. Antes de ser conhecido como "Lampião", juntamente com seus irmãos, incursionava em grupos de bandidos, assaltando os pequenos fazendeiros. No entanto não foi isso que o encaminhou para o cangaço.

Fonte I - Civitas - Revista de Ciências Sociais
Fonte II - Facebook
Página: Analucia Gomes
Grupo: O Cangaço
Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10208727299573583&set=gm.1250903051589477&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com