Seguidores

terça-feira, 20 de junho de 2023

REDEMOINHO

Clerisvaldo B. Chagas, 19 de junho de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.909

Esse negócio de ciclone que arrasa tudo por onde passa é de fato complicado e aterrorizante. Ainda bem que esse bicho nunca passou aqui. O que conhecemos é apenas a versão mínima do fenômeno chamado no sertão de pé-de-vento ou redemoinho. Acontecia muito na Rua Antônio Tavares antes do calçamento, na periferia entre o rio Ipanema e essa rua e na zona rural. O danado acontecia mais no verão e formava-se repentinamente rodando, rodando com a poeira cobrindo no seu rastro. A meninada gritava de lugar abrigado como incentivo/insulto ao pé-de-vento: rapadura! Rapadura!... Nunca soube porque gritavam o nome rapadura. A ação do vento não durava muito, era coisa efêmera, apenas jogava terra, papel de lixo e outras coisas leves que encontrava pelo caminho e logo desaparecia. Era uma diversão para crianças e adultos, quando olhavam de longe.

REDEMOINHO (SUCESSO FM).

Quando já adulto fomos encontrar esses redemoinhos pelos pés de serras, na estrada de chão entre Poço das Trincheiras e Maravilha, por dentro. Nunca passamos por ali para não encontramos pelo menos uma raposa atravessando a estrada e um ligeiro redemoinho. O encontro do ar frio da serra da Caiçara com o ar quente da estrada, um cenário perfeito para o fenômeno visto sempre na meninice. Assim como fechávamos as portas de casa, fechávamos os vidros do automóvel. O fenômeno se dá em dia de céu limpo. O chão aquece o ar e o faz subir. Esse ar é menos denso e mais leve do que o que está acima dele. O encontro de ambos faz as duas massas rodarem como um pinhão e se deslocarem rapidamente por alguns metros.

Isso faz lembrar uma palestra com um antepassado: Um arruaceiro arranjou uma encrenca com ele, mas nunca conseguiu eliminá-lo, apesar de sempre andar com um rifle às costas. Um dia o arruaceiro foi exterminado numa diligência policial fictícia, e ele como convidado, caiu na armadilha. “Uma limpeza para a região”, diziam. Dias depois, o antepassado estava na roça quando se formou de repente um redemoinho. O pé-de-vento saiu rodando com grande velocidade, levantado poeira e envergando o milharal. O antepassado, homem sábio, disse: “É o espírito de Fulano enraivecido”. E assim os fenômenos geográficos misturam-se ao fenômeno espiritual. Bem, tá contado.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/06/redemoinho-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

INVASÃO DE LAMPIÃO À MOSSORÓ...

 Por Manoel Severo

A invasão do bando de Lampião a Mossoró é um dos episódios mais emblemáticos do ciclo Cangaceiro de Virgulino Ferreira.

Cel Antônio Gurgel foi capturado e mantido refém por Lampião e usado como instrumento de troca pelo rei do Cangaço, valor : 400$ contos que atualizados seriam hoje mais de 10 milhões de reais ….

Mossoró em 1927 já era uma das mais prósperas cidades do Rio Grande do Norte. A cidade das 4 torres, com indústrias e agência do Banco do Brasil, parecia “apetitosa” para a sanha do bando Cangaceiro.

Memorial da Resistência

Cariri Cangaço no Fórum da SBEC - diálogos Paulo Gastão

11 de junho de 2023

https://www.facebook.com/photo/?fbid=6389774587711012&set=a.229016400453559

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MANOEL SEVERO NAS CAVERNAS DE FELIPE GUERRA …

Por Manoel Severo

Cariri Cangaço e SBEC em Felipe Guerra no Fórum do Cangaço …

A cidade de Felipe Guerra , encravada no Oeste potiguar , possui um conjunto exuberante de belezas naturais ; córregos e cachoeiras belíssimas podem ser encontradas ; além das mais de 400 grutas e cavernas espalhadas por seu território …

Aqui a Rota do Cangaço se encontra com a Rota das Cavernas…

Cariri Cangaço na Caverna da Carrapateira , em Felipe Guerra , local onde famílias inteiras se refugiaram por Mais de 40 dias por medo do ataque de Lampião

10 de junho de 2023

https://www.facebook.com/manoelsevero

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VISITA DO CARIRI CANGAÇO A FELIPE GUERRA , FÓRUM DO CANGAÇO DA SBEC

 Por Manoel Severo


https://www.facebook.com/photo/?fbid=6377907625564375&set=a.229016400453559

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NESSA RUA LOCALIZADA NA CIDADE PARAIBANA DE MANAÍRA MOROU UM DOS MAIS DESTEMIDOS E PERIGOSOS INIMIGOS E PERSEGUIDORES DE LAMPIÃO, POIS ASSIM COMO OS NAZARENOS, POSSUÍA DÍVIDA DE SANGUE COM LAMPIÃO E PARA COM OS SEUS.

 Por Geraldo Júnior

Após ter familiares e pessoas próximas assassinadas por Lampião, Clementino "Quelé" o vulgo Tamanduá Vermelho, como era chamado de forma pejorativa por cangaceiros e inimigos, dado a sua tonalidade de pele avermelhada, mudou-se da região de Santa Cruz da Baixa Verde no estado de Pernambuco para uma antiga casa de taipa que havia nessa rua (Foto) e dali, ingressado em uma Força Volante paraibana, saiu em busca de vingança contra os seus desafetos e tendo como alvo principal o rei dos cangaceiros, que naquela altura ainda dava seus primeiros passos como chefe de bando.

Quelé nunca poupou esforços para combater e matar Lampião e em determinada ocasião dirigiu-se ao Pernambuco em busca de eliminar familiares de seu desafeto que nada tinham a ver com a questão. Ao tomarem conhecimento do intento de Quelé, membros da Força de Nazaré (Nazarenos) intercederam a favor dos inocentes que pagariam com a vida por crimes que não cometeram e sob tons de ameaças impediram um desfecho violento e sanguinolento contra humildes sertanejos, fazendo com quê Quelé e seus homens retrocedessem e continuassem sua caçada em outras paragens.

A perseguição do sargento Quelé à Lampião e ao seu bando somente teve fim quando o cangaceiro e o que sobrou de seu bando atravessou o rio São Francisco e passou a atuar no estado da Bahia. Travessia que ocorreu no dia 21 de agosto de 1928.

Importante também lembrar que após a malfadada tentativa de invasão do bando de Lampião à cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte, Quelé comandando uma Força Volante conhecida como a "Coluna Pente Fino", foi a primeira a chegar na cidade após o ataque cangaceiro, pois já vinha no encalço do bando. Assunto para outra matéria.

Um personagem de destaque que não deve faltar nas primeiras linhas da relação dos grandes inimigos de Lampião de toda a sua história.

Vamos às identificações das fotografias:

01 - Rua onde Clementino Quelé morou em Manaíra, Paraíba.

02 - Local onde ficava antiga casa de taipa onde Quelé morou.

03 - Fachada atual da casa onde havia a casa de taipa em que Quelé morou em Manaíra, Paraíba.

04 - Clementino José Furtado "Quelé".

Texto e dição: Geraldo Antônio De Souza Júnior

https://www.facebook.com/GeraldoJunior2017/posts/pfbid0DUgtgFrgV8kqNQHiL7vvVWEDC9cHLy5RDaMNB69oCsCn2zJSc2TfJxoT2ZZsz147l?notif_id=1687294625004479&notif_t=close_friend_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CASARÃO DE MANOEL VALENTIM DA CIDADE DE FELIPE GUERRA

 Por Manoel Severo

Casarão de Manoel Valentim na cidade de Felipe Guerra , transformado em Quartel do Cangaço por ter se tornado um cenário importante na odisseia do ataque de Lampião a Mossoró em junho de 1927.

Nesta casa Lampião manteve preso o refém Cel Antônio Gurgel e outros , na tentativa de extorquir em 400 Contos a cidade de Mossoró.


Ao final com o fracasso do ataque , o coronel Gurgel foi solto e deixou o legado de sua experiência a partir de seu diário , que conta a agonia de seus dias sob o julgo do bando de Lampião.

Felipe Guerra-RN.

Visita do Cariri Cangaço a Felipe Guerra

10 de junho de 2023

Vem aí a Rota do Cangaço do Oeste Potiguar

https://www.facebook.com/manoelsevero

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JARARACA … UM DOS PRINCIPAIS PROTAGONISTAS DO ATAQUE DE LAMPIÃO A MOSSORÓ

  Por Manoel Severo

O Cangaceiro Jajaraca ; um dos mais destacados chefes de subgrupo de Lampião ; encontraria a morte do malfadado ataque à Mossoró em 13 de junho de 1927. Baleado em combate e capturado acabou sendo enterrado vivo e tornando-se um “santo” ; com o túmulo mais visitado no cemitério da capital do Oeste potiguar …

Visita do Cariri Cangaço a Mossoró

Fórum do Cangaço da SBEC

10 de junho de 2023

Vem aí a Rota do Cangaço do Oeste Potiguar

https://www.facebook.com/photo/?fbid=6377871705567967&set=a.229016400453559

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RODOLPHO FERNANDES … UM DOS PRINCIPAIS PROTAGONISTAS DO ATAQUE DE LAMPIÃO A MOSSORÓ.

 Por Manoel Severo

O prefeito de Mossoró Rodolpho Fernandes veio a tornar-se um dos heróis da festejada Resistência da cidade ao ataque de Lampião em junho de 1927. No dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, sob seu comando as forças da Resistência rechaçavam o bando do mais famoso Cangaceiro do Nordeste.

!927 - Mossoró era administrada pelo prefeito Rodolfo Fernandes.

Visita do Cariri Cangaço à Mossoró.

Fórum do Cangaço da SBEC.

10 de junho de 2023.

Vem aí a Rota do Cangaço do Oeste Potiguar.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=6377861488902322&set=a.229016400453559

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MASSILON … UM DOS PRINCIPAIS PROTAGONISTAS DO ATAQUE DE LAMPIÃO A MOSSORÓ.

 Por Manoel Severo

Em maio de 1927, Massilon comandando seu próprio grupo haveria de saquear com êxito a cidade de Apodi; o resultado do saque poderia ter sido um dos fatores preponderantes para a decisão de convencer Lampião a um mês depois atacar Mossoró …

O cangaceiro Massilon Benevides  Leite

Visita do Cariri Cangaço a Mossoró.

Fórum do Cangaço da SBEC.

10 de junho de 2023

Vem aí a Rota do Cangaço do Oeste Potiguar.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=6377848852236919&set=a.229016400453559

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEMÓRIAS À DISTÂNCIA

Por Chico Mulungu - 07.06.2023


Minha terra tão querida
Tem sombreiro de juá
E tem a fruta amarela
Do frondoso trapiá
Na ribanceira do rio
Que cheio faz-se bravio,
Querendo arrastar jucá.
Eu carrego na lembrança
Canga pés que dei na areia
Desse rio onde brinquei...
E nunca esqueço da cheia
Lambendo o quintal da gente
E eu pulando contente
Na corrente d'água alheia.
Velho Rio Mamanguape
Que assistiu a minha infância!
Guardo com muita ternura
Tais memórias à distância.
Pescarias, brincadeiras,
Os frutos das ingazeiras
Caindo n'água em constância.
Tudo isso me faz lembrar
Do trem Maria Fumaça
Apitando, fumegando
Na ponte, cheia de graça
Ao partir da estação
Num leva e traz de emoção
Que movimentava a praça.
Doce infância que não volta,
Mas que guardo na memória
Como sendo bons retalhos,
Recortes da minha história
De tanta dificuldade
Mas cumprida em liberdade.
Me orgulha tal trajetória!
Mas o que me deixa triste
É ver o meu rio passar
Hoje, todo assoreado
Por poluição sem par...
Sendo vítima do descaso
Coletando esgoto, raso,
Engasgado a vomitar.
Chico Mulungu

https://www.facebook.com/severino.honorato.3

http://blogdomendesemendes.blogspot.com