Seguidores

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

𝑶𝑫𝑰𝑳𝑶𝑵 𝑭𝑳𝑶𝑹

 Jaozin Jaaozinn

Fotografia da força volante de Odilon Flor na região de Pernambuco, possivelmente no final da década de 1920.

Odilon Nogueira de Souza, famoso Odilon Flor, nasceu no povoado de Nazaré do Pico/PE, no dia 12/01/1903, filho de João de Souza Nogueira e Teodora Souza Ferraz, pertencendo a respeitada família Flor e seguindo uma grande linhagem de parentes que se aventuraram na campanha contra o cangaço.

Ingressou na Polícia Militar de Pernambuco, em 1923, como contratado para depois ser efetivado, chegando ao posto de cabo. Porém, antes disso, já no ano de 1919, participou de um tiroteio junto com seus parentes e conterrâneos contra os irmãos Ferreira, deixando Livino Ferreira ferido, que foi conduzido para a Delegacia de Floresta/PE.

Participou de muitos combates, sendo os principais:

• 𝐀𝐠𝐨𝐬𝐭𝐨 𝐝𝐞 1923

Enfrentou o grupo de Lampião na Fazenda Barriguda, próximo à Serra do Pico/PE, onde foram mortos os cangaceiros Firmo, Sátil e Batista, tendo o bandoleiro Tubiba como ferido.

• 𝐃𝐞𝐳𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨 𝐝𝐞 1923

Reforçando uma pequena volante comandada pelo Aspirante Galdino, trava combate com o grupo de Lampião no Enforcado, no município de Floresta/PE, morrendo o cangaceiro Piloto.

• 𝐉𝐚𝐧𝐞𝐢𝐫𝐨 𝐝𝐞 1925

Integrando a volante do Sargento José Leal, de Betânia/PE, trava combate com Virgulino na fazenda Melancia, do município de Betânia/PE, morrendo os soldados José Mariano e Manoel Luiz.

• 𝐌𝐚𝐫𝐜̧𝐨 𝐝𝐞 1932

Já contratado pelo Governo do Estado da Bahia para comandar forças volantes na região, integra-se na força do Tenente José Sampaio e em conjunto com a do Sargento Luiz Mariano, travando feroz combate com Lampião no Raso da Catarina, culminando com Luiz e Sampaio feridos no confronto.

•𝐍𝐨𝐯𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨 𝐝𝐞 1932

Segundo algumas informações, comandou uma parte da volante do Tenente Santinho junto com o mesmo, travando um combate com o Sub-grupo do cangaceiro Moderno, na fazenda Bordão/BA, morrendo o cangaceiro Açúcar.

•𝐉𝐮𝐥𝐡𝐨 𝐝𝐞 1934

Comandando uma força baiana, trava combate com Lampião na mata de Folguedo do Menino, em Poço Redondo/SE, morrendo o cangaceiro Mangueira II.

•𝐉𝐮𝐧𝐡𝐨 𝐝𝐞 1937

Comandando uma força volante, e tendo já a participação de seu pequeno filho, Luís Nogueira de Souza, acabam confrontando e liquidando o Sub-grupo do cangaceiro Mané Moreno, na Fazenda Palestina, perto de Garuaru/SE, morrendo Mané Moreno, Cravo Roxo e Áurea, companheira do chefe.

•𝐀𝐛𝐫𝐢𝐥 𝐝𝐞 1939

Comandando uma força de 15 homens, acaba confrontando o Sub-grupo do cangaceiro Labareda, na região do Serrote/BA, morrendo os cangaceiros Pé de Peba e Xofreu, além de Mariquinha, companheira de Labareda.

Depois de seus compromissos a serviço da polícia pernambucana e baiana nas décadas de 1920 e 1930 contra o cangaço, Odilon acaba virando Delegado de diversas cidades baianas, dentre elas, Itabuna. Acabou falecendo em decorrência de um câncer na garganta, no dia 07/11/1950, como 2° Sargento da Polícia da Bahia, e deixando cinco filhos, Luís Nogueira, Aldenora Nogueira, Carlos Nogueira, Normando Nogueira e Raimundo Nogueira.

𝑭𝑶𝑵𝑻𝑬𝑺: 𝑳𝒊𝒗𝒓𝒐 𝑭𝒐𝒓𝒄̧𝒂𝒔 𝑽𝒐𝒍𝒂𝒏𝒕𝒆𝒔 𝒅𝒆 𝑨 𝒂 𝒁; 𝑩𝒍𝒐𝒈 𝒅𝒐 𝑴𝒆𝒏𝒅𝒆𝒔 𝒆 𝑮𝒆𝒏𝒆𝒂𝒍𝒐𝒈𝒊𝒂 𝑷𝒆𝒓𝒏𝒂𝒎𝒃𝒖𝒄𝒂𝒏𝒂.

.𝑪𝑨𝑵𝑮𝑨𝑪̧𝑶 𝑩𝑹𝑨𝑺𝑰𝑳𝑬𝑰𝑹𝑶.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=265723293183137&set=gm.2333970620145202&idorvanity=179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

XAXADO.

 Música de Ruy Grudi

https://www.youtube.com/watch?v=WAmwCMsVh5A&ab_channel=RuiGrudi-Topic

https://www.lojadosom.com.br/rui-grudi/xaxado/433679/o-r/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUIZ GONZAGA, DOMINGUINHOS E LAMPIÃO...

 

https://www.youtube.com/shorts/TOb5kraI8FY

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ESTREMECEU...

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/shorts/faIOuHlu6ME

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO JOÃO 22 FOI ENTERRADO AQUI? - CANAL CANGAÇO EM FOCO

 Por Cangaço em Foco.

https://www.youtube.com/watch?v=1pdMjUXvZIo&ab_channel=CANGA%C3%87OEMFOCO

Cemitério Municipal de Barbalha Ceará. em 1928, o Cangaceiro João 22 entrou em Barbalha como troféu da volante Cearense. Aqui, foi enterrado em cova desconhecida após desfile na cidade. #cangaceiro #cangaço #ceará #lampião #mariabonita #nordeste #sertão #historia #nordestino

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FRANCISCA RODRIGUES DUARTE - DONA CHIQUINHA - CONSIDERADA A MATRIARCA DA FAMÍLIA DUARTE DE MOSSORÓ.

 Por José Mendes Pereira


Dona Chiquinha Duarte nasceu no dia 17 de Julho de 1895, na cidade de Ererê, no Estado do Ceará. Era filha de Manoel Lucas Sobrinho e Maria José de Souza.

Quando eu ainda residia na companhia do meu pai, Pedro Nél Pereira, fui um dos que sempre fazia favores a dona Maria José de Souza, a mãe de dona Chiquinha, como por exemplo: rachar algumas lenhas para ela usar no seu fogão a lenha, encher potes, ou fazer companhia a Antonio Rodrigues de Sousa, o "Naim", seu filho, que era retardado.

Não tenho real certeza, mas me parece que dona Maria José de Souza faleceu com 104 anos, mas ainda era lúcida, cheia de vida e conhecia todos da sua convivência, sem trocar nomes de ninguém.


Francisco Duarte Ferreira - Chico Duarte

Dona Chiquinha era a segunda esposa do viúvo e fazendeiro Francisco Duarte Ferreira, conhecido por Chico Duarte,  dono de uma enorme propriedade, sendo esta nomeada "Fazenda Barrinha", que se estendia ao Sul, pelo lado leste de Mossoró, começando pelos sítios Curral de Baixo, Angicos, Martelo, Tabuleiro Grande, Sítio São Francisco, Mururé, Barrinha, aonde era localizada a sua fazenda, e terminava no Norte, no Sítio Melancias, estremando com  as terras de um fazendeiro de nome Joca Correia.


Ex´-senador Duarte Filho

Chico Duarte Ferreira era pai do ex-senador Duarte Filho, e de Manoel Duarte Ferreira, sendo este último, o homem que na tarde do dia 13 de Junho de 1927, na ocasião da tentativa de invasão à cidade de Mossoró, pelo grupo do afamado Lampião, tem-se conhecimento que ele assassinou o cangaceiro Colchete e baleou o Jararaca.


Manoel Duarte - assassinou o cangaceiro Colchete

O casal também era pai adotivo dE Letícia Rodrigues Duarte, (freira Irmã Aparecida), sendo esta, filha de um dos irmãos do fazendeiro, mas foi criada e registrada como filha do casal.


Letícia Rodrigues Duarte  - Irmã Aparecida


Os meus pais e todos os meus tios, tantos os irmãos do meu pai Pedro Nél Pereira, como os irmãos da minha mãe Antonia Mendes Pereira, nasceram em sua propriedade denominada Barrinha, inclusive meus irmãos e eu, muito embora os nossos nascimentos não foram dentro da fazenda, mas um pouco perto.

http://cscm.com.br/

Guardo ainda na lembranças, que sempre a Irmã Aparecida, morando no Colégio Sagrado Coração de Maria, e eu na Casa de Menores Mário negócio, colocado lá pela sua mãe dona Chiquinha Duarte, sempre ligava e pedia que eu fosse até o colégio pegar um dinheirinho, como espécie de ajuda. Agradeço de coração o que a irmã Aparecida fez por mim, juntamente com a sua mamãe. 

Dona Chiquinha era uma mulher alta, de cor clara, costumeiramente só usava vestidos longos, isto é, abaixo do joelho, de preferência azul e estampado. Muito séria, mas era uma excelente pessoa. Foi a primeira motorista de Mossoró, mas alguns afirmam, ainda não comprovado, que ela também tenha sido  a primeira enfermeira de Mossoró. 

Após a morte do seu esposo, dona Chiquinha fez inventário dos bens, que haviam ficado em seu poder, entregando aos filhos do falecido (não eram seus filhos), as suas partes de terras, rezes, ovelhas e tudo que lhes era de direito.


www.adf.org.br

O que mais me chama a atenção até hoje, eram as suas fortes rezas, que quando um vaqueiro dava notícia que uma de suas rezes estava com bicheiras, ela se apoderava do terço, e iniciava uma longa reza. Dias depois, o animal havia sido curado.


www.terrastock.com.br

Como a palha da carnaubeira depois de seca não pode receber chuvas, porque a água lavará o que é mais precioso, o "pó", geralmente apareciam nuvens preparadas para derramarem uma porção de águas, e ela fazia o mesmo.  E sob o alpendre da sua casa, andando de um lado para o outro, e com o terço em mãos, iniciava as rezas. E não demorava muito para que as nuvens resolvessem mudar de direção.

http://ovalesustentavel.blogspot.com

Dona Chiquinha tinha um desejo de que todos os filhos dos seus moradores estudassem, mas apenas eu, tive o privilégio de satisfazer o seu desejo, quando cuidou da minha formação, levando-me para a Casa de Menores Mário Negócio.

Pedro Nél Pereira - meu pai 

Geralmente, quando o meu pai me mandava até à sua casa para que ela o emprestasse isso ou aquilo, eu sempre dizia: "- Dona Chiquinha, papai mandou dizer que a senhora emprestasse a ele uma cangalha,  por exemplo, pra mode ele..."

Esta expressão "pra mode" é muito usada pelos camponeses, mas quando eu a pronunciava, parece que doía muito nos seus ouvidos. E todas às vezes que eu a usava, ela me dizia: "-Eu vou arranjar uma escola para você estudar, e deixar de falar esta expressão, "pra mode...- O que significa pra mode?"  - Perguntava-me ela. Eu que não sabia e nem tinha a mínima ideia o que significava, permanecia calado, apenas rindo. 


UERN - http://propeg.uern.br

Eu agradeço muito o que ela me fez, por ter me trazido para Mossoró, apesar de ser desta freguesia, colocou-me em uma repartição do governo, Casa de Menores Mário Negócio  - SAM - Serviço de Assistência ao Menor,  nos dias de hoje - FEBEM, e hoje sou formado pela Universidade do Rio Grande do Norte, - FURRN - atualmente UERN, e já me encontro aposentado pela Secretaria de Educação, mas devo também a outras pessoas que aqui, cuidaram de mim. Deram-me casa, comida e água fresca.

Sei que muitos me ajudaram durante o tempo em que passei estudando, como dona Caboquinha, dona Severina Rocha, Beatriz, Maria de Lourdes, dona Maria Estela Pinheiro Costa, Dona Lucy Pinheiro, irmã desta última,  mas o passo principal, foi ela quem me deu.  

Francisca Rodrigues ou dona Chiquinha foi uma verdadeira mãe para todos os seus moradores. Faleceu em Mossoró, no dia 14 de Maio de 1988, bem próxima de completar  93 anos de idade.

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Fonte:
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Se você achar que vale a pena e quiser perder um tempinho, clique nos links abaixo:

http://sednemmendes.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com 
http://blogdodrlima.blogspot.com