Seguidores

sábado, 23 de novembro de 2019

JOÃO DE SOUSA LIMA FALANDO SOBRE DONA "GENEROSA".


Nas Trilhas do Cangaço com João de SOUSA LIMA!

Generosa foi uma das maiores coiteiras do chefe cangaceiro filho de Vila Bela. Na casa dela eram realizados os grandes forrós, festas ao som de safona, zabumba, triângulo e pandeiro, patrocinados por Lampião.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS"


Depois de onze anos de pesquisas e mais de trinta viagens por sete Estados do Nordeste, entrego afinal aos meus amigos e estudiosos do fenômeno do cangaço o resultado desta árdua porém prazerosa tarefa: Lampião – a Raposa das Caatingas.

Lamento que meu dileto amigo Alcino Costa não se encontre mais entre nós para ver e avaliar este livro, ele que foi meu maior incentivador, meu companheiro de inesquecíveis e aventurosas andanças pelas caatingas de Poço Redondo e Canindé.

O autor José Bezerra Lima Irmão

Este livro – 740 páginas – tem como fio condutor a vida do cangaceiro Lampião, o maior guerrilheiro das Américas.

Analisa as causas históricas, políticas, sociais e econômicas do cangaceirismo no Nordeste brasileiro, numa época em que cangaceiro era a profissão da moda.

Os fatos são narrados na sequência natural do tempo, muitas vezes dia a dia, semana a semana, mês a mês.

Destaca os principais precursores de Lampião.
Conta a infância e juventude de um típico garoto do sertão chamado Virgulino, filho de almocreve, que as circunstâncias do tempo e do meio empurraram para o cangaço.

Lampião iniciou sua vida de cangaceiro por motivos de vingança, mas com o tempo se tornou um cangaceiro profissional – raposa matreira que durante quase vinte anos, por méritos próprios ou por incompetência dos governos, percorreu as veredas poeirentas das caatingas do Nordeste, ludibriando caçadores de sete Estados.
O autor aceita e agradece suas críticas, correções, comentários e sugestões:

(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 

Pedidos via internet:

FRANPELIMA@BOL.COM.BR

Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.

http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ADEUS A GUGU LIBERATO!

Do acervo do Edvaldo Morais

MANSÃO ONDE GUGU LIBERATO SOFREU ACIDENTE

O Portal UOL publicou fotos da Mansão de Gugu Liberato em Orlando/U.S.A. Há informações que o imóvel, recentemente adquirido por ele, custou quase sete milhões de reais. 




O apresentador pretendia passar os próximos oito meses com a família neste local.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PAULO BRITTO

Filho do comandante da volante que matou Lampião participa do Cangaço Campina

O escritor Paulo Britto, filho do tenente João Bezerra, estará no evento “Cangaço Campina 2019” que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro na Vila Sítio São João em Campina Grande.

O tenente João Bezerra foi comandante da volante que no dia 28 de julho de 1938 saiu de Piranhas, cidade localizada nas margens do Rio São Francisco em Alagoas, rumo ao esconderijo de Lampião, Maria Bonita e seu bando na outra margem do rio, na grota de Angicos, já no estado de Sergipe.

Paulo Britto tem se dedicado a defender a memória do pai e refutar obras literárias sobre o Cangaço que, segundo ele, destorcem os fatos de forma irresponsável. “A censura é incabível, antipática e reprovável, mas a liberalidade desmedida e caluniadora desvirtua os valores morais”. Argumentou Britto em coluna escrita para o blog Cariri Cangaço.

Paulo Britto relata que no combate de Angicos, João Bezerra como Primeiro Tenente, já havia; participado de 03 (três) expedições de guerra fora do Estado de Alagoas, nas revoluções de 1925, 1930 e 1932; nomeado 09 (nove) vezes delegado; recebido 09 (nove) elogios e louvores em boletins da corporação; exercido o cargo de Prefeito Interventor na Cidade de Piranhas/AL; cumprido várias missões especiais; e travado vários combates com cangaceiros, inclusive Lampião.

Coronel João Bezerra
Acervo Lampião Aceso.

Em Campina Grande, Paulo Britto irá receber a comenda Paulo Gastão, em homenagem a um dos maiores pesquisadores do Ciclo do Cangaço no Brasil.

O evento “Cangaço Campina 2019” trará à Campina Grande as maiores autoridades do Brasil sobre a temática ‘Cangaço’.

A palestra de abertura ficará por conta escritora Vera Ferreira, neta de Lampião, e contará com as presenças de Paulo Britto, filho do Coronel João Bezerra; Expedita Ferreira, filha de Lampião e Maria Bonita; Eliza Dantas, filha do cangaceiro Candeeiro; Jaqueline Rodrigues, neta de Chiquinho Rodrigues; e Patricia Gastão, filha do historiador e pesquisador Paulo Gastão.

Fonte MaisPB


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

POÇO REDONDO, CULTURA E RESISTÊNCIA

*Rangel Alves da Costa
Rangel Alves da Costa

Na noite desta sexta-feira 22 de novembro, a Praça de Eventos de Poço Redondo recebeu diversos grupos culturais dando continuidade à realização da Semana Popular de Arte na Resistência, já na quinta edição, evento este promovido pelo Teatro Raízes Nordestinas em parceria com outras entidades.
Apresentações maravilhosas, a exemplo do grupo de jovens violinistas, as duas meninas que subiram ao palco para cantar, mas principalmente do grupo de dança da Comunidade Quilombola do Mocambo, no vizinho Porto da Folha. Outras apresentações demonstraram bem a força da arte, da cultura e da resistência.
Euziane, representante do Teatro Raízes e uma das organizadoras do evento, sempre de parabéns pelo contínuo esforço desenvolvido em prol do reconhecimento e da valorização das potencialidades artísticas e culturais de Poço Redondo e de todo o sertão sergipano. Reitero os parabéns, Euziane. Nosso amigo Damião Rodrigues também de incansável luta em defesa do mais belo que existe e brota nas terras desses sertões.


Contudo, de forma específica e até apaixonada, quero testemunhar aqui a comoção sentida perante a apresentação do Grupo de Xaxado do Centro Educacional Nossa Senhora das Graças, da cidade de Poço Redondo. São vinte alunos da escola representando, através do xaxado, uma antiga tradição cangaceiro em momentos de festança e descontração.
Mesmo com problemas no som, a meninada deu um verdadeiro show, com desenvoltura artística de gente grande e demonstrando que é desde cedo que a cultura deve ser gestada nos corações sertanejos, preservando e mantendo as tradições. E vi ali a presença da saudosa amiga Marcileide, uma presença viva em cada jovem, em cada cangaceira e cangaceiro mirim, em Lampião e Maria Bonita, em cada passo dançado e em cada som ecoado.


A partir dela, de seu grande sonho, de sua luta incontida em defesa de nossas raízes, é que tudo começou e este grupo de xaxado começou a florir, sob a direção inteligente e criativa do amigo Marcos. Agradeço-te ainda, amiga Marcileide, pela beleza e brilho na apresentação de ontem de seus meninos. E, lá do alto, saiba que eles cantaram, dançaram, mantiveram viva a força da arte e cultura, em sua eterna homenagem.
Sua semeadura mostra-se bela, com flor e fruto, e a certeza de que seus sonhos foram transformados em tão belas realidades.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EM CAMPINA GRANDE COM ELISA ( FILHA DO CANGACEIRO CANDEEIRO) E O VEREADOR JOÃO DANTAS...



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SARGENTO ANTONIO HONORATO DA SILVA O NORATINHO

Por Biafra Rocha

O Homem Que Participou da Volante que Matou o Rei do Cangaço o Lampião Virgulino Ferreira da Silva. Este é o sargento Antônio Honorato da Silva Honoratinho.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SOLDADOS DA TROPA DO ASPIRANTE FERREIRA DE MELO.


Por Biafra Rocha

Soldados da tropa do aspirante Ferreira de Melo. Detalhe: Vemos o cabo Antônio Bertoldo, o soldado Santo e o soldado 'Noratinho'. faltando para nós a identificação do quarto soldado.

O soldado da tropa do Aspirante Ferreira de Melo, Antônio Honorato da Silva, por todos conhecido pela alcunha de ‘Noratinho’, após as mortes dos cangaceiros no leito do riacho Angico, não sabemos se por uma simples vaidade, por um momento de distração ou mesmo por mais uma mentira, pois, daquelas mortes e daquele ataque temos milhares de mentiras, tomou para si a morte do ‘Rei dos Cangaceiros’.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PASSEIO PELA ROTA DO CANGAÇO. GRUTA DE ANGICOS E SUAS HISTÓRIAS. PARA QUEM NAO CONHECE, VALE A PENA FAZER O PASSEIO.

Por Janete Silva Costa







http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO NA PRAÇA


Vida e morte do Cel. Isaias Arruda.
Valor: R$ 60,00 ( frete incluso. Direto com o autor.
E-mail: joaojrbio@gmail.com
Autor: João Tavares Calixto Júnior


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NAZARÉ E A FESTA DE 40 ANOS DE PARTIDA DE MANOEL NETO

Por Manoel Severo

Nazaré do Pico, que um dia foi Carqueja e em outros tempos apenas Nazaré, a vila que se concretizou a partir da antiga fazenda Algodões, resultado de um sonho do filho do professor Domingos Soriano Ferraz, que via nascer neste lugar uma vila. Dali até a realização do sonho foi rápido. Ao sonho se uniram muitos e em agosto de 1917 foi inaugurada a primeira feira de Nazaré. Neste solo sagrado de Nazaré, o Brasil veio a conhecer um povo Bravo, Destemido, Defensor da Honra e da verdadeira Alma Nordestina.

No último sábado, 16 de novembro de 2019 a família Nazarena se reuniu mais uma vez para celebrar um de seus mais ilustres filhos: Coronel Manoel de Sousa Neto, o “Valente Mané Neto”; que nasceu no dia 01 de novembro de 1901, na fazenda Ema no mesmo município de Floresta. Desde cedo Manoel Neto demonstrou ser destemido, valente e de uma coragem que beirava a loucura, foi um dos nazarenos que mais destacou no combate ao banditismo, notadamente ao cangaço, tendo sua entrada nas forças volantes em janeiro de 1925,  a partir dali o nordeste conheceu um dos mais ferrenhos combatentes ao bando de Lampião, sendo alcunhado pelo chefe dos cangaceiros de "Cachorro Azedo".

 Missa em homenagem aos 40 anos de falecimento do bravo Manoel Neto

A programação; sob a responsabilidade dos pesquisadores Rubelvan Lira e Sulamita Buriti; constou inicialmente de missa na igreja de Nossa Senhora da Saúde, no centro da vila de Nazaré, celebrando 40 anos de falecimento do militar nazareno. Um dos pontos altos da celebração foi a homenagem prestada pelo toque da corneta da Policia Militar.

De forma mais que oportuna; neste mesmo sábado, dia 16; aconteceu uma outra programação também importantíssima em Nazaré: O lançamento oficial da Pedra Fundamental e da Ordem de Serviço do Museu dos Combatentes do banditismo lampiônico - em Nazaré do Pico - Floresta do Navio- Pernambuco, com a presença do Secretario de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, além de autoridades municipais e familiares nazarenas.

 Secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes
Vereadora Bia Numeriano
Vereador Pedro Henrique

Seguindo com a programação comandada por Rubelvan Lira e Sulamita Buriti, após o almoço festivo também oferecido pela comunidade nazarena, houve Mesa de Debates sobre "A Vida e o Legado de Manoel Neto" tendo como Conferencista uma das mais novas revelações entre os pesquisadores da temática: Luiz Ferraz Filho; além dos debatedores; Aderbal Nogueira, Ulisses Flor, Marcos Antônio de Sá, Manoel Serafim, Dr Tadeu e Rubelvan Lira. Ainda dentro da programação festiva em Nazaré do Pico, o Cariri Cangaço se uniu às homenagens prestadas ao bravo nazareno com a entrega oficial de comenda "Personagem Histórico do Sertão".

Conselheiros Cariri Cangaço, Junior Almeida e Manoel Serafim passam às mãos de Rubelvan Lira e Sulamita Buriti a Comenda em homenagem a Manoel Neto
"A Vida e o Legado de Manoel Neto" tendo como Conferencista uma das mais novas revelações entre os pesquisadores da temática: 
Luiz Ferraz Filho
 Conselheiro Cariri Cangaço, Manoel Serafim, de Floresta
 Promotor do evento, pesquisador Rubelvan Lira
 Manoel Serafim e Wasterland Ferreira
Sulamita Buriti, Verluce Ferraz, Ulisses Flor e demais convidados.

O Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, revela: "para nós que fazemos o Cariri Cangaço e que possuímos uma enorme ligação com a querida Nazaré do Pico e suas famílias, é uma honra poder participar de todas essas homenagens; preparadas pelo querido Rubelvan Lira e a Sulamita; e representados oficialmente por nossos Conselheiros Manoel Serafim e Junior Almeida, além de nossa embaixadora Mabel Nogueira, o Cariri Cangaço tem a satisfação de conceder ao bravo Mané Neto a Comenda de "Personagem Histórico do Sertão".

Confraria reunida para celebrar Manoel de Sousa Neto.

Para a vereadora Bia Numeriano:"Nazaré do Pico é lugar onde a história pulsa. História de coragem, valentia e resistência. Foi deste lugar que saiu a força volante que Lampião mais temia. Uma figura importante foi responsável por esse temor: Manoel de Souza Neto. Coronel da Polícia Militar de Pernambuco, combatente feroz, fez parte das forças volantes nazarenas e é considerado um dos maiores perseguidores de Lampião. Hoje, celebrou-se missa pelos 40 anos de sua partida. Além disso, foi dada ordem de serviço para a construção do Museu das Forças Volantes de Nazaré, um marco para esta história que tanto nos orgulha."

Acompanhe na íntegra a Conferência
 de Luiz Ferraz Filho, imagens a partir do You Tube, 
canal do Mestre Aderbal Nogueira




Imagens fonte: You Tube - Canal Aderbal Nogueira
Celebração dos 40 Anos de Morte de Manoel Neto
Nazaré do Pico, 16 de novembro de 2019.
Floresta-PE


http://blogdomendesemendes.blogspot.com