Seguidores

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

CANOEIROS EM ALTA

 Clerisvaldo B. Chagas, 12 de agosto de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.750

Quando o livro “Canoeiros do Ipanema” estava para ser lançado, aconteceu o auge da pandemia, além de problemas de saúde do autor que não foi Covid.  Ainda deu para algumas reduzidas pessoas adquirirem o opúsculo único e raro sobre a existência dos canoeiros em Santana do Ipanema. Amigos e amigas pediram o livro pela Internet, ficamos de entregá-lo em diversos pontos da nossa cidade, mas não houve condições físicas. Como essas pessoas não depositaram a quantia indicada e nós não entregamos a encomenda, ficou tudo na estaca zero e pedimos desculpas, embora não tenha havido nenhum prejuízo para nenhum dos lados. Melhorada a coisa, o autor ainda se recuperando, pediu ao parceiro literário Marcello Fausto que fizesse lançamentos dos “Canoeiros do Ipanema”, nas escolas, em nome do autor.

Estão sendo providenciandos esses lançamentos em diversos estabelecimentos de Santana, inclusive, com muita aceitação e prévios planejamentos de trabalhos escolares sobre o tema. Não existe nenhum outro documento que cita ou resgata esses episódios históricos da nossa sociedade. Portanto, o pequeno livro em volume, é grande na preciosidade sob sua guarda. “Os melhores perfumes estão nos menores frascos”, disse Rui Barbosa. Os livros, ainda embalados, irão alimentar o conhecimento da juventude que se achava privada do heroísmo desses santanenses que deram coragem, destreza e desenvoltura pelo progresso da terra sem o reconhecimento devido até que chegou o livro “Canoeiros do Ipanema”.

Segundo Fausto, o preço de cada unidade deverá ser fixado em apenas 15,00, para chegar ao maior número possível de lares santanenses e gerações diversas. Seus filhos irão gostar do presente daquilo que eles não sabiam e o último dos canoeiros, com mais de 90 anos, também. Não sabemos se as pessoas que pediram o livro pela internet ainda querem, vamos, portanto, reiniciar os pedidos. Desta vez passando para o companheiro Fausto e suas responsabilidades em fazer a entrega.

Em breve, outras novidades literárias.

Grato.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E A MORTE DE CHICO CHICOTE - A TRAGÉDIA DAS GUARIBAS

 Por No rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=MpjZbbRLf28&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

Após espalhar a notícia de que estavam no encalço de Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, o Rei do Cangaço e seu Bando de Cangaceiros, uma junção de três Forças Policiais Volantes, sendo uma pernambucana, uma cearense e outra paraibana, auxiliadas por civis, cercaram e atacaram a fazenda e após trinta e uma horas de cerrado tiroteio conseguiram eliminar o bravo, valente e temido Chico Chicote e parte de seus apoiadores.

O "Fogo das Guaribas" aconteceu no dia primeiro de fevereiro de 1927, na Fazenda Guaribas de propriedade do coronel Francisco Pereira de Lucena, conhecido como "Chico Chicote", localizada entre os municípios de Porteiras e Brejo Santo no estado do Ceará.

Ficando esse fato conhecido na história como a "Tragédia das Guaribas".

Fonte: Relato baseado no livro Lampião a Raposa das Caatingas - José Bezerra Lima Irmão.

Relacionados: Sertão Nordestino, Lampião e Maria Bonita, Grota de Angico, Contos do cangaço no sertão, cangaço Lampiônico, Cangaceiros de Lampião, cabras de Lampião, História Nordestina, Literatura do Sertão Brasileiro, Crime de castração, história do eunuco, lampião a raposa das caatingas, o governador do sertão, lampião mata inocente, crimes de Lampião, lampião herói ou bandido, Volantes Policiais no cangaço, volante policial Nazarenos, Volante Zé Rufino, Volante Mané Neto, Padre Cícero, Rota do cangaço, cangaceiro Corisco, cangaceiro Moreno, Cangaceiro Zé Baiano, cangaceiro Gato, histórias e contos, filmes completos, canais de cangaço, A morte do cangaceiro Corisco.
Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações.
#NoRastroDoCangaço Vejam também: https://youtu.be/caVfy_ZGplw https://youtu.be/4gtfGPPxnV4 https://youtu.be/7jWUGL3MZqo https://youtu.be/n66BehWFWto https://youtu.be/ej1LY1Wztms https://youtu.be/3wuCmkQyaII https://youtu.be/Y1kh7Js_lhA https://youtu.be/rl0RucODGec https://youtu.be/pmPvnN9JRL8 https://youtu.be/cPMXW02sFGs
UM FORTE ABRAÇO!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA TERRÍVEL VISITA AO PANTANAL

Por Mendes Pereira

Em uma das muitas viagens que fizemos às terras encharcadas do Pantanal, localizadas na América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, onde guardam a mais linda fauna e flora do planeta, fomos atacados por gigantes jacarés, que sem menos esperarmos, ficamos encurralados por mais de 10 devoradores de carne humana.

A equipe de visitantes ao Pantanal era formada por: Gregório Santos, um engenheiro agrônomo, formado pela “ESAM”, Mossoró, nos dias de hoje, “UFERSA”, Marcos Vital, recém formado em Matemática pela “UERN”, antiga “FURRN”, também Mossoró, Paulo Gameleira, um capacitado professor de Química e Física; as irmãs gêmeas, Letícia e Lair Prado, cearenses, e eu, de Mossoró, um simples professor de Português.

Foi um dos acontecimentos mais tristes que passamos em todas as nossas vidas; quando caminhávamos pelos verdejantes e alagados solos Mato-grossenses, fomos surpreendidos por uma porção de jacarés, talvez faminta, alguns já velhos e desnutridos, faltando-lhes alguns devoradores dentes; outros ainda muito jovens, e dois ou três estavam se preparando para a juventude.

As chances de sairmos de lá vivos, eram restritas, talvez um ou dois por cento, se bem que tivéssemos oportunidades para sobrevivermos.

Nenhum de nós estava livre dos ataques daquelas fortes mandíbulas. Os jacarés nos vigiavam como se fôssemos o último almoço de todos os tempos. Cada passo que nós dávamos para frente ou para traz, os jacarés, todos, nos acompanhavam.

O primeiro a estrear nos amolados e pontiagudos dentes de um jacaré, foi o Gregório Santos; com uma só fechada de mandíbulas, o velho jacaré o partiu ao meio, e nem precisou sair do lugar para capturá-lo. Nós que assistíamos de perto tamanha malvadeza, já esperávamos a nossa vez.

Em seguida, foi a vez do Marcos Vital, que tentou correr por cima de alguns jacarés enfileirados, mas foi pego por um esfomeado, arremessando-o  ao longe, já caindo pronto para os jacarés o saborearem.

Aos poucos os esfomeados foram fechando o cerco, e um jacaré dos mais jovens, resolveu abocanhar um dos braços do Gameleira, arrancando-o de uma só vez, e ao cair, foi devorado por um, que quase provocou uma confusão danada, com outro que disputava o corpo do Gameleira.

Como todos nós ali estávamos condenados a passarmos pelas mandíbulas  de tantos jacarés, finalmente, chegou a minha terrível vez. Quando um jacaré partiu para me devorar, eu desesperadamente gritei: “- Valha-me, Jesus Cristo!” E com esse grito assustador, acordei. Eu estava sonhando.

Que felicidade! Os jacarés existiram apenas no meu sonho.

Minhas simples histórias 

Se você não gostou da minha historinha, não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com/  

COMBATE ENTRE ZÉ BAIANO E ZÉ RUFINO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=8psdL3ymmxM&list=RDCMUCG8-uR9AwvjAzQddbT3t3fg&index=3&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Quer ajudar nosso canal? Nossa chave Pix é o e-mail: narotadocangaco@gmail.com Alagadiço - Frei Paulo (SE) - Dezembro-2021 - Lampião e Zé Baiano matam um inocente e por causa dessa morte a desavença entre Alagadiço e os cangaceiros começou - Primeiro combate entre Zé Baiano e Zé Rufino - As artimanhas de Zé Rufino Link desse vídeo: https://youtu.be/8psdL3ymmxM

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LOCAL DA ÚLTIMA REFEIÇÃO DE LAMPIÃO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=R3BAP32ErVU&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

No terceiro vídeo de nossa expedição pela Rota do Cangaço, o pesquisador Jairo Luiz nos mostra o Poço do Tamanduá, o local da última refeição de Lampião e a rota de fuga da maioria dos cangaceiros. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCG8-...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COITO DE LAMPIÃO NO TOPO DO CÂNION DO SÃO FRANCISCO

Por Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=5IrqxUGvvuc&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Nesse quinto vídeo de nossa expedição pela Rota do Cangaço, já passamos pelo último coito de Lampião, que foi a Grota do Angico.

Agora chegamos a um dos melhores coitos que Lampião e seus homens tinham.

Além de ser um excelente coito, tem uma beleza diferenciada em meio à caatinga.

Hoje pertence à Fazenda Mundo Novo, em Canindé de São Francisco-SE.

Além de termos visitado o esconderijo, tivemos uma aula de amor à natureza com o Sr. José Augusto. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCG8-... Link desse vídeo: https://youtu.be/5IrqxUGvvuc

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CHAPÉU DE LAMPIÃO

Por Cangaçologia
https://www.youtube.com/watch?v=D-QKIQRFwA4&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Uma filmagem curta, porém em alta resolução, que mostra detalhes do VERDADEIRO chapéu que pertenceu ao Rei dos Cangaceiro nos seus últimos tempos de vida. Apreciem! Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. Forte abraço... Cabroeira! Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOCA BERNARDES

Suposto traidor do cangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com