Seguidores

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

VAMOS LEVANTAR OUTRO ASSUNTO POLÊMICO.

 Por Geraldo Júnior

No ano de 1984 apareceu na cidade de Serra Talhada em Pernambuco um senhor que dizia ser Ezequiel Ferreira da Silva (Ezequiel Profeta dos Santos) irmão de Lampião que, ao que apresenta a história escrita e documentada até então, teria sido morto durante o combate ocorrido na Lagoa do Mel no dia 24 de abril de 1931, quando Lampião e seus homens atacaram de surpresa a Força Policial Volante baiana comandada pelo então Tenente Arsênio Alves dos Santos, que naquela ocasião havia parado junto a um tanque d’água (Tanque do Touro) para a tropa beber água e descansar da estafante viagem que fazia pelos sertões, principalmente o baiano, na caça aos bandoleiros.

Durante o ataque-surpresa por parte dos cangaceiros contra a Volante o Tenente Arsênio Alves dos Santos, mesmo em meio à intensa fuzilaria, consegue alcançar a metralhadora que transportavam naquela ocasião (Hotchkiss) e dispara contra os atacantes, cessando momentaneamente o avanço inimigo, dando dessa forma tempo para que ele e alguns soldados que ainda resistiam, conseguissem fugir do local. Cessado o tiroteio do lado cangaceiro havia um morto. Era ele Ezequiel Ferreira irmão de Lampião. Essa é a versão “oficial”, se assim podemos dizer, contada e documentada até o presente momento.

Cinquenta e três anos depois do ocorrido chega à Serra Talhada/PE um senhor residente no Estado do Piauí, dizendo ser Ezequiel Ferreira e que naquela ocasião estava vindo à região em busca de documentos para dar entrada em sua aposentadoria. Segundo ele a sua morte foi arquitetada por Lampião, foi realizada uma trama, para que ele pudesse sair do cangaço de forma que não acarretasse a posterior perseguição por parte dos inimigos. Em seu lugar teria sido morto outro cangaceiro pertencente ao bando.

Em Serra Talhada o suposto Ezequiel Ferreira procurou familiares e amigos que conheceu ainda durante sua juventude, tendo inclusive, não se sabe perfeitamente por quais motivos, sido reconhecido por muitos que o conheceram no passado. Por outro lado estudiosos e pesquisadores a exemplo de Hilário Luchetti e Magérbio Lucena, que inclusive fotografaram e gravaram entrevista com o personagem em questão, afirmaram se tratar de um impostor, por desconhecer fatos e nomes de pessoas próximas à ele.

Essa gravação (Vídeo) foi apresentada a um reduzido número de estudiosos do assunto e dividiu as opiniões.

Após esse acontecimento o suposto Ezequiel Ferreira deixou a região do Pajeú não retornando mais. Falecera no estado do Piauí. Deixando para trás essa dúvida terrível que ainda hoje perturba o pensamento de estudiosos do tema.

Se essa história tem se confirmado certamente mudaria o rumo da história cangaceira, pois levantaria dúvidas quanto a outras histórias e reforçaria outras versões que diz respeito a outras supostas simulações de mortes de cangaceiros e tudo que foi escrito sobre esse fato até então teria que passar por correções.

Diante dos fatos e evidências... qual a sua opinião?

A morte de Ezequiel Ferreira teria sido uma “armação” arquitetada por Lampião ou esse personagem seria simplesmente um impostor?

Deixem suas opiniões.

Geraldo Antônio de Souza Júnior

Adendo - blogdomendesemendes - Infelizmente não coloquei a fonte, mas é um material do pesquisador Geraldo Júnior.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FILHOS DO CANGAÇO - VALDECI "PRETO" SOUTO (ENTREVISTA) FILHO DO CASAL CANGACEIRO MORENO E DURVINHA

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=U7YC9mNs9r4&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Uma sensacional entrevista com Valdeci "Preto" Souto filho do casal cangaceiro Moreno e Durvinha.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVE COM JOÃO SOUTO, FILHO DE MORENO E DURVINHA

Por Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=CZaBTqvT4So&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Um bate-papo com João Souto, onde ele responde perguntas e fala de sua vida e de seus pais, os cangaceiros Moreno e Durvinha. Contato de João Souto para quem quiser adquirir o livro "Moreno e Durvinha".

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
 

A IMPORTÂNCIA DO CANGAÇO PARA A CULTURA E PARA A HISTÓRIA NO BRASIL

 Por ALESP

https://www.youtube.com/watch?v=0jgBxXu_i-4

Programa Alesp Conecta, realizado de forma virtual na Rede Alesp, recebe como convidado Robério Santos, Pesquisador e escritor, para falar sobre A importância do cangaço para a cultura e para a história no Brasil. 

Apresentação: Fábio de Lima.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A FOTO DO GOVERNO POTIGUAR EM 1937

Por Rostand Medeiros - IHGRN.


Nascido no dia 24 de outubro de 1891, em Pau dos Ferros, extremo oeste do Rio Grande do Norte. Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, mas completou o curso na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1912. Entre outros cargos que ocupou na vida pública ele foi prefeito de Mossoró e deputado estadual.

O Governador, ou Interventor, era Rafael Fernandes Gurjão, cuja foto aparece bastante destacada.

Rafael Fernandes governou o Rio Grande do Norte por oito anos, entre 1935 e 1943. Sobreviveu no poder quando da criação do regime totalitário do Estado Novo. Foi o governador potiguar que esteve à frente do executivo potiguar por mais tempo e de forma ininterrupta.

Retornando a foto que abre esse artigo, vemos que o primeiro a esquerda da foto do governador é o Secretário de Estado Aldo Fernandes Raposo de Melo, a segunda maior autoridade do governo potiguar na época.

Abaixo de Aldo Fernandes temos o então Cônego Amâncio Ramalho Cavalcanti, Diretor do Departamento de Educação. Abaixo dele está a foto do Dr. Boanerges Leitão de Almeida, Diretor do Departamento de Fazenda.

Abaixo da foto do governador temos três colunas e a primeira figura comentada, com roupa de formatura, é o então Oficial de Gabinete Jocelin Villar de Mello. A pessoa com óculos redondos era o Prefeito de Natal, Gentil Ferreira de Souza. A direita da foto de Gentil está a imagem do advogado e jornalista Paulo Pinheiro de Viveiros, então Chefe de Gabinete do Governo.

A coluna final da direita, de cima para baixo, temos primeiramente o retrato do juiz Oscar Homem de Siqueira, com o cargo de Chefe de Polícia, o que seria hoje Secretário de Segurança. Abaixo dele, de terno branco, Armando Nogueira China, então Diretor do Departamento de Saúde Pública. Finalmente temos o Diretor da Imprensa Oficial, ou seja, o diretor do jornal A República, o Professor Edgar Ferreira Barbosa.

Rafael Fernandes

Rafael Fernandes foi casado com Leonila Fernandes Gurjão e faleceu no Rio de Janeiro em 11 de junho de 1952.

https://tokdehistoria.com.br/2021/09/19/a-foto-do-governo-potiguar-em-1937/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORRE O EMPRESÁRIO MOSSOROENSE JERÔNIMO DIX-SEPT ROSADO MAIA FILHO, FILHO DO EX-GOVERNADOR DO RIO GRANDE NORTE JERÔNIMO DIX-SEPT ROSADO MAIA.

 Por José Mendes Pereira

Faleceu ontem em Mossoró, (27 segunda-feira), o dono do posto de gasolina Leste/Oeste. Ele lutava contra um câncer no intestino. 

Jerônimo Dix-sept Rosado Maia Filho era irmão dos ex-deputados Carlos Augusto Rosado, Betinho Rosado e da professora Isaura Amélia Rosado. 

Esta é a estátua mais famosa em Mossoró do seu pai Jerônimo Dix-sept Rosado Maia, ex-governador do Rio Grande do Norte. 

Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia nasceu em (Mossoró, no dia 25 de março de 1911 e faleceu em Aracaju, no Estado de Sergipe, no dia 12 de julho de 1951). Foi um grande político no Rio grande do Norte. Foi o 18.º prefeito de Mossoró e o 37.º governador do Estado do Rio Grande do Norte.

Dix-sept morreu num desastre aéreo na região do Rio do Sal, na costa do Estado de Sergipe, antes de completar um ano de seu mandato como governador.

Filho de Jerônimo Rosado e de Isaura Rosado Maia. Teve 20 irmãos e considerada em Mossoró pela família numerada, Os irmãos que se destacaram na política além dele foram: Jerônimo Dix-huit Rosado Maia, Jerônimo Vingt-un Rosado Maia, e Jerônimo Vingt Rosado Maia.

Família numerada de Mossoró:

1 - Jerônimo Rosado Filho

2 - Laurentino Rosado Maia

3 - Tércio Rosado Maia

4 - Izaura Rosado

5 - Laurentino Rosado Maia

6- Isaura Sexta Rosado de Sá

7 - Jerônima Sétima Rosado Fernandes

8 - Maria Oitava Rosado Cantídio

9 - Isauro Nono Rosado Maia

10 - Vicência Décima Rosado Maia

11- Laurentina Onzième Rosado Fernandes

12 - Laurentino Duodécimo Rosado Maia

13 - Isaura Trezième Rosado Maia

14 - Isaura Quatorzième Rosado de Magalhães

15 - Jerônimo Quinzième Rosado Maia

16 - Isaura Seize Rosado Coelho

17 - Jerônimo Dix-sept Rosado Maia

18 - Jerônimo Dix-huit Rosado Maia

19 - Jerônimo Dix-neuf Rosado Maia

20 - Jerônimo Vingt Rosado Maia

21 - Jerônimo Vingt-un Rosado Maia.


Foto do seu pai e sua mãe Adalgisa Rosado no ano de 1948 no antigo Clube Ipiranga. 

Nos dias de hoje, este antigo clube está nestas condições, e ninguém faz nada. Pertence à Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Clique no link abaixo e leia detalhadamente no blog Carlos Santos, sobre a morte do empresário. 

https://blogcarlossantos.com.br/morre-o-empresario-jeronimo-dix-sept-rosado-filho/ 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DEBORA CAVALCANTES - SÃO JOSÉ DO BELMONTE

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=8bM0jkm1Xc4&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Entrevista da professora Débora Cavalcantes de Moura, ela fala sobre São José do Belmonte-PE e o Castelo Armorial, entrevista concedida ao documentarista e pesquisador Aderbal Nogueira, no Cariri Cangaço São José do Belmonte 2018.

https://www.facebook.com/groups/1995309800758536/user/100007767371031/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com