Seguidores

domingo, 17 de março de 2024

SÍTIO PASSAGEM DAS PEDRAS.

 Por Marcelo Felipe Sampaio.

No sítio Passagens das Pedras, local de nascimento de Lampião em Serra Talhada - PE. Numa das diárias de Acordo com Lampião? Só na Boca Do Fuzil! Que vai estrear no Cine Belas - Artes - SP - dia 14 de Abril às 12:30. Esperamos todos lá.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GERÔNCIO GOMES CALAÇA.

Guilherme Velame Wenzinger

Foto do soldado Gerôncio Calaça já em idade avançada. Gerôncio Gomes Calaça foi o homem que alvejou mortalmente o cangaceiro Manoel Vitor, fato ocorrido na região de Tacaratu(PE), no início de Setembro de 1937. 

Na outra foto estão, da esquerda para direita: Soldado Toinho Rocha, cadáver de Manoel Vitor e o soldado Gerôncio Calaça, então com 26 anos de idade.

Acervo: Gerôncio Calaça Filho.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A MORTE DA CANGACEIRA DELMIRA MULHER DO TEMIDO CALAIS CABRA DE LAMPIÃO

Por No Rastro do Cangaço
 https://www.youtube.com/watch?v=-VfD5an8rTY&t=269s&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

Lampião, o rei do cangaço, comandava com braço forte o seu bando de cangaceiros, escolhia sempre os cabras mais temidos e valentes do Sertão Nordestino. Porém, alguns cabras como o temido Calais, viviam em subgrupos e às vezes sozinhos, trazendo o terror à população do Sertão. Neste vídeo veremos como foi a morte da cangaceira Delmira, mulher de Calais.

Temas relacionados:
Sertão Nordestino, Lampião e Maria Bonita, Grota do Angico, Contos do cangaço no sertão, Cangaço Lampiônico, Cangaceiros de Lampião, cabras de Lampião, História Nordestina, Literatura do Sertão Brasileiro, Crime de castração, história do eunuco, Lampião a raposa das caatingas, o governador do sertão, lampião mata inocente, crimes de Lampião, lampião herói ou bandido, Volantes Policiais no cangaço, volante policial Nazarenos, Volante Zé Rufino, Volante Mané Neto, Padre Cícero, Rota do cangaço, cangaceiro Corisco, cangaceiro Moreno, Cangaceiro Zé Baiano, cangaceiro Gato, histórias e contos, filmes completos, canais de cangaço, A morte do cangaceiro Corisco.

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações.
#NoRastroDoCangaço Vejam também:

UMA CANTORIA AO RELENTO LAVA A ALMA DE QUALQUER SER HUMANO.

 Por José Mendes Pereira

https://www.youtube.com/watch?v=j0eTPaKcVNA&ab_channel=Jos%C3%A9DiRosaMaria

Moça da roça - José Maurílio - Canta: José Di Rosa Maria e Thalisson Soares.

Só como ilustração - https://www.facebook.com/saudadesdarocaedameninadaporteira.214/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOMINGOS TOMAZ SE FOI...,há alguns anos...

 Por José Di Rosa Maria



Verso meu encontrado no Canal de Notícias de Touros-RN,
Pelo poeta Thalisson Soares. Eu nem lembrava mais. (Eu ainda era José Ribamar Alves).

https://www.facebook.com/photo/?fbid=2296553823874544&set=a.125013001028648

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOADORES DO PATRIMÔNIO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE

Por Valdir José Nogueira

“Para formação do patrimônio da Capela de São José, o major José Pires Ribeiro e sua mulher D. Antônia Teodora d’ Assunção, fizeram doação de 250 braças de terras, com outras tantas de fundo, e para a parte do poente com umas 10 braças a partir do riacho do Cristovão na fazenda Maniçoba, cujas terras havidas por justo título de herança de seus antepassados, pretendem eles doadores edificar a dita Capela de São José, em tempo oportuno indicado nas orações da moléstia.”

( Escritura de Doação do Patrimônio de São José do Belmonte, passada no Cartório do 2º Ofício da Comarca de Vila Bela em 01 de setembro de 1856).
Fotografias:
Major José Pires Ribeiro fundador de São José do Belmonte, faleceu aos 50 anos de idade no dia 1 de janeiro de 1862, era filho do português José Pires Ribeiro e de Dona Ana Maria Diniz, proprietários da fazenda Inveja.
Dona Antônia Teodora D’Assunção, falecida no povoado de Belmonte no dia 28 de janeiro de 1863, filha de Manoel Goiana de Carvalho e de Maria Gomes D’Assunção, foi esposa do Sr. José Pires Ribeiro, fundador de Belmonte.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=7449347388458259&set=a.144216698971401

http://blogdomendesemendes.blogspot.com