Seguidores

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

FATOS DO CANGAÇO

Por Pedro R. Melo

O cangaço chega ao fim no ano de 1940, com a morte de seus principais líderes. O último deles Corisco o "diabo loiro". As cabeças de Lampião, maria Bonita e Corisco ficaram em exposição por 30 anos no museu Nina rodrigues em Salvador/BA, liberadas somente em 1969, nesse tempo passou por processo de mumificação. A Exposição era marcada com curiosidades trazendo represália ao cangaceirismo. Após anos de luta por parte de seus familiares na justiça, os restos mortais foram entregues para o sepultamento, na imagem vemos a entrega do crânio de Corisco (já em mal conservação) reintegrado aos seus restos e exumado no dia 13 de julho de 1977 no cemitério Quinta dos Lázaros em Salvador/BA, Após 37 anos de briga judicial Dadá pode finalmente ter direito a velar e enterrar seu companheiro.

Fonte: facebook
Administrador Pedro R. Melo - Cangaceiros

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PADRE CÍCERO E VIRGULINO FERREIRA?

Por Manoel Severo

Sobre essa ligação, apesar de não me considerar devidamente credenciado, permitam-me fazer algumas reflexões sobre o referido episódio da visita de Virgulino Ferreira a Juazeiro do Norte.

Poderia começar provocando e ressaltando alguns pontos dentro do contexto da época. Juazeiro já era considerado naquele momento um grande centro desenvolvimentista da região, tanto pela presença da figura carismática de Padre Cícero, como pela projeção política que alcançou a partir das articulações do próprio Floro Bartolomeu, daí ser um ponto forte e vital para o governo central na luta contra a Coluna Prestes. Na minha maneira de ver, Padre Cícero em nenhum momento cogitou a convocação, convite, ou coisa que o valha, com relação a Virgulino Lampião fazer parte dos Batalhões Patrióticos, sob o comando de Floro e formado para defender o sul do Ceará contra a referida Coluna.

Penso que o grande articulador do convite a Lampião foi mesmo Floro Bartolomeu; médico baiano, deputado federal sob as bênçãos de padre Cícero e que via na figura do líder cangaceiro um trunfo a mais para suas hostes, já enormemente formada por jagunços, cangaceiros, pistoleiros e tudo o que de pior havia por aquelas terras secas do sertão. Floro chegou a ter sob seu comando um grupo de mais de 500 homens, e Lampião, a meu ver, seria uma "jogada de mestre"; ao mesmo tempo imprimiria simbolicamente mais força à sua trôpega tropa e criava uma condição mais favorável para que o líder da família Ferreira pudesse criar menos problemas.

O fato é que nada disso aconteceu. Floro acabou morrendo no dia em que Lampião visitava Juazeiro do Norte, em março de 1926; dessa forma, a "batata quente" acabou caindo nas mãos de Padre Cícero. Com certeza e digo com muita segurança, padre Cícero sabia o que estava sendo tramado; nada ou quase nada acontecia no nordeste sem quem o santo do Juazeiro soubesse; assim, me parece que devido às circunstâncias, o padre não teria conseguido dissuadir a Floro, e ao mesmo tempo talvez esperasse que a empreitada não se confirmasse, daí alguns autores falarem de sua surpresa com a chegada do rei do cangaço em Juazeiro do Norte.

Assim trago minha humilde opinião. Padre Cícero não teve nenhuma ingerência com relação ao convite para que Lampião viesse a Juazeiro, nem tão pouco recebesse a famosa e polêmica patente de capitão.

Manoel Severo Barbosa


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UM LEGÍTIMO PUNHAL DO LUGAR-TENENTE DE LAMPIÃO.


Mede meio metro, cabo de prata e marfim e pertenceu a José Leite de Santana “Jararaca”, morto durante a tentativa de invasão à cidade de Mossoró/RN, por parte do bando de Lampião em 13 de junho de 1927.

Um legítimo “punhal pernambucano”, próprio para sangrar, pois não tem corte a não ser na ponta para sangrar.

O punhal teria sido um presente de Lampião para Jararaca.

Fonte: Jornal “A NOITE”
Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

Fonte: Jornal “A NOITE”

2ª fonte: facebook
Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROFESSOR BENEDITO VANCONCELOS MENDES RECEBERÁ MEDALHA DO MÉRITO GOVERNADOR DINARTE MARIZ


O Prof. Benedito Vasconcelos Mendes vai receber do Tribunal de Contas do Estado do Rio grande do Norte (TCE-RN) a Comenda "Medalha do Mérito Governador Dinarte Mariz", que lhe será entregue no próximo dia 11 de dezembro, às 10:30 horas, no Auditório do TCE-RN, em Natal.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ZÉ BAIANO E SUAS VÍTIMAS


Abaixo podemos observar as fotografias de três mulheres que teriam sido marcadas na face com ferro em brasa pelo cangaceiro zé baiano, em Canindé do são Francisco/Se, no ano de 1932. 


Observem que as três marcas “JB” possuem formatos diferentes, o que vai em desencontro com a história pesquisada e escrita, que deixa claro que a “ferração” aconteceu em um curto espaço de tempo, e que o ferro utilizado para ferrar as mulheres, foi o mesmo em todos os casos. 

Portanto acredito que uma ou mais das imagens abaixo são falsas, ou passaram por algum tipo de alteração.

ADENDO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Eu não conhecia a 3ª foto postada agora, mas eu não posso dizer que é real ou não. A gente percebe que o ferro que foi aplicado na face de dona Maria Marques assemelha-se um pouco ao ferro da 3ª moça.

Hoje tudo é muito fácil mudar o roteiro das fotos, mas alguém com certeza, tem estas fotos originais.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUANDO POLÍCIA E CANGACEIROS LUTARAM LADO A LADO


OS CONFLITOS DE TACARATU

Encontramos numa correspondência de Tacaratu para a “Província”, do Recife, a narração completa daqueles conflitos. Eis o resumo:

“Tendo o capitão Ignácio de Carvalho sido ameaçado de morte, bem como toda a sua família, pelo tenente-coronel Cavalcanti, chefe de uma quadrilha de facínoras, reuniu-se os seus amigos e parentes em número de 40 e com este diminuto grupo de pessoas, travou conflito com Cavalcante às 9 horas da manhã do dia 11 de dezembro. Morreram na luta aquele tenente-coronel, seu filho Antônio, o cabra Manoel Alexandre conhecido por “Ponto Fino”, o célebre Cypriano de Queiroz, Manoel Januário de Carvalho e João Silvestre de Queiroz sendo feridos de bala dois filhos de Cavalcanti e uma filha moça.

Grande foi o tiroteio, saindo muita gente baleada de parte a parte. Correndo alguns do grupo do capitão Ignácio para um lugar distante duas léguas, Itaparica, ali foram sitiados numa furna não só pelos cangaceiros de Cavalcanti, como pela força de polícia sob o comando do tenente Paiva, o ex-administrador do “Tempo”, o amigo do senhor Domingos Pinto, que procura gente de sentimentos iguais aos seus, para fazer a polícia.

Os dez infelizes que se refugiaram na furna sofreram um fogo constante da polícia e dos sicários, que mataram, um por um, todos os que se achavam refugiados.

O capitão Ignácio de Carvalho foi o último a quem arrancaram tão miseravelmente a vida na presença de Paiva, sendo o seu corpo, assim como o dos companheiros, atirados ao São Francisco.

Que miserável situação!”

“O ESTADO DE S. PAULO” - 06 de janeiro de 1887.

Imagem Wikipédia

2ª Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ESCRITOR SABINO BASSETTI PÕE NA PRAÇA O SEU MAIS NOVO TRABALHO SOBRE CANGAÇO - LAMPIÃO O CANGAÇO E SEUS SEGREDOS


Através deste e-mail sabinobassetti@hotmail.com você irá adquirir o  mais recente trabalho do escritor e pesquisador do cangaço José Sabino Bassetti com o título "Lampião - O Cangaço e seus Segredos".

O Livro custa apenas R$ 40,00 (Quarenta reais) com frente já incluído, e será enviado devidamente autografado pelo autor, para qualquer lugar do país.

Não perca tempo e não deixa para depois, pois saiba que livros sobre "Cangaço" são arrebatados pelos colecionadores, e você poderá ficar sem este. Adquira já o seu.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FIM DO CANGAÇO: AS ENTREGAS

 Autor Luiz Ruben F. de A. Bonfim

Não deixe de adquirir esta obra. Confira abaixo como adquiri-la. 

Lembre-se que se você demorar solicitá-la, poderá ficar sem ela em sua estante. Livros que falam sobre "Cangaço" a demanda é grande, e principalmente, os colecionadores que compram até de dezenas ou mais para suas estantes. 

Valor: R$ 40,00 Reais 
E-mail para contato:
 
luiz.ruben54@gmail.com
graf.tech@yahoo.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O RAPOSA DAS CAATINGAS É SUCESSO NACIOANL


Se você ainda não comprou este fantástico trabalho do escritor José Bezerra Lima Irmão, só restam poucos livros. Então procura adquiri-lo o quanto antes, pois os colecionadores poderão comprar os poucos que restam. Seja mais um conhecedor das histórias sobre cangaço, para ter firmeza em determinadas reuniões quando o assunto é "cangaço". 

São 736 páginas.
29 centímetros de tamanho. 
19,5 de largura. 
4 centímetros de altura.
Foram 11 anos de pesquisas feitas pelo autor 

É o maior livro escrito até hoje sobre "Cangaço". Fala desde a juventude  e namoro dos pais de Lampião. Quem comprou, sabe muito bem a razão do "Sucesso a nível nacional do Raposa das Caatingas". 

O autor aceita e agradece suas críticas, correções, comentários e sugestões:

(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 

Pedidos via internet:
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:

Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.
http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com