Seguidores

sábado, 24 de junho de 2023

MINHA REFLEXÃO DIÁRIA:

Por Sílvio Santos

"Muitos anos atrás, quando tudo estava iniciando em minha vida, eu andava de porta em porta nos comércios procurando emprego.

Ninguém queria me contratar, então falei: vou até a lanchonete do Roque.

Chegando em frente à lanchonete, havia uma placa: 'PRECISA-SE DE ATENDENTE'.

Meus olhos brilharam de felicidade, pois naquele momento meus pensamentos eram os melhores, é claro.

Roque era meu amigo, uma vaga eu tinha certeza de que iria conseguir.

Chamei ele em um canto e falei: amigo, preciso dessa vaga de atendente.

Você sabe da minha situação, vou me empenhar o máximo, pode ter certeza, só preciso da vaga, é URGENTE.

Então ele olhou pra mim e disse: 'Amigo, não me leva a mal, mas eu preciso de uma moça bonita e cheirosa pra trazer freguesia'.

Naquele momento, as lagrimas caíram e eu disse: tudo bem, meu amigo, sucesso pra você.

Então decidi vender minha bicicleta e comprei balas, canetas e doces pra vender na praia. As coisas foram dando certo, comprei uma banca, fiz faculdade, trabalhei em uma embarcação, ganhei um programa, virei dono da SBT.

Anos depois, quando eu já era dono do SBT, após apresentar o programa minha assessoria disse: 'Tem um homem baixinho e moreno chamando o senhor, disse que é seu amigo de infância e que precisava muito lhe falar'.

Fui até a portaria e era o Roque: 'Silvio, desculpa por aquele dia. Faz anos que não nos falamos'.

Naquele momento, vendo a situação dele, eu disse: não precisa falar nada, amigo, aquele NÃO foi a melhor coisa que eu recebi na minha vida, foi a partir daquele não que eu corri atrás dos objetivos que eu realmente queria para minha vida. OBRIGADO, AMIGO!

E disse mais para ele, naquele momento: Deus pode fechar 1, 2, 3 milhares de portas, mas ELE sempre vai reservar uma porta certa pra você; entre comigo, sei do que precisa, vamos até o meu camarim, coma alguma coisa e vamos até o RH, a partir de hoje você vai trabalhar comigo.

Hoje faz mais de 30 anos que Roque trabalha comigo no SBT.

Deixo para todos vocês: não desistam! Mesmo que a porta se feche, coloquem em suas mentes que vocês vão vencer, lutem com garra, não desistam, nunca pensem em desistir, pois a vitória é sua.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=872596984227404&set=a.636086234545148

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SEMINÁRIO CARIRI CANGAÇO SÃO JOSÉ DE PRINCESA - MEMÓRIA, HISTÓRIA E CULTURA

 

SEMINÁRIO CARIRI CANGAÇO
SÃO JOSÉ DE PRINCESA - MEMORIA, HISTORIA E CULTURA
Paraíba - Nordeste do Brasil

25 de junho de 2023 - Domingo

TARDE

14h30 Abertura do Seminário
Praça Central de São José de Princesa PB

14h40 Formação da Mesa Oficial
Autoridades e Convidados

14h50 Palavras de Saudação aos Presentes
   JULIANO MATUTO - Prefeito Municipal de São José de Princesa

15h "A Importância da Memória e História na Construção da Cidadania"
MANOEL SEVERO - Fortaleza CE 

15h30 " O Passado é o Alicerce do Futuro"
EMANUEL ARRUDA - Princesa Isabel PB

15h50 " O Cenário Politico dos Anos 30 e Guerra de Princesa"
    LUIZ FERRAZ FILHO - Serra Talhada PE

16h20 "O Passado Próspero"
   DOMINGUINHOS MAXIMINIANO - Princesa Isabel PB

16h40 "A Batalha do Casarão de Patos de Irerê"
JOSÉ TAVARES DE ARAUJO NETO - Pombal PB

17h "Coronel José Pereira e a História de São José de Princesa"
THIAGO PEREIRA - Princesa Isabel PB

17h20 "A Figura Emblemática de Marcolino Diniz"
JOÃO ANTAS - São José de Princesa PB

17h40 "A Emancipação de São José de Princesa"
JOSÉ LOPES - DUDU - São José de Princesa PB


NOITE


19h Cordel e Cantoria

19h10 A Arte do Cordel
RENA BEZERRA - São José de Princesa PB

19h10 A Arte da Cantoria de Viola
SEBASTIÃO DIAS e RAIMUNDO CAETANO


Realização:
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE PRINCESA
CONSELHO ALCINO ALVES COSTA DO CARIRI CANGAÇO
APLA - ACADEMIA PRINCESENSE DE LETRAS E ARTES 

Apoio:
ABLAC - ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES DO CANGAÇO
GPEC - GRUPO PARAIBANO DE ESTUDOS DO CANGAÇO 
GECC - GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DO CEARÁ

https://cariricangaco.blogspot.com/2023/06/programacao-oficial-seminario-cariri.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FESTA, FESTA EM JARASERTÃO

 Clerisvaldo B. Chagas, 23 de junho de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.912

PARCIAL DO AÇUDE DE JARAMATAIA, UM DOS MAIORES DO ESTADO (WIKIMAPIO).

Podemos afirmar sem nenhum erro que o acontecimento do último dia 20 em Jaramataia, porta do Sertão pela AL-120, é uma vitória antecipada de um dos maiores feitos rodoviários de Alagoas em todos os tempos. Independente de política e de nomes (estamos fora disso). Duplicar uma rodovia que vai da capital aos confins do Sertão, é de fato, uma epopeia em todas as áreas, mas estamos em defesa da Geografia da terra. Litoral, Agreste, Sertão e Alto Sertão, contemplados ao mesmo tempo com o conforto de uma viagem espetacular, só nos faz lembrar os feitos de Arnon de Melo (Maceió – Palmeira) ou Delmiro Gouveia (Delmiro-Palmeira-Garanhuns-Quebangulo)).  E se hoje já é um sonho realizado trafegar do Alto Sertão à capital, por via-asfáltica, em duas espinhas dorsais, imaginem com uma delas duplicada!

Bom sentido faz a euforia da população de Jaramataia, nessa inauguração do trecho Arapiraca – Jaramataia e que continuará cortando a Bacia Leiteira, passando no Entroncamento de Olho d’Água das Flores e rumando para Olho d’água do Casado até Delmiro Gouveia. É certo que a duplicação não passa por Santana do Ipanema que está na Espinha dorsal da BR-316, mas todos Sertão e Alto Sertão serão beneficiados direta ou indiretamente. Por outro lado, o benefício desse ramal passa em Arapiraca que, vindo de Maceió já passou em São Miguel dos Campos. Muito mais segurança para os viajantes comuns, escoamento da produção e turismo, uma poderosa alavanca de infraestrutura para escancarar as porteiras do progresso.

Entretanto, já ouvimos a ideia de governantes para a duplicação Maceió – Palmeira dos Índios com possibilidade de esticar até Santana do Ipanema, e por que não? A Palmeira – Maceió é muito estreita, asfaltada em 1953 e tem necessidade grande dessa duplicação. E caso chegue até Santana do Ipanema é como se fosse a primeira vez que esse trajeto recebeu asfalto. Nossos representantes deputados federais e senadores não podem cochilar agora diante da boa vontade do novo governo. Fazemos questão de frisar que caso isso aconteça, um trabalho de alta qualidade é necessário nessas futuras obras e NÃO CARVÃO PREGADO COM CUSPE.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/06/festa-festa-em-jarasertao-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O BODE

 Clerisvaldo B.  Chagas, 22 de junho de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.910

O COICE DO BODE, LIVRO DE HUMOR MAÇÔNICO 1993. (FOTO B. CHAGAS).

Atualmente está mais difícil encontrar criatório de bode no médio Sertão de Alagoas. Bode assado, bode guisado, nada de bode... São as opiniões do nosso povo nordestino. E se no Médio Sertão, ele se tornou raridade, no Alto Sertão continua em evidência. O bode (Capra hircus) está em moda na culinária nordestina. Sua carne é enxuta, quase exótica, altamente nutritiva e sadia para todos os viventes. Em entrevista feita por nós a um pequeno criador sobre o desaparecimento do animal do Médio Sertão, ele nos falou: “O bode tem carne pouca e dá muito trabalho. Veja que o bicho até trabalhar em circo, trabalha”. É diferente do carneiro que tem muita carne e é fácil de manejo”.

Existe muito preconceito contra o bode, até na Bíblia o bode é de esquerda e a ovelha de direita. Muitas piadas são atribuídas aos atos sexuais do caprino, pois demora a copular e fica muito tempo rodeando a cabra e “bodejando”. O macho possui cavanhaque e quanto mais velho mais fede, devido sua urina na própria pelagem, dizem. O bode maduro ou velho é chamado popularmente de “pai-de-chiqueiro”. E todas as pessoas preferem comprar para consumo bodes e carneiros entre 13 a 15 quilos.  Por outro lado, se o seu criatório dá trabalho, mas é um animal resistente à seca e por isso tem a preferência sobre outros gados no Alto Sertão onde a temperatura é muito alta. Quando existe dificuldade de pasto, no período seco, o bode sai pela caatinga comendo quase tudo que encontra, inclusive, casca de árvore. É por isso que se diz: quanto mais seco o tempo, mas o bode é gordo.

A cabra, fêmea do bode, antigamente produzia em torno de meio a um litro de leite, diariamente. Hoje, devido a tantos melhoramentos genéticos já impressiona com a quantidade. Dizem que é o melhor leite depois do leite materno humano. Cabras têm abastecido hospitais com esse produto. E, finalmente a famosa “buchada” que todos que apreciam o prato, dizem que é muito mais saborosa do que a buchada de carneiro. Apesar de gente que torce a cara ao falar em buchada, têm sujeitos no Sertão que andam uma légua (termo em voga = 6 km) a pé para comer essas entranhas de ovinos ou caprinos. E para finalizar, uma quadra de famoso e saudoso cantor de forró:

“Eu faço uma buchada

De bucho de bode

Que o sujeito come tanto

Que mela o bigode...

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/06/o-bode-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"O SUJEITO"

 Por José Mendes Pereira

Churrascaria O Sujeito enchente 1961 - www.azougue.org

Lembrar de "O Sujeito" é reviver a nossa juventude de antes de ontem e ontem, aqueles tempos de ouro, ouro de melhor quilate, ouro misturado com doses românticas e olhares apaixonados, entre àquela multidão de pessoas que procurava acasalar-se, pelo menos naquela saudável noite, naquela temperatura fria, vindo do rio que ainda vivia alegremente sem nunca pensar em morrer; em meio da linda iluminação das luzes negras, afogada com as mais famosas músicas da época, como por exemplo: The Fevers com o seu “Mar de Rosa”. 


Esta música foi muito tocada naquela casa, e o controlista do som colocava uma outra, e outra, mas logo estava com ela de volta. O motivo dela ter sido tão rodada, porque o som é excelente para quem sabe dançar, e até mesmo para quem não dança nada. Ela ajuda o dançarino a se mexer. 


"O Sujeito" amparava também as belas músicas do "Renato e seus Blue Caps" com a música Playboy, que fazia sucesso em todos os locais da cidade, e outros tantos cantores famosos da época.

O sujeito não tinha férias, era de verão a verão, e todas as noites as suas dependências estavam lotadas de jovens que vinham de várias escolas de Mossoró.

Apesar do seu tamanho, o "Sujeito" foi um dos melhores clubes da cidade, com portas abertas, e pagar entradas, só quando eram contratados cantores.

O “Sujeito” deixou muitas recordações nos corações daqueles que nos anos 60 e 70 frequentavam diariamente aquela casa de diversão.

A nossa Mossoró tem história, o certo é que muitos guardam em suas lembranças, sem compartilharem com outras pessoas, que apenas, vez por outra, ouvem pequenos comentários dos fatos que se passaram nas décadas de 60 e 70, com a explosão musical.

O Brasil não teve como segurar a juventude, mas todos aqueles que faziam parte dela, era em prol de divertimentos, de boas causas. Era uma verdadeira tranquilidade. O sujeito saía à noite para se divertir em qualquer casa de shows em bairro de Mossoró, e tinha certeza que iria voltar em paz. Hoje é tudo diferente..., a certeza de voltar em paz para casa, é uma grande incerteza.

O grande amigo Expedito De Assis lembrou e me fala em comentário que eu esqueci, que todos daquela época, inclusive ele e eu, enfrentávamos as águas do rio Mossoró em período de muito inverno, quando elas em abundâncias transbordavam por todos os lugares, e invadiam o tablado de "O Sujeito". Não é que nós enfrentávamos o rio, e sim, sobre o tablado da Churrascaria, elas se espalhavam. Foi um tempo muito bom, inesquecível para todos nós que éramos jovens naquelas décadas que se foram.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CARIRI CANGAÇO

Por Manoel Severo

São José de Princesa nos espera de coração aberto !

Neste domingo , dia 25 de junho

14 h na Vila Mágica !!

https://www.facebook.com/photo/?fbid=6411494622205675&set=a.229016400453559

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SEMINÁRIO CARIRI CANGAÇO SÃO JOSÉ DE PRINCESA NO SÃO JOÃO MATUTEIRO, NESTE DOMINGO; DIA 25 DE JUNHO DE 2023

 Por Manoel Severo

O Cariri Cangaço chega pela terceira vez a querida São José de Princesa, no estado da Paraíba.

A cidade está em festa, é o São João Matuteiro. Num dos períodos mais tradicionais e emblemáticos de todo o calendário nordestino; as festas juninas; coube a São José de Princesa realizar a maior festa de São João da região da Serra do Teixeira. São 30 dias de festa, entre os dias 31 de maio a 02 de julho, a cidade revive os grandes encontros do povo sertanejo, numa festa de cores, sabores, sons, arte, cultura e muita alegria.

Para o curador Manoel Severo "é uma enorme honra para o Cariri Cangaço ao lado da APLA-Academia Princesense de Letras e Artes, realizar a convite do amigo; Prefeito Juliano Matuto e da querida Rúbia Matuto; realizar esse espetacular Seminário "São José de Princesa - Memória, História e Cultura" dentro do São João Matuteiro. Sem dúvidas uma oportunidade preciosa para trazermos e aprofundarmos ainda mais o debate sobre a história e a tradição dessa cidade tão acolhedora e que possui tanta força em sua memória. Estamos trazendo alguns dos mais qualificados pesquisadores da temática, envolvendo a guerra de Princesa, o cerco do Casarão de Patos, a força e o conflito entre os coronéis da época, o papel da cidade nesse contexto politico e histórico, enfim. Será um momento único e o mais legal, será em praça pública, quando estaremos juntos com os professores, os alunos, a família de São José de Princesa. Será um dia inesquecível. Os queridos Juliano e Rubia Matuto, como toda gestão, estão de parabéns pelo resgate e fortalecimento de sua história".

O Seminário "Cariri Cangaço São José de Princesa - Memória, História e Cultura" acontece no domingo, 25 de junho de 2023 na Vila Magica a partir das 15 horas, na cidade de São José de Princesa.

Programação em Breve

#Repost @princesafm92.5 with @use.repost

・・・

Confira um resumo de como foi o Cariri Cangaço e o lançamento do São João Matuteiro em São José de Princesa.

 https://www.facebook.com/photo/?fbid=6414069311948206&set=a.229016400453559

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SEMINÁRIO CARIRI CANGAÇO SÃO JOSÉ DE PRINCESA NO SÃO JOÃO MATUTEIRO, DIA 25 DE JUNHO DE 2023

Por Manoel Severo

O Cariri Cangaço chega pela terceira vez a querida São José de Princesa, no estado da Paraíba.

A cidade está em festa, é o São João Matuteiro. Num dos períodos mais tradicionais e emblemáticos de todo o calendário nordestino; as festas juninas; coube a São José de Princesa realizar a maior festa de São João da região da Serra do Teixeira. São 30 dias de festa, entre os dias 31 de maio a 02 de julho, a cidade revive os grandes encontros do povo sertanejo, numa festa de cores, sabores, sons, arte, cultura e muita alegria.

Para o curador Manoel Severo "é uma enorme honra para o Cariri Cangaço ao lado da APLA-Academia Princesense de Letras e Artes, realizar a convite do amigo; Prefeito Juliano Matuto e da querida Rúbia Matuto; realizar esse espetacular Seminário "São José de Princesa - Memória, História e Cultura" dentro do São João Matuteiro. Sem dúvidas uma oportunidade preciosa para trazermos e aprofundarmos ainda mais o debate sobre a história e a tradição dessa cidade tão acolhedora e que possui tanta força em sua memória. Estamos trazendo alguns dos mais qualificados pesquisadores da temática, envolvendo a guerra de Princesa, o cerco do Casarão de Patos, a força e o conflito entre os coronéis da época, o papel da cidade nesse contexto político e histórico, enfim. Será um momento único e o mais legal, será em praça pública, quando estaremos juntos com os professores, os alunos, a família de São José de Princesa. Será um dia inesquecível. Os queridos Juliano e Rubia Matuto, como toda gestão, estão de parabéns pelo resgate e fortalecimento de sua história".


O Seminário "Cariri Cangaço São José de Princesa - Memória, História e Cultura" acontece no domingo, 25 de junho de 2023 na Vila Magica a partir das 15 horas, na cidade de São José de Princesa.

https://www.facebook.com/manoelsevero

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SÃO JOSÉ DE PRINCESA LHE AGUARDA !!!

Por Manoel Severo

Seminário Cariri Cangaço São José de Princesa no São João Matuteiro, neste domingo; dia 25 de junho de 2023

O Cariri Cangaço chega pela terceira vez a querida São José de Princesa, no estado da Paraíba.

A cidade está em festa, é o São João Matuteiro. Num dos períodos mais tradicionais e emblemáticos de todo o calendário nordestino; as festas juninas; coube a São José de Princesa realizar a maior festa de São João da região da Serra do Teixeira. São 30 dias de festa, entre os dias 31 de maio a 02 de julho, a cidade revive os grandes encontros do povo sertanejo, numa festa de cores.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=6415534248468379&set=a.229016400453559

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SEU MANÉ ALVES (SEU MANÉ DA COALHADA)!

 Por José Mendes Pereira

Seu Manoel Alves de Oliveira -  (in memoriam).

Uma das coisas engraçadas que se passou com seu Mané Alves de Oliveira, foi: 

Em uma noite de leilão, promovido pela Rádio Rural de Mossoró, em frente ao prédio desta, seu Mané como locutor da emissora, era quem apresentava as ofertas às pessoas que estavam na praça da Catedral de Santa Luzia, prestigiando o evento. 

Em uma das ofertas, a qual não me lembro o que era, seu Mané deu início com valor pequeno, suponhamos 100 cruzeiros (estávamos no cruzeiro), e, na proporção que ele anunciava a ultima oferta, as pessoas iam aumentando o valor, isto é, oferecendo o maior valor . 

E ele: 

- Fulano de tal, paga pela oferta 120,00 cruzeiros...

Um outro: 

- 150,00...

 Outro:

-180,00 

E de repente, um senhor lá da multidão, gritou:

- 200,00 cruzeiros para seu Mané levar a oferta...

E seu Mané não esperou por nada, dizendo:

- Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três... pronto! Está arrematada a oferta... é de seu Mané Alves, traz pra cá... é minha...

Ele se apressou, para que ninguém mais botasse dinheiro, assim ele perderia o objeto...

Grande seu Mané Alves de Oliveira...!

Leia sobre seu Mané Alves de Oliveira

https://obomdemossoro.wixsite.com/obomdemossoro/single-post/2015/11/04/o-sert%C3%A3o-a-rural-e-seu-man%C3%A9

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CASTIGO!

 Por José Mendes Pereira


INTERNET NOS DEIXOU DE CASTIGO DURANTE 2 DIAS. 

PERVERSA! 

VAMOS RETORNAR AOS NOSSOS TRABALHOS CANGACEIROS!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com