Seguidores

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

CASA DO PAI ADOTIVO DO FILHO DE CORISCO SÍLVIO BULHÕES


Quando falamos em descaso com a história do Cangaço amigo Sálvio, está aí outro exemplo nítido... Esta casa pertenceu ao 16* pároco de Santana do Ipanema, e foi o tutor do filho de Corisco e Dadá, o padre José de Melo Bulhões, era Natura de Entre Montes - AL, ordenou-se sacerdote no dia 08 de dezembro de 1912, na catedral de Maceió.
Tomou posse como vigário da paróquia de Senhora Santana no dia 26 de janeiro de 1919. O padre Bulhões foi uma inestimável figura de evangelizador, respeitado até pelo bandoleiro Virgulino Lampião. Filho do casal Francisco Fernandes Bulhões e Sofia de Melo Bulhões, sempre ajudou a família, ao lado dos irmãos: Manoel, Francisco, Eugênio, Maria, Pedro, Aluísio, Maria Angélica e Antônio, fixou residência no casarão que pertencia à família Brandão. Nasceu no dia 03.07.1886 e faleceu no dia 17.10.52, na cidade de Santana do Ipanema.
As fotos abaixo, mostram a casa ainda em pé e, às demais o terreno vazio ou parcialmente limpo, onde a casa foi demolida e apagada para sempre da memória do cangaço e do povo da cidade !
Fonte: www.maltanet.com.br
Fotos: Adriana Rodrigues !

“A MULATA DA TERRA DO CONDOR...” (QUANDO DO SEU CENTENÁRIO)

Por Antônio Galdino

“Passados 110 anos do nascimento de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião e 70 anos de sua morte cresce a cada momento o interesse de estudiosos e pesquisadores do mundo inteiro em conhecer mais sobre esse sertanejo, menino nascido na aridez da caatinga nas terras de Vila Bela, hoje Serra Talhada, em junho de 1898.

Certamente teria sido mais um sertanejo anônimo, tocador de roças, sofredor das secas, sonhador com a fartura das invernadas, não tivesse ele vivido, “num ambiente de violência gerada pela disputa de terras entre famílias inimigas daqueles lugares”, como diz sua neta Vera Ferreira. Muito já se escreveu sobre ele e são inúmeras as formas como é analisado pelos que se aprofundam no tema. Temido por muitos, amado por outros tantos, sua figura virou um mito e um mito nunca morre. 


A sua coragem, a determinação e os apoios que sempre recebeu de importantes coronéis da época, de poderosos do governo e do Pe. Cícero Romão Batista, o fez sobreviver às agruras do sertão. Andou por quase todos os Estados Nordestinos, -Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Alagoas e Bahia, com seu bando que variava de tamanho e se dividia em outros muitos de acordo com esta sua necessidade de sobrevivência. 


Exímio estrategista ganhou respeito dos que formavam o seu bando. Autores sérios falam de técnicas por eles utilizadas nos combates e nas fugas que deixavam malucos os soldados que se embrenhavam pela caatinga, à sua procura. Por isso que os que pesquisam com seriedade sobre Lampião refutam a informação publicada por outros escritores de que a Furna dos Morcegos, existente na margem alagoana do cânion do rio São Francisco, ao lado da Cachoeira de Paulo Afonso, teria sido um dos seus coitos. Argumentam esses historiadores, entre eles João de Sousa Lima, que a Furna dos Morcegos tem apenas uma entrada e saída de difícil acesso e que, ao seu lado funcionava, até 1961, a Usina Angiquinho, com trabalhadores se movimentando a todo momento o que faria do coito um alvo fácil para a polícia. 

Em entrevista publicada no site mantido pela neta de Lampião, Vera Ferreira e no seu livro "De Virgulino a Lampião" ele, que foi almocreve e tinha inegável habilidade no trabalho com o couro, diz “Estou me dando bem no cangaço e não pretendo abandona-lo. Não sei se vou passar a vida toda nele. Preciso trabalhar ainda uns três anos... Depois, talvez me torne comerciante”. 

As muitas histórias sobre Lampião chamado pelo poeta Ivanildo Vilanova de “herói, bandido e louco”, levou sua neta Vera Ferreira a escrever, com o escritor Antonio Amaury o livro "De Virgulino a Lampião", “parte da história desse nosso personagem passada a limpo”, como escreveu na dedicatória ao exemplar que me ofereceu. 

Outro escritor sobre Lampião, Oleone Coelho Fontes, em “Lampião na Bahia” diz que “Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, foi quem introduziu o cangaço na Bahia. Sabe-se até a data em que o fenômeno aconteceu, fato singularíssimo na história: 21 de agosto de 1928, depois do meio-dia”. 

E acrescenta Oleone: “Verdade é que se Lampião nunca tivesse invadido a geografia baiana jamais teríamos tido aqui o fenômeno cangaceirismo que assolou de modo endêmico o outro lado do rio.” 

E foi do outro lado do rio São Francisco, nas terras baianas onde Lampião reinou absoluto por mais 10 anos. Foi do lado baiano do rio São Francisco que Lampião encontrou um coito seguro no Sítio do Tará, apoiado por “um dos maiores criadores da região, o Sr. Odilon Martins de Sá, conhecido por Odilon Café”, como narra João de Sousa Lima em seu livro “A trajetória guerreira de Maria Bonita, a Rainha do Cangaço”.

Nesse livro, que será lançado no I Seminário do Centenário de Maria Bonita, João diz ainda que o “Sítio do Tará passou a servir de base quando os cangaceiros empreendiam suas viagens aos estados de Alagoas e Sergipe” e que ali também morava “um dos principais coiteiros de Lampião, Antônio Felipe de Oliveira, tio da cangaceira Maria Bonita”. 

Diz ainda João Sousa Lima que nessas andanças para Alagoas e Sergipe, “Lampião passava pela Malhada da Caiçara, onde morava Maria de Déa, que tinha casado com apenas 15 anos e estava separada do marido, Zé de Nenen.” “Numa dessas viagens, diz João, Lampião, que seguia um pouco à frente do seu bando, acompanhado de Odilon Café, pisou o batente da casa de Zé Felipe e Dona Déa. 

Odilon apresentou a Lampião Maria de Déa”. Segundo esse autor, aconteceu ali, nesse primeiro encontro, o seguinte diálogo:

- Você sabe bordar? 

- Sei. 

- Vou deixar uns lenços pra você bordar e volto daqui a duas semanas pra buscar!” 

“Dias depois, de surpresa, os cangaceiros reaparecem na Malhada da Caiçara. Lampião recebeu os lenços bordados por Maria de Déa e suas irmãs, pagou o trabalho e tiveram uma longa conversa”. João acrescenta que “quando Maria decidiu seguir Lampião ela estava no povoado Rio do Sal, cuidando da saúde de sua avó materna, Ana Maria”. 

Todas estas localidades – Sítio do Tará, Malhada da Caiçara, Rio do Sal e dezenas de outras citadas nos livros de João e de outros autores, estavam no lado baiano do Rio São Francisco e pertenciam ao município de Santo Antônio da Glória. Depois da emancipação política de Paulo Afonso em 28 de julho de 1958 passaram a fazer parte do território deste município. 

A casa onde nasceu Maria de Déa, depois internacionalmente conhecida por Maria Bonita, na Malhada da Caiçara, a 38 quilômetros da cidade de Paulo Afonso, foi restaurada na gestão do Prefeito Raimundo Caíres, sob a supervisão de Luiz Rubem, outro escritor/pesquisador dos feitos dos cangaceiros na região e aberta à visitação em Setembro de 2006”.

Transcrição Sálvio Siqueira

Fonte: Folha Sertaneja - ESPECIAL - MARIA BONITA e o cangaço: cem anos de História

Fotos ‘pescada’ no blog João de Souza Lima e a de Maria de Déa do Benjamin Abrahão, colorizada pelo ilustre Rubens Antônio

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

TUDO PRONTO PARA A PRIMEIRA CARAVANA CARIRI CANGAÇO DE 2015

Por Manoel Severo

Tudo pronto para mais uma Caravana Cariri Cangaço. A agenda dinâmica do ano 2015 começa a ser construída a partir deste próximo final de semana, primeira pauta: Cariri Cangaço Princesa-Triunfo. Com data pré agendada para a segunda quinzena de março, tendo como cidades sedes; Princesa Isabel e São Jose de Princesa, ambas na Paraíba, e Triunfo em Pernambuco.

O curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, recebe neste sábado e domingo, em Juazeiro do Norte; para reuniões de trabalho a equipe do prefeito de Princesa Isabel; município paraibano, Domingos Sávio como também assessores tendo à frente Emmanuel Arruda. Em Juazeiro a caravana formada ainda pelos Conselheiros Cariri Cangaço, José Cícero, Sousa Neto, Bosco André e Pedro Luiz, haverão de fechar a programação e o formato do esperado "Cariri Cangaço Princesa-Triunfo 2015".

 
 Princesa Isabel, a nova casa do Cariri Cangaço em 2015
Prefeito Domingos Sávio, de Princesa Isabel

Ainda na região do Cariri, os membros do Conselho Consultivo terão reuniões para o desenho primeiro e o ponta pé inicial para o grande Cariri Cangaço 2015, seguindo a tradição de sua realização bienal, concretizando neste ano de 2015 a V Edição, reunindo provavelmente no mês de setembro, os municípios de Aurora, Barro, Missão Velha, Porteiras, Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte. Para Manoel Severo "são novos desafios, a cada ano que passa a responsabilidade aumenta, mas temos grande parceiros, grandes amigos e certamente haveremos de construir, juntos, mais uma grande edição do Cariri Cangaço, sua quinta edição neste ano de 2015, sem falar na visita honrosa ao nosso Ceará, dos amigos de Princesa Isabel, tendo à frente o Domingos Sávio, neste grande proposito de realizarmos ainda em Março o Cariri Cangaço Princesa-Triunfo, sem dúvidas vai valer a pena".

Bosco André, Sousa Neto, José Cícero e Pedro Luiz, Conselheiros e o primeiro desenho do Cariri Cangaço 2015...

Após a agenda da Caravana em terras cearenses, haverá reuniões nesta segunda-feira em Serra Talhada, onde Manoel Severo almoça com Francisco Mourato e Álvaro Severo. Ao lado do pesquisador Louro Teles haverá visitas aos municípios pernambucanos de Calumbi, Flores e Floresta, com passagem por Nazaré do Pico e ainda visitas técnicas a cenários épicos das grandes batalhas do cangaço: Serra Grande e Serrote Preto.

Durante a semana a Caravana terá ainda visitas aos municípios de São José de Princesa e Patos de Irerê, Santa Cruz da Baixa Verde e a bela Triunfo, quando ao lado dos confrades André Vasconcelos e Diana Rodrigues, terão reunião para definir a programação de março. Por fim retribuindo a visita do grupo do prefeito Domingos Sávio, a Caravana Cariri Cangaço encerra o giro pela tradicional Princesa Isabel. Tudo o que aconteceu você ficará sabendo através de nosso blog e de nossa página no facebook. Cariri Cangaço 2015, agora é se planejar e arrumar as malas...

Cariri Cangaço

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2015/01/tudo-pronto-para-primeira-caravana.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HOJE NA TELA DA GLOBO LAMPIÃO E MARIA BONITA


Você que gosta de estudar "Cangaço" não se esqueça que hoje, após o programa do Big Brother Brasil 15, a rede Globo estará passando em sua tela, o filme de "Lampião e Maria Bonita" para todo o Brasil. Não deixa de assistir. É um excelente filme.


É um filme que todo brasileiro quer vê-lo.


Maria Bonita é representada pela atriz e cantora Tânia Alves.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

1938 - ANGICO, MAIS MENTIRAS E MISTÉRIOS

Por Ivanildo Alves Silveira

O pesquisador e escritor pernambucano Paulo Medeiros Gastão, fundador da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, lançou extra-oficialmente, mais um livro sobre cangaço. Trata-se da obra  "1938 - Angico" impressa na ind. gráfica e editora Montaigne Ltda., de Mossoró/RN.

O livro tem 144 páginas. É diferente, constam centenas de perguntas e respostas, diretamente relacionadas ao combate em Angico, em que morreram Lampião + 10 cangaceiros, além do soldado Adrião.

Soldado Adrião Pedro da Silva

O autor que tem mais de 20 anos de pesquisa sobre o tema, procura  dar uma resposta, na sua ótica, sobre  as principais dúvidas verificadas neste combate, e de seus personagens ( volantes e cangaceiros ).

A aquisição do livro, pode ser feita diretamente com o autor (não está à venda em livrarias), ao preço de R$20,00 (vinte reais + frete ), através do email: 
paulomgastao@hotmail.com

Abraço a todos, e, parabenizo o autor por mais essa contribuição ao estudo do cangaço.

Ivanildo  Alves  Silveira - Natal RN
Colecionador do cangaço
Membro da SBEC e Cariri-Cangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"DOMINGUINHOS O NENÉM DE GARANHUNS"


O livro "DOMINGUINHOS O NENÉM DE GARANHUNS" de autoria do professor Antonio Vilela de Souza, profundo conhecedor sobre a vida e trajetória artística de DOMINGUINHOS, conterrâneo ilustre de GARANHUNS, no Estado de Pernambuco.
Adquira logo o seu através deste e-mail:
incrivelmundo@hotmail.com
R$ 35,00 Reais (incluso frete)
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

O MAIS NOVO LIVRO SOBRE O CANGACEIRO JARARACA

Por Marcílio Lima Falcão

Sinopse - Jararaca - Memória e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de Lampião em Mossoró - Marcílio Lima Falcão.

Jararaca: Memória e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de Lampião em Mossoró historiciza a construção das memórias sobre a santificação do cangaceiro Jararaca, morto na noite de 19 de junho de 1927, no cemitério São Sebastião, em Mossoró, pela força policial que o escoltava para Natal, capital do Rio Grande do Norte. A interpretação é realizada por meio da análise da documentação dos jornais O Mossoroense, O Nordeste e O Correio do Povo, da análise de obras com narrativas a respeito da morte de Jararaca, da importância dos lugares de memória como espaços de conflito e das falas dos devotos que visitavam o túmulo de Jararaca no dia de finados. Procura-se compreender as formas de circulação, apreensão e ressignificação das memórias sobre a santificação de Jararaca.

Jararaca - Memória e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de Lampião em Mossoró - Marcílio Lima Falcão.

Autor: Marcílio Lima Falcão
Adquira logo este através deste e-mail:limafalcao34@gmail.com
Valor: R$ 
35,00 (incluso a postagem)
Banco do Brasil
Agência: 
3966-7
CC – 
5929-3
Marcílio Lima Falcão

Marcílio Lima Falcão é professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), mestre em História Social pela
Universidade Federal do Ceará (UFC) e atualmente faz doutorado em História Social na Universidade de São Paulo (USP).
Suas principais áreas de pesquisa são a História Social da Memória, Religiosidade e Movimentos Sociais no Brasil Republicano.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FLORO BARTOLOMEU EVITA PADRE CÍCERO SER EXCOMUNGADO


O Escritor Lira Neto por meio de sua obra "Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão" aponta que Padre Cícero só não foi excomungado devido a influência de Floro Bartolomeu, que impediu que tal decisão seguisse em frente. Ainda segundo este autor, nem mesmo padre Cícero ficou sabendo. 


Portanto, oficialmente padre Cícero não foi/é excomungado e sim impedido de realizar sacramentos da igreja católica. 







A revista "Aventuras na História" de novembro de 2009, trouxe interessante matéria daquele autor, e o Imbróglio que envolve o processo de canonização do sacerdote cearense.

Fone: facebook
Página: Geziel Moura

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PE. SÁTIRO, 85 ANOS DEDICADOS À IGREJA E À EDUCAÇÃO.

Padre Sátiro Cavalcanti Dantas desenvolve importante trabalho socioeducacional – Artigo

O padre Sátiro Cavalcanti Dantas, uma das figuras mais emblemáticas da cidade de Mossoró nas últimas décadas, completa hoje 85 anos. O religioso, reconhecido por seu engajamento às causas religiosas e educacionais durante toda a vida, vai celebrar a data em um retiro espiritual em sua casa, onde permanecerá em orações até amanhã.

A assessora particular do padre Sátiro, Lúcia Gurgel, comenta que já é tradicional que o religioso não comemore sua data de aniversário, preferindo se recolher em orações e agradecimentos ao sagrado. De acordo com ela, normalmente o clérigo viaja para cidades mais afastadas, onde se mantém isolado, mas devido a complicações de saúde, foi aconselhado a permanecer em Mossoró este ano.

“Em geral ele viaja e se mantém em retiro por três dias, o anterior ao seu aniversário, a própria data e o dia posterior. Devido ao fato de ainda estar se recuperando de um problema de saúde, este ano ele não vai viajar, vai permanecer em Mossoró”, comentou Lúcia.

Ela explicou que não está programada nenhuma celebração em comemoração ao aniversário do padre Sátiro, mas não descartou que alguma homenagem surpresa seja realizada durante o dia. De acordo com informações da FM 105, gerenciada pela Fundação Sócioeducativa do Rio Grande do Norte (Funcern), criada pelo religioso, durante toda a programação de hoje serão veiculadas homenagens e depoimentos do bispo da Diocese de Mossoró para o padre Sátiro.

Lúcia Gurgel ainda aproveitou para ressaltar a importância da amizade e da relação com o clérigo e que, apesar de não haver grandes festividades, a data de hoje é muito especial para todos que acompanham sua trajetória. “Padre Sátiro é um amigo, pai, irmão. Sua alma acolhedora é inconfundível, e admiro muito a dedicação que este homem tem pela Igreja e pelos fiéis. Espero que nesse dia Deus abençoe este homem de fé, que ele possa viver muitos anos com saúde e felicidade”, saudou.

Padre Sátiro: um religioso engajado em questões sociais

Diferentemente da imagem que muitos carregam acerca de lideranças religiosas, padre Sátiro nunca se limitou à rigidez das funções eclesiásticas. Sua história revela uma eterna inquietação e um apreço especial pelas questões sociais e políticas. Como educador, o religioso teve papel importante na trajetória da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em seu processo de estadualização.

Um dos exemplos desse engajamento se deu na luta pela construção de lombadas e a duplicação da avenida Presidente Dutra, à época conhecida como “Avenida da Morte”. Segundo informações da Pastoral do Santuário de Santa Clara, assim que o religioso assumiu a função de vigário da Paróquia de São Manoel, soube aglutinar com destreza a comunidade e as autoridades locais, que se envolveram nessa luta vitoriosa.

Como reitor da Universidade Regional do Rio Grande do Norte (URRN), esteve à frente do processo que resultou na sua estadualização, garantindo assim o acesso gratuito ao Ensino Superior de qualidade a jovens carentes de Mossoró, de outros municípios da região Oeste e até mesmo de outros Estados.

Outro episódio emblemático do religioso se refere à permanência de um numeroso grupo dos Sem Terra e Sem Teto diante do Palácio da Resistência, que não conseguiam agendar uma audiência na Prefeitura para apresentar suas reivindicações. Pe. Sátiro, como capelão, determinou que as portas da histórica Capela de São Vicente fossem “escancaradas” para acolher e oferecer abrigo e alimento a todos (crianças, jovens e adultos), até que uma solução pacífica e definitiva fosse encontrada.

Nos últimos anos, padre Sátiro tem levantado com insistência a sua voz para defender a dignidade e o respeito às famílias do bairro Dom Jaime Câmara, cobrando dos nossos representantes políticos e, em particular, da Prefeitura de Mossoró, a erradicação da atual “Favela do Tranquilim” e a garantia de moradia e das condições necessárias de vida digna para os moradores dessa sofrida comunidade.

Fonte: O Mossoroense
Postado por: Dr. Lima

http://blogdodrlima.blogspot.com.br/2015/01/pe-satiro-85-anos-dedicados-igreja-e.html

PERFIL DO PADRE SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS
Padre Sátiro Cavalcanti Dantas aos 18 anos quando viajou à Roma

1930

" Verba volant, scripta manent".

"As palavras voam, os escritos permanecem" (trad. do provérbio latino internalizando por Pe. Sátiro segundo Mon. Américo Simonetti in Editorial do Diocesano Informa ano XXII, Mossoró, 8/12/2004.p.2)

Poço das Terras - Pau dos Ferros - RN, 22 de Janeiro - Nasceu Sátiro Cavalcanti Dantas, para promover a felicidade de seus pais o Sr. João Fernandes Dantas e Dona Erondina Cavalcanti Dantas, e registrar seu itinerário de sacerdote, professor, advogado, de forma profunda e significativa para o bem da sociedade Riograndense.

Lembranças de uma infância feliz, de brincadeiras ao lado de seus primos e, de momentos tristes que marcaram sua vida como o falecimento de seu pai com apenas 42 anos.

A formação escolar de Pe. Sátiro iniciou-se no Grupo Escolar Joaquim Correia, em Pau dos Ferros, onde cursou o primário. Veio, em 1943, para a cidade de Mossoró, continuar a sua formação escolar, onde concluiu os cursos ginasial e científico, no Seminário Santa Terezinha.

O menino sacristão auxiliar da Paróquia de N.S. da Conceição em Paus dos Ferros, ajudava sua mãe em casa comercial. Colocava água nas residências com o auxílio de um jumento. O dinheiro arrecadado fora investido na compra de seu enxoval para ingresso no Seminário Santa Terezinha.

Padre Huberto Bruening na juventude - pebesen.wordpress.com

O rapaz Sátiro Cavalcanti Dantas vem a Mossoró e passa a integrar-se na família de seminaristas do Santa Terezinha cujo Reitor Pe. Humberto Bruening e orientador espiritual Pe. Miguel Nunes e, em seguida, o Pe. Gentil Diniz Barreto foram importantes para a sua formação religiosa.

Dom Gentil Diniz Barreto, Alcides Belo - www.azougue.org

Formação Superior

Continuando sua formação religiosa, Pe. Sátiro segue para o Seminário Central Nossa Senhora da Conceição, localizado em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 1949, onde fez o Curso de Filosofia, concluindo em 1951.

Homem inteligente e estudioso não se contenta em ser filósofo, assim prossegue sua caminhada em formação intelectual, na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma até 1954, onde cursou Teologia Dogmática, na conhecida "Universidade do Papa". Concluído o Curso retorna ao Brasil, em 1955, e retorna à cidade de Mossoró, em 28 de novembro do mesmo ano.

A cultura da cidade de Recife - PE também faz parte da formação do religioso Pe. Sátiro e lá, faz o Curso de Licenciatura Plena, na Universidade Católica de Pernambuco, em 1970, mas é na Fundação Pe. Ibiapina, em Sousa - PB, que Pe. Sátiro constrói sua formação em Ciências Jurídicas, de 1974 a 1977.

Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, de caráter dinâmico, especializa-se na área de Sociologia, Curso de Pós-Graduação, promovido pelo MEC / DAU / CAPES / FURRN, em Mossoró de 3 a 29 de julho de 1978, cumprindo atividades da segunda etapa do curso de 15 de janeiro a 22 de fevereiro de 1979.

Participa também de Cursos de Aperfeiçoamento, de Extensão Universitária, em Seminários, Congressos e Simpósios.

Evangelizador

Pe. Sátiro desempenhou importantes cargos diocesanos: Vigário Cooperador da Paróquia Areia Branca, Capelão Eclesiástico da Juventude Estudantil Católica - JEC, Membro do Conselho Presbiterial da Diocese de Mossoró, Vice-Presidente da Fundação Santa Luzia, Vigário Cooperador da Paróquia do Alto São Manoel, Vigário substituto em Dix-Sept Rosado.

Assistente espiritual conferência vicentina, Consultor do Conselho Administrativo da Diocese, da Fundação Diocesana Santa Luzia, defensor do Vínculo na Câmara eclesiástica, Assistente espiritual e fundador da Congregação das Filhas de Santa Clara.

Mosteiro Santa Clara – Mossoró - oestenews-religiao.blogspot.com

Educador

Seu trabalho como educador beneficia Mossoró e o Estado do Rio Grande do Norte, pois lutou pela estadualização da FURRN, hoje UERN, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte quando ocupava o cargo de Reitor da Fundação Regional do Rio Grande do Norte.

Foi professor do Colégio Diocesano Santa Santa Luzia e desde 1961 atua como diretor desta Escola, também foi professor na Escola Normal de Mossoró, no Ginásio Sagrado Coração de Maria, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mossoró da FURRN, e professor de Direito na UERN. Exerceu magistério durante 43 anos.

Foi Diretor da Faculdade de Educação da FURRN, membro do Grupo Fundador da Universidade regional do Rio Grande do Norte, membro do Conselho Universitário da FURRN, Diretor Fundador do Ginásio Centenário de Mossoró, Diretor Fundador da Escola 13 de Junho, Presidente da Escola Ambulatório Cardeal Câmara, Diretor Fundador da Universidade Infantil de Mossoró, Presidente da Fundação Sócio Educativa do Rio Grande do Norte - FUNSERN, Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia, membro da Academia de Letras de Mossoró.

http://www.pesatiro.com.br/perfil.php

http://blogdomendesemendes.blogspot.com