Seguidores

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

FATOS DO CANGAÇO - O Ex-cangaceiro Ângelo Roque, vulgo Labareda


Um dos célebres homens que deixou sua marca na história do cangaceirismo sendo o cangaceiro que mais vezes participou de combates. Após o fim do cangaço, sua luta veio a findar, se entregou as autoridades 2 anos após o massacre em angicos, vitimando um grande amigo "Lampião". Roque foi julgado e condenado a prisão cumprindo sua pena junto a outros companheiros de guerra. Em cumpra a pena, manteve um comportamento exemplar, muito calmo falou suas histórias e seus dramas. Nas imagens, já cidadão civilizado Roque vê e fica entre as cabeças dos grandes amigos cangaceiros corisco e lampião. Viu a dura realidade de quem lutou bravamente sem se entregar jamais.

Fonte: facebook
Administrador Pedro R. Melo
Legenda da Imagem
1 Labareda segura a cabeça de Lampião
2 Labareda fica entre as cabeças de Corisco e Lampião

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS DO ESCRITOR ANTONIO VILELA DE SOUZA


NOVO LIVRO CONTA A SAGA DA VALENTE SERRINHA DO CATIMBAU
Adquira logo o seu, antes que os colecionadores venham invadir a estante do autor.

Peça-o através deste e-mail: 

incrivelmundo@hotmail.com


O livro "DOMINGUINHOS O NENÉM DE GARANHUNS" de autoria do professor Antonio Vilela de Souza, profundo conhecedor sobre a vida e trajetória artística de DOMINGUINHOS, conterrâneo ilustre de GARANHUNS, no Estado de Pernambuco.

Adquira logo o seu através deste e-mail:
incrivelmundo@hotmail.com
R$ 35,00 Reais (incluso frete)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

DONA MARIA GRANDE FALA SOBRE PASSAGEM DE LAMPIÃO EM FLORES

https://www.youtube.com/watch?v=BcKfVLaiFGs

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FÓRUM CULTURAL

Por Benedito Vasconcelos Mendes

Presença mossoroense no Fórum Cultural organizado pelo CCC-Centro Cultural do Ceará, com a colaboração de diversas Academias de Letras e de outras instituições cearenses ligadas à cultura. O Fórum ocorreu na manhã de hoje (04-12-2015) no Náutico Atlético Cearense.


O Palestrante foi o Prof. Benedito Vasconcelos Mendes, que discorreu sobre o tema Cultura Sertaneja. Estava presente uma significativa comitiva de mossoroenses (Reitor da UERN Prof. Pedro Fernandes, Pres. dá ALAM Professora Taniamá Vieira, Dr. Clóvis Vieira representando a ACJUS, Dra. Socorro Cavalcanti representando a AMOL, Dra. Susana Goretti representando a SBEC, Dra. Goreti Alves representando a  AFLAM e outros mossoroenses).


Uma comitiva de Sobral, terra do palestrante Benedito Vasconcelos Mendes, composta pelos escritores Francisco de Assis Arruda, João Barbosa Cavalcante, Arnaud de Holanda Cavalcante, Sérgio Sales e Márcio Lopes Diniz também se fizeram presentes. Vários Títulos Honoríficos foram entregues às personalidades presentes, inclusive dois foram recebidos pelo Prof. Benedito, uma das mãos do Pres. do CCC, Dr. Ernani Rocha Machado e outro da Presidente do Fórum, Dra. Nirvanda Medeiros.


Em nome dos homenageados falou o grande tribuno cearense Juarez Leitão. Foi uma belíssima manhã de cultura e de congraçamento, com a participação expressiva de instituições culturais de Fortaleza, Sobral e da Região Oeste do Rio Grande do Norte. 


Dentre os intelectuais fortalezenses merecem destaque ainda, o Pres. da Associação Cearense de Escritores, Francisco de Assis Clementino Ferreira, o Pres. da ALACE-Academia de Letras e Artes do Ceará, Dr. Odmar Lima, Dra. Rejane Costa Barros e o representante da Academia de Retórica do Ceará e destacado Advogado, Dr. Neuzemar Gomes de Morais. O Jornalista Francisco Bezerra (Bezerrinha) representou o Instituto Nordeste XXI.O Dr. Ernani Rocha Machado, Presidente do CCC e a Intelectual Nirvanda Medeiros, Presidente do Fórum destacaram, em suas falas, a importância deste evento para o setor cultural do Ceará e do Rio Grande do Norte.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CRIADOR E CRIATURA...


Antônio Amaury Corrêa de Araújo e o Livro DE VIRGOLINO A LAMPIÃO escrito em parceria com Vera Ferreira (Neta de Lampião e Maria Bonita).

O Livro apresenta a biografia do Rei do Cangaço e possui a "assinatura" de duas grandes autoridades do assunto.

Para quem deseja conhecer a história completa do maior cangaceiro de todos os tempos, esse é um dos trabalhos recomendados.

Uma obra que não pode faltar no "matulão" de todo bom estudioso do tema cangaço.

DE VIRGOLINO A LAMPIÃO...

Fonte: facebook
Página: Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

PEDRO MOTTA POPOFF....


Garoto do interior de São Paulo, que sabe tudo sobre Luiz Gonzaga, cangaço, Lampião e, adora a cultura nordestina. Já se apresentou em vários programas de televisão e, deu dezenas de entrevistas além de vídeos na net...

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ESSA É PARA OS AMANTES E APRECIADORES DE MATERIAIS INÉDITOS RELACIONADOS AO CANGAÇO.

Fotografia gentilmente cedida pela família do casal Moreno e Durvinha. (Neli Conceição Conceição)

Na época em que essa fotografia foi registrada ninguém suspeitava que esta senhora por nome JOVINA MARIA DA CONCEIÇÃO, era na verdade DURVALINA GOMES DE SÁ que no passado foi a bela cangaceira DURVINHA integrante do bando de Lampião.

A história de Durvinha se confunde com a de tantas outras moças do interior nordestino, que sem pensar e sem medir consequências resolveram abandonar a casa dos pais para seguirem pelas veredas árduas do cangaço em busca da falsa ilusão promovida por seus envolvidos.

Durvinha entrou para o cangaço ainda muito jovem após se apaixonar pelo cangaceiro Virgínio Fortunato "Moderno", viúvo de Angélica Ferreira irmã de Lampião. Durvinha e Virgínio permaneceram juntos até o mês de outubro de 1936, quando durante uma troca de tiros com a polícia Virgínio é baleado e morto em consequência do ferimento.

Como nos bandos cangaceiros não era permitida a presença de mulheres sem companheiros, Durvinha sem outra opção aceita o convite do cangaceiro Moreno para ser sua companheira e passa a acompanhá-lo.

O novo casal permanece no cangaço até o ano de 1940, quando decidem abandonar definitivamente a vida das armas e seguem rumo ao estado de Minas Gerais, onde se estabeleceram, constituíram família e mantiveram suas vidas passadas escondidas de todos, até mesmo dos filhos, durante sessenta e seis anos.

Em 2005... o segredo sobre suas vidas passadas foi descoberto e suas histórias foram conhecidas por todos. A história do casal cangaceiro virou tema do Livro MORENO E DURVINHA - SANGUE, AMOR E FUGA NO CANGAÇO de João de Sousa Lima e tema de um documentário produzido por Wolney Oliveira chamado OS ÚLTIMOS CANGACEIROS, além de virar notícia nos principais telejornais do país.

O resto da história todos já sabem...

Fonte: facebook
Página: Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO COQUEIRO


Essa fotografia, eu coloquei em um programa, para tentar visualizar o rosto do Cangaceiro Coqueiro. Ele é o segundo da esquerda para a direita. O facínora participou da CHACINA NA TAPERA DOS GILOS, em 28/08/1926. 

O que aconteceu com ele e todos os detalhes do ataque, escritos em mais de quarenta páginas no nosso livro, AS CRUZES DO CANGAÇO, os fatos e personagens de Floresta. 

Lançamento em maio de 2016, no Cariri Cangaço Floresta. Uma parceria com Cristiano Ferraz.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CRIADOR E CRIATURA...


Sergio Augusto de Souza Dantas (Pesquisador e Escritor) e seu mais recente trabalho CORISCO - A SOMBRA DE LAMPIÃO, livro que traz em suas páginas a biografia de um dos cangaceiros mais respeitados e temidos de toda a história do cangaço. Uma obra que não pode faltar na coleção de todos os estudiosos e simpatizantes do assunto.

Para adquiri-lo entre em contato com o professor Peleira através deste e-mail: 
franpelima@bol.com.br

CORISCO - A SOMBRA DE LAMPIÃO
Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com