Seguidores

quinta-feira, 14 de abril de 2016

OS MITOS DO PARQUE

Por Francisco Alves Cardoso

Depois de Luiz Gonzaga
Tem outros mitos em ação
A história nordestina
Cobra de nós a razão
Por isso existe esse Parque
No centro do meu sertão

Ninguém pode esquecer
O Padre Cícero Romão
Nas terra do Juazeiro
Seu centro de atuação
O Parque recebe dele
A sua santa benção

Frei Damião representa
O grito de alegria
Ao lado esquerdo do foco
Dessa terra de magia
Onde não há desespero
E nem tampouco agonia.

Começou no Ceará
A revolução musical
Ele, Humberto Teixeira
Na sua terra natal
E daí ganhou a fama
No plano universal

No altar da Santa Igreja
Está o São Severino
Padroeiro do lugar
Regendo nosso destino
Protegendo os visitantes
Homem, mulher e menino.

FONTE: CARDOSO, Francisco Alves. Os mitos do Parque. In: CARDOSO, Francisco Alves. O Encontro dos Parques: Parque Cultural O Rei do Baião – Parque Asa Branca. Cajazeiras – PB: Gráfica Dominante, 2015. P. 30-31.

Enviado pelo professor, escritor e pesquisador do cangaço José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OPINIÃO

Por Emiliano Pordeus Silva

O Encontro dos Parques é uma obra majestosa escrita pelo amigo jornalista e intelectual Chico Cardoso, onde em versos e rimas traduz todo encanto e beleza dos contos mágicos de suma importância, vivenciados no Parque Cultural O Rei do Baião.

É um registro chamado de momentos inesquecíveis, encontros geniais guardados no coração de tanta gente que cultua no seu contexto e na sua poesia cantada, todo o exemplo de nordestinidade e fidelidade.

Reverencia os amigos, os apoiadores, os incentivadores, os amantes da boa música nordestina, os gonzaguenistas, os seguidores, os fãs, os artistas, os músicos, os políticos, os agentes culturais, os vaqueiros, os intelectuais, os cantadores, os escritores, os poetas, homens e mulheres, enfim, todos os participantes.


Com certeza lá no Céu Luiz Gonzaga agradece, pois sua lembrança é viva por ele e por todos nós. E você, Chico Cardoso, é uma peça importante para tal feito.

FONTE: SILVA, Emiliano Pordeus. Opinião. In: CARDOSO, Francisco Alves. O Encontro dos Parques: Parque Cultural O Rei do Baião – Parque Asa Branca. Cajazeiras – PB: Gráfica Dominante, 2015.

Enviado pelo professor, escritor e pesquisador do cangaço José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA PERGUNTA QUE MUITOS GOSTARIAM DE FAZER

Por José Mendes Pereira

Assim como eu, acho que muitos gostariam de fazer esta pergunta: será que Maria Gomes de Oliveira a Maria Bonita de Virgulino Ferreira da Silva o capitão Lampião conheceu todos os irmãos de Lampião?

É bem provável que dona Maria Bonita não conheceu todos os irmãos e irmãs do capitão Lampião, porque os familiares do perverso e sanguinário Lampião uma parte residia em Juazeiro do Norte, sobre  o olhar do religioso padre Cícero Romão Batista.

 Virgolino Ferreira da Silva o Lampião, ao seu lado o irmão Antonio Ferreira da Silva. Atrás está o outro irmão Levino Ferreira da Silva, e Antonio Rosa.

O cangaceiro Livino Ferreira da Silva irmão do capitão Lampião, foi abatido no ano de 1925, aproximadamente 6 anos antes da entrada de Maria Bonita à Empresa de Cangaceiros Lampiônica Cia, empresa esta que pertencia ao seu velho e apaixonado companheiro Virgulino Ferreira da Silva.


Provavelmente, Maria Bonita também não conheceu o irmão mais velho de Lampião, o Antonio Ferreira da Silva, pois este foi acidentalmente morto em 1927, e Maria Bonita só entrou para o  cangaço mais tarde. 

No dia em que Antonio Ferreira da Silva foi morto alguns cangaceiros estavam acoitados pelo coronel Ângelo da Gia, na fazenda Poço do Ferro, e jogavam baralho. Luiz Pedro estava numa rede e Antônio em pé. Antônio estava perdendo muito no jogo, enquanto disse a Luiz:

- Luiz, você está sentado nesta rede há muito tempo! Agora deixe que eu me sente um pouco aí.

O rapaz segurando o cano do fuzil, ao apoiar-se para levantar, bateu com a coronha no chão. A arma, destravada, disparou a bala que atingiu Antônio em cheio. Este, antes de cair, só teve tempo de falar: 

- Matou-me, Luiz!
http://cariricangaco.blogspot.com.br/2009/12/morre-antonio-ferreira-porantonio.html


O caçula Ezequiel Ferreira da Silva (1908-1931) foi abatido no dia 23 de abril de 1931, no tiroteio da Fazenda Touro, povoado Baixa do Boi, no Estado da Bahia, ponto conhecido como Lagoa do Mel. Este sim é provável que Maria Bonita conviveu com ele em companhia de Virgulino Ferreira da Silva, pois neste período Maria Bonita já fazia parte do cangaço do seu companheiro. 


Eu acredito que Maria Bonita conheceu o João Ferreira da Silva irmão de Lampião, já que ele morou pelas terras de Propriá no Estado de Sergipe.

Finalmente o João escolheu o que era bom para ele dizendo:

“ - Viver com dignidade é o meu lema. E não envergonharei os meus pais José Ferreira da Silva e nem Maria Sulena da Purificação, a Maria Lopes, os quais sofreram muito para me criarem, e tenho que retribui-los fazendo o bem, e não o mal. Mesmo sendo pobre, eu tenho que ser um homem da paz. Os horrores não me satisfazem".

Nota: O que escrevi não tem nenhum valor histórico para a literatura cangaceira. É apenas na minha imaginação.

Dos irmãos de Lampião Ferreira da Silva o João Ferreira (1902-?) foi o único que não abraçou o Cangaço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Diálogos em Nazaré... Que Venha o Cariri Cangaço

O Cariri Cangaço chega a Nazaré

A cada dia que passa o entusiasmo toma conta de todos nós que fazemos o Cariri Cangaço. Quando pensamos em um evento, o construímos a partir do desejo de mostrar a quem nos visita o que temos de melhor; em nossa memoria, historia, tradições culturais, enfim... O pouco talento que possamos ter emprestamos nessa direção; entretanto também a responsabilidade nos impõe o desafio de também fazer o melhor para nossos anfitriões, assim tem sido por onde o Cariri Cangaço passa.

Nosso próximo empreendimento, o Cariri Cangaço Floresta 2016, não é diferente, tanto em Floresta como em Nazaré do Pico, nosso esforço e dedicação está voltado antes de tudo para a valorização da família Florestana. Desde sua gênese, desde as primeiras reuniões o Cariri Cangaço procura refletir o anseio e o desejo daqueles que com muita alegria e honra, nos acolhem.

 Primeiras reuniões de trabalho em Nazaré, com Mabel Nogueira, Rubelvan e Lucinha Lira, Manoel Severo, Cristiano Ferraz, Maria Amélia e Manoel Serafim
 Netinho Flor e Manoel Severo e abaixo, imagens de um dos encontros do Cariri Cangaço em Nazaré

Nazaré e a toda a família Nazarena vem se mobilizando e unindo força e talento para receber da melhor forma a todos os que participarem do Cariri Cangaço Floresta 2016; em Nazaré; que será dia 27 de maio, com programação extremamente dinâmica, das 8:30 da manha às 21 horas !!! Dessa forma os Organizadores locais, sob orientação dessa Curadoria do Cariri Cangaço, não medem esforços para realizarmos um grande evento.

Maria Amélia e Elisabete Meneses nos "Diálogos" com a comunidade escolar da Terezinha Lira
Alunos de Nazaré conhecem de perto o Cariri Cangaço 

Reuniões de trabalho e planejamento, pesquisas, visitas a familiares, visitas e trabalhos com a comunidade escolar, comerciantes  e empresários, poder público, enfim, demonstram o grau de comprometimento de toda coletividade Nazarena, o que nos deixa cheios de entusiasmo e aumenta em muito nossa responsabilidade. "Um povo sem história... é um povo sem raiz!!!" confirma Elizabete Menezes para os alunos da Comunidade Escolar Terezinha Lira, por ocasião da apresentação do Cariri Cangaço ao lado de uma das organizadoras locais, Maria Amelia Araujo.

"Com toda essa movimentação de integração para debater o Cangaço, não sabemos dimensionar o quanto está sendo e o quanto vai ser importante a realização do Cariri Cangaço Floresta, para toda a nossa gente.... Que venha maio e que chegue ligeiro!" revela o "nazareno" Luciano Lira.

 Suely Jurubeba, Luiz Ferraz, Maria Amélia e Rubelvan Lira em mais uma reunião de trabalho para o Cariri Cangaço em Nazaré
Suely Jurubeba e Luiz Ferraz ao de Adelmo Puça

Um dos pontos altos da Programação em Nazaré do Pico, além das visitas e conferencias, serão as homenagens do Cariri Cangaço aos mais ilustres filho de Nazaré. " O Cariri Cangaço Cariri irá fazer uma homenagem mais do que justa, por exemplo no caso de Davi Jurubeba; pois quando um parente era baleado ele saia carregando nas costas para aquele não ser sangrado pelos inimigos...Sua coragem é motivo de orgulho para família JURUBEBA. Sem contar que apoio foi fundamental para o tio Gomes Jurubeba" revela Mabel Nogueira.

Já Suely Jurubeba fala da emoção das emoções: "Obrigada ao Cariri Cangaço pela merecida homenagem ao meu tio!! Ele foi tudo isso que vc falou em termo de valentia. Como tbm foi muito família. Nunca aceitou erros. Nem que fosse dos mais próximos. Destaco minha grande admiração por minha avó e seus irmãos".

Mabel Nogueira, Luiz Ferraz, Rubelvan Lira e Lucinha Lira: Preparativos finais para o Cariri Cangaço em Nazaré.

Em um outro momento tivemos mais um encontro da Família Nazarena na direção do consolidação do grande Cariri Cangaço em Nazaré. Mabel Nogueira ao lado de Rubelvan e Lucinha Lira, receberam os amigos Maria Amélia Araujo, Luiz Ferraz Filho e ainda Suely Jurubeba , Abimal Lira e Adelmo Puça em um grande encontro de trabalho quando foram acertados os últimos ponteiros para a grande Festa do Cariri Cangaço em Nazaré. Então, é aguardar maio chegar !!!

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2016/04/dialogos-em-nazare-que-venha-o-cariri.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com