Seguidores

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

LAMPIÃO X ZÉ RUFINO A BATALHA QUE DEU FIM AO CANGACEIRO SABONETE SECRETÁRIO DE MARIA BONITA

 Por Histórias da Vida Real

https://www.youtube.com/watch?v=Csq_GyWjpjo&ab_channel=Hist%C3%B3riasdaVidaReal

LAMPIÃO X ZÉ RUFINO A Batalha que deu fim ao Cangaceiro Sabonete Secretário de Maria BonitA, Em mais uma da inúmeras batalhas do rei do sertão Lampião, morre o cangaceiro Sabonete secretário de Maria Bonita, Foi um confronto ferrenho, mas Lampião perde um de seus cangaceiros, aliás lampião perdia quase senpre as batalhas contra Zé Rufino que um um dia no passado foi seu amigo. #historiasdavidareal #historiasdelampião Contato: artehoraciomoura@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogpsot.com

A HISTÓRIA DO CANGACEIRO "SABONETE".


Queremos esclarecer para nossos seguidores, que as fotos postadas acima, são do cangaceiro "sabonete lll", apesar de algumas busca tentamos fazer um esclarecimento da melhor forma possível para nossos seguidores.

Vamos começar essa história ou relatos, com comprovações e pesquisas que foram resgatadas, através de um grande cuidado para não ser confundido com o outro personagem na realidade, dentro do bando de Lampião existiram três cangaceiros por apelido de "sabonete" vamos citar cada um para podermos entender esses relatos.

O cangaceiro "sabonete l" se chamava: "PEDRO CELESTINO" Mais conhecido como: "Pedro de Ramiro".

Filho do senhor : "Ramiro Celestino"

"Pedro Celestino", mais conhecido por todos como “Pedro de Ramiro”, e recebido como apelido dentro do bando de Lampião por "Sabonete l"..... tendo como grande amigo desde a infância 'Antônio Alexandre', mesmo sobre os protestos do seu pai senhor "Ramiro Celestino" , resolve entrar para o bando de Lampião, e o seu amigo, Alexandre, ao contrário, vai prestar seus serviços a Força Pública "Polícia", O cangaceiro mor lhe dá o apelido de “Sabonete”. Não sabemos citar a data exata da sua entrada no bando cangaceiros, assim como ninguém declara com certeza a data da entrada dos outros dois que o sucederam, porém ainda há descendentes e familiares em Tapanací, depois passou a ser denominada de Vila de "Santa Maria", no município de Mirandiba PE, como um sobrinho do jovem cangaceiro, o Sr. Antônio Neto, filho de uma irmã de Pedro Celestino, chamada Emília Vieira (Celestino), o qual detalha fatos, revelando que o seu tio teria sido um dos cangaceiros do bando de Virgolino Ferreira.

No entanto a data da sua morte ficou registrada nos anais da história quando a mesma refere sobre uma das grandes batalhas ocorridas entre cangaceiros e volantes no município de Floresta, PE. Trata-se do ‘Fogo da Favela’, ocorrido em 11 de novembro de 1926, onde o grande perseguidor de cangaceiros, Manoel de Souza Neto, comandante Mané Neto, ou mesmo ‘Mané Fumaça’ como lhe apelidou Lampião, com sua volante, juntamente com a volante comandada pelo primeiro inimigo do “Rei Vesgo”, José Alves de Barros, chamado de Zé Saturnino, que há poucos dias havia recebido as divisas de 3º Sargento, caem numa ‘arapuca’, uma emboscada muito bem arquitetada por Lampião nas terras daquela fazenda, Ocorreram baixas dos dois lados, sendo que as baixas da Força Pública "policiais" foram maiores que as dos cangaceiros, 6 guerreiros tombaram naquele embate, foi os feridos contra 3 cangaceiros que também morreram, e cinco feridos.

No local do combate, no oitão de uma das casas, ficou um corpo de um dos cangaceiros, os outros dois corpos foram encontrados próximos, mas já dentro do mato, pois, ao serem atingidos arrastaram-se, procuraram refúgio dentro da Mata Branca e lá morreram. Um dos corpos encontrados dentro do mato foi exatamente o corpo do jovem "Pedro Celestino", o ‘Pedro de Ramiro’, o cangaceiro “Sabonete I”, Seu corpo foi reconhecido por um dos soldados sobreviventes, o então soldado da volante Pernambucana, "Antônio Alexandre" o amigo de infância de “Pedro de Ramiro” ou cangaceiro "sabonete l".

A história do cangaceiro "sabonete II°" não há esse tipo de registros: desde seus pais e amigos, localidade natural, mudanças de moradias e remanescentes vivos, para contarem sua triste passagem pelo sangrento bando de bandoleiros comandado por Lampião, apenas que seu nome seria: "Manoel Rosa" segundo os relatos apurados.

Cita a historiografia, que um dos cangaceiros que estavam em um dos sete pés de umbuzeiros nas terras da fazenda Maranduba, no estado sergipano, no ano de 1932, foi baleado e morto, o qual tinha seu apelido de “Sabonete”, A morte desse cangaceiro de apelido “Sabonete” é contada por alguns pesquisadores.

“Um cangaceiro chamado por "Sabonete" pula na frente dos inimigos. Está enlouquecido, Com um punhal na mão corre na direção de Mané Neto, Parece que quer sangrá-lo, O cangaceiro está tão próximo do nazareno que este não tem dificuldade nenhuma em derrubá-lo com um tiro certeiro na cabeça, O cangaceiro cai morto aos seus pés.

A sede o atormenta, Na cintura do “cabra” uma cabaça d’água e uma caneca pendurada pelo gargalo, O matador aproveita, sacia a sede que começava dominá-lo, Ao beber a água sente um gosto horrível, É o precioso líquido que está tinto de sangue do cangaceiro morto; mesmo assim o comandante pernambucano saciou sua sede.

O cangaceiro “Sabonete II” foi enterrado em cova coletiva nas terras da própria fazenda capitão em Maranduba, no dia 31 de março de 1937, segundo alguns relatos, fizeram uma casinha ou capelinha no local que ele teria sido enterrado, alguns relatos sita que se faziam presentes neste dia os cangaceiros /bom-de-vara /cajazeira/canário/ colchete/ criança/ cuidado/ marinheiro/ mergulhão/ Moreno/ pancada/ ponto fino/ sabonete/ santa cruz/ Cila/ Enedina/.... Sita os historiadores que a penas o cangaceiro sabonete teria morrido neste confronto com a volante, eles também sita que a cabeça do cangaceiro sabonete teria sido cortada e exposta em Paripiranga.

Agora vamos falar do cangaceiro "sabonete III°"

O ‘secretário’ de Maria Bonita, como era conhecido. Alguns registros e fotografias desse cangaceiro ainda se tem, há pouquíssimos registros documentais sobre esse cangaceiro, pelo menos do nosso conhecimento. Esse cangaceiro, o “Sabonete III”, ‘secretário de Maria Bonita, tinha um irmão que também era cangaceiro conhecido por “Borboleta”, ambos da localidade Guia e filhos de dona Antônia Rosa.

Alguns pesquisadores citam que quem o matou foi o pernambucano, tenente da Briosa baiana, José Osório de Farias, mais conhecido por tenente Zé Rufino, inclusive o próprio confirma, na verdade foram os seus homens soldados de sua volante, Quando a volante entrou no mato para ir à busca dos cangaceiros, bando de Lampião, a volante estava sendo comandada pelo cabo Miguel, pessoa destemida e respeitada por todos da tropa que sabia usar, antes das armas, a inteligência e homem da inteira confiança do tenente.

O tenente, naquele momento estava na cidade baiana de Jeremoabo, e lá recebe a informação, de um coiteiro que ‘cortava’ dos dois lados, de onde se encontrava o bando de cangaceiros... ... Acreditamos que o tenente fizera aquela viagem para receber mais uma homenagem e/ou divisa, sendo promovido pelos serviços prestados exatamente por comandar uma volante que matava muito cangaceiro, aliás, a volante baiana do tenente Zé Rufino é considerada a que mais matou cangaceiros, ou mesmo foi em busca de informações sobre por onde andavam os cangaceiros, Para o soldado ou civil contratado ou voluntário que matava um cangaceiro, além de receber uma quantia extra no soldo, tinham o direito de ficarem com os bens matérias, que o cangaceiro possuía, pois naquele tempo o cangaceiro carregava consigo todo o dinheiro joias e ouro que conseguia em suas ações criminosas, e esses passavam a ser daquela pessoa que o matava, além da recompensa por sua morte... .... Para termos uma ideia, só à morte de Lampião rendeu para o comandante da tropa, o pernambucano tenente da Briosa das Alagoas João Bezerra da Silva, que o eliminou na manhã do dia 28 de julho de 1938, na grota do riacho Forquilha, nas terras da fazenda de mesmo nome, no município que é conhecido hoje por Poço Redondo, "SE"... 50:000$000!! (cinquenta contos de réis), uma fortuna para a época.

Segundo relatos, o tiro que abateu o cangaceiro “Sabonete III”, foi ao acaso, O rastejador da volante de Zé Rufino, soldado "Gervásio" coloca a volante em cima do bando, O chefe mor do cangaço tendo sido alertado por um coiteiro que a Força estava chegando retira-se do coito, deixando toldas panelas e redes como estavam, e espera o momento certo para atacar....... Veja bem, a volante estava prestes a fazer um ataque ao bando de cangaceiros, porém, Lampião consegue inverte essa coisa rapidamente, Após os homens da volante estarem no meio do acampamento sem cangaceiros, são atacados pelos homens do “capitão Virgulino ferreira vulgo Lampião”, Sabedor da proteção natural que havia naquele acampamento, ele a usava para si e os seus, o chefe dá o sinal para a retirada e aos poucos todos deixam o local.

A volante ficou atirando em ninguém Porém os cangaceiros já indo bem distante, alguns dos soldados, talvez para jogarem para fora sua raiva atiravam em determinada direção ou mesmo por desencargo de consciência.

Os cangaceiros vão se afastando do local silenciosamente e depois de alguns metros viram-se e dão as costas aquele combate, Um dos últimos subgrupos a saírem ficou dando cobertura para os outros se retirarem foi o de Mané Moreno, subgrupo no qual, naquele momento “Sabonete” fazia parte, Algum tempo depois da retirada faixa de dois dias fazendo uma espécie de inspeção da ‘tropa’, o chefe do subgrupo Mané Moreno nota a falta do cangaceiro ‘secretário’ de Maria Bonita.

O projétil da arma de um dos soldados que atiravam sem saberem em que ou em quem, pois não viam os alvos, atingiu, em cheio a cabeça do jovem cangaceiro, derrubando-o imediatamente sem vida tão silenciosamente que na hora ninguém escutou nada e nem um gemido se quer, Acabava-se ali mesmo, a carreira criminosa de um dos filhos de dona Antônia Rosa.

Nem tudo era como a volante queria, Do outro lado estava justamente o maior guerreiro dos sertões, E Lampião dar mais uma lição de sabedoria, Sente o perigo Descobre que os inimigos estão protegidos com segurança Se continuasse aquela luta poderia expor seu bando, Resolve se retirar Calmamente dar o sinal convencionado de retirada e sem pressa deixa o coito e vai embora.

Dois dias se passam Mané Moreno sente a falta do cangaceiro Sabonete, O que lhe aconteceu? Procura averiguar, Chega então a notícia de que o rapaz da Guia, filho de dona Antônia Rosa e irmão de Borboleta, fora atingido e morto naquele combati do Zitái, Sabe-se que quando os cangaceiros iam se retirando, já distante do local do tiroteio uma bala perdida atingiu a sua cabeça tirando-lhe a vida, Como estava sozinho ninguém o viu ser baleado.

Lampião usava um apito e automaticamente ensina a seus homens os silvos e as funções que deveriam praticar a cada um deles.

Cangaceiro "SABONETE"

"SITE" (PORTAIS DA JUREMA).. https://www.facebook.com/Portais-da-jurema-110119580581657/

Totalmente voltado ao culto a Jurema sagrada.

Texto escrito por;

Juremeiro Canindé RN.

Juremeiro Denis Costa RN.

Fontes:

Cangaçonaliteratura.

Cangaçologia.

 https://www.facebook.com/portaisdajurema/posts/139946457598969/?paipv=0&eav=AfbkKdx60kHYiCbapQstKC_yTFKTtZ9DTPROFodL5r7_YSmJWgaQTYv1Vzx0CUq_xiA&_rdr

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO ABATIDO E CABEÇA EXPOSTA!

Por Guilherme Velame Wenzinger

O jornal o identifica como o bandoleiro "Bento", membro do bando de "Corisco". Alguns pesquisadores defendem que esse foi identificado erroneamente e trata-se na verdade do cabra "Sabonete".

Fotografia retirada do jornal "Diário da Noite(RJ" em publicação de 11 de Maio de 1937.

 https://www.facebook.com/search/top?q=guilherme%20velame%20wenzinger

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A NOITE(RJ) - 23 DE ABRIL DE 1934.

 Por Guilherme Velame Wenzinger


O jornal noticiava a morte do cangaceiro Manoel Victor, após 7 anos de estripulias. Manoel é considerado por alguns pesquisadores como o único cangaceiro comunista, pois teria se aliado ao partido comunista em 1934. 

Caso queiram saber mais sobre a história desse bandido que não era do bando de Lampião, pelo contrário, tinha inimizade com ele, basta pesquisar vídeos de canais sérios no youtube que contam a sua biografia. 

Na foto estão, da esquerda para direita: Soldado Toinho Rocha, o cangaceiro Manoel Victor já morto, escorado para foto e o soldado Gerôncio Calaça.

https://www.facebook.com/search/top?q=guilherme%20velame%20wenzinger

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JARDA, A ESPOSA MENINA

“Esconde essa aliança e casa com  outro. Chico já morreu”. Era o que Jardelina Nóbrega ouvia das pessoas aconselhando-a a desistir de se casar com Chico Pereira, que virou cangaceiro.  Jarda, como era chamada começou a namorar com Chico aos 12 anos,  noivou aos 13, casou aos 14  e ficou viúva aos 17 anos de idade, com três filhos pequenos. O caçula tinha apenas seis meses.

Sua vida daria um filme, como já tentaram fazer.  Tudo começou em 1920, na localidade de São Gonçalo,  Sertão da Paraíba, quando Jarda conheceu Chico, então com 20 anos, um pacato  comerciante de cal. Filho do coronel João Pereira, pessoa bem relacionada na redondeza. De repente, o coronel viu-se envolvido numa briga  na sua mercearia.  E nela, foi morto o coronel. Uma morte encomendada por questões políticas. Agonizante, João Pereira pediu aos filhos que não queria vingança como ditava o código de honra da época.

Chico, o filho mais velho conseguiu prender Zé Dias, que matou seu pai e o entregou à polícia achando que assim a justiça seria feita. Mas na semana seguinte, Zé Dias estava solto, para revolta de todos. Chico era insuflado pelo povo a vingar-se e ao mesmo tempo não queria revidar, mas percebia a má vontade da polícia em prender Zé Dias.  Tinha receio de ser chamado de frouxo.

Então, o jeito foi fazer justiça com as próprias mãos, como fez Virgolino. A cidade de Souza perdeu a tranquilidade e a briga entre famílias    Pereira e Dias ganhava corpo. Chico vingou a morte do pai e tornou-se cangaceiro.  Formou um bando e sua vida mudou totalmente e a de sua noiva também.  Passou a ser foragido da polícia.

Entretanto, sua preocupação maior era Jarda,  sua noiva adolescente. Após uma longa conversa com ela, alertou para o tipo de vida que levava e, se ela quisesse desistir do casamento prometido, ele iria entender. “É com você que quero me casar” , foi a resposta. E como seria esse casamento?

Conseguiram celebrar por meio de procuração, na manhã de  26 de maio de  1925, na igreja de Pombal. Jarda continuou morando com a família e os encontros com o marido eram escondidos. Nasceu o primeiro filho, Raimundo. Depois vieram Dagmar e Francisco. Houve uma menina, mas morreu prematura.  Jarda teve uma vida marcada por mortes trágicas: pai, sogro, cunhado e marido.

Chico Pereira comandou vários ataques, inclusive com cangaceiros de Lampião. Passou seis anos nessa vida até encontrar a morte misteriosa numa estrada do Rio Grande do Norte, aos 28 anos de idade, a 24 de agosto de 1928. Uma morte até hoje não esclarecida.

Jarda, com três filhos pequenos, pensava o que seria dela. E dos filhos?  Futuros cangaceiros? Como iria educar os meninos com salário de professora rural? A solução foi deixar cada um com um parente. Periodicamente viajava a cavalo para ver os filhos.  Uma vida sacrificada.  Os três irmãos só se encontraram  bem mais tarde.

Certo dia,  recebeu um bilhete anônimo por meio de um cavaleiro desconhecido montado num cavalo branco, quando estava pensativa no alpendre da casa. O bilhete dizia:” Se queres ser feliz, perdoa seus inimigos”.  Uma cena quase irreal.  E Jarda tinha muito a quem perdoar. Decidiu queimar todas as cartas, livros de cordel, jornais, tudo que falava de Chico Pereira. Estava queimando seu passado para salvar o futuro dos filhos,  escreveu  Francisco  no seu livro “Vingança, não”.

Os anos foram passando e a primeira alegria  veio com  Raimundo que se formou em engenharia civil no Recife. Depois, foi a vez de Dagmar, que se tornou frade franciscano com o nome de frei Albano.  Surpresa maior veio com  Francisco,   ordenado padre  em Roma, onde estudou. Com ele, a alegria de Jarda foi maior,  pois assistiu sua ordenação, recebeu bênção especial do papa e a comunhão pelo próprio  filho na sua primeira missa. Jarda encontrou a felicidade através do perdão.

Dos três filhos, apenas frei Albano está vivo, no Convento de São Francisco, em Salvador, Bahia. Jarda ficou viúva para sempre e morreu em João Pessoa onde morava e o filho Francisco também.

Jarda foi uma Maria Bonita.

 NOTA – Conheci e convivi com dona Jarda desde menina até a idade adulta, na minha casa e na da minha irmã mais velha, Wanice, casada com  Raimundo com que ela morou durante muito tempo. Dona Jarda, muito alva, cabelos castanhos, bonita e vaidosa que me pedia para comprar batons de cores claras. Falava baixinho, gostava de conversar e contava com naturalidade sua vida com Chico Pereira. Demonstrava serenidade e nem parecia ter um passado sofredor. Os filhos diziam que ninguém conseguiu ver Jarda chorar. Gostava dela.

 https://www.mulheresdocangaco.com.br/project/jarda-a-esposa-menina-2/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NAUTÍLIA É IRMÃ DE JARDA PEREIRA - Enviaram-me em 2015, mas a Nautília já faleceu.

 Por José Mendes Pereira

Nautília de blusa cor clara

Através de Maria Das Graças Nóbrega com quem mantenho contato em sua página no facebook, recebi informações sobre Nautília, uma irmã de Jardelina Nóbrega Pereira, viúva do cangaceiro Chico Pereira, assassinado em Caicó, nas terras do Rio Grande do Norte.

Jardelina - viúva do cangaceiro Chico Pereira

“Esconde essa aliança e casa com  outro. Chico já morreu”. 


Leia o que ela me falou sobre a Jardelina e a Nautília:

"Eu sei que dona Jardelina tinha 3 filhos homens, sendo dois religiosos. A data precisa de sua morte não lembro. Sei que ela morreu no final da década de 70. As fotos que tiramos juntas estão com minha família em João Pessoa. Sua irmã, Nautília ainda é viva, mas está um pouco esquecida, e mora em João Pessoa. Ela mora na rua Dom Pedro II, centro, número não lembro, mas vou procurar saber e mando pra você. Eu moro em Gravatá e quase não vou a João Pessoa. Quando eu for por lá, procuro alguma coisa para você".

Informações cedidas a mim por Maria Das Graças Nóbrega, em sua página no facebook. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

O AUTO DA LIBERDADE MOSSOROENSE

Por Kydelmir Dantas

É um espetáculo histórico-musical que retrata quatro datas importantes na História de Mossoró: O MOTIM DAS MULHERES (1875); a LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS (30 de setembro de 1883); a RESISTÊNCIA AO CANGAÇO no ataque dos cangaceiros comandados pelo famigerado Lampião (13 de junho de 1927; o PRIMEIRO VOTO FEMININO da América Latina (5 de abril de 1928). 

É o maior evento artístico-cultural da cidade de Mossoró. Decantados em prosa e verso, para orgulho dos filhos nativos e/ou adotivos de Mossoró, teve a sua primeira encenação no ano de 1999. O texto do poeta Crispiniano Neto, à época, foi criado basicamente com versos da Literatura de Cordel, sendo publicado em livros, pela Coleção Mossoroense e pela IMEPH. 

Hoje, mais uma vez, será apresentado ao público de casa e de fora. E, que nem diria o saudoso jornalista Emery Costa: “E lá se vão...” (Kydelmir Dantas).

https://www.facebook.com/profile.php?id=100010681625071

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ADEGA DE CARINHO

Por Hélio Xaxá

Gostaria de tomar um vinho com você
Ver como você fica nesse momento...

Do jeito que você é leve
Deve fluir como o pensamento...
E flutuar ao sabor do vento...
Com o riso frouxo de alma serena...

Adoraria me embriagar de você...
Beber cada gota de seus beijos...

Não deixe que a morte me leve
Sem beber na fonte de seus desejos
E sugar o licor de seus seios
E o néctar dessa flor de açucena...

Queria essa uva na minha boca...
Beber o vinho de seus lábios
E dançar ao ritmo de sua
Alegria...
Sondar e sorver a alma da loba
Virar a taça desses sonhos mágicos
E viver mil e uma noites de magia.

"Você é o meu melhor vinho
Minha adega de carinho
Com cem anos melhor seria."

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1762630284186241&set=a.140271556422130

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BANHANDO O SERTÃO DE LÁGRIMAS

Autor: José Di Rosa Maria


Visitando o meu sítio tive assombros,
Com o êxodo que vi sofri demais;
Sem carroça, curral e animais,
De três casas vizinhas, só escombros!
Tombei carga de dores nos meus ombros,
Das paredes e linhas que caíram...
Os barreiros de matos se entupiram
Com vergonha da própria solidão;
Dei um banho de lágrimas no sertão
Com saudade das coisas que sumiram.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=2199864466876814&set=a.125013001028648

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ELEONORA CANGACEIRA

Por Pedro Melo.

Cangaceira Eleonora Soares, companheira de Serra Branca, falecida, cabeça decepada exposta. Tiro certeiro no meio da testa, rodopiou até cair de barriga, rombo.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=2136572786673977&set=a.989338314730769

http://blogdomendesemendes.blogspot.com