Seguidores

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

NOSSA CACHAÇA DE CADA DIA

Clerisvaldo B. Chagas, 28 de outubro de 2021 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 2.602 

Deixada a garrafa de cachaça pelo pedreiro, no Loteamento Colorado, em nossa inspeção por aquelas bandas, lembramos do tempo em que fábricas e fabriquetas de tudo proliferavam em Santana do |Ipanema. A cidade sinalizava como futura industrial, mas a falta de incentivo foi apagando a chama de todas elas. Até mesmo nos tempos das grandes cheias do rio Ipanema as canoas transportavam as produções das fabriquetas: cordas, colorau, aguardente, calçados, vinagre, sabão, refrigerante, pré-moldado, arreios, vasos de feijão, bicas de zinco (Canoeiros do Ipanema) e muito mais. E voltando a garrafa de cachaça vazia deixada pelo pedreiro, com marca famosa já no Brasil total, lembramos de pelo menos três fabriquetas que geravam emprego e faziam progredir a terra. 

Alambique (crédito: diário do rio).

Nunca, porém, procurei saber o nome de cada uma delas. Na Rua Antônio Tavares, primeira travessa para a Rua Nova, havia na esquina a casa do senhor José Lopes, com um grande corredor descoberto. Nunca fomos olhar a “cana”, mas todos diziam que lá para dentro havia uma fabriqueta de aguardente. Já em pleno comércio, vizinha à Alfaiataria “Nova Aurora”, se não estamos enganados, funcionava a fabriqueta de aguardente do senhor Antônio Bulhões que entregava o produto em jegues e caçuás. Por trás da atual Loja Maçônica, às margens do Ipanema, bem perto da ponte sobre o riacho Camoxinga, o senhor Sinval, morador da Rua Nova, também produzia aguardente, enquanto recitava poemas de Zé da Luz. 

E como recuperar fábricas e fabriquetas fica muito difícil, a cidade continua dependendo de indústrias de fora em todos os ramos que se imagina. Por aqui não se fabrica nem picolé redondo. Enquanto isso Arapiraca, Major Isidoro, Maceió e Murici se enchem de indústrias cada vez mais. A cidade se desenvolve sem dúvida com o comércio, a prestação de serviço particular. as repartições públicas e as atividades sofridas do agronegócio. Mas como cada fase na vida é uma fase, vamos vivendo essa nova que de “nada adianta chorar o leite derramado...” 

E nem a cachaça consumida de Santana do Ipanema. 

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/10/nossacachaca-de-cada-dia-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com