Seguidores

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

VIVA ZÉ DANTAS!!!


José de Souza Dantas Filho, conhecido como Zé Dantas, médico, o Doutor do Baião, nasceu no município de Carnaíba de Flores, 


Sertão do Alto Pajeú de Pernambuco, no dia 27 de fevereiro de 1921.


Entre as suas inúmeras composições podem ser destacadas: Vem morena e Forró do Mané Vito (1949); 


A dança da moda, Cintura fina, A volta da asa branca, Derramaro o gai, Sabiá (1951), Imbalança, Acauã, 


São João na Roça, Tudo é baião (1952), O xote das meninas, 13 de dezembro, 



Vozes da seca, O casamento de Rosa, A letra I, Algodão, Vozes da seca, ABC do sertão (1953), Olha a pisada, 


Noites brasileiras, Lascando o cano, O baião do Verimundo, Pronde tu vai Luí?, Farinhada, Riacho do Navio (1955); Na beira do mar.


Enciclopédia Nordeste: Biografia de Zé Dantas - http://goo.gl/BMBk0b
Curta a Fanpage do portal www.onordeste.com



Página: Sálvio Siqueira 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ALGO QUE NÃO GOSTO DE FAZER: GABAR OS MEUS PRÓPRIOS MÉRITOS

Por Archimedes Marques

Caros amigos desse seleto grupo de estudos: Peço vênia para expor algo que não gosto de fazer: GABAR OS MEUS PRÓPRIOS MÉRITOS (sempre deixava isso para os outros, mas na maioria das vezes os fatos não eram divulgados e ficavam no anonimato). 


Daí, como já estou ficando velho, por consequência, ESQUECIDO POR NATUREZA, resolvi abrir exceção e falar um pouco dessa Comenda que recebi na noite de ontem, até porque a recebi por conta do meu livro LAMPIÃO CONTRA O MATA SETE, que por consequência está ligado ao tema cangaço, objeto desse grupo.


O PRÊMIO QUALIDADE TRIBUNA, busca homenagear as personalidades que se destacaram em diversas áreas da sociedade sergipana. Vale ressaltar que é a terceira vez que recebo tal honraria:


A primeira foi como destaque na área de segurança pública do Estado, mais de perto, em decorrência do sucesso absoluto que tive ao presidir o mais importante Inquérito Policial da história de Sergipe, ou seja, a investigação do assassinato do deputado estadual Joaldo Barbosa, que restou com todos os envolvidos, identificados, processados, presos e condenados. Sem citar nomes para não muito alongar estiveram envolvidos na trama da morte do citado deputado: O suplente e seu filho; o primeiro contratado para arregimentar os pistoleiros; três policiais militares (dois de Sergipe e um de Alagoas); um civil, que foi o próprio pistoleiro que apertou o gatilho e, dando suporte a tudo, um colega delegado de polícia de Sergipe que ao ser descoberto, preferiu praticar o suicídio a ser preso.


A segunda vez foi quando fiz uma exposição de pinturas usando uma técnica inovada e própria com as figuras centrais em alto relevo. Uma exposição de grande sucesso que no dia da abertura foi vendido todos os quadros.

E a terceira vez foi agora em que fui agraciado como destaque na literatura, pois o meu livro (com edição já esgotada), dentre os sergipanos, foi dos mais vendidos em 2014.

Abraço a todos!...

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS SOBRE "CANGAÇO" É COM O PROFESSOR PEREIRA EM CAJAZEIRAS-PB

Por José Romero Araújo Cardoso

Li todos! Recomendo-os! Observação: Quem se interessar em livros sobre o cangaço entre em contato como Prof. Francisco Pereira Lima. Ele possui o maior acervo bibliográfico sobre o tema, talvez o maior do planeta. (franpelima@bol.com.br)

Fonte: facebook
Página: José Romero De Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Não deixe de adquirir esta maravilhosa obra. É a bíblia do cangaço. A 2ª edição não é colada, e sim costurada, garantindo maior durabilidade em seu acervo.  A informação é do pesquisador Antonio José de Oliveira - Serrinha no Estado da Bahia.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

O CANGACEIRO VOLTA SECA

Por Robério Santos‎

Estou escrevendo a história de Volta Seca. Queria muito poder publicar em algum jornal impresso semanalmente as histórias dele, desde seu nascimento até sua morte, em tom de novela com um capítulo diferente toda semana. Em Itabaiana não tem jornal, na capital Aracaju tem alguns mas não tenho muito espaço aqui. Não quero grana, quero apenas divulgar nossa cultura. Quem poderia me ajudar? Seria apenas uma forma de me motivar. Não necessariamente tem que ser em Sergipe, ok?

Fonte: facebook
Página: Robério Santos

http://blogdomendesemendes.blogspot.com‎

AS CABEÇAS DE ANGICO

Por Geraldo Júnior

Na fotografia abaixo o Soldado levanta a cabeça decepada e abre o olho direito de Lampião, para mostrar aos curiosos presentes o glaucoma que acompanhou o cangaceiro durante grande parte de sua vida e que se tornou uma de suas marcas registradas.

Uma cena macabra e assustadora...

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MÊS DE MARÇO: HOMENAGENS ÀS MULHERES CANGACEIRAS


EM MARÇO ACONTECERÁ DOIS GRANDES EVENTOS DO CANGAÇO E QUE FARÃO HOMENAGENS A MULHER NORDESTINA.


DIAS 19,20 E 21 O EVENTO SERÁ EM PRINCESA E DIAS 25 E 26 EM JOÃO PESSOA-PB.


PARTICIPEM, DIVULGUEM, PRESTIGIEM...

FAREI PALESTRAS NAS DUAS CIDADES E LANÇAREI OS LIVROS LAMPIÃO EM PAULO AFONSO E A TRAJETÓRIA GUERREIRA DE MARIA BONITA, A RAINHA DO CANGAÇO.

http://www.joaodesousalima.com/2015/02/mes-de-marco-homenagens-as-mulheres.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com