Seguidores

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

JARARACA E ASA BRANCA NESTES DOIS TÚMULOS.

 Por José Mendes Pereira


Esta foto pertence ao acervo do pesquisador Paulo Queiroz.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1383966351990839&set=pcb.1383966405324167

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


LEIAM!

Do acervo do Paulo Queiroz 

Dona Francisca da Silva Tavares, viúva do ex-cangaceiro Asa Branca e o pesquisador Paulo Queiroz.


https://www.facebook.com/groups/414354543685373/user/100011324637165

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CHRISTINO GOMES DA SILVA CLETO

 Por Rubens Antonio


O cangaceiro Corisco ou, como ele assinava, Curisco chamava-se Christino Gomes da Silva. Assinava, além deste, uma denominação de família, "Cleto".

Atualmente, na onda de modismos de modificações de nomes referenciais do Cangaço, como Lagoa do Lino, deturpada para Lagoa do Limo, a denominação familiar de Corisco também foi afetada.
Alguns passaram a chamá-lo  "Quileto".


Um documento assinado por Corisco, de propriedade do seu filho, Sylvio Bulhões, mostra claramente que ele assinava "Cleto".

http://cangaconabahia.blogspot.com/2016/11/christino-gomes-da-silva-cleto.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MARACANÃ

 Clerisvaldo B. Chagas, 18 de janeiro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.643

O Largo do Maracanã, apesar de ter perdido o símbolo que originou o seu nome – Churrascaria Maracanã – continua aceso e forte com suas sete bocas. É o centro do grande Bairro Camoxinga e o lugar mais pronunciado da cidade. É centro conversor e dispersor de sete ruas, aqui chamadas de bocas. Rua Maria Gaia, Pedro Gaia, Santa Sofia, Pedro Brandão, Pancrácio Rocha 1, Pancrácio Rocha 2 (BR-316) e a pequena via murada que acompanha a BR. Possui apenas um semáforo e mais nada e que às vezes quebra e da dor de cabeça até em cabeça de prego. Ali é caso de qualquer coisa da engenharia moderna que pudesse resolver definitivamente o problema. Uma obra federal. Entre 18 e 19 horas aquilo vira uma loucura de veículos e gente a pé para caminhadas, compras nas padarias, farmácias e posto de gasolina.

LARGO DO MARACANÃ EM DIA FERIADO: (FOTO: B. CHAGAS).

Clima Bom, Barragem, Lajeiro Grande, Baraúna, São José e Camoxinga, são bairros que convergem e divergem do Largo do Maracanã. A antiga Churrascaria transformou-se em clínica médica, mas o lugar não deixa de ser Maracanã, pequena ave parente do papagaio. Ali na esquina da Rua Santa Sofia, na BR-316, bem defronte a uma farmácia, naturalmente as pessoas aguardam transporte para o Oeste do Sertão: Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco e até mesmo para o Canapi e o extremo do estado. Todas às tardinhas têm caminhadas dali ao DENIT ou até a Barragem, caminhadas estas, arriscadíssimas porque acontecem no leito da pista em disputa com os variados tipos de veículos. O lusco-fusco aumenta o perigo, porém os caminhantes não se dão conta de uma tragédia anunciada.

O Largo do Maracanã é sempre um protagonista de Santana do Ipanema. Vez em quando, uma pequena feira improvisada no terreno onde era o antigo posto de gasolina, faz a alegria das donas de casa com a venda de macaxeira, milho, tapioca, banana e outros produtos frescos vindos da roça. O Largo é ponto predileto para comício de políticos em épocas de eleição. Dizia um antigo delegado de polícia: “De dez ocorrência em Santana, nove são relativas ao Maracanã”. O local está para sempre marcado na terrinha, mas é bom que se diga, com seu grande movimento e pequeno comércio popular o Largo nunca foi elite no Bairro Camoxinga, possui os seus próprios personagens e faz circular dinheiro todos os santos Dias.

Maracanã, um logotipo imorredouro.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/01/maracana-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMISSÃO ORGANIZADORA DO CARIRI CANGAÇO PAULO AFONSO 2022 JÁ TRABALHA NA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Por Manoel Severo
Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022 
é recebido na CHESF por Mario Jorge

Passo a passo se consolida o grande Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022. O evento que já contava com a parceria vital da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, da Câmara dos Vereadores, do IGH-Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso, da Casa de Cultura, da  Academia de Letras de Paulo Afonso e da Associação de Guias Turísticos fechou no inicio da ultima semana a parceria com o Memorial da CHESFpara a realização do esperado encontro que acontecerá entre os dias 24 e 27 de março do corrente ano.

D.Ceiça, administradora do Memorial da CHESF, recebe o Cariri Cangaço Paulo Afonso

João de Sousa Lima, presidente da Comissão Organizadora do evento, realizou as visitas ao Memorial da CHEFS ao lado do integrantes da Comissão; Luma Holanda e Flávio Motta. Na oportunidade foram recebidos pelo Dr Mario Jorge, administrador da CHESF e pela responsável pelo Memorial , dona Ceiça. A ambos foi apresentado o projeto do Cariri Cangaço Paulo Afonso, sua capilaridade e a grande representatividade de todo o Brasil que estará presente ao Cariri Cangaço por ocasiçao do encontro. "Sem dúvidas estaremos recebendo mais de 250 pesquisadores e convidados aqui em Paulo Afonso, durante o Cariri Cangaço, um público absolutamente qualificado e que nos mostra o tamanho da importância de nossa cidade diante do tema cangaço e isso aumenta em muito nossa responsabilidade, mas se tudo der certo, e dará, com a situação das condições sanitárias da COVID, teremos um Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022, inesquecível" revela João de Sousa Lima.

Secretário de Cultura e Esporte de Paulo Afonso, Val Oliveira recebe a Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022

Dentro do trabalho de desenvolvimento do Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022, a Comissão Organizadora liderada pelo pesquisador João de Sousa Lima, esteve reunida com o Secretário de Cultura e Esportes de Paulo Afonso, Val Oliveira. Na oportunidade João de Sousa ao lado de Luma Holanda e Flávio Motta apresentaram ao Secretário Val Oliveira, as premissas do grande Cariri Cangaço de Paulo Afonso que acontece em março. "Só temos que agradecer ao Secretário Val Oliveira por nos receber em sua residência a nossa equipe do Cariri Cangaço para uma reunião informal, sobre o grande evento em março-2022. Reunião muito proveitosa para o momento! Gratidão sempre!" ressalta a pesquisadora Luma Holanda. 

João de Sousa Lima, Luma Holanda e Flávio Motta: Programação no forno...

Estabelecidas as principais parcerias e o apoio institucional necessário para o grande encontro, a Comissão Organizadora já se debruça sobre as principais linhas da programação; temáticas, conferencistas e debatedores; além de lançamento de livros, homenagens, das principais visitas e claro, a infraestrutura necessária. "Dentro de poucos dias acredito que estaremos divulgando a programação, especialmente pensada para proporcionar um grande Cariri Cangaço a todos os que nos visitam, quem ainda não se programou, não deixe para a última hora e já marque no calendário, dias 24 a 27 de março de 2022 Paulo Afonso recebe o Brasil de Alma Nordestina em nosso Cariri Cangaço" confirma João de Sousa Lima.

CARIRI CANGAÇO PAULO AFONSO 2022
24 a 27 de Março de 2022
Paulo Afonso
BAHIA-BRASIL

Redação Cariri Cangaço

Paulo Afonso; 30 de Dezembro de 2021 

POR ONDE ANDA O ESCRITOR E PESQUISADOR DO CANGAÇO CICINATO FERREIRA NETO?

 Por José Mendes Pereira

Cicinato Ferreira Neto e Manoel Severo - Cariri Cangaço

Eu sou obrigado a fazer esta pergunta aos amigos que estudam "Cangaço": 

Por favor, por onde anda o escritor e pesquisador do cangaço Cicinato Ferreira Neto, que nunca mais o vi nas redes sociais?

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EU ERA DOIDO PRA SABER: POR ONDE ANDAVA BILLY JAYNES CHANDLER...

Por Honório de Medeiros 

Em uma quinta-feira do mês de setembro de 2015, publiquei um artigo em meu blog, cujo título é o seguinte: "WHERE IS BILLY JAYNES CHANDLER?"clique aqui para ler.

Nele, eu e minha filha, Bárbara de Medeiros, contávamos o resultado de uma procura intensa por notícias acerca do grande escritor americano que viveu no Brasil e nele escreveu alguns dos clássicos da literatura sertaneja nordestina.

Billy Jaynes Chandler é um dos mais importantes escritores acerca do cangaço e coronelismo, fenômenos ligados entre si e característicos de uma certa época da história recente do Brasil. Suas obras Lampião, o Rei dos Cangaceiros, e Os Feitosas e o Sertão dos Inhamuns, são canônicas, seminais, inigualáveis. Recentemente meu filho, que mora no Canadá, por lá adquiriu o Lampião traduzido para o inglês.

Passaram-se os anos, e nada. Nenhuma notícia...

No início deste agosto, quase três anos depois, mais precisamente dia 8, postaram o seguinte texto no espaço reservado aos comentários ao blog (as traduções a seguir são de Bárbara de Medeiros):

 “Ginny disse...

I was googling my uncle and found this blog from back in 2015. I am Billy Jaynes Chandler's niece”.

 “Estava pesquisando o meu tio no Google e encontrei esse blog de 2015. Eu sou a sobrinha de Billy Jaynes Chandler”.

Eu não li essa postagem. Ocupado com outros interesses, havia deixado o blog um pouco de lado.

Por sorte nossa, Ginny também escrevera para meu email:

“I read uncle bill your blog, translated in English, and it put a smile on his face. He is now 87 and has lost his Portuguese language and has some memory issues. He told me it was ok to reach out to you.
Ginny Petersen”.

“Eu li o seu blog para o tio Bill, traduzido para o inglês, e isso colocou um sorriso em sua face. Ele tem agora 87 anos e perdeu seu conhecimento da língua portuguesa e tem alguns problemas de memória. Ele me disse que era ok eu entrar em contato com você.”

Eu e Bárbara não conseguíamos acreditar. Ficamos muito felizes. Bárbara ficara contagiada com minha admiração por Chandler. No domingo, dia 11, mesmo mês, tratamos de responder:

“I am very happy to know that he’s alive! I hope he is well, despite the memory problems. He is a true icon for us Brazilians, who study cangaço and the local culture. Do you know if he has written anything else? I’m sending you a picture of myself with my copy of his book, now a rarety over here. If possible (and I completely understand if any of you don’t feel comfortable) could you send me a picture of him? My daughter helped me a lot in my researches and would love to see it. Thank you for reaching out!”

“Eu estou muito feliz em saber que ele está vivo! Eu espero que ele esteja bem, apesar dos problemas de memória. Ele é um verdadeiro ícone para nós brasileiros que estudamos cangaço e a cultura local. Você sabe se ele escreveu mais alguma coisa? Estou enviando uma foto minha com a minha cópia de um de seus livros, que se tornou uma raridade por aqui. Se possível (e eu entendo completamente se vocês não se sentirem confortáveis) você poderia enviar uma foto dele? Minha filha me ajudou muito nas pesquisas e adoraria vê-lo. Obrigada por nos contactar!”

Ginny voltou a fazer contato:

“He did not write any more books, 4 books altogether. I recall while I was growing up, his visits to Brazil. Here is a picture of him last year just after his 86 birthday”.

“Ele não escreveu mais livros, foram quatro ao todo. Eu lembro quando estava crescendo, das suas visitas ao Brasil. Aqui está uma foto dele do ano passado, logo após seu 86º aniversário.”

Nós: “Thank you so much! He looks great! Do you think I could write a follow-up to my article, now that you have given me the great news that he’s alive? I’d simply mention you have reached out! Maybe I could use the picture? Only if you allow me, of course. Once again, thank you so much for this exchange of messages, you have no idea how much it meant to me and my daughter”.

“Muito obrigada! Ele parece ótimo! Você acha que eu poderia escrever uma continuação do meu artigo, agora que você me deu a ótima notícia que ele está vivo? Apenas se você me permitir, claro. Mais uma vez, muito obrigada por essas mensagens, você não tem ideia do quanto significa para mim e para minha filha!”

Ginny:“You are more than welcome to do a follow-up. Your question to “where is Billy Jaynes Chandler” has been answered. He lives in Miami, Florida with his sister. :) I wish you could talk with him, he just doesn’t remember much, but has strong memories, although unclear, of his time in Brazil.
Take care to you and your daughter”.

“Sinta-se à vontade para fazer uma continuação! Sua pergunta ‘Onde está Billy Jaynes Chandler’ foi respondida. Ele mora em Miami, Flórida, com sua irmã. :) Eu gostaria que você pudesse falar com ele, ele apenas não se lembra de muita coisa, mas tem fortes memórias, apesar de incertas, do seu tempo no Brasil. Lembranças a você e sua filha!”.

Olha o homi ai!


Chandler. Hoje, com mais de 86 anos. 

Imagem gentilmente cedida por Ginny Petersen, sobrinha sua.

Muito obrigada Ginny. Estamos enviando esse artigo para você e fazendo a postagem no blog, para que quem puder tenha conhecimento dessa notícia.

Ficamos maravilhados em saber que Chandler está vivo. Torcemos por ele, desejamos que fique muito bem, e lhe enviamos um grande abraço aqui do Nordeste do Brasil, do Sertão que ele conheceu.

Uma pescaria muito feliz no Blog do confrade Honório

Já eu fiz a pescaria no blog do Kiko Monteiro. 

http://lampiaoaceso.blogspot.com/search/label/Billy%20Jaynes%20Chandler

http://blogdomendesemendes.blogspot.com