Seguidores

sábado, 23 de junho de 2012

Ajude o planeta terra


Vamos dar uma nova chance ao nosso planeta terra, para caminhar pelo assombroso universo em paz, preservando o que ela produz para a nossa sobrevivência. Tudo que ela  produz, exerce uma função e serve para nós.

"As Marias" - Por: Fabiana Maranhão

Participação de João de Sousa Lima, Vera Ferreira, Frederico Pernambucano de Mello entre outros.



Início do século XX. Sertão nordestino. Uma Maria fez escolhas. Contrariou costumes da época, seguiu o caminho do coração e entrou para a história. É Maria Bonita, mulher de Virgulino Lampião. Para lembrar o centenário de nascimento dela, comemorado no dia 8 de março de 2011, a TV Jornal/SBT exibiu a série de três reportagens "As Marias". Conheça a vida dessa jovem e a história de outras "Marias" que até hoje quebram regras, desafiam preconceitos e, acima de tudo, amam!



Fonte: Fabiana Maranhão | Jornalista

http://about.me/fabianamaranhao
lampiaoaceso.blogspot.com

A fogueira tá queimando... - Em homenagem à São João!


Documentário de 2008 sobre o advogado, político, instrumentista, poeta e compositor Humberto Teixeira. Completinho visse? Pra assistir "de cabo a rabo".

Quando as pessoas pensam em música brasileira, pensam em Samba e Bossa Nova. Entre esses dois ritmos há uma década esquecida. Um período em que um ritmo nordestino foi levado ao Sul, tomou o país como um furacão, e logo se espalhou pelo mundo. É o mais excitante e autêntico de todos os sons brasileiros. Baião.

Dirigido por Lírio Ferreira, o premiado diretor de "Árido Movie", "Cartola" e "Baile Perfumado", esse documentário - musical conta a história de Humberto Teixeira, o "Doutor do Baião", o compositor por trás de clássicos como "Asa Branca", uma das canções mais populares do Brasil.

O filme é não só uma celebração de genialidade poética e musical de Teixeira, mas também uma jornada de descoberta, do sertão, do baião, da cultura e da história do Brasil.
O Baião é Ótimo !!!

 
Créditos: Heron Luis - YouTube
Pesquei em Luz de Fifó
 
lampiaoaceso.blogspot.com

Museu do Cangaço- Cantinho da Lilí

Por: João de Sousa Lima

Para os apaixonados pelas histórias do cangaço, estando de passagem por Belo Horizonte, não deixem de visitar o Museu do Cangaço- Cantinho da Lilí.
o Museu mostra um riquíssimo acervo fotográfico sobre os cangaceiros Moreno e Durvinha (pais da Neli).
Além das fotografias podemos encontrar livros, jornais, revistas e vários  pertences usados no dia a dia dos ex-cangaceiros.
é o mais completo arquivo fotográfico sobre a vida desse casal que tantas histórias deixou.

Na foto: Neli (Lilí), João de Sousa Lima e João Souto (também filho de Moreno e Durvinha).


João Souto e Lilí posam em uma das alas do "Museu Cantinho da Lili".


Neli (Lilí), João de Sousa Lima e João Souto.


A Lilí exibe seu inconfundível figurino ao lado das relíquias deixadas pelos pais.


Recentemente em visita a minha adorável amiga Lilí ganhei  um abraço selando o amor de amigos que existe entre nós dois.


João Lima e Lilí


Lili e seu rico acervo


Lilí mostrando uma fotografia onde aparece os pais.

Enviado pelo escritor e pesquisador do cangaço:
João de Sousa Lima

http://www.joaodesousalima.com/2012/06/museu-do-cangaco-cantinho-da-lili.html

Lampião aceso: Vídeo

Lampião aceso: Vídeo: "As Marias" Por Fabiana Maranhão Início do século XX. Sertão nordestino.


DOCUMENTARIO SOBRE MARIA BONITA COM A PARTICIPAÇÃO DE JOÃO DE SOUSA LIMA

Convite Missa 30º. Dia

Anathália Cristina Queiroga Pereira

31/03/1990 - 25/05/2012

Júlio Batista Pereira, Edilza Queiroga Pereira e Jefferson Queiroga Pereira, convidam parentes e amigos para assistirem as Missas que serão celebradas em sufrágio da alma de Anathália Cristina Queiroga Pereira:

Pau dos Ferros - RN

Data: 24 de junho de 2012
(Amanhã, Domingo)
Horário: 08:00hs da manhã
Local: Salão Nossa Senhora das Graças
Alto do Açude

Natal – RN

Data: 24 de Junho de 2012
(Amanhã, Domingo)
Horário: 19:30hs
Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Neópolis.



Agradecemos a todos que ao nosso lado permaneceram compartilhando da nossa dor e da nossa saudade.Eternas saudades de seus pais, irmão, familiares e amigos.

NAMORO DE SÃO JOÃO (Crônica)

Por: Rangel Alves da Costa(*)
Rangel Alves da Costa

NAMORO DE SÃO JOÃO

Festa junina de verdade, daquelas onde a tradição é mantida a todo custo – e não são poucos os modismos que tentam descaracterizá-la -, exige todo um ritual para que os três santos do mês, Santo Antonio, São João e São Pedro, sejam celebrados com máxima devoção e beleza.

Tem gente que aproveita o mês para colocar em prática seus planos casamenteiros, pois pede namorado a Santo Antonio, espera pular a fogueira de mãos dadas no São João, e já firma compromisso sério com as bençãos de São Pedro. Mas é no São João que a animação é maior, o povo se prepara com maior disposição para comemorar.


Principalmente na região nordestina, terra de tradição festeira, ao chegar os dias 23 e 24 de junho, e mesmo antes disso, e os forrós se espalham em cada canto, as fogueiras crepitam, os fogos sobem no ar, as maravilhosas e deliciosas comidas passam a exalar um cheiro estonteantemente bom de milho, coco, assados e bebidas artesanalmente preparadas.

Nos dois principais dias festivos, geralmente os mais jovens de cidadezinhas interioranas se paramentam com roupas coloridas, colocam chapéus de palha na cabeça e saem atrás do som de qualquer sanfona. Os salões se enchem, o rala-coxa come solte, os corpos se grudam e é remelexo pra não mais acabar. Um festeirão danado.

Toinho, especialmente este verdadeiro e orgulhoso matuto, esperou aflito para o mês junino chegar. Nos seus planos, assim que o São João soltasse o primeiro rojão começaria os preparativos para conquistar o grande amor de sua vida, a bela Lurdinha, uma fogosinha sertaneja que sempre o desesperançava.

Toinho quis ser o mais bonito do mês, o mais arrumado, o mais autêntico. Um caipira novo por cima de um caipira de sempre. Sua verdadeira intenção era fazer de um tudo para impressionar a difícil fêmea brejeira. Daí que logo deu início à arrumação do guarda-roupa. Comprou calça jeans, camisa à moda junina, com quadradinhos coloridos no seu modelo.

E fez mais. Providenciou chapéu de palha, botina de couro cru, perfume mais que cheiroso. Não esqueceu espelho e pente de bolso, e até carteira nova e cinto brilhoso comprou. E se olhou no espelho para ver como ficava e quase se beija de tanta lindeza que se achou.

Contudo, logo começou a imaginar que a sua belezura toda podia não adiantar se a danada da Lurdinha nem lhe esticasse o canto do olho. Então resolveu vender duas galinhas poedeiras e correu até a casa de sua tia solteirona para pedir que lhe prestasse um favor. E disse o queria: quatro metros de pano florido, ou quanto o dinheiro desse, de modo que ficasse perfeito num vestido rodado.

Tudo comprado, em seguida pediu ainda a empozada para escrever um bilhetinho com as palavras que ia dizer. E disse: Lurdinha, quero ver você toda bonita com roupa rodada e cheia de chita, que é pra gente se encontrar e você se admirar com a belezura desse pobre matuto que tanto ama. Espero que São João comece a esquentar nosso namoro pertinho duma fogueira.

Como Lurdinha de besta não tinha nada, não se deixava levar por lembrancinhas ou presentinhos, apenas aceitou a oferta sem dar maiores esperanças. Até respondeu de boca que mandaria fazer o vestido e usaria, porém sem ter a certeza que pularia a fogueira de mãos dadas com o apaixonado, pois tinha um medo danado de chegar perto de fogueira e queimar seu coraçãozinho.

Na véspera da festa maior, mas que é quando o festejo tem mais vigor, Toinho se enfeitou todo e saiu se achando um verdadeiro príncipe em busca de sua princesa. Caminhou de fogueira em fogueira procurando sua amada e nada de encontrá-la. Mas se a avistasse nem perceberia se era ela, de tão bonita e faceira que estava. Resolveu procurar nos salões de forró e no primeiro que entrou avistou uma flor matuta dançando de se acabar, agarradinha com outro. Depois de tanto olhar percebeu de quem se tratava: seu amor nos braços de outro.

Correu desesperado pra fora do salão, decidido a se jogar na primeira fogueira que encontrasse. E logo surgiu em sua frente a maior de todas, crepitando debaixo de mil troncos secos. Entristecido, chorou se despedindo da vida e dizendo que era melhor morrer feito um sabugo de milho queimado do que vê-la com outro.


Já ia afastando-se para voltar num mergulho, quando viu uma roupa sendo jogada dentro das chamas. Olhou assustado e viu que era Lurdinha ali em pé, do outro lado, agora só de calcinha e sutiã, dizendo que não merecia usar vestido tão bonito se havia sido injusta com quem a havia presenteado.

E depois, assim quase nua, foi em direção a Toinho e perguntou-lhe se sabia como fazer juramento de amor diante da fogueira de São João. E ele ensinou-a jurando o seu amor.


(*)Poeta e cronista
e-mail: rac3478@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Eu e meu lugar (Poesia)

Por: Rangel Alves da Costa(*)

Eu e meu lugar


Acredite
sangue e osso
dizem que tenho
mas tenho não
sou diferente
com nome de gente
e só isso
por todo o resto
de pé e boca
sou ser do mato
bicho da terra
velha raiz
fincada no chão
aroeira valente
coisa de tempo
coisa de vento
mataria e clarão
coisa do sertão

e onde vivo
tão longe de tudo
perto da natureza
dou a benção
ao sol e a lua
cumprimento dia
falo com a noite
e sempre ouço
dessa amizade
sincera e bonita
que a vida
possa existir
noutro lugar
mas nunca assim
um viver sublime
onde gente é chão
e tudo é sertão.


(*)Poeta e cronista
e-mail: rac3478@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

FGF Tv apresenta : Making off - Sedição de Juazeiro


Making Off da Minissérie Sedição de Juazeiro produzida pela Equipe da FGF Tv, sob o comando de

 

Jonas Luis da Silva, de Icapuí  e co-produção da Laser Vídeo do confrade



Aderbal Nogueira.