Seguidores

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

MACACO PREGO

 Clerisvaldo B. Chagas, 25 de agosto de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.951

Quando o senhor Silvano mantinha um macaco-prego engaiolado em gaiola de ferro, diante do seu estabelecimento de serviços, servia de curiosidade e distração aos seus clientes. No lugar chamado “Firminão” – saída de Santana do Ipanema para Pão de Açúcar – o símio era valente, estressado e tanto se masturbava quanto avançava em quem com ele mexia. Era de fazer pena, um bicho enjaulado onde mal cabia o próprio macaco. Isso fazia pensar se aquele era o último macaco sertanejo de Alagoas, pois, do seu parente o saguim, tínhamos notícias sobre sua existência em reserva ecológica, próxima. Inclusive, o macaco do Silvano foi motivo de peça de cordel, por cordelista das proximidades. O caso está com alguns anos e não sabemos onde foi parar o (Sapajus flavius).

A descoberta recente da existência de um bando de macacos-pregos-galegos, numa Unidade de Reserva do nosso Sertão, pelo IMA, traz uma certa alegria às pessoas que se preocupam com a conservação da Natureza. Uma Natureza belíssima semeada pelo Criador e destruída pelo homem. A onça já foi, o tamanduá, o veado galheiro, o lobo-guará, a preguiça... Ficando apenas os que tentam resistir como a cobra, o preá e a raposa...  Portanto, uma notícia dessa trazida por órgão oficial, da existência do macaco-prego-galego, não deixa de ser uma esperança de que mesmo tarde, da reação protetiva dos humanos, é melhor de que nunca. Não é o bastante uma vigilância efetiva nas Unidades de Conservação, mas uma consciência coletiva no entorno para reforçar a segurança dos bichos, comidas e assistência veterinária

Os macacos gostam de viver em bando, possuem organização e lideranças. Alimentam-se de frutas e gostam de comer coquinhos, tipo Ouricuri, que quebram com uma pedra à semelhança de um ser humano. O nome macaco-prego vem da constante ereção do pênis.

Quando entram em roçado de milho costumam roubar espigas organizadas em atilhos. Enquanto fazem esse serviço, é escalado um vigia, cujo descuido na vigilância leva castigo do bando. Lembram-nos um macaco-prego acorrentado na feira de Santana que fazia acrobacias e vários mandados do seu dono, para ganhar dinheiro. Mais tarde soubemos que pelos mal tratos, o primata assassinou o seu algoz, com uma facada, pelas costas, na zona da Mata. É isso, este não suportou mais tempo pela chegada da lei dos humanos. Não soubemos, porém, o seu destino após a vingança peculiar de um bicho escravizado.

MACACO-PREGO (FOTO: TRIPADIVISOR).



http://blogodmendesemendes.blogspot.com

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

 Poeta Rossi Mágne. - Propriá-SE, 19.08.2019

https://www.facebook.com/veridianodiasclemente.clemente

Que a fé possa nos guiar
E o amor possa te libertar.
Que Maria possa proclamar
O amor do Pai para nos salvar.
Hoje vivemos a vossa Assunção.
E o vosso filho enviou os arcanjos
Para levá-la à viver essa comunhão,
Viver a unidade celestial nesta união.
Sejamos nós exemplos para o Libertador,
Amemos a Maria, a mãe do nosso Salvador.
Ele enviou anjos para levá-la até o Pai Criador.
Nossa Senhora representa a Serva da Humildade,
Ela é a Nova Arca da Aliança com sua Generosidade.
Maria Santíssima, exemplo vivo para toda a Humanidade.
https://www.facebook.com/veridianodiasclemente.clementeHTTP://BLOGDOMENDESEMENDES.BLOGSPOT.COM

Todas as reações

CONSELHO

 Por Hélio Xaxá

À todos nós que somos pais
Mas que um dia fomos filhos:
É isso, hoje nós somos o cais
Nós devemos apontar os trilhos...
Se o seu pai não foi bom pra você
Aproveite bem o mau exemplo
Tudo na vida tem um porquê
O seu coração é o seu templo...
Apreenda mesmo as más lições
Use-as posteriormente a contento
Dê bom proveito em suas ações
Elas não são só palavras ao vento.
Mesmo não sendo um bom filho
Você pode ser um ótimo pai
Sua criação não é um empecilho
Toda árvore grande um dia cai...
Dê o máximo de si na construção
Dessa nova morada do espírito
O pensamento não tem dimensão
O amor consegue tocar o Infinito...
A luz é o caminho para as estrelas
Porém elas só brilham no escuro...
A estrada do bem tem cancelas
O pecador nem sempre é impuro.
A batalha vã será sempre inglória
Ensine-o como lutar o bom combate
No final ambos chegarão à vitória
Ambos serão felizes com o empate.
Passem adiante os valores apreendidos
Para que tenhamos filhos melhores
Assim nossos esforços serão reconhecidos
E eles farão valer os nossos suores.
O mundo todo ganhará com isto
Farta colheita num próspero futuro...
Espalhemos as sementes de Cristo
Para saborearmos do próprio fruto.
A beleza herdada da roseira é a flor
Não existe isso de semente do mal
A educação e o respeito geram amor
Deus consegue separar o açúcar do sal.

Hélio Xaxá

https://www.facebook.com/helio.xaxa

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VEJA O MOMENTO DO POUSO DA ÍNDIA NO POLO SUL DA LUA - CHANDRAYAAN 3 CHEGOU!

 Por Galeria do Meteorito

https://www.youtube.com/watch?v=0wQDezvBzYo&ab_channel=GaleriadoMeteorito

Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCI_H... Hoje, 23 de agosto de 2023, a Índia se torna o 4° país a realizar um pouso suave na Lua, atrás de Rússia, EUA e China. Além disso, a Índia se torna o 1° país a realizar um pouso na região do polo sul lunar! "Pouso suave na Lua! A Índia está Lua!", disse Sreedhara Somanath, diretor da ISRO, no momento do pouso. Foram 4 anos de preparos para que o lançamento acontecer a partir de Sriharikota, costa leste da Índia. O pousador se separou do módulo em 17 de agosto, e desde então tem se preparado para a descida. Nos próximos dias, o rover Pragyan (que significa "sabedoria" em sânscrito) vai se separar do pousador Vikram ("valor" em sânscrito). A missão será rápida, e terá duração de apenas 14 dias terrestres por conta de sua bateria, ou um período diurno da Lua. O polo sul foi o local escolhido para o pouso já que acredita-se haver uma grande quantidade de gelo de água - uma região ideal para uma futura base lunar. As rodas do rover Pragyan tem em alto relevo a bandeira da Índia, bem como o símbolo de Ashoka Chakra - a roda do darma com 24 raios. Conforme Pragyan anda pela superfície lunar, os desenhos ficarão estampados na superfície lunar, que por não sofrer com intemperismo, ficarão por lá por um bom tempo - uma forma da Índia deixar marcado por todo o solo lunar por onde passar - "nós passamos por aqui". TORNE-SE UM MEMBRO DO CANAL! ► Apoie o Nosso Trabalho: https://apoia.se/galeriadometeorito​​​​​ ► Nosso PIX: contato@galeriadometeorito.com * INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL! * ► Siga-nos nas redes sociais: → TikTok: https://www.tiktok.com/@galeriadomete... → YouTube: https://www.youtube.com/galeriadomete... → Facebook: https://facebook.com/galeriadometeorito → Instagram: https://www.instagram.com/galeriadome... → Twitter: https://twitter.com/Gal_doMeteorito ► Acessem nosso site → https://www.galeriadometeorito.com​​​​​ ► Conheçam nossa loja → https://www.lojagaleriadometeorito.com ► Nossa Caixa Postal: Galeria do Meteorito CAIXA POSTAL 75339 São Paulo / SP CEP: 08010-090 ► Viu um meteoro? Relate em: https://exoss.imo.net/ pouso da índia na lua, índia pousou na lua, pouso na lua, chandrayan 3, chandrayaan 3, chandrayaan-3, pouso chandrayaan 3 na lua, pouso polo sul da lua, pouso polo sul lunar, pouso da índia vídeo, imagns reais pouso na lua, pouso na lua imagens reais, vídeo pouso na lua, pouso na lua índia vídeo, momento pouso chandrayaan 3 na lua.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SÓ COMO ARQUIVO - " POLICIAL MULTA UMA MULHER POR USAR BIQUINI EM 1957 NA ITÁLIA .

 Por Rosicler Moraes E Souza

Apresentado pela primeira vez em 1946, em uma piscina pública de Paris, o biquíni foi criado por Louis Réard, e a primeira mulher a usá-lo foi Micheline Bernardini.

Micheline, dançarina de boates adultas que posava para revistas eventualmente, foi escolhida para usar o biquíni pois nenhuma modelo havia aceitado o convite. Para a época, este era um modelo extremamente ousado. E aparecer em público com uma peça tão pequena, que deixava o umbigo à mostra, era considerado vulgar."

368416060_6914582888592801_3277060423743143871_n (1)

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CARIRI CANGAÇO EM GURJÃO.

Por Manoel Severo 

Cariri Cangaço em Gurjão, auditório da FUNDAC

O sertão mais uma vez em Festa !!!

A Alma Sertaneja realizou mais um Grande Encontro …

Dia de 19 de agosto de 2023 na cidade de Gurjão, no Cariri paraibano , conhecendo mais de perto um dos maiores personagens do Cangaço : Antônio Silvino - o Rifle de Ouro,

Vem com a gente !

Cariri Cangaço Serra da Borborema, em Gurjão.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=6618477678174034&set=a.229016400453559

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUIZ GONZAGA EM MOSSORÓ

 Acervo do Relembrando Mossoró

Festa da Rádio Rural de Mossoró , que contou com show do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, ao lado de Nilton Santana, das Lojas Olindas e Liduiína.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=654580016643044&set=gm.6353714174711959&idorvanity=768856323197800

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUIZ GONZAGA E O RIO GRANDE DO NORTE. AUTOR KYDELMIR DANTAS

 Por José Mendes Pereira

Se você quiser saber sobre a trajetória do rei do baião no Rio Grande do Norte entre em contato com o autor deste livro, o nosso amigo poeta professor, escritor, pesquisador do rei do baião Luiz Gonzaga do Nascimento, do Trio Mossoró, do cangaço e sócio da nossa SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, procura-o através da sua página no facebook - Kydelmir Dantas, ou do seu e-mail abaixo, que de imediato ele enviará a sua solicitação: 

kydelmirdantas@hotmail.com

O preço do livro cabe dentro do seu bolso. 

Kydelmir Dantas - autor do livro.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com