Seguidores

domingo, 28 de abril de 2013

O CANGACEIRO VOLTA SECA

Por: Guilherme Machado

Este pacato cidadão de aparência frágil, com uma pequena saliência no olho direito, parece um morfino cidadão. Engana-se. Este é o terrível e sanguinário cangaceiro, “Volta Seca” que em 1928 sangrou 7 soldados na Praça pública, da cidade de Queimadas, no Estado da Bahia.

Sangrava os soldados sem pena e sem piedade, e depois bebia o sangue no final. Mas após a crueldade que fizera, o cangaceiro vomitou toda a calçada da prefeitura de Queimadas. Na época, com apenas 14 anos de idade. E tinha como padrinhos da maldade,  Lampião e Maria Bonita.

Fonte: Facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Incrível - Pessoas egoístas são mais felizes

Por: Carol Castro

Isso se você conseguir escapar do sentimento de culpa.

Uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, convidou mais de 200 estudantes para diferentes atividades. Na primeira delas, os participantes receberam 3 dólares e foram divididos em três grupos: uma turma seria obrigada a gastar o dinheiro com coisas para si, outra teria de deixar a “fortuna” numa instituição de caridade, enquanto os outrospoderiam escolher entre doar ou não.

Em seguida, eles tiveram de classificar, numa escala de 1 a 7, o nível de satisfação que tiveram com a tarefa. Quem não teve opção, a não ser torrar o dinheiro com qualquer bobeira se sentia bem mais feliz.

O segundo teste foi parecido: alguns participantes tinham de comprar cartões de presente para si mesmo, ou para caridade ou podiam escolher uma das duas opções. Mais uma vez, o grupo mais feliz era aquele que não podia escolher e era obrigado a comprar os cartões para si.

No último estudo, os pesquisadores doaram 20 dólares para cada pessoa e perguntaram se gostariam de guardar ou doar a quantia. Em seguida disseram aos participantes que o computador decidiria o destino do dinheiro. Quem ficou com a grana, por escolha do pc, ficou bem mais feliz.

http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/pessoas-egoistas-sao-mais-felizes/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super

Cronologia do cangaceiro Antonio Silvino - 1875 - 1944 - Parte IX

Por: Frederico Pernambucano de Melo

Em 1907 preso em Bom Jardim o cangaceiro Barra Nova. A vila paraibana de Barra de São Miguel é tomada e saqueada. Um velho inimigo de Silvino é assassinado a punhal. Dois outros igualmente esfaqueados em Serra Verde, no mesmo Estado, pouco dias depois. Tempestade  passa a chefiar grupo próprio, sob controle mediato de Silvino.

A 27 de Maio, é preso em Limoeiro, Pernambuco, o cangaceiro Serra Branca, pelo civil Manuel Cláudio Ferreira. A pedido da Great Western, o Exército manda 100 soldados para as áreas de atuação de Silvino, na Paraíba, em duas colunas ao comando dos capitães Formel e Rego Barros, e sob a supervisão do general Rocha Calado. 

Após escaramuça em Queimadas, Paraíba, Silvino trata de evitar o Exército. Consta que os ingleses teriam promovido uma acomodação com o bandido por 15 contos de reis. 

Em dezembro, noticia-se a morte do cangaceiro Cocada, em Serrinha, Paraíba. Desde quando se separa de Silvino, atuava com Rio Preto, Relâmpago, Nevoeiro, Barra Nova e Pinica-pau. Suas orelhas são apresentadas ao chefe de Polícia de Pernambuco, Dr. Manuel dos Santos Moreira. 

Em 1908, sai o folheto jocoso A morte de Cocada e a prisão de suas orelhas, de Francisco das Chagas Batista. Em Março, invade o povoado Poço Comprido, de Timbaúba, Pernambuco, saqueia e sequestra a resgate de 1 conto de reis o conselheiro municipal Joaquim Tavares. Atacado pelo sargento José Pedro da Silva no engenho Maçaranduba, abandona o preso.

A 8 de Abril, "A Folha do Povo", de Limoeiro, declara que os cangaceiros de Silvino "há 10 anos infestam o interior  do nosso Estado, cometendo as maiores cenas de vandalismo". A 25 de Abril, toma Sapé, Paraíba, e de lá telegrafa ao governador do Estado com deboche.

A imprensa celebra, ao fim de Abril, a junção de esforços policiais acertada entre os Estados de Pernambuco e Paraíba, por seus governadores, Herculano Bandeira de Melo e Walfredo Leal.

O capitão Zacarias Neves, de Alagoa do Monteiro, Paraíba, é comissionado delegado volante em Pernambuco e organiza uma força especial com 21 paisanos selecionados para a ação contra Silvino.

A 13 de Maio, Zacarias alcança Silvino na fazenda Arara, de São João do Cariri, Paraíba, e mata o cangaceiro Bicheiro após tiroteio violento, apossando-se de troféus de valor.

Silvino, ferido, escapa embolando pelo chão. Morre o cangaceiro Pedro Brasilino  no alto sertão da Paraíba. Descem presos para a Detenção, no Recife, os cangaceiros Jaçanã e Reboliço.

Em Julho, a imprensa dá conta de que o Exército tinha por finda a sua intervenção na campanha, cujos resultados ficam aquém do que a opinião pública esperava.

CONTINUA...
Fonte:

Diário Oficial
Estado de Pernambuco
Ano IX
Julho de 1995

Material cedido pelo escritor, poeta e pesquisador do cangaço:
Kydelmir Dantas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Lavras e a Invasão de Lampião

Por: João Tavares Calixto Júnior

Assunto de importância histórica que não se mensura; as passagens de Lampião e seu bando por estas bandas não muito foram investigadas, e nos dias de hoje, não abundantemente se veem historiadores escrevendo com este cunho. Nas vésperas da realização do Seminário Cariri Cangaço, que brilhantemente remonta as passagens do período lampiônico, pouco se sabe sobre as peripécias do cangaceiro mor e seus cúmplices por terras lavrenses.

Apesar da inexistência de comprovação histórica, mas vivamente cravada no imaginário popular de poucos resilientes, conta-se que exatamente no ano de 1927 existia uma contundente pretensão de Virgulino Ferreira da Silva e seu bando, arranchados momentaneamente no Tipi - Aurora, de invadir a próspera Lavras da Mangabeira. Diante do exposto, o neto de Fideralina, Raimundo Augusto de Lima, homem de muita disposição e abnegação diante de mutricas vindouras, juntamente com seu irmão, o também Coronel João Augusto (prefeito na época), resolveu atacar antes de ser atacado.

Fideralina Augusta Lima

Fato contado ainda, e que se fez cômico pelo seu destrinche, foi que antes da junção das tropas, os dois grupos trocaram tiros ao pensar já ser o conluio invasor do rei do cangaço, que nas terras já estaria a acampar (Fazenda Ilinhado - hoje Santa Inês). Grita-se de um extremo um capanga comandado por Assis Viana do Cel. Raimundo Augusto: - Aqui são os homens de Raimundo Augusto! Do outro polo, enquanto um silêncio passageiro permanecia diante da fumaça que saia dos bacamartes, grita um comandado por Vicente Leandro: - E aqui, os cabras de João Augusto! Depois do intenso ricochetear, que atingira de raspão o braço de um dos homens de João Augusto, fizeram a procura por Lampião em meio à mata branca e seca, e saindo da Santa Inês e Água Azul, já não tão facilmente alcançariam a hábil quadrilha que já atravessava de volta a Serra do Bordão de Velho... Dias depois dessa expulsão, na Serra do Mato, onde costumava-se esconder, cantava ao som de sanfona:

Lampião bem que eu te disse,
que deixasse de asneira.
Que passasse bem por longe
de Lavras da Mangabeira.

João Tavares Calixto Junior
Fonte:http://lavrasce.blogspot.com

NOTA CARIRI CANGAÇO: O simpático e acolhedor município de Lavras da Mangabeira, fica a 434 km de Fortaleza, na região centro-sul do estado do Ceará, porta de entrada de nosso amado Cariri; Lavras é o berço de uma das mais tradicionais família de nosso estado e que tem como Matriarca a famosa Fideralina Augusta Lima, personagem principal de nosso Cariri Cangaço - Lavras da Mangabeira "Entre Canetas e Bacamartes" nos dias 18 e 19 de maio de 2013. 



http://cariricangaco.blogspot.com

Novos Horizontes...

Por:Juliana Ischiara
Juliana Ischiara ao lado de Alcino Costa, foto do Cariri Cangaço 2010

Maio, Cariri Cangaço em Lavras da Mangabeira no Ceará;
Junho, Cariri Cangaço em Sousa e Nazarezinho na Paraíba;
Julho, Cariri Cangaço em Canindé, Sergipe e Piranhas em Alagoas e 
em Setembro no Cariri do Brasil... 

Uffaaaaaaaaa!!! Só de ler a agenda já fiquei se fôlego, que maravilha, rever amigos, fazer e reforçar laços de amizades, crescer em conhecimento, descobrir novos horizontes, abraçar velhos conhecidos, se ver-se refletido no espelho d'água do velho Chico... matar a saudade de cheiros, de paisagens, de sons e principalmente dos amigos queridos... só tenho a agradecer, que Deus me permita participar de toda a agenda, pois não tenho dúvidas de que voltarei transformada de cada viagem, trazendo na bagagem a certeza de deixamos um pouco de nós e trazemos um muito de tudo e de todos.

Alcino... Meu amado mestre, meu pai e  amigo... Sentiremos falta da felicidade de seu sorriso, doce, acolhedor, amável... Nele vou dizia tudo aquilo que não verbalizava, enfim, sei que vai está lá, nos protegendo e cuidando para que tudo seja um sucesso, para que tudo aconteça como você gostava e gosta, com muito amor...

Obrigada querido Severo, Jairo e Salatiel, além de toda a equipe que está cuidados para que tudo aconteça e eu sei que será um sucesso, por que está sendo feito com ética, amor e determinação.

Bem... tô parecendo Paulo Gastão devaneando...rsrs
Um beijo, estamos juntos e misturados.

Juliana Ischiara

http://cariricangaco.blogspot.com