Seguidores

segunda-feira, 19 de março de 2012

Fotos dos pais de Manoel Duarte - o matador do cangaceiro Colchete

Por José Mendes Pereira

Francisco Duarte Ferreira, Chico Duarte faleceu no ano de 1955. Era o maior latifundiário da região leste de Mossoró.
Fotos do acervo de José Mendes Pereira

Fotos do acervo de José Mendes Pereira

Acima,  Maria Vicência Duarte, mãe de Manoel Duarte Ferreira

 Foto do acervo de José Mendes Pereira

Esta é a segunda esposa do Chico Duarte, Francisca Rodrigues de Sousa Duarte. Nasceu no dia 17 de julho de 1895, na cidade de Ereré, Estado do  Ceará. Filha de Manoel Lucas Sobrinho e Maria José de Souza.

Dona Chiquinha, como era alcunhada foi a primeira mulher a dirigir automóvel em Mossoró. Mas antes já dirigia no Rio de Janeiro. Também foi a primeira enfermeira de Mossoró.

Os meus pais nasceram e se criaram na grande propriedade do fazendeiro Chico Duarte, assim como nós, filhos. Foi ela quem me enviou para Mossoró, internando-me para estudar na Casa de Menores Mário Negócio. O maior desejo de Dona Chiquinha Duarte era ver os filhos dos seus moradores estudando.

Octacília - filha de João Ferreira, irmão de Lampeão

Por: Rubens Antonio

Descoberto e comunicado por Orlins Santana. Este explica, em seu relato:
"Encontrada uma criança de Nome Octacília, e que como de praxe, a Santa Casa de Misericórdia colocava o sobrenome "Mattos" em todas as recebidas na roda dos expostos.
Otacília, no dia 31 de agosto ano de 1929, foi batizada em Miguel Calmon Nascida a 26 de dezembro de 1929, filha legítima de João Ferreira da Silva e Anna Francisca Ferreira da Silva, incluída no livro do ano de 1927, em agosto de 1930, à folha 109, "Livro de batizados", no Arquivo paroquial de Santo Antonio de Jacobina, sendo padrinhos Porfirio Brandão Filho e D. Julina Fraga Brandão.
Padre Manoel Magalhães Araujo. As custas foram dispensadas devido os pais serem nimiamente pobres.
Otacília foi retirada pela mãe no dia 30 de Abril de 1949.
Era uma menina parda, que foi colocada "na roda" com 5 anos de idade, às 19:30 da noite, em maio de 1933, em bom estado de saúde, com camisola estampada, calçola de morim, capotinho de tricoline com bordados, camisa de morim usada. Com um colar de contas brancas e vermelhas, com um pedido do vigário de Jacobina.
Obs: A familia Brandão, também tinha membros em Serra Talhada.
Para acrescentar aos arquivos dos amantes do cangaço... Vera Ferreira viu este documento hoje pela manhã. Segundo Vera Ferreira, o tio que conheceram, tinha uma esposa com outro nome. Relatou que Expedita falou que ele, João, era mulherengo, e que tem sentido a matéria.
A menina ficou moça e saiu do orfanato com 21 anos, quando a mãe veio buscar.
Foi a única que saiu com vida. Espero que esteja ainda com vida, aqui em Salvador, pensei em sondar.
Ela é prima da filha de Lampião, então deduzo que, o envio de crianças, já era orientado pela familia Ferreira da Silva.
Agradeço a Deus, ter me iluminado, e fazer vir à tona para vocês.
O que me surpreende, é ter posto as mãos, nas primeiras buscas, logo neste livro, no meio de mais de 20 mil.
Deve ter um grupo, que é só energia, e não mais possue corpo, me guiaram, após ter sintonizado a capacidade e a dedicação.
O achado é impossível...
É por isso que se deve fazer o bem, amar as pessoas, não trair, não mentir. Pois lhe asseguro, que em toda minha vida duvidei, destes acompanhamentos, nunca acreditei. E por isto foi muito chocante, mas, rezo por êles. Muitos estão mergulhados num oceano de arrependimentos. Apesar da atualidade estar mil vezes pior, onde os grupos de cangaceiros, coiteiros e volantes eram uma bobagem. Agora é que se vê ampliado tudo aquilo.Te prepara viu nêgo, êles também estão te acompanhando. Trilhe sobre documentos e não dê asas à imaginação nem invencionice.
Nem tudo que existe, é o que você toca e vê. Se você foi sintonizado e sua energia é da mesma frequencia, aguarde.
Deus nos proteja."
O documento:

Transcrição:
"Anno 1933 – Mês Maio – Dia 8
Pelas 19 horas 1/2 foi posta no Asylo de N.S. da Misericordia uma menina parda com 5 annos 1/2 de idade, em bom estado de saude.
Trouxe os seguintes objectos:
1 – Camisola de tuquim estampado
2 – Sombra de morim com renda de bilro
3 – Calçola de morim (usada)
4 – Camisa de morim usada
5 – Capotinho de tricoline com bordado de linha de côr (usado)
6 – Collar de contas brancas e vermelhas.
Com o seguinte attestado:
1 – Pedido /// Rvmo: Snr Vigario de Jacobina
Abaixo assignada Madrinha de Otacilia Ferreira, filha de João Ferreira da Silva e Anna Ferreira da Silva, carece para fins de caridade, da certidão de teôr do assentamento do seu baptismo, realizado na freguezia de Jacobina no anno 1929, pelo que vou pedil–a a V. Rvma mui respeitosamente
Nestes termos
P. deferimento
Julina Fraga Brandão

Bahia, 27 de Janeiro de 1933
Certidico que revendo os livros do Archivo parochial desta freguezia de Santo Antonio de Jacobina, de um dos livros, já findos, que serviu nos annos de 1927 ao mês de Agosto de (1930) mil novecentos e trinta para lançamento dos baptisamentos desta mesma parochia, delle consta a fls 109 o registro de teôr seguinte: “As trinta e um de agosto de mil novecentos e vinte nove o reveredissimo Vigario baptisou solemnemente em Miguel Calmon a Octacilia, nascida a vinte e seis de Dezembro de mil novecentos e vinte sete, filha legitima de João Ferreira da Silva e Anna Francisca Ferreira da Silva, sendo padrinhos Porfirio Brandão Filho e Justina digo Julina Fraga Brandão. Do que para constar lavrei o presente termo que assigno O Vigario P. Magalhães”
Nada mais continha o termo acima, ao que fielmente copiei e concertei. Ita pi fide parochi Jacobina matriz de Santo Antonio em 15 de Fevereiro de 1932. O Vigario
Pe. Maneol Magalhães Araujo
Dispensada de emolumento por ser miniamente pobre e nada poder por si nem por sua mão
Jacobina 15 de Fevereiro de 1933
Pe. Magalhaes
.
Observações
Sahiu no dia 30 de Abril de 1949 em companhia da genitora.

Enviado pelo professor e pesquisador do cangaço:
Rubens Antonio

ESPERANÇA VEGETAL...


Testes feitos com a planta avelós traz esperança para quem tem câncer, HIV e dor
O nome científico Euphorbia tirucalli pode não dizer muita coisa para pacientes de câncer. Mas, quando se fala em avelós, alguns já conhecem e se animam. Originária da África, a planta se adaptou bem ao Nordeste. Mas é preciso ter cuidado com ela: especialistas alertam que o avelós é muito tóxico, e que só o contato com o látex (conhecido como leite) pode lesionar a pele, os olhos e causar alergias.
Mesmo com propriedades tóxicas, o potencial do avelós é grande. Quem explica é o doutor em Tecnologia Farmacêutica pela Universidade do Porto e coordenador dos estudos financiados pela empresa cearense Amazônia Fitomedicamentos, Luiz Francisco Pianowski. “Provamos a ação para câncer em vários testes iniciais. Fizemos testes com animais, testes toxicológicos para provar que era seguro dar a humano. E depois chegamos a humanos”, conta.
A pesquisa com o avelós começou em 2003 e não se restringiu ao câncer. Com o tempo, e por causa dos pacientes que tomavam as conhecidas ‘garrafadas’ (preparações elaboradas com plantas medicinais) feitas com avelós e diziam não sentir dor, os pesquisadores foram investigar se a planta podia funcionar contra isso. “Realmente achei uma molécula, isolei no meu laboratório, começamos a trabalhar e aí a surpresa é grande”, comemora o pesquisador.
E como se não bastassem essas duas importantes linhas de pesquisa, eis que uma terceira também passou a ser estudada. “Por uma questão de mecanismo de ação, deduzi que uma molécula que agia em câncer poderia agir em HIV”, conta Pianowski. Ele explica que alguns testes toxicológicos já foram feitos na França. Agora, o próximo passo é iniciar os testes em macacos nos Estados Unidos.
Os bons resultados obtidos até agora pela equipe do pesquisador Luiz Francisco Pianowski podem representar a esperança para muitos pacientes. Mas é preciso prudência na hora de falar de resultados. Os estudos demandam tempo; até que possíveis medicamentos cheguem ao mercado, costumam se passar anos. Mesmo assim, as pesquisas com o avelós são animadoras, tanto que, cada uma, possui um financiamento de mais de R$ 30 milhões, segundo Pianowski.
Nesta edição, o Ciência & Saúde apresenta cada uma dessas pesquisas. Afinal, quem não tem algum familiar ou amigo que não sofra com um desses males? Também vamos adentrar ao mundo das plantas medicinais e ver como elas estão sendo utilizadas no Estado. Até porque elas estão longe de servir apenas para aquele tradicional chazinho. Que também é muito bom, não negamos.
Fonte: Jornal O Povo
LEIA MAIS EM:

LAMPEÃO DE "A" A " Z"

Autor: Paulo Gastão

Para você adquiri-lo basta depositar
a quantia de
20,00 Reais
nesta conta:

José Mendes Pereira
Banco do Brasil
Agência: 3526-2
C/C 7011-4
Não se esqueça de enviar o seu endereço completo para:
josemendesp58@hotmail.com
josemendesp58@gmail.com
ou para o autor:

Morreu o Professor Aziz Nacib Ab’Saber, um cidadão que contribuiu para a melhoria da vida do homem na terra.

 
Publicado 17/03/2012 na categoria Memórias, Sal.
Morreu nesta sexta-feira (16) aos 87 anos o Professor Aziz Nacib Ab’Saber, um dos maiores geógrafos de todos os tempos. Era presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Autor de cerca de 300 trabalhos acadêmicos e vários livros, era referência da geografia em todo o mundo. Premiado várias vezes por seus trabalhos científicos que ajudaram o desenvolvimento da humanidade, o professor era um crítico do novo Código Florestal Brasileiro que vai destruir o território brasileiro em pouco tempo. Nascido em São Luís do Paraitinga [SP], cidade destruída recentemente em razão dos crimes ambientais cometidos na região, transformada numa grande plantação de eucaliptos, o professor Ab’Saber  continuava atuante e defendia a criação do Código da Biodiversidade para a preservação das espécies animais e vegetais.
O Brasil e o Rio Grande do Norte deve a ele os estudos comprovando a existência de petróleo em nosso território, a despeito dos cientistas estrangeiros que afirmavam não existir petróleo em terras potiguares.
No começo da década de 60, o Professor Ab’Saber, com pouco mais de 40 anos e já consagrado como um dos maiores especialistas na área da Geografia [Geomorfologia, Geologia e Aerofotogeologia] deu o seguinte parecer sobre a construção de um porto para o embarque do sal: “se o plano de construção envolver tão somente a ideia de um equipamento portuário simples [de tipo teleférico] para atender precipuamente ao escoamento da produção salinífera, todas as circunstâncias geográficas, falam em favor da área de maior produção, ou seja no caso, a cidade de Macau.” [p. 64 O porto continental de Areia Branca, Coleção Mossoroense, série C – Vol. XXI – 1967.
E mesmo assim o porto ilha foi para Areia Branca…
De Claudio Guerra para o baú de Macau.
Fonte:

Morreu Ernani da Silveira, um homem que não “enricou” com a política.

Ernani Alvez da Silveira, foto galeria ex-prefeitos www.natal-rn.gov.br
Publicado 18/03/2012 na categoria Folha de Macau.
Morreu neste sábado [17] aos 86 anos o macauense Ernani Alvez da Silveira, sobrinho do Monsenhor Honório, considerado o “santo de Macau” pelos católicos. Ernani deixou Macau ainda moço e se destacou no meio político de Natal em razão de sua competência profissional e seriedade com a coisa pública. Foi Secretário Municipal de Desenvolvimento de Natal  [1960/1964] no governo de Djalma Maranhão, Presidente da Câmara Municipal e prefeito de Natal [1969] em substituição a Agnelo Alves, cassado pelo ditadura. Era abecedista e muito fez pelo clube. As informações nos foram passadas pelo macauense e Promotor de Justiça aposentado, Laércio de Medeiros Bezerra e pelo amigo da família, o compositor e poeta Gomes de Melo.  Da equipe do baú de Macau.
Fonte:
Saint Joseph with the Infant Jesus by Guido Reni, c 1635.jpg
 
José é um personagem célebre do Novo Testamento bíblico, marido da mãe de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, nasceu em Belém da Judeia, no século I a.C., era pertencente à tribo de Judá e descendente do rei Davi de Israel. No catolicismo, ele é considerado um santo e chamado de São José.
Segundo a tradição, José foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria, mãe de Jesus, que era uma das consagradas do Templo de Jerusalém, e passou a morar com ela e sua família em Nazaré, uma localidade da Galileia. Segundo a Bíblia, era carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado seu filho.
São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja Católica Romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo.
História
O lugar que José ocupa no Novo Testamento é discreto: está totalmente em função de Cristo e não por si mesmo. José é um homem silencioso, e pouco aparece na Bíblia. Não se sabe a data aproximada de sua morte, mas ela é presumida como anterior ao início da vida pública de Jesus. Quando este tinha doze anos, de acordo com o Evangelho de Lucas (cap. 2), José ainda era vivo, sendo que em todos os anos a família ia anualmente a Jerusalém para a festa da Páscoa. Na Páscoa desse ano, "o menino Jesus permaneceu em Jerusalém sem que seus pais soubessem", os quais "passaram a procurá-lo entre os parentes e os conhecidos" e, por fim, o reencontraram no Templo da Cidade Santa "assentado entre os mestres, ouvindo-os e interrogando-os, os quais se admiravam de sua inteligência e de suas respostas". "Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados" e Maria, sua mãe, diz-lhe: "Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura", sendo essa sua última referência a José estando vivo.
Nos Evangelhos
O Evangelho de Lucas atesta que o imperador Augusto ordenou um recenseamento em todo o Império Romano, que na época incluía toda a região, e a jovem Maria e seu esposo José se dirigiram a Belém, por ambos serem da Tribo de Judá e descendentes de Davi. Nessa época, reinava na Judeia Herodes, o Grande, monarca manipulado pelos romanos, célebre pela crueldade.
O texto do Evangelho deixa claro que José era o pai legal e certo de Jesus, pelo que (Mateus 1) é através de José que é referida a ascendência de Jesus até David e Abraão, embora o texto deixe inequívoco que ele não foi o pai biológico de Jesus. José quando encontrou Maria grávida "sem antes terem coabitado", "sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente", quando na época a lei bíblica vigente (Deuteronômio 22) prescrevia a lapidação (morte por pedradas) das adúlteras. Eis que, então, enquanto José dormia, apareceu-lhe, em sonho, um anjo que pede-lhe que não tema em receber Maria como sua esposa, "pois o que nela foi gerado é do Espírito Santo", passagem normalmente interpretada pelos cristãos como uma concepção sem necessidade de uma participação masculina e, desde que se a suponha também virgem, de uma concepção virginal (já por tradições judaicas, Jesus é referido como "mamzer", algo como bastardo). De qualquer forma, portanto, o Evangelho não deixa dúvidas de que não é "pela carne" que Jesus herda os títulos messiânicos de "filho de Davi" e "filho de Abraão" com o que Mateus abre o Novo Testamento.
O texto evangélico também é insistente —ao apresentar a genealogia de José e citar uma linha patrilinear que inclui os reis de Judá e vai até Davi e Abraão— em ressaltar terríveis impurezas morais na ancestralidade de José, o marido de Maria a mãe de Jesus. Entre tantos homens, somente quatro mulheres, além de Maria, são citadas por Mateus nessa lista genealógica: Tamar, Raabe, Rute e a mulher de Urias (Betsabé), respectivamente: uma incestuosa, uma prostituta, uma estrangeira (era proibido aos israelitas casarem-se com estrangeiras) e a que foi tomada como esposa pelo rei Davi, que para obter isso encomendou a morte de seu marido, Urias, significando aqui o assassinato e o adultério.
Nessa época, Maria, sua esposa deu à luz Jesus numa manjedoura, pois não encontraram outro local para se hospedarem em Belém. Devido a tirania do rei Herodes e de sua fúria em querer matar o menino Jesus por ter ouvido que havia em Belém nascido o "rei dos Judeus", a Bíblia, no Evangelho de Mateus, refere que Deus, através de um anjo e igualmente em sonho, orientou seu esposo José para que fugissem para o Egito. Assim, apenas nascido, Jesus já era um exilado, juntamente com José e Maria seus pais.
Posteriormente, tendo Herodes morrido, um anjo de Deus, igualmente em sonho, aparece a José e orienta-o para que regressem à terra de Israel "porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino". Ao regressar, tendo ouvido que Arquelau (Herodes Arquelau) reinava na Judeia no lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá e, por mais uma vez, em sonho, tendo sido prevenido por divina advertência, retirou-se para a região da Galileia, voltando a família a residir em Nazaré.
Apócrifos do Novo Testamento
São José é também uma figura proeminente nos Apócrifos do Novo Testamento, principalmente pela tentativa de explicar o dogma da virgindade perpétua de Maria, a existência dos irmãos de Jesus como sendo filhos de um casamento anterior dele e a Infância de Jesus. As principais obras são:
Fonte:

EMPRESÁRIOS FLAGRADOS FRAUDANDO LICITAÇÕES PÚBLICAS

Pinçado de glaucocortez.com
Do "Blog do Noblat" 
Empresários são flagrados fraudando licitações públicas. 
Repórter do ‘Fantástico’, da TV Globo, se passou por administrador de hospital da UFRJ.  
O Globo, 18/03/12 - 22h56.
Empresários de quatro firmas ligadas ao setor da saúde foram flagrados oferecendo propina para ganhar contratos de um hospital público. A denúncia foi feita neste domingo pelo "Fantástico", exibido pela TV Globo. Com a ajuda do diretor do hospital de pediatria da UFRJ, o repórter Eduardo Faustini se passou pelo gestor de compras da instituição. Ao longo de dois meses, ele acompanhou negociações, contratações, licitações e compras de serviços.
O repórter convocou licitações em regime emergencial, fechadas ao público e feitas através de convites a quatro empresas que estão entre os maiores fornecedores da União: a locadora de veículos Toesa Service; a Locanty Soluções, que faz coleta de lixo; a Bella Vista Refeições Industriais; e a Rufolo Serviços Técnicos e Construções.
Empresas são investigadas por irregularidades.
Três são investigadas pelo Ministério Público por diferentes irregularidades. Ainda assim, receberam juntas R$ 500 milhões em contratos feitos com verbas públicas.
— É a ética do mercado, entendeu? Se eu ganho um milhão e 300, eu dou 130 (mil). É o normal — diz Renata Cavas, gerente da Rufolo.
As negociações foram todas filmadas de três ângulos diferentes e levadas até o último momento antes da liberação do dinheiro. O "Fantástico" explicou ainda que nenhum negócio foi concretizado.
De acordo com a reportagem, os representantes das empresas usam códigos no primeiro contato com o administrador, exigindo saber quem fez a recomendação dos serviços. Mas logo falam abertamente sobre a propina.
— Eu quero o serviço. Você escolhe o que quer. Faço meu preço, boto... Qual é o percentual? Dez? — pergunta Renata, antes de fechar em 20%.
Já o gerente da Locanty Soluções, Carlos Sarres, diz que até pode diminuir a margem de lucro para aumentar a propina:
— A gente abre o custo e a nossa margem, e joga o percentual que você desejar.
Propina é paga em caixas de uísque.
Sarres fala da forma como é paga a propina:
— Onde você marcar. E o troço é muito discreto. Nem parece que é dinheiro. Traz em caixa de uísque, caixa de vinho. Fica tranquilo.
O esquema é possível porque os valores das propostas são acertados previamente. E, no dia da abertura dos envelopes, as concorrentes chegam a ir ao local da apuração.
— A gente faz a mesma coisa para eles. Da mesma maneira que a gente vai pedir para eles formatarem uma proposta em cima da nossa, eles pedem para a gente fazer isso para eles — diz Sarres.
As empresas foram procuradas pelo "Fantástico". David Gomes, dono da Toesa, negou a fraude. Já os representantes das empresas Bella Vista e Rufolo não quiseram se pronunciar. A Locanty informou por e-mail que afastou temporariamente o gerente Carlos Sarres.
Extraído do blog do professor e pesquisador do cangaço Honório de Medeiros

SÃO JOSÉ - SANTO DO DIA

Site desta imagem: portalbaw.com.br
O SERTANEJO E SÃO JOSÉ

Sertanejo fervoroso
Nunca perde sua fé
Quando vê que falta chuva
Apela pra São José
E quando o céu escurece
E a água do alto desce
Ele agradece de pé.

Levanta as mãos para o céu
A chuva molha seu rosto,
A esperança brotando,
Afasta o qualquer desgosto,
Pois renasce a alegria
Que aos pouco contagia
Como já era suposto.


Texto: Dalinha Catunda

Extraído do blog: Cordel de Saia

O Cangaceiro Juriti

Por:Juarez Chaves
Lampião e Juriti
O cangaceiro baiano Manoel Pereira de Azevedo, oriundo do lugarejo Salgado do Melão, chegou ao bando de Lampião, com o nome de guerra JURITI, mas LAMPIÃO, de imediato, quer trocá-lo por Maçarico, mas o recém chegado cangaceiro rejeita o novo nome por considerá-lo afeminado e impõe a sua vontade de permancer sendo chamado de JURITI. O capitão, que sempre admirou homens de personalidade e temperamento fortes, não colocou obstáculo ao preito de seu novo comandado e a partir daquele momento passaria para o esquecimento o nome Manoel Pereira de Azevedo para surgir, com todo fulgor, o perverso JURITI.
Era um rapaz de corpo atlético, esguio, louro, cabelos finos, gestos elegantes, boas maneiras, apesar de genioso e perverso ao extremo. A conta criminosa e maldita do cagaceiro de Salgado do Melão foi vasta e adubada com muito sangue e muitas dores. Tempos depois, já famoso e comentado, JURITI leva para a sua companhia a jovem Maria, uma filha de Manoel Jerônimo, vaqueiro da fazenda Picos. Vamos encontrar JURITI e sua companheira Maria no coito de Angico, junto com Virgulino Ferreira, no fatídico 28 de julho de 1938. Naquele dantesco acontecimento muitos bandidos, atônitos e sem saber o que estava acontecendo, só pensavam em fugir daquele inferno. 
Milagrosamente muitos conseguiram sair daquele inesperado abismo que se abateu sobre o grupo bandoleiro. Milagre que não foi possível para onze companheiros, incluindo o maioral, o grande chefe, LAMPIÃO. Do contingente que conseguiu se salvar alguns foram baleados. A luta para transportar os enfermos foi titânica. Os que tinham condições de carregar os feridos não pouparam esforço, mostraram que faziam parte de uma família verdadeiramente unida. Foi com admirável boa vontade e coragem que transportaram seus doentes para locais seguros, onde os mesmos pudessem ser tratados. 
Juarez Chaves
xiquexiquense.blogspot.com
Cariri Cangaço

OLHOS QUE VEEM, CORAÇÕES QUE SENTEM (Crônica)

Por: Rangel Alves da Costa* 
Rangel Alves da Costa

OLHOS QUE VEEM, CORAÇÕES QUE SENTEM
Coisas existem que não exigem um estudo aprofundado para saber e sentir. No meu caso, nunca fui seminarista, jamais estudei Filosofia da Religião ou fiz curso bíblico. Do mesmo modo, não sou católico fervoroso nem freqüento igrejas com assiduidade.
A bem dizer, todas as vezes que vou até um templo católico o faço naqueles instantes sem missa, sermões ou encontros religiosos. Prefiro a igreja quase sem pessoas, silenciosa, naqueles instantes de paz somente entrecortados pelos sons dos anjos voando ao redor, das chamas das velas orando, das vozes que nos chegam porque desejamos ouvi-las.
E porque não sou estudioso da religião nem católico fanático, é que posso compreender sem paixões a presença de Deus, os mistérios dessa convivência, sua importância na vida e a absoluta necessidade de ele existir profundamente na vida de cada um.
E afirmo ainda que mesmo o mais cético, o maior ateu, o maior descrente de sua existência, ainda assim, através dos pequenos atos cotidianos, confirma sua imensa presença. E não somente isso, pois acaba devotando um amor imenso na palavra que diz não acreditar, mas cujo espírito é forçado a aceitar diante daquilo que os olhos veem e o coração sente.
Mesmo que deitem sem fazer orações, sem agradecer a Deus pelas conquistas do dia e pedir proteção para o dia seguinte, ainda assim ao acordar e abrir a janela seus olhos se encherão de alegria e felicidade pela maravilhosa manhã que encontram. Não dizem nada nem querem pensar, mas sabem de onde vem a aquela força poderosa que enche de cores as paisagens.
Ainda que não tenham uma Bíblia na cabeceira da cama ou em qualquer outro local da casa, jamais tenham lido um Salmo ou um Evangelho, não conseguem se afastar da presença de Deus. Eles mesmos, os outros, os seres da natureza, e tudo em que se assenta o seu mundo, não vieram ao acaso nem fazem parte da vida porque surgiram do nada, mas através de uma obra de criação divina, de um desígnio de Deus.
Mesmo que nunca entrem numa igreja, ignorem toda a religiosidade e todo o poder divino, e além disso se proclamem totalmente descrentes na existência de uma força superior que dispõe sobre tudo, num ateísmo exacerbado, ainda assim não estarão afastados de Deus. E isto porque basta essa negação para que logo se tenha a certeza de sua existência. E pelo simples fato de que ninguém pode negar a existência daquilo que não dá sinais que possa existir.
Mesmo que abominem cruzes, terços e rosários, que também neguem a existência de santos e anjos, que não creiam em milagres e na ação divina, que pensem que a vida se faz por si mesma e cada um é o seu deus e dono do seu mundo e seu destino, ainda assim estarão, a cada momento, na presença de Deus. E não porque Deus seja onipresente, onisciente e onipotente, mas simplesmente porque a invisível mão que afasta o perigo e mostra o caminho não tem o orgulho nem a vaidade de dizer de onde vem.
Ainda que abram a boca para blasfemar, que encontrem ouvidos para pregar seu ateísmo, que profanem os símbolos religiosos, que procurem noutra crença a ilusão fortalecedora de suas fraquezas, ainda assim não conseguirão se afastar da presença de Deus. Infelizmente mais tarde, quando a verdade recair sobre si, quando as dores do mundo afligirem a alma, será no pedido de perdão que encontrarão a bondade divina para o acolhimento que nunca esteve ausente.
Lembra da janela citada no início e que se abre para a maravilhosa manhã? Pois bem, não era manhã nem havia aquela janela para ser aberta. Para certas pessoas tanto faz ter uma janela aberta ou não, pois os olhos de sua alma não conseguem enxergar nada de bom ou significante. Mas para outros, basta a consciência das belezas do mundo lá fora para que a janela se faça presente e os olhos vejam e o coração sinta com devoção.

Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com  

19 DE MARÇO - Dia de São José, padroeiro dos trabalhadores, dos pais e da justiça social


Com olhos no céu e fé no padroeiro o sertanejo faz projeções de plantio e colheita.
Hoje é um dia importantíssimo para a meteorologia popular sertaneja. É dia de observar a natureza para obter sinais de bom inverno, é dia de São José, o inicio da grande aventura da vida no sertão
Dia de confirmar as experiências dos nossos profetas que afirmam: “Quem planta no dia de São José, come no dia de São João”.
Para o homem do campo, chover no dia deste santo é sinal de boa colheita. Ele sabe que plantando em março deverá colher em junho, mês dedicado a outros santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Todos, de alguma forma, ligados à fertilidade. O primeiro é o santo casamenteiro, o segundo, da colheita de junho, e o terceiro, das águas. Mas, tudo começa com o plantio.
O dia de São José, 19 de março, precede de 48 horas o equinócio, não sendo rara nele a mudança de tempo. Esta tradição veio dos povos do Ocidente europeu através da Península Ibérica e localizou-se no sertão, sofrendo as modificações do ambiente e das devoções peculiares à região e sua gente.
Viva São José!

São João do Carneirinho

“Eu plantei meu milho todo no dia de São José
Se me ajuda a providência, vamos ter milho à grané
Vou coiê pelos meus caico 20 espiga em cada pé.
Pelos caico eu vou coiê 20 espiga em cada pé
Ai São João, São João do Carneirinho
Você é tão bonzinho
Fale com São José, fale lá com São José
Peça Pra ele me ajudar
Peça pra meu milho dá 20 espiga em cada pé".

(Luiz Gonzaga)

Fonte:

Um sol, uma lua (Poesia)

Por: Rangel Alves da Costa
Rangel Alves da Costa

Um sol, uma lua


Sim
há uma madrugada no meio
mas de resto
é tudo de sol e de lua
na cara do povo
no corpo do povo
no olhar desse povo
no prato desse povo
mas não
na barriga desse povo não
ali sempre o vazio
esperando o alimento
que vem com o sol
que chega na lua

no sertão é assim
um sol no suor
na luta e desvão
uma ardência na pele
nas entranhas e no chão
mas também uma lua
bonita e faceira
altar de tanta oração
prece tão costumeira
pedindo que o sol
siga outra estrada
e em seu lugar
irrompa a trovoada.


Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com