Seguidores

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

A FACE POUCO CONHECIDA DE LAMPIÃO

 Por Na Rota do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=n83fQX-zeE4&ab_channel=NaRotaDoCanga%C3%A7o

Baseado na obra, Lampião, nem herói, nem bandido do escritor Anildomá Willians de Souza. Traz a narrativa histórica da entrada de Lampião na cidade de Carira SE, recheada de valores culturais que agregam conhecimento e cultura na história da região Nordeste do Brasil.

Lampião não só atacava os ricos e poderosos – às vezes se amigava com eles também. Isso fez com que tivesse alianças em grande parte das cidades do Nordeste. Para os amigos, deixava de agir em certos territórios, abastecia homens quando necessário, vingava-se de seus inimigos e fazia outros serviços. O mesmo valia para os sertanejos comuns, os coiteiros. Eles davam abrigo, armas, mantimentos e informações sobre a localização das volantes, e recebiam amparo em troca. Entre cangaceiros e policiais igualmente violentos, os agricultores se viam divididos – e, por isso, Lampião era considerado um herói.
Fotos ilustrativas de domínio público. Vídeo: Benjamin Abrahão Botto. Narração: Sizinho Junior Se você gosta do nosso trabalho e quer nos ajudar nessa caminhada. Siga-nos no instagram e participe do nosso dia a dia. https://www.instagram.com/narotadocan... Inscreva-se no nosso canal e deixe seu like.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO EM LIMOEIRO_PARTE 2

 Por Aderbal Nogueira


Segunda parte de depoimentos da presença de Lampião e seu bando na cidade de Limoeiro do Norte no Ceará.

https://www.youtube.com/watch?v=TEjqkEWC6yc&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO EM LIMOEIRO TIO JOSÉ CÉLIO 27 DE MAIO DE 2017

 Por juniorsaraivadf

https://www.youtube.com/watch?v=Rdc98BPzpUk&ab_channel=juniorsaraivadf

Lampião em Limoeiro Tio José Célio 27 de maio de 2017

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

WILTON NETO DO SEU ANTONIO DA PIÇARRA.

 Por Hérlon Fernandes Gomes.

Wilton me conta que nasceu em 22/06/1965, em Brejo Santo-CE, filho de Maria Ivanilda Teixeira e Silva e Wilton Santana e Silva. A ideia primeira de seu nome era se chamar igualmente ao avô, Antônio Teixeira Leite, acrescido de Neto, por vontade de seu pai, Wilton Santana, grande amigo do sogro. Mas em 12 de Janeiro de 1965, antes do nascimento da criança, o jovem pai sucumbe em um acidente de trânsito. Com o nascimento do menino, seu Antônio recusa a homenagem:

- Vai se chamar como o pai, Wilton Santana Filho. É seu primogênito e único filho.

A referência de pai foi o avô, já que do pai biológico só lhe restaram lembranças contadas. Na altura dos seus 70 anos, Sêo Antônio se viu e se sentiu na doçura da paternidade novamente, um pai com benefícios de avô. Ele se apegou tanto ao menino, que até adoecia quando se apartavam.

Entre Brejo Santo e a Fazenda Piçarra, de Porteiras, a criança cresceu na curiosidade por descobrir as histórias daquele avô e pai, como canta um bom trovador paraibano. Causos antigos, de longos tempos, do cangaço, seduziam o menino. Histórias de amizade, de traições, de tiroteio, bang-bangs mais interessantes que os faroestes de John Wayne, assistidos no Cine Alvorada. Seu avô era seu herói, sertanejo samurai, com seu gibão de couro, era um cavaleiro armado, vaqueiro de coragem, intrépido na caatinga, nas pegas de bois. A velhice não atingira sua alma. O avô era famoso, dava entrevistas a escritores que vinham de longe comprovar e anotar suas memórias: Nertan Macêdo, professor Antônio Amaury, Hilário Lucetti, José Peixoto Jr., Napoleão Tavares Neves...

Continua no link.

Por Hérlon Fernandes Gomes.

Boa leitura!

O Brejo é Isso!

A Munganga Promoção Cultural

 facebook.com/groups/508711929732768/?multi_permalinks=987422131861743%2C984754525461837&notif_id=1643110081133626&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO EM LIMOEIRO_PARTE 1

 Por Aderbal Nogueira


Primeira parte de depoimentos de testemunhas da presença de Lampião e seu bando na cidade de Limoeiro do Norte no ceara.

https://www.youtube.com/watch?v=w0LGLaDI-8M&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O MAIOR REGISTRO DA SAGA DE LAMPIÃO.

 Por Na Rota do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=9JoE6u6ZmlA&ab_channel=NaRotaDoCanga%C3%A7o

Parte do diário do Coronel Antônio Gurgel, relatos dos momentos em que esteve prisioneiro do bando de Virgulino Ferreira Lampião no ano de 1927. Fonte: Livro Lampião em Mossoró. Autor: Raimundo Nonato. Fotos ilustrativas de domínio público. Narração: Sizinho Junior Se você gosta do nosso trabalho e quer nos ajudar nessa caminhada. Siga-nos no instagram e participe do nosso dia a dia. https://www.instagram.com/narotadocan... Inscreva-se no nosso canal e deixe seu like. Air Prelude de Kevin MacLeod está licenciada ao abrigo da Creative Commons – Atribuição 4.0. https://creativecommons.org/licenses/... Origem: http://incompetech.com/music/royalty-... Artista: http://incompetech.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O FIM DO CANGACEIRO CIRILO DE ENGRÁCIA

 Por Na Rota do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=zAjUbjf3VfE&ab_channel=NaRotaDoCanga%C3%A7o

A morte desse cangaceiro aconteceu em 5 de agosto de 1935, devido à fatos totalmente imponderáveis.

O CANGACEIRO MORREU DURANTE UM ASSALTO, E SEU CORPO FOI AMARRADO EM UMA TABUA, MAS TARDE SENDO USADO COMO UM EXEMPLO PARA OUTROS ASSASSINATO DE CANGACEIROS. FONTE: Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

1:55 / 2:31 FOTOS LAMPIÃO EM LIMOEIRO E JARARACA EM MOSSORÓ

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=uiaYD3Zj-uQ

Quem fez as fotos de Lampião em Limoeiro? Quem fez as fotos das trincheiras e de Jararaca preso em Mossoró? Link desse vídeo: https://youtu.be/uiaYD3Zj-uQ

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A VOLTA DOS PROFETAS

 Clerisvaldo B. Chagas, 31 de janeiro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.651

O novo Encontro com os Profetas das Chuvas, novamente volta a mobilizar Santana do Ipanema e cidades do Sertão Alagoano. O evento está previsto para este mês de fevereiro. O Carnaval será de profecias sobre o clima sertanejo. Este será o IV Encontro a ser realizado sempre defronte a Secretaria de Agricultura e que está se tornando tradição em Santana. O sucesso das previsões têm sido o motivo de novas palestras em via pública, desses homens experientes e que nada deixam a desejar. Geralmente os apresentadores ou Profetas das Chuvas, são da zona rural, filhos da Agricultura e da Pecuária onde acumularam sabedoria.

Cartaz divulgação (Prefeitura)

Mas, é de se ver também que os tempos mudaram no mundo inteiro e em nosso sertão nordestino não foi diferente. É um dos profetas mesmo que afirma com outras palavras: “Hoje está tudo mudado e nem sempre se acerta nas previsões. Aconteceu de o mandacaru florar por tudo que é canto e não chover”. Nesse caso as tradições de séculos, começam a não valer mais porque os climas mudaram no Globo. As novas profecias do homem rural, segundo imaginamos, teriam que recomeçar do zero. Observações novas, deixando as obsoletas para trás, porém, perguntamos se ainda há tempo. De qualquer maneira está acumulada a história do Brasil e acumulado está o conhecimento rural adquirido. E se o tempo é novo, entrar no novo tempo.

Para quem nunca viu o espetáculo das profecias, aqui em Santana, geralmente arma-se uma espécie de palanque no meio da rua, nesse caso, defronte a Secretaria de Agricultura (vizinha à Caixa Econômica) no Bairro Monumento, onde tem apresentações de repentistas, cantores e outras atrações regionais em que o povão assiste de pé como quem assiste a um comício. O encontro é um momento bem dirigido, onde o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Santana, procura cada vez mais aperfeiçoar o quadro com novas atrações deixando o povo e os protagonistas bem à vontade na festa do homem rural com seus espetáculos exuberantes. Parabéns à prefeita Christiane Bulhões e ao Secretário Jorge pela valorização das nossas tradições rurais em grande estilo.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/01/avolta-dos-profetas-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS ACESSOS AO NOSSO BLOG, NOS ÚLTIMOS MESES, TÊM SIDO ASSUSTADORES.

Por José Mendes Pereira


Talvez, você diga que eu estou exagerando, mas não estou. É verdade o que estou dizendo. Os últimos meses, o nosso blog http://blogdomendesemendes.blogspot houve tantos acessos que até eu fiquei surpreendido. Neste mês de janeiro, foram aproximadamente 100.000 mil acessos, é o que você leu, (Cem Mil Acessos).

Para você ver se é verdade e acreditar (eu acredito que ele continuará com expressiva quantidade de acessos), siga sempre, acompanhando o total de acessos, na coluna ao lado direito do blog, 

Continue acessando-o e lendo as nossas postagens escritas pelos melhores escritores e pesquisadores do cangaço, além dos bons vídeos de vários cineastas. O nosso blog é sem fins lucrativos. O que você e eu ganhamos, somente cultura e mais nada.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com