Seguidores

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

LIVRO CORISCO A SOMBRA DE LAMPIÃO

Por Francisco Pereira Lima

A recomendação bibliográfica de hoje: 

CORISCO A Sombra de Lampião, de Sérgio Augusto S. Dantas. 
Um excelente livro sobre essa figura emblemática do Cangaço. 
CORISCO. Livro Novo. Preço 50,00 Com frete incluso. Pedidos: 

franpelima@bol.com.br e whatsapp 83 9 9911 8286.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LANÇAMENTO DO CORDEL SERRA DA IBIAPABA



http://blogodmendesemendes.blogspot.com

MEU MARIDO MATOU LAMPIÃO" (CYRA BEZERRA)



A viúva do Capitão Bezerra, D. Cyra recorda,
Diz:
Meu marido era bom chefe de família. Seus soldados o obedeciam cegamente. Depois de travar luta e acabar com vários bandos de cangaceiros, entre os quais os temíveis Gato e Corisco, Bezerra se dedicou especialmente a guerrilha contra Lampião.

Acrescenta:

Eu nunca tive medo de nada, estava acostumada a fugir de cangaceiros, me esconder no mato, ameaçavam meu pai, até que meu marido, ajudado pelo Tenente Ferreira e o Sargento Aniceto, encontrou Lampião e o abateu, com outros 10 companheiros inclusive Maria Bonita, isso foi em 1938.

Fonte: Revista Manchete, (Tenho a matéria completa) Rio de Janeiro, 1981.

Foto: Dona Cyra Bezerra, esposa do Capitão João Bezerra. Entre apetrechos da época. Arquivo Manchete, Rio
Acesse, participe e compartilhe
Pedro Ralph Silva Melo (Adm. do Grupo)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TVE DOCUMENTA - LAMPIÃO - OS ÚLTIMOS DIAS DO REI DO CANGAÇO (PARTE 2)

Material do acervo do pesquisador Sálvio Siqueira


Publicado a 22/08/2019
Exibição: 24.07.19
Categoria


http.blogdomendesemendes.blogspot.com

QUANDO CHEGAR A PRIMAVERA

PARA POETAS, ESCRITORES E POVO SANTANENSE
Clerisvaldo B. Chagas, 2 de setembro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.174

        O mês de setembro inicia com a capital em dia agradabilíssimo, com as últimas tamboeiras do inverno. Bate a saudade do meu sertão e lá vai o homem guiado pelo canto do bem-te-vi urbano. Para que aguardar o dia 23, a primavera geral e das orquídeas, jasmins, violetas, hortênsias, margaridas e crisântemos? E o passante indaga quem é aquele. O interrogado parece ter certeza no que afirma: “não é um poeta fotografando o belo!”. De fato vamos percorrendo os recantos e enchendo a alma com as margaridas dos terrenos baldios. Os pássaros Sibites, anunciadores da tardinha sumiram, mas o bem-te-vi ainda sobrevoa as corolas orvalhadas. Nem os roncos excessivos dos veículos retiram as belezas invejáveis dos jardins.

CANTO DA POESIA. (FOTO: B. CHAGAS).

E vamos caminhando de brincadeira mental pelas margens do nosso rio interiorano. Pelos troncos marrons dos mulungus; distanciando das flores brancas, compridas e rendadas da unha-de-gato; sentindo o perfume gostoso do velame; deslizando as mãos nas folhas verdes e escuras das carrapateiras, espiando os flexíveis marmeleiros; testemunhando o baixar das águas de fim de estação. Céu branco/céu azul, pássaros canoros denunciando os passantes. Chouto de raposa na apertada trilha; corrida nervosa de preás e muitos sonhos derramados no verde aquático do poço Escondidinho. Tufo giz de nuvens passageiras ajuda os desenhos na tela da Natura.
Quanta beleza!
Sonho sonhado, sonho vivido, volta-se à realidade citadina. Descarta-se a ferocidade do cinza, do cimento, do concreto, porque toda esquina tem poesia, tem quimera, tem idílio, amor terno e delicado. Abrem-se as janelas, o divino compõe nas brisas que arejam o âmago. Mas falta a moça. A moça formosa e pensativa no peitoral da moldura. Quem sabe se a ausência feminina não é a alma da estrofe esvanecida! Vendo coisas, sentindo coisas, escrevendo coisas, lá vai o humano enlevado planando nos colóquios misteriosos.
-- Bom dia, cidadão, precisando de ajuda?
-- Ah... Sim, sim... Com desembarcar dessa Nave Espacial?
QUANDO VIER A PRIMAVERA.


http\;//blogdomendesemendes.blogspot.com

IRRESPONSÁVEIS

*Rangel Alves da Costa

Uma verdade há de ser logo dita: o Brasil está cada vez mais se especializando na irresponsabilidade de políticos, governantes e de grande parte do eleitorado fanatizado. Os erros de parte a parte vão se acumulando e o que se tem como soluções infundadas, e igualmente irresponsáveis, são as mútuas acusações, as mentiras e as idiotices exageradas. Ora, como pensar grande, buscar soluções imediatas e coerentes, se cada um só pensa em agir contrariamente ao outro, e não em nome do Brasil?
Ante tais situações, o centro das questões e dos problemas se torna muito menos importante que os taques pessoais, os fanatismos políticos e as verborragias descabidas. O esquerdismo, por exemplo, não possui a mínima preocupação que soluções sejam encontradas para os problemas surgidos. Importante somente que tudo dê errado, como se o erro fosse a peça principal para a mudança. Não discute soluções, não busca meios para que as crises sejam resolvidas, nunca faz opção pelo acerto. Somente pelo erro, tendo como pauta o quanto errado melhor.
Os que estão do outro lado também não se ajudam, pois ao invés de mostrar responsabilidade no trato dos problemas, eis que se preocupam somente em fazer de conta que nenhuma dificuldade existe e procuram somente rebater as críticas recebidas. Num jogo entre o chão e o tapete, o lixo, que deveria ser o verdadeiro objeto de atenção, acaba sendo tido como de nenhuma ou mínima importância. Enquanto isso, o lixão vai se acumulado, a sujeira se espalhando, e nada se faz para o combate à proliferação nos vermes em suas entranhas.
Infelizmente, o Brasil está servindo como exemplo desse lixão que ninguém quer se responsabilizar pela sua existência, vez que parece importar somente que uns digam de seu odor putrefato e outros se esmeram no esforço de negar. Quando, por exemplo, o presidente é criticado na tentativa de indicação de um filho seu, claramente desqualificado e despreparado, para ser embaixador, logo surgem seus partidários na cegueira do mundo: a defesa intransigente da indicação, mas sem uma palavra sequer sobre os atributos necessários a um representante brasileiro no exterior, principalmente numa embaixada dos Estados Unidos.
As questões ambientais, que já eram evidentes e cada vez mais reclamando de ações imediatas, foram sendo postergadas. E agora o estopim, ou a bomba já explodida. Ainda assim, mesmo ante as evidências de culpabilidade deste e de outros governos, o que se viu foi uma esdrúxula tentativa de minimização dos incêndios florestais, e até colocando a culpa em possíveis e premeditados incendiários. Mas a oposição fanatizada o que fez? Nada além de apontar o dedo para o atual governante, e muitas vezes através de fakes e outras mentiras. Assim, o que se tem é um lado irresponsavelmente negando e o outro descaradamente torcendo que fique ainda pior.


São coisas assim que atrasam, atravancam e diminuem o Brasil. Nunca se pensa grande, nunca se faz em nome do melhor, nunca há um esforço conjunto para as grandes soluções dos problemas da nação. Cada um, dependendo de sua feição partidária, política ou de conveniência, pensa somente em si ou em dar rasteira no outro, quer somente fazer a defesa do ponto de vista partidário ou da bajulação, sem se ater, de modo responsável, ao cerne principal exigido por cada questão.
Ora, é fácil apenas dizer que os absurdos cortes nas verbas da educação são necessários em nome de um realinhamento de despesas. Então o outro lado critica, mas para dizer somente que a educação brasileira está no fundo do poço. Apenas isso, sem demonstrar qualquer responsabilidade no trato dessa questão fundamental. Será que o partidarismo, o jogo do contra, sabe apenas atacar e criticar e nada apontar como solução? Muitas vezes, sem ideias ou conhecimento aprofundado da realidade brasileira e de suas questões essenciais, espera somente o erro. E com o único objetivo de criticar, como se outra coisa não soubesse fazer.
O governo brasileiro, principalmente através de seu ensandecido maior, não só erra pelo desacerto como erra naquilo que deseja acertar. Faz tudo errado. E a oposição comete os mesmos erros ao se voltar apenas para as críticas, para mostrar os desacertos, como se sua sustentação fosse apenas pela queda do outro. O pior que é no jogo dos opostos, a única preocupação é simplesmente com o poder, um para mostrar que tem e o outro para chamar para si. E com isso os grandes problemas do país vão sendo simplesmente ocultados.
Guardando as devidas proporções, as irresponsabilidades políticas e governamentais sergipanas não são menores. A única preocupação dos políticos locais é com o seu mandato ou com a possibilidade de alcançá-lo. O poder pelo poder, e pronto. O fracasso sergipano em muitas frentes vem disso aí, do descompromisso dos políticos, das autoridades e governantes. Não há um pensamento maior sobre Sergipe, não há estratégia nem planejamento, parece não haver nada. E onde não há investimento nem compromisso, a tendência é o fracasso. 

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PARA AQUELES QUE AFIRMAM QUE CORISCO ERA CASADO COM DADÁ, EIS A CERTIDÃO DE ÓBITO DO MESMO, AFIRMANDO QUE O MESMO MORREU SOLTEIRO.

Por Verluce Ferraz

Certidão de óbito do (cangaceiro) Cristino Gomes da Silva (Corisco) lavrada em Miguel Calmon Bahia comarca de Jacobina em 27 de março de 1940...!!!!


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TVE DOCUMENTA - LAMPIÃO - OS ÚLTIMOS DIAS DO REI DO CANGAÇO (PARTE 1)

Do acervo do pesquisador do cangaço Sálvio Siqueira

O grupo Ofício das Espingardas não deixa seu associado sem informações.

A partir dessa primeira parte veremos uma produção exclusiva da TVE sobre os últimos dias do rei do cangaço o Lampião. Na sequência, poderemos os restantes três vídeos sobre o fato.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CABOCLO EM PERNAMBUCO E A VALORIZAÇÃO DE SUAS RAÍZES HISTÓRICAS E CULTURAIS PELO GRUPO CAC

Por João de Sousa Lima











http://blogdomendesemendes.blogspot.com

IMAGENS QUE MOSTRAM PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA VIVO

Do acervo do pesquisador do cangaço Sálvio Siqueira

... de quebra, o documentário é narrado pelo saudoso, inesquecível e inigualável cearense Chico Anysio.

Publicado a 13/12/2011

Narrado por Chico Anysio. Fazer o papel do Pe. Cícero no teatro sempre me causou e me causa muita emoção, agora fui convidado para interpretá-lo no cinema, vai ser minha apoteose. Que Deus me ajude nessa difícil missão.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GRUPO DE XAXADO DE SERRA TALHADA VAI AO MÉXICO.

Do acervo do pesquisador Volta Seca

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião/ Serra Talhada-PE, embarca na próxima quarta feira para o México. Iremos participar do Festival Latino Americano de Folclore.

Muito feliz em poder levar para este Festival a Cultura de nosso sertão, do Cangaço, de Lampião e de Serra Talhada. 

Único grupo do Brasil. 

Estaremos interagindo com vários países. 

Faremos intercâmbio com a Colômbia, Índia, Panamá, Argentina, etc.

Vamos fazer a poeira subir na terra de Zapata e Pancho-villa.

Incentivo: Funcultura/Secretaria Estadual de Cultura/Fundarpe/Governo de Pernambuco.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com