Seguidores

quarta-feira, 17 de março de 2021

CHICO NUNES DAS ALAGOAS

 Clerisvaldo B. Chagas, 17 de março de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.489

O poeta Chico Nunes, de Palmeira dos Índios, ficou imortalizado na memória de inúmeros apologistas, mas também no livro do ator e escritor Mário Lago. Era um cantador de pagode, embolador que assegurava o motivo do seu canto com um pandeiro na mão. O exímio e criativo poeta, porém, tinha a chamada boca suja. Era sempre convidado para duelar no chamado “Desafio”, com vários cantadores de outras localidades.  Muitas passagens de “Chico Nunes das Alagoas” estão expostas e nuas no livro de Lago, desde suas putarias ao lirismo que explora a sensibilidade. Todavia, nem todas as aventuras do vate boêmio encontram-se no livro. Os apologistas ainda hoje transmitem de geração em geração episódios do canto chulo do repentista palmeirense.

O prazer de um cantador é aplicar uma surra de versos no oponente. Cantam coisas. Mas na hora que alguém pede um desafio que é cantado em qualquer gênero, aí a coisa muda. Cantar desafio é o cantador se exaltar e depreciar o adversário. Muitos desses poetas já têm boca suja ou boca porca de nascença, aí é quando aproveita o desafio para suas pornofonias. Algumas são tão bem feitas e criativas que mesmo sendo putaria não se nega o valor da estrofe. Em Alagoas eram mestres pornôs os poetas: Zezinho da Divisão e Chico Nunes. Explicada a coisa para quem não entende bem o desafio, voltemos a um episódio acontecido com o “Rouxinol da Palmeira”.

Chico Nunes fora chamado para a região de Major Izidoro, Sertão de Alagoas para duelar com outro vate chamado Zé Nicolau. A cantoria teve início e, o seu adversário tinha uma grande torcida. Chico ficou enciumado do prestígio do outro que recebia muitos aplausos, principalmente das moças que ocupavam o salão. Vez em quando um intervalo para beberem uma cachacinha. E foi em uma dessas paradas que as moças correram para a cozinha e trouxeram um bom pedaço de bacalhau como tira-gosto para o cantador José. Para Chico Nunes sobrara apenas uma pelanca com espinha. O cantador que vinha inchando de ciúmes, não perdeu tempo e estourou o seu chulo repertório, sem perder a oportunidade das rimas. Ergueu lentamente o tira-gosto ganho. Colocou-o com os dedos contra a luz da candeia e disse diante do silêncio profundo:

Da espinha do bacalhau

Vou fazer uma vareta

Pra futucar na buc....

Da mãe de Zé Nicolau.

“Escapou fedendo” de uma boa camada de madeira, mas foi expulso da casa, sem direito à volta.

Outros episódios semelhantes com o “Rouxinol”, ainda hoje são contados nos pés dos balcões sertanejos e agrestinos das Alagoas.

CHICO NUMES, O ROUXINOL DA PALMEIRA (FOTO: ZÉ MARCOLINO).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS SOBRE CANGAÇO

 

Esta foto pertence ao acervo do pesquisador do cangaço Wasterland Ferreira. 
https://www.facebook.com/photo/?fbid=791986278083553&set=a.136776593604528

Se você interessar algum destes livros entre em contato com o professor Pereira, lá em Cajazeiras, no Estado da Paraíba, através deste endereço: 

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM ASSOCIAÇÃO

 

ASCRIM/ACADEM PRESIDENCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO À LIVE DA “ENTREVISTA VIRTUAL DE SOCORRO CAVALCANTI PELA JORNALISTA E ESCRITORA DYANDREIA PORTUGAL”– OF. Nº 017/2021.   

MOSSORÓ-RN, 16 de MARÇO de 2021.    

PREZADOS SENHORES RESPONSÁVEIS PELO CONVITE QUE NOS FOI ENVIADO, 

- HONRE-NOS COM SUA VISITA AO NOSSO SITE ASCRIM ACADEM, ATRAVÉS DO LINK      

https://www.academiadosescritoresmossoroensesacademascrim.com/      

(IMPORTANTES NOTÍCIAS SOBRE: CAPA-2-ELASTICIDADE PROATIVA DA ASCRIM; ROL DOS ACADEMICOS ATIVOS E JUBILADOS DA ASCRIM; ROL DOS POTENCIAIS CANDIDATOS A ACADÊMICOS DA ASCRIM E ROL DOS ESCRITORES DA ASCRIM QUE FORAM PREMIADOS EM CONCURSOS LITERÁRIOS.) 

“RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(A).”    

Quando nos enviam e recebemos um convite, na melhor brevidade, nos reportamos com dignidade e honra !   

 É PRAXE DESTA PRESIDÊNCIA, QUANDO OFICIALMENTE CONVIDADO/COMUNICADO (VIA EPISTOLAR OU ELETRÔNICA), TEMPESTIVAMENTE(3 DIAS CORRIDOS), DIGNAR-SE RESPONDER, EM TEMPO HÁBIL, AS ECLÉTICAS DIVULGAÇÕES  DOS EXCELENTÍSSIMOS PRESIDENTES E ENTUSIASTAS DE ENTIDADES LITERÁRIAS, EXEMPLO QUE NOTABILIZA O VIÉS DE UM DIRIGENTE INTELECTUAL CORRESPONDER A ESSE ECLETISMO, PORQUE SABE A DIFERENÇA ENTRE O LIAME DA PARTILHA E DO PRESTÍGIO QUE ASCENDE E CRESCE, NO INTERCÂMBIO DOS QUE RESPEITAM OS ABNEGADOS DEFENSORES DA CULTURA MOSSOROENSE.   

   NESTA SINTONIA, UMA DIVULGAÇÃO DE EVENTOS CULTURAIS/SOLENES E A CONFIRMAÇÃO, PERMUTADA, RECÍPROCA DOS PARTICIPANTES E ENTIDADES SINGULARES, MERECE E FUNCIONA COMO UM “FEEDER”, EVIDENTE, REPASSADO A TODOS OS ACADÊMICOS E INTEGRANTES DE SEUS CORPOS ADMINISTRATIVOS/SOCIAIS, PELO SEU PRÓPRIO DIRIGENTE, CUJO ESSE FEEDBACK ALIMENTA, NATURALMENTE, O FERVOR E A CONSIDERAÇÃO EM QUE SINGRAM OS INTELECTUAIS E SERVIDORES   DESSAS PLÊIADES.   

   DESTA FORMA, AGRADECENDO PELO CONVITE , QUE NOS FOI REPASSADO PELA ACADÊMICA DA ASCRIM DRA. MARIA DO SOCORRO CAVALCANTI, PRIMEIRA E ÚNICA A SER OUTORGADA COM O TÍTULO HONORÍFICO “EMBAIXADORA LITERÁRIA INTERNACIONAL DA ASCRIM”, DE GRAU SUPERIOR, outorgado a associados regulares que se destacaram, como defensores e divulgando os fins e objetivos LITERÁRIOS da ASCRIM, INTERNACIONALMENTE, RESERVO-ME ATRIBUIR MESMO VALOR DE PARTILHA, AZO DE ENTENDER O COMUNICADO, POR DENOMINAÇÃO HERMENÊUTICA É UM CONVITE, QUE IMPENDE INFERIR, SEJA O LINK INFORMADO, O PASSAPORTE QUE NOS GARANTE UM PASSE DE INGRESSO NA  

“LIVE EM FORMA DE ENTREVISTA”: 

= NO DIA 18.03.2021(QUINTA-FEIRA) às 19h, SOCORRO CAVALCANTI SERÁ ENTREVISTADA VIRTUALMENTE, ATRAVÉS DE LIVE, NO PROGRAMA CONEXÃO SEM FRONTEIRAS, PROMOVIDA PELA JORNALISTA E ESCRITORA DYANDREIA PORTUGAL, PRESIDENTE DA REDE SEM FRONTEIRAS E DA EDITORA LETRAS GRACIOSAS, SEDIADAS EM LISBOA- PORTUGAL.  = 

 Para participar basta fazer o seguinte:   

1º) – às 19h, do dia 18.3.2021, abrir o Instagram clicando no seu símbolo;   

2º) – ver, na parte superior, no lado esquerdo, o símbolo da Rede Sem Fronteiras e, quando nele estiver escrito: ao vivo, basta clicar nele que aparecerá, no mínimo, a figura da Dyandreia, a jornalista que vai entrevistar Socorro.  

       PORTANTO, REPASSO, COM SATISFAÇÃO, O ASSUNTO DO ALVO COMUNICADO, DE IGUAL MODO, POR CÓPIA, A0S INSIGNES DIGNITÁRIOS ELENCADOS NO “POST SCRIPTUM”, -OS QUE DISPONIBILIZARAM, GENEROSAMENTE, SEUS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS, POR SER DO INTERESSE, CLARO, DOS MESMOS-, TOMAREM CONHECIMENTO E DIGNAREM-SE, DO SEU MISTER, CONFIRMAR SUAS HONRADAS PRESENÇAS, SE ADMITIDOS, JUNTAMENTE COM AS EXCELENTÍSSIMAS FAMÍLIAS CONSORTES.     

    CONVIDANDO OS ACADÊMICOS E POTENCIAIS CANDIDATOS DA ASCRIM E DA RECÉM FUNDADA ACADEMIA DE ESCRITORES MOSSOROENSES-ACADEM, SOLICITO COMPARECEREM E SE APRESENTAREM COMO TAIS NO EVENTO SUPRAMENCIONADO, DEVEM USAR, RESPECTIVAMENTE, O UNIFORME COMPLETO OFICIAL(PELERINE E MEDALHÃO) DA ASCRIM, OU TRAJE A ALTURA, ATRIBUTO SIGNATÁRIO DO DECORO INTELECTUAL E ORGULHO DA MORAL QUE ASSIM OS IDENTIFICA, ENTRE OS PARES, EM ATIVIDADES CULTURAIS DESSA GRANDEZA.   

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,   

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO   

-PRESIDENTE DA ASCRIM  E ACADEM 

MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO-VICE 

-PRESIDENTA INTERINA-  

  --- 

P.S.: 1. CONSIDERANDO A ESSÊNCIA DA HUMANIDADE INTELECTUAL, INSERIDA NA REPRESENTATIVIDADE DE TODOS SEGMENTOS SOCIAIS ABAIXO RELACIONADOS, ENCAMINHA-SE ESTA CÓPIA ORIGINAL, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO AOS  INSIGNES DIGNITÁRIOS:    

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES.   

REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS.   

MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES.   

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.   

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGÊNERES.   

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES EDUCACIONAIS E INSTITUIÇÕES CONGÊNERES.   

ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA.   

ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES.   

DIGNOS ACADÊMICO(A)S DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGÊNERES.   

DIGNOS ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM E DA ACADEM.   

DIGNOS POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM E DA ACADEM 

De: maria do socorro cavalcanti cavalcanti <cavalcanti.s@hotmail.com>
Enviado: terça-feira, 16 de março de 2021 20:59
Para: ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES ASCRIM <asescritm@hotmail.com>
Assunto: ENTRVISTA INTERNACIONAL

Digno Presidente da ASCRIM
Dr. Silva Neto

Comunico que no dia 18.3.2021 às 19h, vou ser entrevistada virtualmente, através de Live, no programa Conexão Sem Fronteiras, promovida pela Jornalista e escritora Dyandreia Portugal, Presidente da Rede Sem Fronteiras e da Editora Letras Graciosas, sediadas em Lisboa- Portugal. 

Muito me honraria contar com as presenças dos sócios da ASCRIM nessa live, que será realizada através do Instagram da Rede Sem Fronteiras -RSF. 

Qualquer sócio poderá, se desejar, utilizar o Chat  para se pronunciar  a respeito a  entrevistada,  do conteúdo da entrevista, fazer perguntas, desejar sucesso etc. 

Aguardo, pois, a presença de vocês que muito me estimulará à continuidade da minha missão, como escritora e amante das letras, das artes e da cultura, dado a importância dessas artes, para o desenvolvimento do ser humano, como cidadão e cristão. 

Para participar basta fazer o seguinte:  

1º) – às 19h, do dia 18.3.2021, abrir o Instagram clicando no seu símbolo;  

2º) – ver, na parte superior, no lado esquerdo, o símbolo da Rede Sem Fronteiras e, quando nele estiver escrito: ao vivo, basta clicar nele que aparecerá, no mínimo, a figura da Dyandreia, a jornalista que vai me entrevistar. 

Por gentileza confirme o recebimento desse e-mail e se pronuncie a respeito da possibilidade da presença dos que fazem a ASCRIM.  

Que possamos nos encontrar, virtualmente, com as graças de Deus!     

Obrigada!  

Socorro Cavalcanti 

 Enviado pela ASCRIM

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E O CALDEIRÃO DOS GUEDES

 Por Clerisvaldo B. Chagas, 26 de maio de 2016 - Crônica Nº 1.519


No livro “Lampião em Alagoas”, citamos o episódio referente a uma passagem de Lampião pelo povoado Caldeirão dos Guedes. O espaço entre Cacimbinhas e Palmeira dos Índios, era roteiro de retirada de Lampião sempre que deixava Alagoas pelo Norte.


Na marcha dos dez dias, ocasião do último combate de Lampião, que foi em Girau do Ponciano-Craíbas, aconteceu sua passagem por Caldeirão dos Guedes. Narrado pelo escritor Oscar Silva, então, sargento de Lucena, com o título “Uma Volante de Graduados”, Oscar descreve toda a angústia de uma volante de última hora, convocada para defender o povoado, muito longe da sede do Batalhão. Depois de muita corrida dentro da noite, levada por um guia, a volante de graduados tenta chegar primeiro do que Lampião, ao povoado. Conseguiu, já no amanhecer. Tomada as devidas posições, botando a alma pela boca de tanto correr, cada elemento aguardava com ansiedade a presença do bandido. Foi quando chegou ao povoado, uma volante verdadeira, a do sargento Porfírio que prosseguiu a jornada, deixando os graduados em expectativa no povoado.

Todos ouviram um tiro. E logo depois, homens entram no povoado trazendo o guia, morto pelo bando de Lampião, que havia acompanhado todo o movimento da tropa durante a noite. O guia, apesar dos conselhos, quisera retornar imediatamente, quando aconteceu o caso.

Ora, sempre com vontade de visitar Caldeirão dos Guedes, nunca conseguimos informações da sua localidade no município de Cacimbinhas. Mesmo nos mapas mais elaborados não constam Caldeirão. E só agora descobrimos que o Caldeirão dos Guedes, fica além do município de Cacimbinhas. Faz parte do município pernambucano de Bom Conselho. Pelo que se consta, terra da família Tenório, com canaviais, engenhos e intensa escravidão negra, narrada por um cordelista que também não localiza o povoado.

A volante improvisada do meu conterrâneo Oscar, estava tão ligada às ordens do comandante José Lucena de Albuquerque Maranhão, que atravessou a fronteira para brigar em Pernambuco. Com a narrativa dos seus escritos, creio que o escritor (que viveu os últimos dias no Paraná), morreu sem descobrir a naturalidade de Caldeirão dos Guedes.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com.br/2016/05/lampiao-e-o-caldeirao-dos-guedes.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O POETA RIBAMAR TOMA CACHAÇA PESANDO

 Por Caio César Muniz

Essa é nova de lascar,

Já tinha visto de tudo,

Mas merece grande estudo

O POETA RIBAMAR.

Onde já se viu pesar

A cana que tá tomando?

Isto é fora de comando,

Não vi em lugar nenhum,

Mas o poeta incomum

TOMA CACHAÇA PESANDO.

Poeta Caio César Muniz

https://www.facebook.com/photo/?fbid=3725027694281497&set=a.136296816487954

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS

Por Jose Irari

Dois novos inquilinos chegaram. Estes adquirir através do amigo Adriano Carvalho!! Agora é lê e aprovar. Abraço a todos amigos do cariri cangaço.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GRANDES ENCONTROS CARIRI CANGAÇO 2021...

Por Manoel Severo

Somos movidos por Paixão, Entusiasmo, Amor... Esses são os principais combustíveis de nosso Cariri Cangaço, assim vamos reunindo verdadeiros apaixonados pela nossa terra, nossa gente, nossa raiz... 

Como o grande e imortal, Antônio Amaury Correia de Araujo. SEJAM BEM VINDOS aos Grandes Encontros Cariri Cangaço 2021, estreia na proxima quarta-feira, dia 24 de Março as 19:30h em nosso canal do YouTube. 

Cariri Cangaço mais que um evento, um sentimento. 

Avante!

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CONSELHO

 Por Aderbal Nogueira

Familiares de Durval e Pedro de Candido.

Trate historia como historia. Não destrate ninguém por ter uma opinião diferente da sua, assim você manterá as portas da amizade sempre abertas. Breve uma surpresa para os amantes dessa historia do povo nordestino.

O ex-cangaceiro Candeeiro, Cinesta Aderbal Nogueira e o ex-facínora Vinte Cinco

Sobrinho de Jose Saturnino Luiz Cazuza, Aderbal Nogueira  e ex-volante Neco de Pautilha.

Ex-volante João Gomes de Lira e Aderbal Nogueira

Filho de João Bezerra o Paulo Britto, Vera Ferreira neta Lampião, Aderbal Nogueira e...

Dona Expedita Ferreira filha de Lampião e Aderbal Nogueira.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SINHÔ PEREIRA, LUIZ PADRE E VIRGULINO NA LIDA PARA DELMIRO GOUVEIA

Por João Costa

O cearense Delmiro Gouveia tombou a tiros de rifles em 10 de outubro de 1917, a ele historiadores atribuem profundas influências econômicas organizacionais, arrojo aventureiro e inovação a ponto de transformar um pequeno vilarejo, vila da Pedra, hoje município Delmiro Gouveia, num oásis de progresso econômico e industrial e que manteve sob seu guarda-chuva antes da vida bandoleira, três icônicos cangaceiros: Sinhô Pereira, Luiz Padre e Virgulino Ferreira.

Imaginemos vila da Pedra um lugar miserável dos homens e mulheres analfabetos, submetidos ao tacão de coronéis latifundiários, sendo bafejada com luz elétrica, água irrigada, estradas carroçáveis, escolas gratuitas e fossas sanitárias e fábrica com gabinete odontológico.

Foi para este lugar e em meio a estas transformações que homens acostumados à vida das armas, migrantes do sertão do Riacho do Navio, Pajeú de Pernambuco puderam compreender o modo de produção capitalista por meio de terceirização de serviços e comandos.

Foi neste reduto de progresso e mudança de hábitos, que Sebastião Pereira da Silva, o Sinhô Pereira desembarcou como agregado trazendo ao seu lado um primo que também se tornaria famoso no cangaço, de nome Luiz Pereira da Costa, o Luiz Padre, e o jovem Virgulino Ferreira da Silva, que se tornaria o “Rei do Cangaço”, todos na lida de almocrevaria.

Virgulino tinha 18 anos de idade, e ao chegar ao pequeno vilarejo para trabalhar como almocreve, já transitava ou flertava com dividendos advindos das armas.

O historiador Frederico Pernambucano de Mello, em seu magnífico “Apagando o Lampião – Vida e Morte do Reio do Cangaço, contextualiza esse universo progressista de Vila da Pedra e suas influências até para aqueles que já transitavam pelo banditismo rural àquela altura subserviente ao coronelismo, dominado pelo alcoolismo e desorganização.

Foi neste universo socialmente influenciado por Delmiro Gouveia, que Virgulino aprendeu e dominou modos capitalistas de associação comercial para o lucro e os usou para o crime, terceirização de ações, partilha de lucros advindos das razias com coronéis associados e policiais corruptos.

Foi uma virada no modus operandi do banditismo rural em que bandoleiros celerados deixaram de ser jagunços de coronéis e políticos.

Frederico P. de Mello exemplifica essas transformações, mostrando que Virgulino Ferreira, ao morrer na Grota de Angico, em 1938, coordenava dez subgrupos de cangaceiros em vários estados do Nordeste e que ele mesmo tinha sob suas ordens diretas 22 cangaceiros selecionados em função de suas capacidades guerreiras.

A exemplo de Delmiro Gouveia que terceirizava serviços, mão de obra, compra e transporte de algodão, Lampião copiou tudo isso e mantinha ao longo dos anos 30, uma “franquia” para condução da guerra entregues a homens firmes na liderança, implacáveis e leais no comando de subgrupos.

Corisco, Luiz Pedro, Moreno, Zé Sereno, Labareda, Português, Balão, Criança, Diferente e Juriti formavam o seleto círculo de lugares-tenentes de Virgulino, ou “franquiados” de Lampião.

Esses cangaceiros movimentaram somas altíssimas em dinheiro e joias, frutos das razias, venda de proteção a fazendeiros e garantia de inviolabilidade de seus latifúndios.

Virgulino a todos liderava com fornecimento de armamentos e munições novas, compartilhamento de planos e dividendos, e tudo isso sob o manto protetor mafioso de políticos, religiosos, chefe militares e até governantes.

Dada a esta capacidade Lampião se transformou em chefe de um poder paralelo nos estados da Paraíba, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Ceará, onde o poder religioso do padre Cícero Romão associado ao poder político liderado pelo deputado federal Floro Bartolomeu, abriu caminho para esquisita legalidade do “Rei do Cangaço”.

Nesse tempo Lampião foi um paradoxo na vida nacional. Para combater a Coluna Prestes que cruzava os sertões do Brasil, o governo federal recorreu às milícias armadas por coronéis políticos, exatamente porque o Exército Brasileiro não tinha ânimo para combater ex-companheiros de farda.

Em Juazeiro do Norte o Batalhão Patriótico, a milícia armada por fazendeiros sob a influência do padre Cícero e Floro Bartolomeu, era composta por 360 soldados e 45 graduados do Batalhão de Caçadores do 11 Regimento de Infantaria do Exército Brasileiro, mas para reforço por critério de arrojo, combatividade e liderança, todo esse arcabouço legal recorreu a Lampião e seu bando.

Mas aqui já é outro conto porque para a História ficou a noção de que a patente de “Capitão” dada a Virgulino até podia ser ilegal; que o próprio Lampião caíra no “conto do vigário” e se deixara encantar pela legalidade, mas estava robusta de legitimidade, porque tudo isso se confundem tempos de guerra, especialmente num país dominado pelas injustiças, mentalidade escravocrata, violento, medieval inclusive.

E que assim permanece até os dias de hoje.

Acesse: blogodojoaocosta.com.br

Fonte “Apagando o Lampião – Vida e Morte do Reio do Cangaço, de Frederico Pernambucano de Mello.

Fotos. Delmiro Gouveia(E) Lampião(D).

 https://www.facebook.com/groups/508711929732768

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ARACAJU

 Poesia de Conrado Matos


Recordo de Aracaju

Nunca me esqueço

Da Rua Santa Catarina

Onde morei

Aracaju ainda menina

Em 1982 lhe deixei

No meu coração

Nunca te larguei

Mando meus versos

Te parabenizando

Daqui de Salvador

Continuo te amando

Conrado Matos - Psicanalista,

Poeta, Filósofo, Escritor sergipano. Residente há 39 anos em Salvador. Autor do livro A RECEITA da FELICIDADE vem de VOCÊ.

Homenagem ao aniversário da cidade de Aracaju - 166 Anos.

(Fundada no Dia 17 de março de 1855).

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1573412492858629&id=100005696808637&notif_id=1615988793965115&notif_t=tagged_with_story&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com