Seguidores

sábado, 4 de outubro de 2025

O CANGACEIRO - 1953.

 Por oldbrcinema

https://www.youtube.com/watch?v=oOumq-kWf-Y&t=322s

O Cangaceiro, filme realizado em 1953, foi um dos maiores sucessos do cinema brasileiro de todos os tempos. Escrito e dirigido por Lima Barreto, com diálogos criados por Rachel de Queiroz, O cangaceiro foi o primeiro filme brasileiro a conquistar as telas do mundo. Considerado até hoje o melhor filme produzido pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, sua história se inspirava na lendária figura de Lampião.

Sinopse:

O bando de cangaceiros do capitão Gaudino (Milton Ribeiro) semeia o terror pela caatinga nordestina. É neste contexto que a professora Maria Clódia (Vanja Orico), raptada durante um assalto do grupo, se apaixona pelo pacífico Teodoro (Alberto Ruschel). O forte amor entre os dois gera grande conflito no bando.
Ficha Técnica:

Direção: Lima Barreto Roteiro: Lima Barreto, Rachel de Queiroz (diálogos) Gênero: Aventura/Drama/Romance Origem: Brasil Duração: 105 minutos Tipo: Longa-metragem Elenco:

Alberto Ruschel, Marisa Prado, Milton Ribeiro, Vanja Orico, Adoniran Barbosa, Antonio V. Almeida, Hector Bernabó, Lima Barreto, Horácio Camargo, Ricardo Campos, Antônio Coelho, Cid Leite da Silva, Oswaldo Dias, Zé do Norte.

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

CORISCO E DADÁ - O FIM DO CANGAÇO - CANGAÇO 4/4

 Por Fatos Desconhecidos

https://www.youtube.com/watch?v=PZxpH6HmtIQ

Corisco é mais um dos personagens emblemáticos do cangaço. Assim como Lampião e Maria Bonita, a sua história também inspirou muitos filmes, cordéis, gravuras e músicas. Sua esposa, a ex-cangaceira Dadá, viveu até o ano de 1994, deixando entrevistas e depoimentos sobre a vida dos dois. Corisco ficou imortalizado na memória popular por sua resistência ao fim do cangaço. Você já deve ter ouvido com a voz de Sérgio Ricardo ou de Nara Leão os versos: “Se entrega Corisco. Eu não me entrego não. Eu não sou passarinho pra viver lá na prisão”. Sabemos que a sua morte se tornou um marco do fim desse tipo de banditismo sertanejo. Mas nesse vídeo, você vai saber também quem foi Corisco e quais são as origens do cangaço.

  • Conheça a USEFATOS, loja oficial da Fatos Desconhecidos:
https://usefatos.com.br/ Fontes: https://pastebin.com/v9PnYyg6 -Ficha Técnica:
ROTEIRO ORIGINAL: Luísa Viana / FINALIZAÇÃO DE ROTEIRO: Mateus Graff / EDITOR DE VÍDEO: Wanessa / ILUSTRADOR (THUMBNAIL): Studio Imane/ DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA e OPERAÇÃO DE CÂMERA: Francisco (Sombra) / AUXILIAR DE CÂMERA: Danyllo Freitas / AUXILIAR DE ESTÚDIO: Yury Santos / PRODUTOR: Thales da Guarda / SOM DIRETO e DIREÇÃO DE ESTÚDIO: Carlos de Freitas / ÁUDIO, DESENHO DE SOM e DIREÇÃO DE CENA: Marlúcio Rezende / REVISÃO DE ROTEIROS: Maurício Moreira / CHEFE DEP. YOUTUBE: Gabriel Vilela / PRODUTOR EXECUTIVO: Luiz Phellype Alves -Créditos adicionais:
Robério Santos - pesquisa e revisão Cinegrafia (Canal O Cangaço na Literatura) - Genilson Santos Apoio Cultural: Museu da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura

http://blogdomendesemendes.blogpsot.com

O CANGACEIRO CRUZEIRO ESTAVA NA GROTA DO ANGICO EM 28 DE JULHO DE 1938, .NO MOMENTO DA CHACINA AOS CANGACEIROS...+-

 Por José Mendes Pereira


O cangaceiro Cruzeiro (procurei informações sobre ele e foto, mas nada encontrei), na madrugada do dia 28 de julho de 1938, estava na Grota do Angico, em Porto da Folha, atualmente Poço Redondo, no Estado de Sergipe, no momento em que os cangaceiros foram surpreendidos pelas volantes policiais, deixando 11 cangaceiros mortos e um volante de nome Adrião Pedro de Souza.

Sobre esta foto acima, apenas fiz a postagem para apresentar aos leitores que os abatidos são os cangaceiros Bom de Veras e o cangaceiro Cruzeiro. Não estou afirmando que é o cangaceiro que estava na Grota, pois este foi abatido muitos antes, acredito eu. Ele é o número 2 na imagem. Penso que alguém tem foto do cangaceiro Cruzeiro e que possivelmente, não sei, o Cruzeiro II que estava na Grota. Este da foto seria o Cruzeiro I, acredito que seja. Repito, não estou afirmando que é. O que estava na Grota não é, por este ter sido abatido antes da chacina em outra região do sertão nordestino.

Leia um pouco sobre o cangaceiro Bom de Veras, clicando no link abaixo. Se o link não abrir, leve-o ao google.

https://cariricangaco.blogspot.com/2021/05/a-intrigante-morte-de-bom-de-veras.html

ALERTA AOS NOSSOS LEITORES!


Quando estiver no trânsito, cuidado, não discuta! Se errar, peça desculpas. Se o outro errou, não deixa ele te pedir desculpas. Desculpa-o antes, porque faz com que o erro seja compreendido por ambas as partes, e não perca o seu controle emocional. Você poderá ser vítima. 

As pessoas quando estão em automóveis pensam que são as verdadeiras donas do mundo. Cuidado! Lembre-se de pedir desculpas se errar no trânsito, para não deixar que as pessoas coloquem o seu corpo em um caixão.
 
Você poderá não conduzir arma, mas o outro conduzirá uma maldita matadora, e ele poderá não perdoar a sua ignorância.

Guarda na mente este lembrete quando estiver no trânsito. Não se exalte. 
Calma! Calma!

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" siga o nosso blog. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com