Seguidores

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Coiteiro e patrão


Nesta foto o rei do cangaço Lampião está fazendo pagamento a um dos seus coiteiros, homem determinado como de confiança. Ele está de costas, recebendo a quantia paga por Lampião, possivelmente escondendo o rosto para evitar que alguma autoridade policial o reconheça. Os três cangaceiros são: Em pé, é o cangaceiro Juriti, lá de Salgado do Melão - segundo Alcino Alves Costa em: Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico. 


O outro que está sentado é o cangaceiro Sabonete, irmão do cangaceiro Borboleta.

O pagamento feito ao coiteiro era uma gratificação pelos seus serviços prestados ao chefe de cangaceiro como: compra de alimentos para os cangaceiros, roupas...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Sensacional fotos!

Sensacional!

Fotos do local onde nasceu "Silvio Bulhões", filho dos famosos cangaceiros "Corisco e Dadá".





Matéria: Celsinho Rodrigues e Adauto Silva.

Fontes: 
Voltaseca
Governador do Sertão Virgolino

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GECILDO QUEIROZ: A ARTE LEVADA ATÉ O POVO

Por João de Sousa Lima

Um dos novos talentos da literatura pauloafonsina é o professor e escritor  Gecildo Queiroz.

Gecildo lançou seu primeiro trabalho relatando suas memórias sobre a famosa "Rua da Frente".  o segundo trabalho "Melhorar Incomoda" encontra-se em eterno lançamento. Gecildo não espera  os convites das autoridades e dos órgãos competentes para realizar seus lançamentos. Ele vai aonde o povo está. É fácil encontrá-lo em alguma esquina, na SUPRAVE, no banco do Brasil, no barzinho "Gato Risonho", parque Belvedere e outros pontos da cidade.

Gecildo leva na alma a velha frase: QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER...


Seu novo livro: Melhorar Incomoda



Sua arte levada ao povo


Extraído do blog do escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima.

http://www.joaodesousalima.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NEC Convida para Centenário de Dadá


http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A incrível história de Zé Pedro

Por Ramon Batista
Serra de Nazarezinho vista a partir da casa de Chico Pereira no Jacu

Zé Pedro tinha como rotina subir a serra pelo menos duas vezes por semana ou mais para ver umas cinco cabeças de gado que tinha por lá, e também para pegar ervas, raspas de arvores e raízes de plantas para fazer lambedores e cozimentos. Além de rezador forte era também curandeiro, sabia remédios pra tudo. Certo dia decidiu subir a serra para pegar umas cascas de Jatobá, quando chegou ao pé da serra ouviu gritos de socorro, foi na direção dos gritos e chegando lá viu um homem deitado no chão gravemente ferido com uma das pernas sangrando muito. 

Ele perguntou quem era o homem porque nunca o tinha visto por essas bandas e o homem respondeu que era caçador das bandas de São Gonçalo, e tava em cima da pedreira caçando mocó quando tinha escorregado, pediu que o ajudasse e pelo amor de Deus não o deixasse ali. Zé Pedro falou que era homem velho já sem forças e não podia descer com ele de cima da serra e também o homem não suportaria a descida, mas perto dali ele conhecia uma furna e botaria o mesmo lá. 

 
Ramon Batista

Falou para o homem que viria rezar no mesmo todos os dias ate que ele pudesse descer a serra iria também fazer uns cozimentos para ele passar nos ferimentos, assim foi feito ele levou o homem para a tal furna chegando lá, ele tirou do bornal umas bolachas deu ao homem junto com sua cabaça d'água, rezou no mesmo e foi para casa. No outro dia assim ele fez acordou cedo, tirou o leite de duas vacas magras que tinha e foi subir a serra, chegando à furna lavou o ferimento do homem com cozimento de ameixa do mato, rezou no mesmo... 

Ele não faz perguntas e o homem pouco fala com ele também, tirou do bornal umas bolachas e um pedaço de carne, encheu a cabaça d'água novamente, e voltou para casa antes do sol esquentar. Ele fez essa rotina por quase um mês, todos os dias tinha como obrigação subir a serra para curar o homem. No décimo sexto dia, quando subiu a serra teve um susto ao ver que o homem não estava mais na furna.

Voltou para casa, passando-se três dias, acordou cedo para ir ate um pé de cajueiro, para catar umas castanhas, chegando ao pé de cajueiro foi alvejado por uma bala de rifle vinda do homem do qual ele havia cuidado e curado durante quase um mês. O homem tinha reparado que no bornal em que o curandeiro trazia os remédios e os alimentos para ele havia também muitas moedas de ouro. O homem ferido era na verdade um cangaceiro que tinha se perdido na serra após trocar tiros com uma volante da cidade de Sousa.

Ramon Batista, cineasta, pesquisador - Nazarezinho - Pb 

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nazaré do Pico, Distrito de Floresta, está de luto: falece Ceiça Lira, amiga de todos e líder política local.


É com pesar que publicamos a notícia sobre o falecimento de Maria da Conceição Novaes de Souza Lira, carinhosamente conhecida e tratada por “Ceiça Lira” e que residia em Nazaré do Pico, Distrito de Floresta, Sertão de Pernambuco.

Ceiça Lira, 69 anos, faleceu na manhã de hoje (24/04/2014) no Hospital dos Servidores do Estado em Recife, capital.

Era casada com Hercílio Lira e deixa os filhos Kiara, Krisna, Kaline, Karla, Hercilinho e Pedro Henrique.

Foi vereadora pelo PSB por dois mandatos consecutivos (2001 a 2008), e fez parte da coligação Frente Popular por Floresta. Representava muito bem, política e socialmente, toda a localidade de Nazaré do Pico e comunidades adjacentes. Era prima do Deputado Estadual Rodrigo Novaes.

Uma mulher de muita “fibra” que acolhia a todos em sua residência com simpatia e alegria. Tinha sempre um “ar de riso” estampado em sua face.

O corpo de Ceiça Lira será velado na Igreja Nossa Senhora da Saúde em Nazaré do Pico. O sepultamento aconteceráhoje, dia 25, à tarde, após uma missa de corpo presente. A missa está prevista para as 15 horas e o sepultamento para as 16 horas do dia 25/04 (amanhã). Estes horários não foram confirmados pelo Blog do Jair Ferraz.

O Blog do Jair Ferraz, juntamente José Ferraz, D. Maria Amélia, Rejane, Helvécio e Jadilson, manifestam suas solidariedades e envia os mais sinceros sentimentos de pesar à família e amigos, principalmente ao nosso amigo Hercílio Lira.

Que Deus conforte parentes e amigos e que Ceiça descanse em paz!

Por Jair Ferraz

http://www.petrolandiape.com/2014/04/nazare-do-pico-distrito-de-floresta.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com