Seguidores

domingo, 14 de fevereiro de 2021

NOTA DE PESAR - Sargento BM Rosemberg

É com pesar que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) informa sobre o falecimento do Sargento Rosemberg Magalhães de Amorim, de 41 anos. Ele estava afastado do serviço ativo em tratamento de saúde e foi encontrado desacordado em sua casa, em Mossoró, na noite de sábado (13).

Sargento BM Rosemberg esteve na nossa instituição por quase 20 anos, servindo a população potiguar com garra e coragem. Nesse momento de dor, a Corporação se solidariza com a família, amigos e irmãos de farda do Bombeiro Militar. 

Nosso abraço e conforto à toda família deste Guerreiro e Combatente do Fogo que cumpriu sua nobre missão de salvar vidas.

#Salvar #CBMRN #Ligue193 #Luto

https://www.facebook.com/noticiasdopovo1/posts/2016008911872611

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TEU ABRAÇO NA PANDEMIA

Por Veridiano Dias Clemente


Hoje te abraço de longe

Sempre em pensamento

Te aperto a todo momento

E demoro em te soltar

Sinto teu gostoso cheiro

Vou cheirando teus cabelos

Com esse cheiro de mar


É minha forma de sonhar

Sempre por telepatia

Que vai cultivando alegria

Distante onde voçê está

É como se fosse um espelho

E eu sem aceitar conselho

Prá deixar de te Amar


Vou no universo procurar

Uma forma bem diferente

Prá fazer que logo a gente

Possamos nos encontrar

Vou namorando teus olhos

As máscaras não serão mais abrolhos

Quando eu for te beijar


Poeta VERÍ

Do país de Caruaru-PE

Poesia Editada / Escrita em Vitória de Santo Antão-PE

Às 13h53 Em 14/02/21

https://www.facebook.com/photo?fbid=1975804175901716&set=a.224894087659409

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A QUESTÃO DO SABIUCA ENTRE 1866 A 1875 ENVOLVERAM VÁRIOS CLÃS

 Por Giovane Gomes

A Questão do Sabiuca entre 1866 a 1875 envolveram vários clãs, Os Gomes de Sá, os Mendes, os Leite e outras famílias, travaram uma lutar épica. O rio São Francisco foi testemunha dessa escaramuça, grupos de cangaceiros e escravos lutaram por seus senhores, O Clã dos Gomes de Sá, formaram seu bando próprio de facínoras "Os Irmãos Laurindos de Sá". 

O Padre Ibiapina em Santa missão pelo o sertão trouxe a paz, que logo foi quebrada. Em 1877, depois de muito sangue derramado, outro acordo foi firmado, os envolvidos na sugestão foram embora, os grupos de cangaceiros foram perseguidos presos e mortos, muitos deixaram a lutar. O bisavô do Lendário Manoel de Souza Neto, o maior perseguidor de Lampião foi assassinado barbaramente na guerra.

Esses documentos fazem parte das vendas de terras e dos processos criminais dos envolvidos na morte de Antônio Mendes.

O documento com o selo imperial datado de 1877.

Texto: Giovane Gomes

Acervo: Giovane Gomes e família Gomes de Sá do Ambrosio e Sabiuca.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798/user/100054667985664

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O JAZZ FLUTUANTE DE LAMPIÃO - CONTOS DO CANGAÇO - CANGACEIRO

Por Contos do Cangaço
https://www.youtube.com/watch?v=6a6XdHUH0ao&ab_channel=ContosdoCanga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES DO CANGAÇO - ABLAC

 Por Dr. Archimedes Marques

A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES DO CANGAÇO - ABLAC, tem o imenso prazer de anunciar, que depois de um "tenebroso inverno" para romper a burocracia desse nosso país, finalmente, no dia de ontem ganhamos a NOSSA NUMERAÇÃO DE IDENTIDADE, ou seja, o seu devido CNPJ. Desse modo, somos uma instituição de FATO e de DIREITO, TOTALMENTE LEGALIZADA. 

Para tanto, solicito a todos os membros da ABLAC que compartilhem essa mensagem.

QUE DEUS NOS AJUDE NESSA NOSSA NOVA CAMINHADA!

https://www.facebook.com/archimedes.marques.79/posts/10206021432210501

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUEM NUNCA OUVIU FALAR EM VIRGOLINO O LAMPIÃO?

 Por Wagner de Cerqueira e Francisco

Esse foi o principal nome de um movimento social ocorrido no sertão nordestino durante o fim do século XIX e início do século XX, denominado cangaço. Os cangaceiros, com seus chapéus de abas largas, roupas de couro enfeitadas, punhais e armas de fogo na cintura, atuaram em cidades dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Esses grupos eram integrados, na maioria das vezes, por sertanejos jagunços, capangas e empregados de latifundiários (detentores de grandes propriedades rurais). Esse movimento está diretamente relacionado à disputa da terra, coronelismo, vingança, revolta à situação de miséria no Nordeste e descaso do poder público. Os cangaceiros aterrorizavam as cidades, realizando roubos, extorquindo dinheiro da população, sequestrando figuras importantes, além de saquear fazendas.

Com o fortalecimento do cangaço, as polícias estaduais não conseguiram inibir as ações dos cangaceiros, que eram temidos pela violência e crueldade durante os ataques, sendo necessária a participação da polícia federal. Esse comportamento despertou o respeito e a admiração a vários integrantes do movimento, que eram considerados heróis por parte da população em razão da bravura e audácia. Contudo, vários sertanejos temiam os cangaceiros, demonstrando total oposição aos “bandidos”.

Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, foi o cangaceiro de maior destaque. Seu apelido surgiu após um tiroteio noturno com a polícia, no qual Virgulino disparou tantos tiros que sua espingarda iluminou parte do ambiente, fazendo uma analogia a um lampião. Esse homem nasceu no dia 7 de julho de 1897, no sertão pernambucano, sendo um dos nove filhos de um casal (Maria Lopes e José Ferreira da Silva) muito pobre. Sua atuação no cangaço foi motivada pela situação econômica, perda da propriedade da família, além do assassinato do pai.

Lampião liderou um bando que atuou no sertão nordestino, confrontando coronéis, policiais e bandos rivais. Perseguido, Lampião acabou sendo assassinado em 1938, na divisa entre os estados da Bahia e de Sergipe. Com a sua morte, o cangaço perdeu força, no entanto, entrou para a história como um movimento de revolta contra o descaso dos órgãos públicos em relação ao sertão nordestino.

Wagner de Cerqueira e Francisco é graduado em geografia. - Equipe Brasil Escola

Os cangaceiros fizeram parte de um movimento social ocorrido no sertão nordestino.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Cangaço"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/cangaco.htm. Acesso em 14 de fevereiro de 2021.

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/cangaco.htm

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DESCANSE EM PAZ NA CASA DO SENHOR, ROSEMBERG!

Por José Mendes Pereira

O blog do Mendes e Mendes - "http://blogdomendesemendes.blogspot.com" informa com pesar aos seus amigos e leitores, o falecimento do seu seguidor Rosemberg Magalhães de Amorim, de 41 anos. Era Militar do "Corpo de Bombeiros Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN)". Ele estava afastado do serviço ativo em tratamento de saúde e foi encontrado desacordado em sua casa, em Mossoró, na noite de sábado (13). Ele era 3º. sargento da Corporação 

Seus pais são o professor Laete Vidal de Amorim  e a cabelereira Zélia Amorim. A causa da morte foi infarto. 

Descanse em paz, grande amigo Rosemberg!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUARTEL CONSTRUÍDO EM FLORESTA DO NAVIO

 Por Verluce Ferraz

Um Quartel foi construído e criado no Município de Floresta do Navio; e grande contingente de soldados "Força Volante" foi deslocaUm Quartel foi construído e criado no Município de Floresta do Navio; e grande contingente de soldados "Força Volante" foi deslocado para combate ao Cangaceirismo Lampiônico (Séc. XX) - que estava dizimando os Sertanejos do Brasil. 

Conheça a História dos Nazarenos de Pernambuco, verdadeiros heróis brasileiros.do para combate ao Cangaceirismo Lampiônico (Séc. XX) - que estava dizimando os Sertanejos do Brasil. Conheça a História dos Nazarenos de Pernambuco, verdadeiros heróis brasileiros.


https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com